quinta-feira, 14 de março de 2013

BIOLOGIA [UNICENTRO]



QUESTÃO 1
São muitas as discussões sobre a origem da vida no planeta Terra. Os estudos sobre o assunto evidenciam a importância dos avanços tecnológicos e das pesquisas para o aprimoramento das hipóteses sobre a origem da vida. Porém, após alguns séculos de estudos, apesar de consideráveis avanços, ainda existem muitas perguntas sem respostas. Sobre as principais teorias da origem da vida, pode-se afirmar:
A) Haldane e Oparin admitiam que moléculas inorgânicas, encontradas na atmosfera primitiva, se combinariam originando moléculas orgânicas simples, que, posteriormente, adquiriram a capacidade de autoduplicação e metabolismo.
B) A teoria da abiogênese foi confirmada com as pesquisas realizadas por Pasteur, em que micro-organismos foram encontrados em frascos com “pescoço de cisne”, após o processo de fervura.
C) Os avanços tecnológicos e as pesquisas atuais permitiram definir a descoberta da vida como sendo através da evolução de componentes inorgânicos originados no próprio planeta Terra.
D) Segundo a panspermia, os primeiros seres vivos teriam vindo do cosmos e seriam pluricelulares e autótrofos.
E) As pesquisas realizadas puderam comprovar a hipótese autotrófica, pois não existiam nutrientes suficientes na Terra primitiva para suprir os seres vivos.

QUESTÃO 2
O processo de transferência da informação presente nas moléculas de DNA para as proteínas é essencial para nossas células.[...] Essa transferência de informação é regida pelo código genético, um conjunto de instruções que define a relação entre os aminoácidos adicionados e as sequências de nucleotídeos. A cada grupo de três nucleotídeos — que chamamos de códon ou triplete — corresponde um aminoácido. (BORGES, 2008). A descoberta do código genético representa um dos grandes marcos da genética moderna. Com base nas informações do texto e de acordo com os conhecimentos relacionados ao código genético, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A cada três nucleotídeos do DNA será traduzido um aminoácido no núcleo, tendo em vista que a transferência de informação do DNA para a proteína ocorre diretamente.
( ) A ordem dos aminoácidos nas proteínas depende indiretamente da sequência dos nucleotídeos na molécula de DNA.
( ) O número limitado de aminoácidos impede uma alta diversidade de características entre os seres humanos.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
A) V F F 
B) F V F 
C) F F V
D) V V F
E) F V V

QUESTÃO 3
O princípio de conservação dos alimentos por meio do sal basea-se nos conhecimentos sobre transportes de substâncias através da membrana plasmática. Em alimentos conservados em alta concentração de sal, os micro-organismos morrem por desidratação, pois a água do seu citoplasma atravessa rapidamente para o meio externo à célula, em direção ao sal incorporado ao alimento. Com base nas informações e de acordo com os conhecimentos relacionados ao transporte de substâncias através da membrana plasmática, pode-se afirmar:
A) A membrana plasmática não é seletiva com relação às substâncias que a atravessam.
B) A morte do micro-organismo ocorre devido ao aumento exagerado do volume da sua célula gerado pela entrada de água.
C) A diferença de concentração entre os dois meios provoca a movimentação da água para o ambiente mais
concentrado.
D) O transporte de substâncias através da membrana plasmática ocorre com gasto de energia pela célula, por acontecer contra o gradiente de concentração.
E) Nesse caso, o transporte da água através da membrana ocorre do meio hipertônico para o meio hipotônico, sendo um transporte ativo.

QUESTÃO 4
O cladograma representa a evolução das algas e das plantas. De acordo com a ilustração, sobre as características dos principais grupos de plantas, é correto afirmar, exceto:
A) As pteridófitas são plantas vasculares e sem sementes.
B) As algas são classificadas como plantas aquáticas avasculares.
C) As briófitas são plantas pequenas, avasculares, que vivem em ambientes úmidos.
D) A presença de sementes é uma inovação evolutiva das gimnospermas, em relação às pteridófitas.
E) As angiospermas apresentam como característica evolutiva, em relação às gimnospermas, as flores e os frutos.

Questões 5 e 6

Considere as informações constantes da tabela I e do heredograma II.


