sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

BIOLOGIA [UPE]



BIOLOGIA
17. O churrasco faz parte do hábito alimentar do brasileiro, particularmente no Rio Grande do Sul. Ele pode ser preparado utilizando-se carne de diferentes espécies de animais. Assinale a alternativa CORRETA em relação ao churrasco.
A) É considerado um prato com alto valor nutricional, pois a carne assim como a maioria dos tubérculos são excelentes fontes de monossacarídeos.
B) O consumo preferencial de carnes denominadas “brancas”, como as das aves, pode diminuir o nível de colesterol HDL dos consumidores desse tipo de alimento.
C) A gordura encontrada em carnes, como a picanha, é uma fonte energética de absorção mais lenta do que os glicídios.
D) Acompanhamentos, como arroz ou farinha, são alimentos que possuem um grande valor energético, pois são classificados como ricos em ácidos graxos.
E) O uso de azeite e manteiga de garrafa enriquece esse tipo de prato em gorduras saturadas.

18. Em uma gincana de Biologia, você concorre a uma vaga para representar Pernambuco na etapa nacional. O ponto sorteado foi Origem da vida. Você e seu adversário receberam cartas de um jogo, relacionadas às hipóteses: (1) autotrófica e (2) heterotrófica. Observe as cartas a seguir:

Vence aquele que inter-relacionar as cartas, montando uma sequência coerente com uma dessas duas hipóteses, associando as afirmações das colunas 1 e 2.

Estão CORRETAS as associações
A) I e A.
B) I e B.
C) II e A.
D) III e A.
E) III e B.


19. A figura a seguir ilustra o processo de digestão intracelular, no qual estão envolvidas várias organelas celulares. Identifique as estruturas e/ou processos enumerados na figura a seguir:

Fonte: adaptada de
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivfX0QzCazBJRtR6Kv6iv8jbDCQXu1zB7DdAUEMG1AMU9HeV-pixXn8tLVSkcsB_vBTdhTnQddzW_4-SS5QsgkD1XwhfcIRFW59k7-bGF_GGH73NiHQ-U5RtUNef1xrhraDmlk2FSlpxF4/s1600/Autofagia+e+Heterofagia.gif

Estão CORRETAS
A) I - Endocitose; II - Peroxissomo; III - Retículo endoplasmático rugoso; IV - Vacúolo digestivo; V - Fagossomo; VI - Exocitose.
B) I - Fagocitose; II - Lisossomo; III - Complexo de Golgi; IV - Vacúolo autofágico; V - Corpo residual; VI - Clasmocitose.
C) I - Pinocitose; II - Vacúolo; III - Retículo endoplasmático liso; IV - Mitocôndria; V - Fagossomo; VI -Autofagia.
D) I - Heterofagia; II - Ribossomo; III - Complexo de Golgi; IV - Vacúolo; V - Exocitose; VI - Excreção celular.
E) I - Fagossomo; II - Grânulo de inclusão; III - Retículo endoplasmático liso; IV - Mitocôndria; V - Heterofagia; VI - Clasmocitose.

20. Com relação ao tipo de óvulo encontrado nos seres humanos, é CORRETO afirmar que ele é
A) telolécito, como o da maioria dos mamíferos.
B) alécito, pois a nutrição do embrião se processará via placenta.
C) alécito, com grande quantidade de vitelo na região central, o que provoca uma segmentação holoblástica igual.
D) centrolécito, o que se justifica pelo consumo inicial do vitelo pelo embrião, até que a placenta esteja pronta para a função.
E) isolécito, com segmentação holoblástica desigual antes do processo de nidação.


21. O aleitamento materno é a estratégia isolada, que mais previne mortes infantis, além de promover a saúde física, mental e psíquica da criança e da mulher que amamenta. (Fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1251).
Observe, na figura a seguir, as glândulas envolvidas no processo de amamentação.

