segunda-feira, 3 de junho de 2013

BIOLOGIA [UFMS]


01 - Com base na complexidade neurofisiológica assumida por diferentes grupos de células, associe a coluna da esquerda de acordo com a coluna da direita e assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
(01) I-C II-A III-D
(02) I-A II-C IV-E V-B
(04) II-A IV-B V-E
(08) I-A IV-E V-B
(16) I-C IV-E V-B
(32) III-D IV-B V-E

02 - Os animais obtêm alimento de muitas maneiras, segundo a sua complexidade e o meio em que vivem e dependem da ocorrência do processo de digestão para que os alimentos se tornem úteis. Com base nesse processo nos diferentes organismos, é correto afirmar que 
(01) a digestão pode ser tanto intra como extracelular, sendo que a intracelular é considerada como uma adaptação evolutiva vantajosa, por reduzir grandes massas de alimento para uso celular.
(02) de modo geral, os alimentos podem ser líquidos ou sólidos e a maioria pertence a três principais grupos de compostos orgânicos, que incluem carboidratos, lipídeos e proteínas.
(04) no homem, a digestão não começa na boca porque a enzima digestiva - a amilase, secretada pelas glândulas salivares, não possui ação sobre os alimentos.
(08) no homem, o intestino grosso é a principal zona de absorção dos alimentos, enquanto o intestino delgado serve para coletar o material não digerido.
(16) no homem, o fígado, que secreta a bile, essencial para a digestão de gordura, é componente do trato digestivo e o pâncreas, que secreta suco pancreático, não tem função na digestão dos alimentos.
(32) as gorduras, da mesma maneira que os carboidratos, são fontes de energia para os organismos e sua digestão consiste na quebra em ácidos graxos e glicerol.
(64) no estômago do homem, as células dos tecidos das paredes internas secretam vários tipos de fluidos, entre os quais pepsina e ácido clorídrico.

03 - Os animais vertebrados possuem um sofisticado sistema sensorial, capaz de perceber e distinguir variações ambientais externas ou internas ao corpo. Com relação ao tema, é correto afirmar que 
(01) o ouvido interno é um complicado sistema de galerias e tubos intercomunicados denominado labirinto.
(02) as células especializadas na percepção dos estímulos luminosos, cones e bastonetes, localizam-se na retina.
(04) no decorrer da evolução, os primatas passaram a ter olhos frontais, possibilitando a percepção de um mesmo objeto com duas imagens iguais, pois o que um olho vê é exatamente o que o outro vê.
(08) o olfato é um sentido captado pela glândula pituitária ou hipófise.
(16) as anormalidades de comprimento do eixo ântero-posterior do olho provocam o astigmatismo, e a curvatura defeituosa da córnea ocasiona a miopia e a hipermetropia.
(32) as papilas tácteis são inervadas por filetes do glossofaríngeo e apresentam os corpúsculos do gosto de natureza neuroepitelial.

04 - A hipófise ou pituitária é uma glândula humana com importante função hormonal e sua parte ou lobo anterior é chamada adeno-hipófise. Associe corretamente os hormônios, seus nomes e funções, relativos à secreção desse lobo.

(01) I II III IV
(02) IV III II I
(04) I II IV III
(08) III II I IV
(16) II III IV I
(32) IV I II III
(64) IV I III II

05 - Analise as afirmativas referentes à malária e à dengue e assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
(01) A malária ou paludismo é causada por parasitas unicelulares do gênero Plasmodium e transmitida por espécies de mosquitos do gênero Anopheles, popularmente conhecidos como mosquitos-prego.
(02) Os sintomas da dengue são: dores de cabeça e nas articulações, fraqueza, falta de apetite, dor atrás dos olhos, febre e manchas avermelhadas na pele.
(04) O melhor método de combate à dengue é evitar a procriação do mosquito Aedes aegypti, que ocorre em ambientes úmidos e águas paradas.
(08) O Plasmodium é um protozoário que necessita obrigatoriamente de dois hospedeiros para completar seu ciclo, um invertebrado e um vertebrado.
(16) A dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti; ele é escuro, com listras brancas, menor que um pernilongo e tem por hábito picar durante o dia e se desenvolver em água suja e parada.
(32) A pessoa doente de dengue deve manter-se em repouso, beber muito líquido e usar medicamentos à base de ácido acetil salicílico (como aspirina e AAS), para aliviar as dores e a febre.

