sexta-feira, 31 de maio de 2013

BIOLOGIA [UEPG]


16 – Os seres vivos são formados por pequenas subunidades, as células. Com relação à célula animal, assinale o que for correto. 
01) O complexo de Golgi e o retículo endoplasmático são organelas pouco desenvolvidas em células secretoras. 
02) O retículo endoplasmático rugoso apresenta grânulos de ribossomos aderidos à face externa da superfície da sua membrana, responsáveis pela síntese proteica. 
04) As mitocôndrias apresentam uma dupla membrana, uma externa contínua e uma interna com dobras, denominadas cristas mitocondriais. Essas organelas têm por função a produção de energia por respiração celular aeróbica. 
08) Os lisossomos são vesículas, espalhadas pelo hialoplasma, ricas em enzimas que participam da digestão intracelular. 
16) A membrana celular é semipermeável e controla a entrada e saída de substâncias da célula. 

17 – Os tipos de ovos são classificados de acordo com a quantidade e distribuição de vitelo. Com relação aos tipos de ovos, assinale o que for correto. 
01) Os ovos oligolécitos (ou isolécitos) apresentam uma pequena quantidade de vitelo distribuído de forma 
homogênea por todo o citoplasma. Exemplo: maioria dos mamíferos. 
02) Os humanos apresentam ovos com uma grande quantidade de vitelo, necessário ao suprimento do embrião. 
04) Os ovos encontrados em répteis e aves são do tipo megalécito (ou telolécito completo), já que apresentam uma grande quantidade de vitelo concentrado no polo vegetativo. 
08) Os ovos centrolécitos apresentam uma grande quantidade de vitelo distribuído na região central da  célula. Exemplo: insetos. 
16) Os platelmintos e os anelídeos apresentam ovos do tipo centrolécito. 

18 – Com relação aos anexos embrionários, assinale a que for correto. 
01) A placenta pode ser encontrada em todos os mamíferos e tem por função a nutrição. 
02) Nas aves, o alantoide é bem desenvolvido e realiza a excreção e trocas gasosas. 
04) O saco vitelínico garante a nutrição do embrião, já que armazena substâncias nutritivas, com exceção dos mamíferos. 
08) O cório, o anexo embrionário mais intimamente ligado ao embrião, realiza trocas gasosas. 
16) O âmnio recolhe as excretas do embrião, liberando-as ao meio externo, por meio da casca. 

19 – Dentre as verminoses mais conhecidas e as medidas preventivas empregadas em seu controle, assinale o que for correto. 
01) A esquistossomose é causada pelo platelminto Schistosoma mansoni. Os ovos da fêmea são liberados junto às fezes do doente, os quais ao caírem na água eclodem, liberando o miracídio, o qual pode penetrar em um hospedeiro intermediário (caramujo) e se transformar em cercária. 
02) Entre as medidas preventivas da filariose (elefantíase) estão lavar bem as mãos antes de manusear alimentos, beber água tratada e cozinhar bem os alimentos antes de ingeri-los. 
04) Entre algumas características da ancilostomose (ou amarelão) estão a anemia, a diarréia e a geofagia. Em locais pobres em saneamento básico, os ovos liberados pelas fezes do doente podem chegar ao solo e eclodirem, liberando uma larva que pode penetrar em uma pessoa que esteja caminhando no local contaminado. 
08) A teníase é causada pelos vermes Taenia solium (hospedeiro intermediário: boi) e Taenia saginata (hospedeiro intermediário: porco), ambos tendo como hospedeiros definitivos o homem. 
16) Na cisticercose humana, causada pela ingestão de ovos de Taenia solium, as larvas podem atingir a circulação sanguínea e se instalar em vários órgãos, inclusive no cérebro. 

20 – A figura abaixo esquematiza a morfologia externa da raiz de uma angiosperma. Com relação a essa estrutura, assinale o que for correto
01) A coifa ou caliptra é constituída por um tecido resistente, cujas células são substituídas continuamente e tem função de proteger o meristema primário situado mais internamente. 
02) Na região do meristema as células estão se multiplicando ativamente por mitose, possibilitando o crescimento da raiz. 
04) A região de alongamento não apresenta crescimento e é totalmente impermeável. 
08) A região dos pelos absorventes tem como função principal a fixação da planta ao substrato. 
16) A região de ramificação origina as raízes secundárias que diminuem muito a área de absorção.

