terça-feira, 23 de outubro de 2012

BIOLOGIA [INÉDITA]

A síndrome do ovário policístico (SOP) é uma patologia incidente em mulheres na fase reprodutiva e caracteriza-se por um aumento na relação LH/FSH. Considerando seus conhecimentos sobre a fisiologia hormonal envolvida no esquema a seguir, marque a opção INCORRETA:
[FIGURA COM ADAPTAÇÕES]
Observação: as setas pontilhadas e as totalmente preenchidas, representam uma atuação das gonadotrofinas menos e mais expressiva, respectivamente.

a) A paciente portadora da síndrome pode apresentar ciclos oligo/anovulatórios, devido à atresia folicular, provocada pelo excesso de andrógenos intrafoliculares.
b) As mulheres obesas apresentam níveis elevados de estrona (intermediário do estradiol), por causa da conversão periférica dos andrógenos no tecido adiposo.
c) Há uma alteração dos pulsos de GnRH na SOP, causando um aumento relativo na quantidade LH.
d) Os andrógenos podem provocar o hirsutismo (pelo terminal, escuro e crespo em região onde se espera lanugem) e estimulam os folículos sebáceos.
e) Há relação entre a SOP com o hormônio α-pancreático, o que leva ao desenvolvimento da resistência insulínica.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...