BIOLOGIA [UFG]
BIOLOGIA
▬ QUESTÃO 31 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Os reinos monera, protista, fungo, vegetal e animal constituem cinco categorias que agrupam os seres vivos. Embora os indivíduos apresentem diferentes níveis de organização, eles compartilham a seguinte característica:
(A) Parede celular
(B) Carioteca
(C) Vacúolo contráctil
(D) Membrana citoplasmática
(E) Plastídeo com pigmentos
▬ QUESTÃO 31 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Os reinos monera, protista, fungo, vegetal e animal constituem cinco categorias que agrupam os seres vivos. Embora os indivíduos apresentem diferentes níveis de organização, eles compartilham a seguinte característica:
(A) Parede celular
(B) Carioteca
(C) Vacúolo contráctil
(D) Membrana citoplasmática
(E) Plastídeo com pigmentos
▬ QUESTÃO 32 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Observe a tira abaixo:
O invertebrado, observado por Mafalda, pertence ao filo que, evolutivamente, é o mais próximo dos cordados, por apresentarem
(A) hábitat marinho.
(B) mesoderme.
(C) deuterostomia.
(D) fecundação externa.
(E) simetria radial.
(A) hábitat marinho.
(B) mesoderme.
(C) deuterostomia.
(D) fecundação externa.
(E) simetria radial.
▬ QUESTÃO 33 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
O sistema circulatório dos vertebrados tem em comum o seguinte aspecto:
(A) As artérias e as veias são interligadas por uma rede de capilares.
(B) O sangue e a linfa fluem pelo corpo por meio de vasos e lacunas.
(C) O coração é dividido em quatro cavidades, duas aurículas e dois ventrículos.
(D) O sangue arterial não se mistura com o sangue venoso.
(E) As hemácias circulantes são nucleadas e apresentam carioteca.
▬ QUESTÃO 34 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Um chimpanzé com lesão no cerebelo tem comprometida a sua capacidade de
(A) mastigar e engolir os alimentos.
(B) equilibrar-se sobre os galhos de árvores.
(C) enxergar a fêmea para o acasalamento.
(D) ouvir o som dos predadores.
(E) sentir o odor dos feromônios.
▬ QUESTÃO 35 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
O esquema abaixo representa o ciclo do carbono na biosfera.
Um chimpanzé com lesão no cerebelo tem comprometida a sua capacidade de
(A) mastigar e engolir os alimentos.
(B) equilibrar-se sobre os galhos de árvores.
(C) enxergar a fêmea para o acasalamento.
(D) ouvir o som dos predadores.
(E) sentir o odor dos feromônios.
▬ QUESTÃO 35 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
O esquema abaixo representa o ciclo do carbono na biosfera.
Sobre as etapas desse ciclo biogeoquímico, é correto afirmar que em
(A) 1 há produção de gás carbônico e água.
(B) 2 há produção de oxigênio e glicose.
(C) 3 há consumo de glicose e oxigênio.
(D) 4 há consumo de água e gás carbônico.
(E) 5 há consumo de água e glicose.
(A) 1 há produção de gás carbônico e água.
(B) 2 há produção de oxigênio e glicose.
(C) 3 há consumo de glicose e oxigênio.
(D) 4 há consumo de água e gás carbônico.
(E) 5 há consumo de água e glicose.
▬ QUESTÃO 36 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Um estudante observou no microscópio o corte histológico de um órgão vegetal, o qual revelou os seguintes tecidos e estruturas: epiderme com cutícula e estômatos; células parenquimáticas com cloroplastos; tecido condutor constituído por xilema e floema. Pela descrição, o estudante concluiu que este órgão é
(A) um estipe.
(B) um tubérculo.
(C) um bulbo.
(D) um tronco.
(E) uma folha.
▬ QUESTÃO 37 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
O proprietário de um viveiro de plantas deseja incrementar seu lucro com o aumento da produção de mudas provenientes de brotação. Para tanto, solicitou a orientação de um especialista que recomendou o tratamento com o hormônio vegetal
(A) ácido abscísico, para propiciar o fechamento estomático.
(B) auxina, para promover o enraizamento de estacas.
(C) citocinina, para estimular a germinação.
(D) etileno, para intensificar a maturação dos frutos.
(E) giberelina, para induzir a partenocarpia.
O proprietário de um viveiro de plantas deseja incrementar seu lucro com o aumento da produção de mudas provenientes de brotação. Para tanto, solicitou a orientação de um especialista que recomendou o tratamento com o hormônio vegetal
(A) ácido abscísico, para propiciar o fechamento estomático.
(B) auxina, para promover o enraizamento de estacas.
(C) citocinina, para estimular a germinação.
(D) etileno, para intensificar a maturação dos frutos.
(E) giberelina, para induzir a partenocarpia.
▬ QUESTÃO 38 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
A figura a seguir apresenta a precipitação (mm) e a temperatura média (°C) de um bioma brasileiro, ao longo de um ano.
De acordo com a figura acima, qual bioma está relacionado às condições climáticas apresentadas?
(A) Mata de Araucárias
(B) Floresta Amazônica
(C) Caatinga
(A) Mata de Araucárias
(B) Floresta Amazônica
(C) Caatinga
(D) Mata Atlântica
(E) Cerrado
▬ QUESTÃO 39▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
No que se refere ao desenvolvimento do chamado milho híbrido, sabe-se que o cruzamento de duas linhagens homozigotas selecionadas pode produzir espigas maiores e de melhor qualidade comercial, em conseqüência da alta
(A) interação de genes recessivos.
(B) taxa de crossing-over.
(C) freqüência de genes em heterozigose.
(D) inativação de alelos codominantes.
(E) ocorrência de pleiotropia.
No que se refere ao desenvolvimento do chamado milho híbrido, sabe-se que o cruzamento de duas linhagens homozigotas selecionadas pode produzir espigas maiores e de melhor qualidade comercial, em conseqüência da alta
(A) interação de genes recessivos.
(B) taxa de crossing-over.
(C) freqüência de genes em heterozigose.
(D) inativação de alelos codominantes.
(E) ocorrência de pleiotropia.
▬ QUESTÃO 40 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
A água e os alimentos podem ser dois importantes veículos de transmissão de doenças, como
(A) beribéri e raquitismo.
(B) diabetes e malária.
(C) leucemia e escorbuto.
(D) hepatite A e amebíase.
(E) tétano e hemofilia.
A água e os alimentos podem ser dois importantes veículos de transmissão de doenças, como
(A) beribéri e raquitismo.
(B) diabetes e malária.
(C) leucemia e escorbuto.
(D) hepatite A e amebíase.
(E) tétano e hemofilia.
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