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-IVjX8OxPxXE/TaNXvmwXVI/
AAAAAAAAA0c/PU_O7kgaGFo/s1600/endocr5+hipofise+a%25C3%25A7%25C3%25A3o+afh.jpg
Sobre elas, analise as seguintes afirmativas:

I. A hipófise é dividida em duas porções: adenoipófise e a neuroipófise. É uma glândula mista que apresenta regiões endócrinas e exócrinas, como ocorre com o pâncreas.
II. A adenoipófise, porção anterior da hipófise, não apresenta ductos associados à porção secretora e produz a prolactina, que é um hormônio, que estimula a produção de leite nas glândulas mamárias, durante a gravidez e a amamentação.
III. As glândulas mamárias apresentam a porção secretora associada a ductos que lançam sua secreção, o leite materno, para o exterior do corpo, consistindo em uma glândula exócrina, semelhante às glândulas lacrimais e sudoríparas.
IV. A porção posterior da hipófise, ou seja, a neuroipófise, secreta a ocitocina, um hormônio, que induz à liberação do leite na amamentação, quando o bebê suga. A sucção, por sua vez, provoca um aumento da liberação de ocitocina, como indicam as setas da figura.
Estão CORRETAS apenas
A) I e II.
B) I, II e III.
C) II e III.
D) II, III e IV.
E) I, III e IV.

22. Muitos microrganismos são agentes etiológicos de diversas doenças infecciosas e parasitárias em humanos. Observe o quadro a seguir e identifique seus respectivos agentes etiológicos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos agentes etiológicos.
A) I - Vibrio cholerae; II - Toxoplasma gondii; III - Clostridium tetani; IV - Vírus da Raiva.
B) I - Balantidium coli; II - Clostridium tetani; III - Toxoplasma gondii; IV - HPV.
C) I - Giardia lamblia; II - Trypanosoma cruzi; III - Leishmania chagasi; IV - Neisseria meningitidis.
D) I - Entamoeba histolytica; II - Rickettsia rickettsii; III - Vírus da hepatite A; IV - Vírus da raiva.
E) I - Esquerichia coli; II - Leishmania chagasi; III - Neisseria meningitidis; IV - Vírus herpes.

23. Açaí ou Juçara é o fruto bacáceo de cor roxa, que dá em cacho na palmeira conhecida como açaizeiro, cujo nome científico é Euterpe oleracea. Espécie Monocotiledonea nativa da várzea da região amazônica, especificamente dos seguintes países: Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas e Brasil (estados do Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, Rondônia, Acre e Tocantins). A festa da Juçara do Maranhão refere-se ao açaí. (Fonte: adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7a%C3%AD).
Sobre o texto, analise os itens abaixo:

I. O termo monocotiledônea coloca o açaizeiro no grupo de plantas traqueófitas e fanerógamas.
II. O termo palmeira encontrado no texto refere-se a plantas, que possuem caule cilíndrico, não ramificado, do tipo estipe.
III. As regiões, onde são encontradas essas palmeiras, possuem em comum sua localização dentro de áreas  de clima temperado.
IV. O fruto do açaizeiro é resultado da fecundação de uma criptógama com formação de flor e fruto.

Estão CORRETOS os itens
A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.

24. As aves ocupam várias regiões do globo, graças a mecanismos adaptativos eficientes, como a manutenção da temperatura corporal, que os fazem tolerar temperaturas abaixo de 40 graus, como os pinguins. Elas, no entanto, mantêm semelhanças com répteis, tal como
A) epiderme queratinizada.
B) excreção na forma de ureia.
C) glândula uropigiana.
D) homeotermia.
E) presença de carena.


25. Baseando-se na relação de cada uma das alternativas com a figura e a funcionalidade de cada órgão, assinale a CORRETA.


Fonte adaptada de
http://srec.azores.gov.pt/dre/sd/115132020201/ESA/downloads/O%20SISTEMA%20DIGESTIVO.htm.
A) O estômago (I) sofre a ação da secretina, que, ao entrar em contato com o alimento, estimula a secreção do suco pancreático e o aumento da acidez estomacal.
B) A vesícula biliar (II) possui a função de armazenamento da bile, responsável pela saponificação da gordura proveniente dos alimentos.
C) O duodeno (III) secreta a enterogastrona, que atua na inibição da secreção do suco gástrico e da motilidade gástrica, tornando o esvaziamento do estômago mais lento.
D) O pâncreas (IV) secreta as enzimas encontradas no suco pancreático, que atuam diretamente, no intestino delgado.
E) O fígado (V) não possui uma função que o ligue diretamente à digestão, mas apenas à destruição e excreção de metabólitos, como o álcool e os medicamentos.