21 – Com base em seus conhecimentos de classificação, morfologia e reprodução das plantas, assinale o que for correto. 
01) As briófitas são as plantas avasculares. Geralmente crescem sobre o solo úmido, pedras ou troncos de 
árvores e, às vezes, na água doce. 
02) Algumas briófitas apresentam reprodução assexuada, à custa de gemas ou propágulos, que são pequenos pedaços de plantas que se soltam e são levados pela água, originando novas plantas. 
04) A raiz das dicotiledôneas é fasciculada e sem um eixo principal. 
08) Nas angiospermas, o gineceu é a parte feminina da flor, sendo constituído pelos pistilos. Engloba os carpelos, constituídos pelos estigmas, estiletes e ovários, localizando-se, em quase todos os casos, no centro da flor. 
16) Nas pteridófitas, o ciclo de vida possui duas fases alternantes: a fase gametofítica (gametófito) e a fase esporofítica (esporófito). Nas pteridófitas, o esporófito é a fase dominante, de maior porte, ao contrário do que acontece nas briófitas. 

22 – O Reino Animal reúne organismos heterótrofos multicelulares que possuem tecidos corporais bem definidos. Com relação à histologia e à organologia animal, assinale o que for correto. 
01) A parede do corpo de uma esponja delimita uma cavidade central denominada átrio ou espongiocela. 
02) Nas esponjas, os coanócitos promovem a circulação de água com o batimento de seus flagelos e que fagocitam partículas de alimentos suspensas na água. 
04) Os cnidários são os primeiros animais na escala zoológica a apresentar uma cavidade digestiva na qual ocorre parte da digestão dos alimentos. 
08) O corpo de um molusco é revestido por uma epiderme rica em glândulas. Em muitas espécies existem glândulas epidérmicas que fabricam a concha, responsável pela proteção e pela sustentação esquelética do animal. 
16) A minhoca e outros anelídeos possuem sistema circulatório fechado, ou seja, o sangue nunca sai dos vasos sanguíneos. 

23 – Os arthropodas constituem um dos filos mais numerosos e diversificados dos animais. Com relação aos aspectos morfofisiológicos que possibilitaram essa diversificação, assinale o que for correto. 
01) Apresentam vários tipos de aparelhos bucais (sugador, picador-sugador, triturador ou mastigador e lambedor) que possibilitaram as diversas formas de alimentação. 
02) Nos insetos, a respiração é realizada por ramificações da epiderme em forma de tubos ramificados, denominadas traqueias. 
04) O sistema circulatório de um inseto possui um coração na região dorsal do abdome que bombeia sangue para um vaso. No resto do corpo o sangue circula por um sistema de lacunas, chamadas de hemoceles, que banham os órgãos. 
08) Nos insetos, os excretas são absorvidos pelos túbulos de Malpighi e lançados no intestino pela extremidade aberta do tubo, sendo eliminados junto com as fezes. 
16) Nos crustáceos, a respiração é totalmente pulmonar. 

24 – Aves e mamíferos apresentam adaptações essenciais para a ocupação dos mais diversos hábitats. Com relação a esse aspecto, assinale o que for correto. 
01) Nas aves, o osso externo geralmente é bem desenvolvido, formando a chamada quilha ou carena, onde está implantada a forte musculatura peitoral, essencial para o voo. 
02) As aves possuem a glândula uropigiana capaz de secretar um grande número de enzimas digestivas. 
04) As aves e os mamíferos utilizam o calor produzido pelo metabolismo para a manutenção da temperatura corpórea. 
08) As aves possuem glândulas sudoríparas e sebáceas para auxiliar na manutenção da temperatura do corpo. 
16) O diafragma, músculo que bombeia o ar para os pulmões, não está presente nas aves e nos mamíferos. 

25 – Com relação à classificação e à taxonomia dos diversos grupos animais, assinale o que for correto. 
01) Os peixes são classificados em três grandes classes: Agnatha, Chondricthyes e Osteichthyes. 
02) Os anfíbios dividem-se em três ordens: Anura, Urodela e Gymnophiona. 
04) A ordem Chelonia é representada pelas tartarugas, cágados e jabotis. 
08) São exemplos de ordens dos insetos: Odonatos, Homópteros e Dípteros. 
16) Aranhas e ácaros estão enquadrados entre os Aracnídeos.