06 - A reprodução, processo necessário a todos os seres vivos por levar à preservação da espécie, acontece desde as maneiras mais simples até as mais complexas. Quanto a esse processo, é correto afirmar que
(01) a reprodução assexuada aumenta a variedade genética numa população de determinada espécie, porque os descendentes assim originados diferem geneticamente de seus pais.
(02) a reprodução sexuada independe da fusão de dois núcleos e, assim, não há necessidade de duas células especializadas, conhecidas como gametas.
(04) plantas que se reproduzem sexuadamente apresentam em seu ciclo de vida somente a fase diplóide.
(08) a maioria dos animais mais evoluídos tem fecundação no interior do corpo da fêmea.
(16) no homem o sistema reprodutor nunca é placentário.
(32) em quase todos os seres vivos as células somáticas têm a metade dos cromossomos das células sexuais.

07 - Quanto à origem e evolução dos diferentes grupos vegetais que compõem a flora atual, é correto afirmar que
(01) entre as possíveis razões do sucesso das Angiospermas nos diferentes ambientes, pode-se considerar as suas várias adaptações de resistência à seca e a evolução dos mecanismos de polinização e dispersão.
(02) as primeiras plantas terrestres provavelmente foram algas pluricelulares verdes e briófitas e, só após o estabelecimento completo desses indivíduos, surgiram as pteridófitas.
(04) para a conquista do meio terrestre (solo), as plantas tiveram que desenvolver diferentes estruturas para obter água e controlar o processo de transpiração, entre as quais estão a cutícula e a epiderme.
(08) o estudo da reprodução nos vegetais é bastante importante, pois através dele é possível se observar diversas tendências evolutivas como, por exemplo, a conquista do meio terrestre por plantas com geração esporofítica mais desenvolvida que a geração gametofítica.
(16) dentro da escala evolutiva, acredita-se atualmente que os vegetais superiores mais evoluídos são os grupos das briófitas e pteridófitas, que se originaram a partir de algas unicelulares verdes terrestres.
(32) em sua grande maioria, as plantas não vasculares foram as que tiveram maior sucesso na conquista dos ambientes não aquáticos e, por essa razão, são dominantes nos habitats terrestres.

08 - Associe a coluna da esquerda de acordo com a coluna da direita e assinale a(s) afirmativa(s) correta(s).
(01) 1-A 1-B 1-C 1-E
(02) 1-A 1-C 2-B 2-D 2-F
(04) 1-H 1-I 2-F 2-G
(08) 1-B 1-E 2-H 2-G
(16) 1-B 1-C 2-D 2-F
(32) 1-B 2-D 2-F 2-H

09 - Em seu trabalho, Gregor Johann Mendel (1822-1884) explicou, baseado em método científico, como as informações genéticas eram transmitidas de geração a geração, criando suas famosas 1ª e 2ª leis de Mendel. Baseando-se nos princípios fundamentais dessas leis, identifique a(s) alternativa(s) correta(s).
(01) Em ervilhas de sementes amarelas e verdes, se cada indivíduo produz gametas V e v durante a autofecundação, os gametas podem combinar-se de quatro diferentes maneiras e, assim, os descendentes da geração F2 serão: 3/4 ou 75% com sementes amarelas e 1/4 ou 25% com sementes verdes.
(02) Se a transpiração excessiva de algumas pessoas, em ambientes considerados normais, é um caráter genético determinado por um gene dominante S, o genótipo de uma pessoa normal só pode ser SS ou Ss.
(04) Indivíduos heterozigotos para dois pares de genes, como, por exemplo, Aa Bb, formam quatro diferentes tipos de gametas, a saber AB, Ab, aB e ab.
(08) Durante a meiose ocorrida na formação de gametas, quando dois pares de alelos estão situados em cromossomos independentes, a distribuição desses cromossomos para os gametas é inteiramente aleatória, por isso, cada combinação terá a possibilidade de 3/4 ou 75% de ocorrência.
(16) A 1ª lei de Mendel refere-se à segregação dos caracteres e está ligada ao estudo do monoibridismo, enquanto a 2ª lei, ligada ao estudo do diibridismo, refere-se à independência dos caracteres.
(32) Segundo essas leis, na codificação do genótipo, a manifestação dominante é sempre representada por letra minúscula, enquanto a recessiva, por letra maiúscula.