26. A gravidez na adolescência apresenta riscos por causa da imaturidade anatomofisiológica, dificultando o desenvolvimento e o desfecho do processo de gestação, parto e puerpério. Observe a figura a seguir:
Fonte: adaptada de http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cartilha_direitos_sexuais_2006.pdf


Sobre isso, preencha as lacunas do texto, correlacionando-as com os métodos de contracepção, representados pelas figuras numeradas em algarismos arábicos. De uma maneira geral, os adolescentes podem usar a maioria dos métodos anticoncepcionais disponíveis. No entanto, alguns métodos são mais adequados que outros nessa fase da vida. ______ deve(m) ser usada(s) em todas as relações sexuais, independentemente do uso de outro método anticoncepcional, pois é o único que oferece dupla proteção, protegendo-os ao mesmo tempo das doenças sexualmente transmissíveis e da gravidez não desejada. Os métodos ______ são pouco recomendados, porque exigem do adolescente disciplina e planejamento, e as relações sexuais nessa fase, em geral, não são planejadas. _______ podem ser usadas(os), desde a primeira menstruação, pois agem impedindo a ovulação. _______ pode ser usada(o) pelas garotas, entretanto as que nunca tiveram filhos correm mais risco de expulsá-la(lo) e também não é indicada(o) para aquelas com mais de um parceiro sexual ou cujos parceiros têm outros parceiros/parceiras e não usam camisinha em todas as relações sexuais, pois, nessas situações, existe risco maior de contrair doenças sexualmente transmissíveis. ______ não são indicadas(os) para adolescentes.
Fonte: adaptado de http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cartilha_direitos_sexuais_2006.pdf

Assinale a alternativa cuja sequência numérica preenche CORRETAMENTE as lacunas.
A) 1; 2; 3; 5; 7.
B) 1; 3; 4; 6; 2.
C) 1, 2; 3; 6; 7.
D) 4; 3; 1; 5; 2.
E) 5; 2; 3; 4; 6

27. Um dado indivíduo heterozigoto para os genes A e B (configuração cis) é submetido a um cruzamento-teste. Se os dois genes forem

I. não ligados (segregação independente)
II. separados por 40 centimorgam (cM)

que porcentagem da prole desse cruzamento será aabb?
A) I- 50%; II- 40%
B) I- 20%; II- 50%
C) I- 25%; II- 30%
D) I- 40%; II- 20%
E) I- 30%; II- 25%

28. Observe a figura a seguir, que representa a formação da Hemoglobina normal (HbA).

Fonte: adaptada de http://www.biocristalografia.df.ibilce.unesp.br/xtal/texto_hb.php;
http://www.scielo.br/img/revistas/jbpml/v39n1/a10f02.gif


Com base na figura, complete as lacunas do texto a seguir:
A função da hemoglobina é absorver e transportar o oxigênio nas hemácias de vertebrados. Em um indivíduo, cada caráter é determinado por um par de alelos, que se segregam na formação dos gametas. Os cromossomos 16 e 11 são responsáveis, respectivamente, por genes de cadeias de globina alfa e beta. Esses genes _______1a e 1b____________. Os genes de ambos os grupos estão organizados na mesma orientação e ordem com que estes são expressos durante o desenvolvimento (embrião-feto-adulto). Os processos de ____2______ e _____3_______ são colineares, pois, se houver mutação em um dos genes, seja na fita de DNA ou de RNA, a proteína poderá ser afetada. A hemoglobina é uma proteína formada por um grupo heme ligado a quatro cadeias polipeptídicas, sendo duas cadeias de globina ___4____ e duas cadeias de globina ___5___, formando uma estrutura _____6_____.
Assinale a alternativa que preenche ORDENADA e CORRETAMENTE as lacunas.
A) formam um grupo de ligação, conforme a primeira lei de Mendel; replicação; tradução; alfa; beta; secundária.
B) formam um grupo de ligação, conforme a segunda lei de Mendel; tradução; transcrição; beta; alfa; quaternária.
C) segregam de forma independente, conforme a primeira lei de Mendel; transcrição; tradução; beta; alfa; terciária.
D) segregam de forma independente, conforme a segunda lei de Mendel; transcrição; tradução; alfa; beta; quaternária.
E) segregam de forma independente, conforme a segunda lei de Mendel; transcrição; replicação; alfa; beta; secundária.