Questões 5 e 6
De acordo com os conhecimentos relacionados ao sistema ABO de grupos sanguíneos humanos e com os dados a Tabela I, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Os alelos IAIB são co-dominantes, pois ambos se expressam na condição heterozigótica.
( ) As pessoas do grupo sanguíneo A que têm aglutinina anti-B no plasma não podem receber sangue do tipo B nem do tipo AB, já que esses contém aglutinogênios B em suas hemácias.
( ) Pessoas do grupo AB são consideradas doadoras universais quanto ao sistema ABO, pois seus aglutinogênios são reconhecidos pelos outros tipos sanguíneos.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
A) V F F
B) F V F
C) F F V
D) V V F
E) F V V

QUESTÃO 6
A análise do heredograma II permite verificar a herança do sistema ABO de grupos sanguíneos em três gerações de uma família. Com base nos conhecimentos sobre a herança do sistema ABO e na análise do heredograma, é correto afirmar:
A) O casal formado pelos indivíduos 1 e 2 possui a probabilidade de ter filhos do tipo sanguíneo A, B, AB e O. 
B) A probabilidade de o casal formado pelos indivíduos 7 e 8 ter filhos do tipo sanguíneo A é de 70%.
C) A probabilidade de o indivíduo 10 ser do tipo sanguíneo B é de 50%.
D) O indivíduo 10 só pode ser do tipo sanguíneo B.
E) O tipo sanguíneo do indivíduo 9 é B.


QUESTÃO 7
Grande parte do controle do corpo humano é realizado por hormônios que são produzidos por algumas células específicas que têm ações em outras células. Essas células produtoras de hormônios reúnem-se formando glândulas endócrinas. A partir dos conhecimentos sobre as principais glândulas endócrinas humanas e seus respectivos hormônios, identifique com V as afirmativas verdadeiras, e com F, as falsas:
( ) A insulina estimula o transporte de glicose para o interior das células, diminuindo a concentração dessa substância no sangue.
( ) O hormônio luteinizante é produzido nos ovários com a função de desenvolver as características sexuais secundárias femininas.
( ) A progesterona é produzida pelos ovários, mantendo o crescimento da mucosa uterina, iniciado pelo estrógeno.
( ) O hormônio folículo-estimulante é produzido tanto pelos ovários quanto pelos testículos, promovendo o amadurecimento dos folículos ovarianos, nas mulheres, e a espermatogênese, nos homens.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
A) V F V V 
B) V F V F 
C) F V F V
D) F F V F
E) F V F F


QUESTÃO 8
O fitoplâncton é o combustível que move os ecossistemas marinhos, disse o principal autor do estudo, Daniel Boyce, professor da Universidade Dalhousie, na província canadense da Nova Escócia. Um declínio afeta toda a cadeia alimentar, inclusive os humanos, afirmou. O ritmo deste declínio, maior nas regiões polares e tropicais coincidiu com o ritmo com que se aquecem as temperaturas da superfície dos oceanos, como resultado das mudanças climáticas, acrescentou o estudo. Como todas as plantas, o fitoplâncton precisa de luz do sol e nutrientes para crescer. Mas oceanos mais quentes ficam mais estratificados, criando uma “zona morta” na superfície, aonde menos nutrientes chegam das camadas mais profundas. Segundo os cientistas, as descobertas são preocupantes. (AMBIENTE..., 2010). O texto retrata a importância do fitoplâncton e os danos causados pelo seu declínio na natureza.
Diante do exposto no texto e dos conhecimentos sobre  ecologia, é correto afirmar:
A) O fitoplâncton está entrando em processo de extinção natural, independente da ação humana.
B) A preocupação com o fitoplâncton tem a sua justificativa devido à sua importância no processo de decomposição dos seres vivos aquáticos.
C) O fitoplâncton marinho pode ser representado pelos protozoários, pequenos crustáceos e larvas de diversas espécies.
D) O fitoplâncton é representante do segundo nível trófico, dessa forma o seu declínio aumenta a população de produtores, prejudicando a iluminação das águas oceânicas.
E) A diminuição do fitoplâncton no meio marinho reduz a produção do oxigênio e altera a cadeia alimentar devido à diminuição de matéria orgânica disponível.


QUESTÃO 9
A ilustração reproduz esquematicamente diferentes estágios do ciclo de vida das células somáticas.