10 - A manipulação de organismos geneticamente modificados, visando ao desenvolvimento de áreas como a agricultura e a medicina, tem sido discutida por diversos setores da sociedade: imprensa, seminários, palestras e a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Os aspectos positivos e negativos que cercam os transgênicos deverão ser analisados nas afirmativas e em seguida assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
(01) O fato da estrutura do código genético ser praticamente idêntica em todos os seres vivos é justamente o que garante que um gene possa se retirado de um organismo, inserido no DNA de outro e funcionar como se estivesse no original.
(02) O processo de obtenção de um organismo transgênico é cientificamente seguro e muito preciso, uma vez que o pesquisador tem o controle do local de inserção, atuação e detecção do produto gênico através da utilização de sofisticadas técnicas de engenharia genética.
(04) A obtenção de produtos como a insulina humana, os hormônios de crescimento e o interferon e a produção de alimentos constituem alguns dos exemplos possíveis de aplicação dos organismos transgênicos.
(08) Através da Biologia Molecular moderna podemos reduzir o tempo da obtenção de variedades com novas características e até mesmo superar as barreiras naturais entre as espécies, isso devido ao isolamento e manipulação de genes específicos ao invés de todo o genoma.
(16) A carência de estudos mais profundos sobre a interação genótipo x ambiente e/ou regulação gênica, bem como a falta de dados mais consistentes sobre os efeitos colaterais a longo prazo que os organismos transgênicos podem trazer para os seres vivos e o ambiente, constituem alguns dos aspectos que levam à polêmica na liberação dos transgênicos.

11 - As figuras abaixo dizem respeito a heredogramas referentes a genealogias nas quais houve ocorrência e/ou recorrência de anomalias que afetam os seres humanos. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
(01) A figura 1 representa uma característica dominante cujo modo de herança é autossômica.
(02) A figura 2 representa uma característica dominante cujo modo de herança é ligada ao cromossomo y.
(04) A figura 3 representa uma característica recessiva cujo modo de herança é autossômica.
(08) A figura 1 representa uma característica recessiva cujo modo de herança é ligada ao cromossomo x.
(16) A figura 2 representa uma característica recessiva cujo modo de herança é ligada ao cromossomo x.
(32) A figura 3 representa uma característica dominante cujo modo de herança é autossômica.
(64) A figura 1 representa uma característica dominante cujo modo de herança é ligado ao cromossomo x.

12 - Com relação à natureza do material genético, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
(01) Além das diferenças na sua composição química, o DNA e o RNA apresentam diversidade quanto à sua estrutura molecular.
(02) As características funcionais de uma proteína variam conforme o número e a posição dos aminoácidos na sua molécula.
(04) Os aminoácidos possuem na sua composição química básica o grupo ácido carboxílico (COOH), o grupo amino (NH2), básico, e a diferença entre um aminoácido e outro está no Radical (R) que se liga a esses grupos.
(08) O fato do código genético ser degenerado significa que são as trincas de bases nitrogenadas que codificam os aminoácidos.
(16) A síntese proteica ocorre no núcleo e envolve a participação de três diferentes tipos de RNA: RNA ribossômico, RNA mensageiro e RNA transportador.
(32) Sobre um mesmo RNA mensageiro podem se deslocar vários ribossomos; dessa forma, podem ser formadas várias proteínas diferentes do mesmo RNA mensageiro.
(64) Quem determina a seqüência, o número e os tipos de aminoácidos que fazem parte da composição da proteína é a seqüência de bases do RNA mensageiro que lhe deu origem.