29. A novela O Clone foi exibida novamente pela Rede Globo. A trama assinada por Glória Perez conta a história de amor entre Lucas (Murilo Benício) e Jade (Giovanna Antonelli).

Entre outros temas polêmicos, a novela aborda a clonagem humana. A história tem início quando Jade, filha de muçulmanos – nascida e criada no Brasil – é obrigada a se mudar para Marrocos. Nessa terra distante, Jade conhece o brasileiro Lucas que está viajando pelo país, em companhia de seu irmão gêmeo, Diogo (Murilo Benício), do seu pai Leônidas (Reginaldo Faria) e do cientista Albieri (Juca de Oliveira). Enquanto Lucas e Jade vivem o romance proibido, Diogo volta ao Brasil e morre em um acidente de helicóptero. Abalado pela morte do afilhado, o cientista Albieri decide clonar o outro gêmeo, Lucas, como forma de trazer Diogo de volta e realizar um sonho: ser o primeiro a realizar a clonagem de um ser humano. Sem que ninguém tome conhecimento da experiência, Albieri usa as células de Lucas na formação do embrião e o insere em Deusa (Adriana Lessa) que pensa estar fazendo uma inseminação artificial comum. O geneticista faz o primeiro clone humano, que se chama Leandro (Murilo Benício), mais conhecido como Léo. Quando a história da criação do clone vem a público, Deusa – a “mãe de aluguel” – e Leônidas – o “pai biológico” – disputam Léo na Justiça. Léo é considerado filho de Leônidas e Deusa. No final da história, Albieri e Léo – criador e criatura – desaparecem nas dunas do deserto do Saara.
Fonte: adaptado de: http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYN0-5273-229915,00.html
Sobre esse caso fictício de clonagem humana e tomando-se como base conhecimentos científicos, analise as afirmativas a seguir:

I. Lucas e Diogo são gêmeos monozigóticos, que se formaram de um mesmo óvulo, fecundado por dois espermatozoides que geraram dois indivíduos do mesmo sexo e idênticos geneticamente.
II. O perfil do DNA mitocondrial de Léo é diferente do perfil do DNA de Lucas, do qual Léo foi clonado, visto que o genoma mitocondrial tem como origem a herança genética materna. Como na clonagem foi utilizado o óvulo de Deusa, as mitocôndrias do clone derivaram, ao menos, em parte, dessa célula.
III. O cientista Albieri utilizou uma célula diploide de Lucas ou apenas o seu núcleo e fundiu com um óvulo de Deusa, do qual anteriormente removeu o núcleo haploide. Após o desenvolvimento embrionário in vitro, o embrião foi implantado em Deusa, e a gestação prosseguiu, resultando no nascimento de Léo.
IV. As células sanguíneas de Léo foram, em parte, herdadas de Deusa através do cordão umbilical, que contém vaso que leva o sangue arterial da mãe para o feto, visto que o desenvolvimento embrionário de Léo ocorreu no corpo de Deusa.
V. O mesmo padrão genético herdado pelos gêmeos Lucas e Diogo do seu pai biológico Leônidas deve ser encontrado no clone Léo, justificando a decisão da justiça em considerá-lo pai de Léo.

Estão CORRETAS
A) I e II.
B) I e III.
C) II, IV e V.
D) II, III e IV.
E) II, III e V.