Com base nessa ilustração e na compreensão dos eventos que ocorrem em cada etapa do ciclo celular, é correto afirmar que o estágio 
A) 1 representa a telófase, definida como o período entre duas divisões celulares consecutivas.
B) 2 representa a prófase, período em que os cromossomos duplicados começam a se condensar e a carioteca se desfaz.
C) 3 representa a metáfase I da meiose, caracterizada pela disposição dos cromossomos na região mediana da célula.
D) 4 representa a anáfase I da meiose, definida como o estágio de separação das cromátides e migração dos cromossomos-filhos para os polos.
E) 5 representa a telófase, caracterizada pela máxima condensação dos cromossomos e pela reorganização da carioteca.


QUESTÃO 10
É difícil manter as moléculas de oxigênio livres, apesar de ele ser o terceiro elemento mais abundante do Universo, formado nas fornalhas densas no interior das estrelas. Isso porque o oxigênio é extremamente reagente e pode formar compostos com quase todos os elementos da tabela periódica. Então como a Terra acabou com uma atmosfera composta por praticamente 21% desse gás? A resposta está nos minúsculos organismos conhecidos como cianobactérias ou algas azuis. Esses micro-organismos realizam a fotossíntese utilizando luz solar, água e dióxido de carbono para produzir carboidratos e, também, oxigênio. Na verdade, até hoje, todas as plantas da Terra contêm cianobactérias — conhecidas como cloroplastos — que participam da fotossíntese. (BIELLO, 2009). Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos acerca do processo fotossintético, é correto afirmar, exceto:
A) Os glicídios produzidos através da fotossíntese representam fonte de energia para as atividades metabólicas dos seres autótrofos.
B) Os cloroplastos, segundo a teoria endossimbiótica, derivaram da simbiose entre um micro-organismo autótrofo capaz de captar energia luminosa e uma célula hospedeira heterotrófica.
C) A fotossíntese compreende uma série complexa de reações químicas, dentre as quais a fixação do carbono depende diretamente da luz para ocorrer.
D) O gás oxigênio presente na atmosfera é produzido a partir da decomposição da molécula de água, sob ação direta da luz.
E) A fotossíntese representa um processo anabólico que permite a conversão de energia luminosa em energia química.

QUESTÃO 11
Características relacionadas ao processo de desenvolvimento embrionário dos animais são utilizadas pelos zoólogos para classificar os representantes de diferentes filos. Considerando essas características e os filos nos quais os animais podem ser enquadrados, identifique as afirmativas verdadeiras:
I. Os cnidários são considerados diploblásticos, pois só formam dois folhetos germinativos (ectoderma e endoderma).
II. Os equinodermos são animais acelomados, pois não possuem cavidades corporais além da cavidade digestória.
III. Os cordados são classificados como deuterostômios, pois nesses animais o blastóporo origina o ânus.
IV. Platelmintos e nematódeos são considerados animais triploblásticos, pois a gástrula compõe-se de três folhetos germinativos.
V. Os moluscos são considerados animais diploblásticos, celomados, deuterostômios e não segmentados.
A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a
A) I, II e IV.
B) I, III e IV.
C) II, III e V.
D) II, IV e V.
E) III, IV e V.


QUESTÃO 12
Nos hospitais, superbactérias, criadas em uma dieta de antibióticos estão em toda parte. Nos Estados Unidos, infecções hospitalares vitimam um paciente em cada 10, causam 90 mil mortes anuais e custam mais de 11 bilhões de dólares por ano. No Brasil, segundo a ANVISA, não temos dados estatísticos atualizados. Mas sabemos que mortes por infecções adquiridas em hospitais ocorrem diariamente em nosso país. (PENA, 2009). 

