quinta-feira, 14 de março de 2013

BIOLOGIA [UNICENTRO]



QUESTÃO 01
Uma nova droga no tratamento contra o câncer está sendo testada e atinge as células que estão em divisão celular, mais especificamente no final da metáfase. Nessas células a droga impedirá que ocorra a
(A) condensação dos cromossomos.
(B) separação das cromátides irmãs.
(C) formação do fuso mitótico.
(D) formação da placa equatorial.
(E) formação de fibras do fuso.

QUESTÃO 02
A fermentação é uma possibilidade catabólica de inúmeros organismos, promovendo produção de energia celular. A equação simplificada a seguir representa o processo de fermentação realizado por microorganismos como o Saccharomyces cerevisiae (levedura).
A → B + C
A, B e C são, respectivamente:
(A) glicose, álcool e gás carbônico.
(B) glicose, água e gás carbônico.
(C) álcool, água e gás carbônico.
(D) álcool, glicose e gás oxigênio.
(E) sacarose, gás carbônico e água.

QUESTÃO 03
A principal célula do sistema nervoso é o neurônio, pois ele é responsável pela condução do impulso nervoso que segue dos dendritos em direção ao axônio. Considerando estas células, assinale a alternativa que associa corretamente as partes do neurônio a seus respectivos nomes.

(A) A: Corpo Celular; B: Dendritos; C: Axônio; D: Nódulo de Ranvier; E: Bainha de mielina.
(B) A: Axônio; B: Corpo Celular; C: Nódulo de Ranvier; D: Bainha de mielina; E: Dendritos.
(C) A: Dendritos; B: Nódulo de Ranvier; C: Corpo Celular; D: Bainha de mielina; E: Axônio.
(D) A: Dendritos; B: Corpo Celular; C: Bainha de mielina; D: Nódulo de Ranvier; E: Axônio.
(E) A: Dendritos; B: Nódulo de Ranvier; C: Bainha de mielina; D: Axônio; E: Corpo Celular.


QUESTÃO 04
Durante o período embrionário formam-se os folhetos embrionários, estes folhetos podem existir em número de três ou dois, levando a classificação dos animais em triblásticos e diblásticos, respectivamente. Nos animais diblásticos, as camadas formadas são a endoderme e a ectoderme. Já nos triblásticos, as camadas são a endoderme, a mesoderme e a ectoderme. Os seres humanos são animais triblásticos. Considerando o processo de formação dos folhetos embrionários, assinale a alternativa correta.
(A) A ectoderme forma-se a partir do hipoblasto.
(B) A endoderme reveste a cavidade amniótica.
(C) A ectoderme formará o revestimento pulmonar.
(D) A endoderme originará a epiderme.
(E) A mesoderme é o último folheto a se formar.


QUESTÃO 05
Dominância incompleta ou semidominância ocorre quando alelos em heterozigose promovem efeitos diferentes no fenótipo em relação ao estado de homozigose. Em plantas maravilhas, os genótipos abaixo influenciam nos seguintes fenótipos:
BB = flores vermelhas.
bb = flores brancas.
Bb = flores rosas.
Em cruzamento entre uma maravilha vermelha e uma branca, nasceu, em F1, 90 maravilhas rosas. Qual a porcentagem de indivíduos da cor vermelha ocorrerá se autofecundarmos duas maravilhas da F2?
(A) 50%.
(B) 25%.
(C) 100%.
(D) 0%.
(E) 75%.

QUESTÃO 06
Uma criança abandonada foi adotada por uma família. Um ano mais tarde, um casal, dizendo ser seus pais verdadeiros, solicitaram a guarda da filha. No intuito de comprovar a veracidade dos fatos, foi exigido um exame do tipo sanguíneo dos supostos pais, bem como da criança. Os resultados foram:
Suposto pai: A, Rh+
Suposta mãe: O, Rh-
Criança: O, Rh-
Considerando o resultado é possível afirmar que
(A) a criança pode ser filha da mulher, mas não do homem.
(B) a criança com certeza não é filha do casal.
(C) a criança é com certeza filha do casal.
(D) a criança pode ser filha do homem, mas não da mulher.
(E) existe a possibilidade da criança ser filha do casal, mas não se pode afirmar com certeza.