13 - Segundo a teoria evolucionista de Lamarck, conhecida pelo nome de Lei do Uso e do Desuso, as girafas primitivas tinham pescoço curto e, ao se esforçarem esticando-o, este sofria um pequeno alongamento a cada geração e o somatório desses alongamentos redundou no pescoço longo das girafas atuais. A teoria Lamarquista baseava-se sobretudo em dois pontos fundamentais, que são:
(01) os indivíduos de uma mesma espécie não são todos exatamente iguais entre si.
(02) os sobreviventes de cada espécie são sempre os mais capazes, havendo então uma seleção natural dos mais aptos.
(04) os indivíduos desenvolvem uma luta pela vida pois, enquanto as populações crescem em progressão geométrica, os recursos para a subsistência crescem em progressão aritmética.
(08) nos indivíduos de uma espécie aparecem variações de forma brusca e em conseqüência de alterações do material genético, transmitidos dos pais para os filhos, através dos gametas.
(16) as espécies evoluem como conseqüência de alterações estruturais ocorridas em seus órgãos, devido ao uso excessivo ou ao desuso.
(32) as alterações estruturais dos órgãos, adquiridas pelas espécies durante sua vida e por influência ambiental, são transmitidas hereditariamente e assim se perpetuam ao longo das gerações.

14 - Desde 1987, quando o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) realizou seus primeiros testes de monitoramento do fogo com o auxílio de satélites, as queimadas passaram a ser manchetes obrigatórias em toda a mídia. Em nosso Estado, sobretudo nas regiões agro-pastoris, a prática da queimada ainda é extensamente usada. Quanto às queimadas e aos problemas relativos ao fogo, é correto afirmar que
(01) de acordo com vários autores, o uso do fogo nem sempre é prejudicial quando usado de maneira controlada e desde que se faça no início da estação seca, quando a vegetação ainda não está seca.
(02) nos cerrados brasileiros ocorre um aumento significativo da concentração de certos nutrientes minerais na camada mais superficial do solo logo após a queimada, mas esse efeito não é duradouro.
(04) para o solo, um dos efeitos diretos da queimada é sua exposição desnudada às chuvas tropicais, fazendo com que o processo de lixiviação aumente.
(08) as chamadas queimadas naturais derivadas, por exemplo, de combustão espontânea, descargas elétricas e outros são altamente prejudiciais e são elas que causam danos ao solo e à vegetação; portanto, a prática da queimada artificial (feita pelo homem) é melhor e não leva a nenhum prejuízo.
(16) um dos efeitos diretos da queimada é causar a destruição dos grumos da superfície do solo e eliminar sua cobertura vegetal, fazendo com que a área queimada fique mais vulnerável ao processo de erosão.
(32) por todas as vantagens que o fogo acarreta ao solo e à vegetação, a prática da queimada para limpeza de áreas agro-pastoris deve ser cada vez mais intensificada, pois não acarreta nenhum prejuízo ambiental, sobretudo em regiões tropicais.

15 - Analise as afirmativas e assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
(01) No decorrer de uma sucessão ecológica, o número de espécies aumenta nos diferentes estágios de acordo com a disponibilidade dos nichos ecológicos.
(02) Na sucessão de um campo de cultivo abandonado, em uma região onde havia anteriormente uma floresta, prevê-se os seguintes passos de recomposição: campo → arbustos → mata intermediária → mata do tipo original.
(04) A composição das espécies tende a manter-se constante ao longo da sucessão ecológica.
(08) Nos estágios iniciais de uma sucessão, podemos observar que a atividade autotrófica é maior que a heterotrófica, assim, a produção bruta (P) é menor que a respiração (R) e a relação P e R é menor do que 1.
(16) A sucessão ecológica é um processo direcional e previsível.

Um comentário:

Unknown disse...

Cadê o gabarito das questões?

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...