30. Leia o texto a seguir:
Alguns evolucionistas pós-darwinianos tenderam a propagar uma ideia empobrecida, ingenuamente feroz, da _______________, a ideia da pura e simples “luta pela vida”, expressão que inclusive não é de Darwin, mas de Spencer. Os neo-darwinianos do começo deste século propuseram, ao contrário, uma concepção muito mais rica e mostraram, baseados em teorias quantitativas, que o fator decisivo da _________________ não é a “luta pela sobrevivência”, mas, no interior de uma espécie, a taxa diferencial de reprodução. Fonte: adaptado de Monod, J. O acaso e a necessidade: ensaio sobre a filosofia natural da biologia moderna. 6. ed. Petrópolis, RJ; Vozes, 2006; p. 121. Qual alternativa abaixo apresenta o fator evolutivo que preenche CORRETAMENTE as lacunas do texto?
A) Deriva gênica.
B) Migração.
C) Mutação.
D) Recombinação.
E) Seleção natural.






31. Observe o gráfico a seguir:
Emissão antropogênica anual de CO2 por continentes – 1995 (em milhões de toneladas)

Com base nele, assinale a alternativa CORRETA.
A) A emissão antropogênica encontrada no gráfico diz respeito à emissão de CO2 por decomposição de matéria orgânica em lixões.
B) Gases estufas, como vapor d’água, CO2 e NO, são os responsáveis pelo aquecimento global, que é consequência da emissão apresentada no gráfico.
C) O gráfico apresenta uma nítida relação entre a área geográfica dos continentes e a sua potencial capacidade de contribuir com a emissão de CO2 na atmosfera.
D) O gráfico apresenta uma relação direta do grau de industrialização dos continentes e sua dependência do uso de combustíveis fósseis.
E) Se fosse apresentado um gráfico de localização da rarefação da camada de ozônio, encontraríamos uma completa semelhança com o gráfico figurado nesta questão.

32. Leia o texto a seguir:

A importância das florestas originais
Recuperar a variedade de plantas e animais de uma floresta é muito mais difícil do que se imaginava. Isso se, de fato, for realmente possível...Uma pesquisa publicada no site da revista Nature, no dia 14/09/11, analisou 2.200 comparações entre florestas primárias e secundárias feitas anteriormente, em 138 estudos, em 28 países de diferentes continentes, como América, Ásia, África e Oceania. Essa avaliação, possivelmente a mais ampla sobre o assunto, concluiu que as florestas primárias tropicais são praticamente insuperáveis em biodiversidade. “Esse padrão depende muito do histórico de perturbação e da paisagem onde as manchas de mata primária estão inseridas”, explica Carlos Peres, brasileiro, e um dos autores do estudo.... Regiões degradadas podem se recuperar sozinhas, mas reflorestar, usando espécies nativas ou de outros ambientes, é um trabalho lento, que pode durar séculos. “Áreas de mata atlântica secundárias com cerca de 400 anos no Paraná ainda não têm o perfil de espécies de plantas de regiões primárias”, alerta o pesquisador. ...Foram analisados 12 tipos de interferências humanas que afetam de modo diferente os ambientes. A prática mais agressiva é o uso do fogo, muitas vezes para abrir espaço para a agricultura, enquanto a que oferece menos risco para a biodiversidade é o corte seletivo. A retirada de apenas 3% das árvores de uma floresta já afeta a variedade de espécies do local. A monocultura de árvores de crescimento rápido, como o eucalipto, também é um problema para a biodiversidade, principalmente em locais como a Ásia e o Brasil.
Fonte: adaptado de http://revistapesquisa.fapesp.br/index.php?art=71727&bd=2&pg=1&lg=

Dentre as alternativas, assinale a que apresenta CORRETAMENTE dois fatores envolvidos na extinção de espécies de floresta e mencionados no texto.
A) Aumento do fluxo gênico e fragmentação das populações.
B) Introdução de espécies exóticas e perda de habitat.
C) Poluição e aumento da extensão da área de ocupação da floresta.
D) Resolução de incertezas taxonômicas e endogamia.
E) Tamanho populacional em progressão e detecção de hibridação.


























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