QUESTÃO 07
Observe a figura a seguir que representa o conjunto de ossos que compõem os membros superiores de um crocodilo, uma ave, uma baleia e um ser humano. Sabe-se que todos estes órgãos possuem a mesma origem embrionária, porém são adaptados a diferentes funções.

Esse mecanismo evolutivo pode ser considerado uma evidência evolutiva e se trata de órgãos
(A) homólogos.
(B) vestigiais.
(C) análogos.
(D) adaptativos.
(E) mimetizados.

QUESTÃO 08
Flores polinizadas por pássaros normalmente apresentam cores variadas, produzem néctar em abundância, não exalam odores e abrem durante o dia. Comparando-se com as características das flores polonizadas por pássaros espera-se que uma flor polinizada por morcegos tenha
(A) cores variadas, néctar abundante, sem odor e abertura vespertina.
(B) cores variadas, néctar escasso, sem odor e abertura noturna.
(C) cor branca, néctar abundante, sem odor e abertura diurna.
(D) cor branca, néctar escasso, odor forte e abertura noturna.
(E) cor branca, néctar abundante, odor forte e abertura noturna.

QUESTÃO 09
Ao longo da evolução as plantas desenvolveram estratégias para a vida no ambiente terrestre. Do ponto de vista reprodutivo uma importante novidade das plantas fanerógamas (gimnospermas e angiospermas) foi a independência da água líquida para a fecundação. Em briófitas e pteridófitas ocorrem anterozoides que são flagelados e devem nadar até atingir a oosfera. Nas fanerógamas, as estruturas adquiridas que tornaram as plantas independentes de água para este processo foram os
(A) óvulos.
(B) feixes vasculares.
(C) frutos.
(D) grãos de pólen.
(E) estróbilos.

QUESTÃO 10
A tripanossomíase americana (doença de Chagas) era, primitivamente, uma zoonose de mamíferos silvestres e, só mais tarde, adquiriu o caráter de zoonose de animais domésticos e de endemia humana. A dinâmica de transmissão parece não exigir mais que uma espécie de hospedeiro vertebrado e uma outra de invertebrado, em cada foco enzoótico. Sobre as formas de transmissão do Tripanossoma cruzi, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. A transmissão vetorial é considerada a de maior importância epidemiológica. O tripanossoma metacíclico presente nos dejetos do triatomínio (fezes ou urina) é capaz de penetrar em mucosas íntegras, porém, na pele, apenas quando houver alguma solução de continuidade na mesma.
II. O risco da transmissão sanguínea tem sido demonstrado como muito importante, principalmente quando o paciente receptor reside em zona urbana próxima de região endêmica e se lhe são prescritas muitas transfusões de sangue, especialmente se a triagem dos doadores não for feita por exames sorológicos adequados.
III. A transmissão congênita é muito frequente no Brasil, podendo ocorrer em qualquer fase da gestação, tendo como causa o aborto e partos prematuros. Recentemente foi proposto, em algumas zonas endêmicas, fazer-se junto com o “teste do pezinho” um exame da criança para se avaliar a taxa da transmissão congênita.
IV. A literatura cita diversas formas de transmissão, que ocorrem ocasionalmente, sem nenhuma importância epidemiológica, tais como: acidentes de laboratório, transplante de órgão de doador chagásico, ingestão de triatomínio positivo junto com algum alimento líquido ou sólido, através do leite materno.
(A) Apenas I, II e IV.
(B) Apenas II e III.
(C) Apenas II, e IV.
(D) Apenas II, III e IV.
(E) I, II, III e IV.