26 – Com relação à genética, assinale o que for correto. 
01) No desenvolvimento de um indivíduo, os genes recebidos de seus pais têm papel primordial em sua formação, não tendo o ambiente qualquer efeito sobre o seu fenótipo. 
02) O DNA, ao contrário do RNA, apresenta capacidade de se autoduplicar. 
04) Em ervilhas, o gene que condiciona a cor amarela é dominante sobre aquele para a cor verde. Do cruzamento entre ervilhas heterozigotas (genótipo Aa) foram geradas 100 plantas, 50% da cor amarela e 50% da cor verde. 
08) Tanto o DNA quanto o RNA são formados por unidades denominadas nucleotídeos, os quais são constituídos por um radical fosfato, uma pentose (açúcar com 5 átomos de carbono) e uma base nitrogenada. 
16) A meiose caracteriza-se pela formação de células sexuais (gametas nos animais e esporos nos vegetais). A partir de uma célula 2n são formadas 2 células 2n idênticas à original. 

27 – A partir da teoria da evolução é aceito que os organismos são aparentados e descendem de um ancestral comum. Com relação às evidências da evolução, assinale o que for correto. 
01) Os órgãos de mesma origem embrionária e com semelhanças anatômicas são chamados de homólogos. 
02) As comparações de DNA entre as diferentes espécies não têm revelado grau de semelhança entre os genes e não podem ser utilizados em estudos evolutivos. 
04) Órgãos análogos são aqueles que têm a mesma origem embrionária e funções semelhantes. 
08) Os órgãos vestigiais não são utilizados nos estudos de evolução por, em nenhum momento, indicarem relações evolutivas. 
16) O braço humano, a nadadeira do golfinho e a asa do morcego são consideradas estruturas homólogas.

28 – Com relação aos estudos de interação gênica e  heranças ligadas ao sexo, assinale o que for correto. 
01) A hemofilia é uma doença genética humana. O gene para a hemofilia está localizado no cromossomo Y. 
02) No daltonismo, uma mulher heterozigota XDXd, casada com homem normal XDY, tem 25% de possibilidade de transmitir o alelo Xd
04) Nos organismos portadores de cromossomos sexuais ZZ/ZW, as fêmeas são consideradas hemizigóticas. 
08) A interação gênica ocorre sempre que dois ou mais genes interagem para determinar uma única característica. Exemplo: forma da crista da galinha. 
16) Entre as interações gênicas existem os casos de epistasia. Nesses casos, os alelos de um gene inibem a ação dos alelos do outro gene. 

29 – Com auxílio dos decompositores, a matéria circula nos ecossistemas do meio abiótico para o meio biótico e vice versa, descrevendo os ciclos. Com relação aos ciclos da matéria, assinale o que for correto. 
01) No ciclo da água, o calor do sol promove a evaporação dos oceanos, rios e lagos. A água passa então a fazer parte da atmosfera. Com a chuva, ela retorna aos rios, lagos, oceanos e solo, podendo alcançar até os lençóis subterrâneos. 
02) Algumas espécies fixadoras de nitrogênio vivem em nódulos presentes nas raízes das plantas, principalmente leguminosas como o feijão, a soja e a ervilha. 
04) No ciclo do nitrogênio, o processo de formação de nitratos no solo é denominado nitrificação e ocorre graças à ação de bactérias quimiossintetizantes, genericamente chamadas de bactérias nitrificantes. 
08) O ciclo do oxigênio está estreitamente relacionado ao do carbono. Ele é produzido durante a síntese de moléculas orgânicas pela fotossíntese e consumido quando essas moléculas são oxidadas pela respiração ou combustão. 
16) Sob ação dos raios ultravioleta, os clorofluorcarbonos (CFC) liberam átomos de cloro, que reagem com o ozônio auxiliando na destruição da camada. 

30 – A imagem abaixo representa um esquema de sucessão ecológica. Sobre o assunto, assinale o que for correto.
01) O estágio I indica a instalação de uma comunidade pioneira ou ecese. 
02) Com o passar dos anos, as comunidades pioneiras modificam as condições locais, especialmente a fertilidade do solo, e novas espécies podem se instalar. 
04) A velocidade em que as mudanças acontecem vai aumentar na medida em que as etapas da sucessão ecológica acontecem. 
08) No estágio III, com o aumento de matéria orgânica no local, há o favorecimento e o desenvolvimento de vegetação de maior porte. A comunidade começa a ficar estável. 
16) A comunidade que se estabelece ao final de toda a sucessão é chamada de ecótone.


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...