sábado, 9 de março de 2013

BIOLOGIA [INÉDITA]


O vírus Y da batata, oficialmente denominado de Potato virus Y (PVY), está classificado pelo Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus (ICTV) na família Potyviridae, no gênero Potyvirus, sendo o PVY considerado a espécie tipo do gênero (Stanley et al., 2005). Trata-se de um vírus alongado e flexuoso com 690-790 nm de comprimento por 11-16 nm de diâmetro (1 mm = 1.000.000 nm). Na natureza, o PVY é transmitido por várias espécies de pulgões, principalmente pelo pulgão-verde-da-batata ou pulgão-do-pessegueiro (Myzus persicae) e pelo pulgão-das-solanáceas (Macrosiphum euphorbiae) de maneira estiletar, isto é, o pulgão adquire o vírus em poucos segundos e pode transmiti-lo imediatamente, mas não é capaz de continuar transmitindo por muito tempo, a menos que faça novas picadas, chamadas picadas de prova, em uma planta de batata infectada.
Fonte:  http://www.abbabatatabrasileira.com.br/revista17_010.htm

Considerando o texto e a ilustração a seguir, que representa dois testes (X e Y) laboratoriais para detecção viral e  um experimento com folhas de batata, marque a alternativa CORRETA.
Fonte:  CARTER, J.; SAUNDERS, V. Virology: principles and applications. 2007, p. 20-25.

A) A transmissão do vírus Y da batata ocorre pelos vetores afídeos da ordem Coleoptera.
B) No texto são mencionadas quatro categorias taxonômicas.
C) O teste Y, método de detecção indireta de antígenos virais, utiliza moléculas da imunidade humoral.
D) No experimento científico com folhas de batata, não foi utilizado o grupo controle.
E) A porção Fc humoral liga-se ao antígeno de PVY e a porção Fab interage com outro anticorpo.



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...