A situação apresentada no texto e na imagem retrata a crescente resistência das bactérias aos antibióticos, o que representa um grave problema de saúde pública em todo o mundo. Considerando argumentos neodarwinistas para explicar a resistência das bactérias aos antibióticos, identifique com V as proposições verdadeiras e com F, as falsas:
( ) Os mecanismos de mutação e recombinação gênica podem explicar a existência de variabilidade entre bactérias de uma espécie, com formas sensíveis e resistentes a antibióticos.
( ) Nos hospitais, determinado antibiótico pode atuar favorecendo a seleção natural, ao eliminar bactérias sensíveis e permitir que uma espécie geneticamente resistente a esse medicamento sobreviva no meio.
( ) A exposição excessiva de bactérias hospitalares sensíveis a antibióticos promove a sua adaptação ao contato com o medicamento, condição que é transmitida para as futuras gerações de bactérias.
( ) Bactérias resistentes a um antibiótico são mantidas no meio ambiente e proliferam, perpetuando essa condição.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
A) V V F V 
B) V F F V 
C) F F V F 
D) V F V V
E) F V F V

Questões 13 e 14
A disponibilização de informações adequadas e compreensíveis nas embalagens dos alimentos sobre o conteúdo nutricional, que não levem o consumidor a erro, pode contribuir para a promoção da saúde e a redução do risco de doenças relacionadas à alimentação e à nutrição, conforme descreve a Estratégia Global em Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde, aprovada na 57ª Assembléia da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 22 de maio de 2004. Cento e quatro países membros da OMS, inclusive o Brasil, foram signatários dessa estratégia. Alguns desses países possuem legislações que preveem a rotulagem nutricional obrigatória, bem como normatizam outros aspectos acerca da comercialização dos alimentos. (COUTINHO & RECINE, 2007).

QUESTÃO 13
A apresentação clara de dados nas embalagens de alimento pode ser favorável às pessoas que apresentam restrição à ingestão de algum componente alimentar, a exemplo daqueles que possuem doença celíaca.
A partir das informações do texto e dos conhecimentos da doença celíaca, identifique as afirmativas verdadeiras.
I. Representa uma intolerância alimentar crônica e permanente à lactose.
II. Os portadores desta doença não podem ingerir alimentos, como pães, bolos, bolachas e macarrão.
III. É uma doença de caráter genético e tende a se manifestar ainda no primeiro ano de vida, quando é feita a introdução de farináceos na dieta da criança.
IV. Quando o portador da doença celíaca consome o alimento ao qual apresenta intolerância, provoca no organismo uma reação do tipo antígeno-anticorpo, que ocasiona danos na mucosa do intestino delgado.
A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a
A) I e II.
B) I e III.
C) I e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 14
Quando a embalagem de um alimento expõe que a sua composição é rica em proteínas, significa que, durante o processo de digestão desse alimento, o composto orgânico em questão será substrato para a ação de enzimas digestórias específicas, encontradas na composição de secreções que atuam em diferentes órgãos do sistema digestório. Considerando-se as informações, é correto afirmar que a digestão das proteínas
A) tem início na boca, por ação da enzima ptialina, presente na saliva, e continua no estômago, através da ação da enzima renina.
B) ocorre no intestino delgado através da ação da enzima tripsina, que promove o rompimento de ligações peptídicas e formação de oligopeptídeos.
C) acontece exclusivamente no estômago, através da ação do suco gástrico formado a partir das enzimas pepsina, tripsina e amilopsina.
D) ocorre apenas no estágio final da digestão, por ação do suco entérico liberado no intestino grosso.
E) depende da ação de enzimas que também participam da digestão de lipídios e polissacarídeos.


QUESTÃO 15
O aquecimento global e o lançamento de esgotos no mar têm sido apontados como processos que põem em risco os ecossistemas recifais. O aumento de temperatura pode ocasionar o branqueamento dos recifes, o que representa a perda de zooxantelas — microalgas que vivem no interior dos corais hermatípicos, realizando fotossíntese e liberando doses extras de nutrientes orgânicos. Em contrapartida, as zooxantelas sobrevivem utilizando produtos gerados pelo metabolismo dos corais. Outro problema que tem causado sérios danos aos recifes é o despejo de esgotos domésticos e industriais no mar, o que provoca a proliferação de cianofíceas e algas verdes que crescem na superfície da água e impedem que a luz chegue aos corais. Considerando-se os seres vivos e a relação natural de sobrevivência e com base nas informações apresentadas, pode-se afirmar que, nessa ordem, existe uma relação de
A) inquilinismo entre corais e zooxantelas.
B) colônia entre zooxantelas e cianofíceas.
C) simbiose entre zooxantelas e corais.
D) forésia entre corais e cianofíceas.
E) epifitismo entre algas verdes e corais.













Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...