QUESTÃO 11
Os vertebrados possuem uma diversificação enorme quanto à suas adaptações características. Sobre isso, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta, de cima para baixo.
( ) os osteíctes possuem, na porção ventral do corpo, um órgão, denominado bexiga natatória, cuja função exige que o peixe se mantenha em movimento corporal rápido.
( ) diferentemente dos peixes, os anfíbios apresentam epiderme permeável, desenvolvimento de pulmões, coração com três cavidades e existência de pálpebras.
( ) em relação aos anfíbios, os répteis mostram diferenças evolutivas importantes, entre as quais: epiderme impermeável, excreção de ácido úrico e pulmões com maior superfície de troca.
( ) as aves apresentam semelhanças com os répteis, entre as quais: epiderme seca, ovo com casca e excreção de ácido úrico como principal resíduo nitrogenado.
( ) enquanto as aves são animais ectotérmicos, os répteis são animais homeotérmicos.
(A) V – F – V – V – F.
(B) F – V – V – V – F.
(C) V – F – F – F – V.
(D) F – V – F – V – F.
(E) F – F –V – V – V.

QUESTÃO 12
Dentre os ciclos biogeoquímicos, aquele que tem despertado maior preocupação dos governos e cientistas nos dias atuais é o ciclo do carbono, cuja alteração, sobretudo pela emissão exacerbada do gás carbônico na atmosfera, tem favorecido o fenômeno conhecido como
(A) maré vermelha.
(B) chuva ácida.
(C) aquecimento global.
(D) inversão térmica.
(E) eutrofização.

QUESTÃO 13
Em um ambiente natural, um pesquisador tem interesse no comportamento de alguns animais, e para isso observa todas as ações que o mesmo desempenha ao longo do dia, desde o momento em que o animal acorda até quando volta a dormir. Este pesquisador está interessado em estudar
(A) o habitat das espécies.
(B) o ecossistema como um todo.
(C) o nicho das espécies.
(D) os fatores limitantes do ambiente.
(E) a cadeia alimentar.

QUESTÃO 14
Para que todas as células do organismo mantenham-se vivas e ativas, elas necessitam de aporte nutricional e de oxigênio, os quais são fornecidos através do sistema circulatório. Para que o sangue carregado destes constituintes atinja todo o organismo, ele necessita ter um ciclo sanguíneo continuo. Assinale a alternativa que contenha o caminho percorrido pelo sangue em ordem lógica de passagem de sangue de uma estrutura para outra no sistema circulatório.
(A) Átrio direito – ventrículo esquerdo – pulmão – átrio esquerdo – ventrículo direito – corpo.
(B) Átrio esquerdo – ventrículo direito – pulmão – átrio direito – ventrículo esquerdo – corpo.
(C) Átrio direito – ventrículo direito – átrio esquerdo – pulmão – ventrículo esquerdo – corpo.
(D) Átrio direito – ventrículo direito – pulmão – átrio esquerdo – ventrículo esquerdo – corpo.
(E) Átrio esquerdo – ventrículo esquerdo – pulmão – átrio direito – ventrículo direito – corpo.

QUESTÃO 15
Os alimentos que ingerimos todos os dias possuem uma grande variedade de nutrientes. As grandes moléculas orgânicas, presentes nestes alimentos, devem ser desdobradas em compostos mais simples e solúveis, de maneira que possam ser assimiladas pelo organismo. O processo digestório tem a função de transformar as moléculas grandes e complexas dos alimentos em outras, pequenas, simples e solúveis. O sistema digestório no ser humano é composto por: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. A digestão humana é extracelular e envolve processos mecânicos e químicos. Em relação aos processos que ocorrem na digestão, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Na boca, primeira porção do tubo digestório, ocorre os processos de mastigação e insalivação. Apresenta como estruturas anexas a língua, os dentes e as glândulas salivares, responsáveis pela produção de saliva, que apresenta entre outras, a enzima digestiva pepsina, responsável pela digestão de amido.
II. Após a mastigação e a deglutição, o alimento passa, sucessivamente, para a faringe e o esôfago, atingindo então o estômago, órgão saculiforme que produz o suco gástrico.
III. A digestão no intestino delgado ocorre graças à ação conjunta da bile, do suco pancreático e do suco entérico.
IV. As principais funções do intestino grosso são: reabsorção de água, formação e acúmulo de fezes. O intestino grosso contém inúmeras bactérias que promovem a fermentação e a decomposição dos restos alimentares.
(A) Apenas I e II.
(B) Apenas I, II e III.
(C) Apenas II, III e IV.
(D) Apenas III e IV.
(E) I, II, III e IV.









Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...