BIOLOGIA [UFG]


BIOLOGIA
▬ QUESTÃO 31 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Leia o trecho de reportagem a seguir.
OS RISCOS DA LIPOASPIRAÇÃO
Já existe até consórcio para fazer plástica. Mas casos recentes lembram que toda cirurgia pode trazer perigo. Recentemente foi noticiada a morte de uma paciente após intervenção cirúrgica para retirada de umas gordurinhas do abdome e das costas. Disponível em: . Acesso em: 3 mar. 2010. (Adaptado).
Quando se realiza uma cirurgia como a mencionada no texto, retira-se do organismo do paciente, principalmente, células do tecido
(A) muscular
(B) epitelial
(C) hematopoiético
(D) adiposo
(E) cartilaginoso

▬ QUESTÃO 32 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
As membranas celulares são estruturas que delimitam todas as células vivas, estabelecendo uma interface entre os meios intra e extracelulares. No caso de pessoas portadoras de diabetes tardio, ou tipo II, as membranas de algumas células possuem poucos receptores para a insulina, diminuindo o transporte de glicose. Esses receptores têm característica de
(A) fosfolipídeos
(B) glicoproteínas
(C) glicolipídeos
(D) esteroides
(E) carboidratos

▬ QUESTÃO 33 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Observe as reações a seguir.
Estas reações ocorrem em solos aerados na presença de micro-organismos decompositores da matéria orgânica, tais como bactérias. Na ausência desses micro-organismos, qual composto, essencial para a nutrição das plantas, faltará no solo?
(A) Água
(B) Sulfato
(C) Nitrato
(D) Fosfato
(E) Oxigênio

▬ QUESTÃO 34 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
A geneterapia é uma técnica promissora utilizada para substituir ou adicionar nas pessoas portadoras de doenças genéticas uma cópia de um gene alterado. Nesse sentido, os cientistas podem tirar proveito da capacidade que têm os vírus de infectar células humanas, substituindo genes virais causadores de doenças por um gene humano terapêutico. Para que a geneterapia seja realizada com sucesso, após a tradução do RNAm, é necessário que ocorra
(A) a inserção do gene em um vetor.
(B) o contato do vetor com a célula.
(C) o transporte do vetor até o núcleo da célula.
(D) a transcrição do gene clonado.
(E) a ação da proteína formada.

▬ QUESTÃO 35 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Leia a reportagem abaixo.
POR QUE FILHOS DE CASAMENTOS CONSANGUÍNEOS PODEM NASCER COM ANOMALIAS GENÉTICAS?
A natureza criou um recurso que faz com que determinadas anomalias genéticas fiquem guardadinhas em seu cromossomo esperando para, quem sabe um dia, serem extintas. Quanto maior o grau de parentesco, maior o risco de ter um filho portador de uma determinada anomalia genética. SUPERINTERESSANTE. São Paulo, jul. 2008. p. 52. (Adaptado). Considerando a consanguinidade, a ocorrência dessas anomalias se deve
(A) à ação de um gene recessivo que se manifesta em homozigose no indivíduo.
(B) a erros na duplicação semiconservativa do DNA na fase de gastrulação.
(C) à segregação de genes alelos durante a formação dos gametas em ambos os genitores.
(D) a repetições do número de nucleotídeos no gene responsável pela anomalia.
(E) à perda dos telômeros durante o processo de clivagem do embrião.

▬ QUESTÃO 36 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Considere duas populações de espécies diferentes de animais que possuem vida relativamente longa. A espécie I gera pequena prole com alta porcentagem de sobreviventes de recém-nascidos (RN) e de jovens (J), com maior taxa de mortalidade na fase adulta (A). A espécie II gera prole numerosa com alta porcentagem de mortalidade entre recém-nascidos. Qual figura representa as curvas de crescimento populacional dessas duas espécies?
▬ QUESTÃO 37 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Analise a figura a seguir.
Com base na morfologia floral, conclui-se que, nessa flor, 
(A) o cálice propicia a atração de polinizadores noturnos, impedindo a fecundação cruzada.
(B) a corola proporciona um ambiente favorável à germinação dos grãos de pólen, facilitando a fecundação cruzada.
(C) o ovário é súpero, dificultando a penetração do tubo polínico para alcançar o óvulo.
(D) as anteras posicionam-se acima dos carpelos, facilitando a transferência dos grãos de pólen para o estigma.
(E) os verticilos florais reprodutores são desprotegidos da ação do vento, facilitando a ocorrência da polinização cruzada.

▬ QUESTÃO 38 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Analise a figura a seguir.
Disponível em: . Acesso em: 8 mar. 2010.
 
A figura ilustra dois exemplos de predação: a de um roedor no solo e a de um pássaro voando, feita por uma ave de rapina. Dentre outros fatores, esse comportamento é possível porque, nesses animais predadores,
(A) a medula espinhal é desenvolvida, favorecendo elaboradas manobras de voo.
(B) as asas possuem penas uniformes, aumentando a eficiência de voos carpados.
(C) o lobo olfativo é desenvolvido, permitindo a localização de presas pelos odores exalados.
(D) o bico córneo é desenvolvido, favorecendo a aerodinâmica do voo de fuga.
(E) o lobo óptico é desenvolvido, permitindo a localização de presas a longas distâncias.

▬ QUESTÃO 39 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Analise o diagrama a seguir.
A teia alimentar representada evidencia as relações interespecíficas de uma comunidade que ocorre em vários ecossistemas. No caso da retirada dos consumidores secundários, espera-se inicialmente que a população de
(A) consumidores primários diminua.
(B) consumidores terciários aumente.
(C) produtores diminua.
(D) consumidores quaternários aumente.
(E) decompositores diminua.

▬ QUESTÃO 40 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Observe o mapa a seguir.
Disponível em: . Acesso em: 9 mar. 2010.

As regiões geoeconômicas brasileiras representadas são caracterizadas por inúmeras diversidades, mas que, apesar disso, possuem características em comum, destacando-se, a partir da década de 1990,
(A) redução da densidade populacional nas regiões 1 e 2, o que permitiu o controle da malária.
(B) redução da mortalidade infantil nas regiões 1 e 3 em decorrência da melhoria da qualidade de vida.
(C) elevação da taxa de natalidade nas regiões 1 e 2 por causa da redução do IDH.
(D) expansão da industrialização nas regiões 1 e 3, aumentando a incidência de doenças respiratórias.
(E) intensificação do fluxo de migrantes da região 2 para a 3, aumentando a subnutrição.

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