BIOLOGIA [UDESC]


Questão 16 
Observe o esquema abaixo: 
Assinale a alternativa correta quanto à morfologia e fisiologia da estrutura interna (organela) de uma célula animal, que se encontra partida ao meio, permitindo a sua visualização interna. 
a. ( ) O esquema se refere à mitocôndria, que é responsável pela fermentação celular; a mitocôndria utiliza o ribossomo e a matriz para realizar a glicólise. 
b. ( ) O esquema se refere à mitocôndria, que é responsável pela digestão celular. Para realizar essa função, ocorre o processo de cadeia respiratória em sua membrana externa. 
c. ( ) O esquema se refere ao peroxissoma, que é responsável pela reação de oxidação de moléculas orgânicas e que utiliza sua membrana externa para realizar essa função. 
d. ( ) O esquema se refere ao complexo de Golgi, que é responsável pela conversão da acetil-CoA com o ácido oxalacético, existente na matriz e forma o ácido cítrico. 
e. ( ) O esquema se refere à mitocôndria, que é responsável por algumas etapas da respiração celular. Na matriz ocorre o ciclo de Krebs, e na membrana interna ocorre a cadeia respiratória. 

Questão 17 
As interações ecológicas entre as populações são muito complexas. Existem três tipos de relações: as positivas ou harmônicas, as negativas ou desarmônicas e as neutras. Em relação ao enunciado, associe as colunas abaixo:
(1) Colônia 
(2) Mutualismo 
(3) Comensalismo  
(4) Parasitismo 
(5) Amensalismo ou antibiose 
( ) Relação harmônica interespecífica, caracterizada pela associação de duas espécies, com benefício apenas a um dos indivíduos, sem prejuízo ao outro. Muitos seres se aproveitam dos restos alimentares de outros, estando em perfeita harmonia com estes. É o exemplo do peixe-piloto, que se alimenta dos restos de alimentos do tubarão.
( ) Relação harmônica intraespecífica, caracterizada pela união de indivíduos da mesma espécie. Eles apresentam um grau profundo de interdependência, sendo impossível a vida quando isolados. É o exemplo de caravelas e corais. 
( ) Relação desarmônica interespecífica, caracterizada por uma espécie ser prejudicada e a outra não; ocorre com indivíduos de uma população que produzem e secretam substâncias inibidoras do desenvolvimento de indivíduos de populações de outras espécies. É o caso do fungo Penicillium notatum, que produz o antibiótico penicilina.
( ) Relação desarmônica interespecífica, caracterizada por organismos que se instalam e vivem no corpo de outros, retirando alimentos e outros recursos. É o exemplo de alguns protozoários e helmintos. 
( ) Relação harmônica interespecífica, caracterizada pela íntima associação, em nível anatômico e fisiológico, entre indivíduos de espécies diferentes, ocorrendo a troca de alimentos e de metabólicos. A separação desses indivíduos impossibilita a sobrevivência de ambos. É o exemplo de cupins e protozoários. 
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo. 
a. ( ) 2 – 1 – 5 – 4 – 3 
b. ( ) 3 – 2 – 4 – 5 – 1 
c. ( ) 2 – 3 – 5 – 4 – 1 
d. ( ) 3 – 1 – 5 – 4 – 2 
e. ( ) 1 – 3 – 4 – 5 – 2 

Questão 18 
Analise as proposições abaixo, em relação à circulação dos vertebrados e dos invertebrados. 
I. O coração dos peixes possui duas dilatações principais: um átrio e um ventrículo. O sangue com gás carbônico é levado pelas veias para o seio venoso, logo o sangue é levado para o átrio. O átrio bombeia o sangue para o ventrículo e este o bombeia para o cone arterial ou bulbo arterioso. 
II. Os anfíbios possuem uma circulação fechada e completa, que passa por um coração com duas cavidades (um átrio e um ventrículo). 
III. Nos anelídeos e nos moluscos cefalópodes a circulação é fechada. O sangue tem um fluxo de circulação que ocorre no interior dos vasos sanguíneos. 
IV. Os répteis possuem um coração com três cavidades. Em alguns répteis, o ventrículo é parcialmente dividido pelo Septo de Sabatier. 
Assinale a alternativa correta. 
a. ( ) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
b. ( ) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. 
c. ( ) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
d. ( ) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. 
e. ( ) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras. 

Questão 19 
Assinale a alternativa correta quanto aos protozoários. 
a. ( ) Os protozoários de água doce possuem vacúolos pulsáteis ou contráteis, que permitem a digestão através da clasmocitose. 
b. ( ) As amebas são protozoários do filo Sarcodina e se movimentam por meio de cílios. 
c. ( ) Os protozoários são unicelulares, eucariontes e heterotróficos. Vivem na água ou no solo, livres ou em associações com outros seres vivos. Sua digestão é intracelular. 
d. ( ) A reprodução assexuada das amebas ocorre por esquizogonia, originando duas células filhas. 
e. ( ) Os paramécios são protozoários do filo Mastigophora e se locomovem por meio de cílios.

Questão 20 
Os hormônios agem como mensageiros químicos e atuam em receptores específicos nas 
membranas celulares. Associe as colunas abaixo: 
(1) Paratormônio 
(2) Somatrotófico  
(3) Cortisol – glicocorticoide 
(4) Calcitonina  
(5) Ocitocina 
( ) Promove a conversão de aminoácidos e lipídeos em glicose pelo fígado.
( ) Estimula a liberação de leite e a contração do útero. 
( ) Controla a concentração de cálcio no sangue.
( ) Diminui a liberação de cálcio no sangue. 
( ) Estimula o crescimento corporal, a síntese proteica e é hiperglicemiante. 
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo. 
a. ( ) 4 – 1 – 2 – 5 – 3 
b. ( ) 3 – 2 – 4 – 1 – 5 
c. ( ) 1 – 5 – 4 – 2 – 3 
d. ( ) 3 – 5 – 1 – 4 – 2 
e. ( ) 1 – 4 – 5 – 3 – 2 

Questão 21 
Analise as proposições abaixo, em relação às mutações: 
I. As mutações gênicas são alterações na sequência dos nucleotídeos do material genético. 
II. As mutações cromossômicas numéricas são aquelas que não modificam a quantidade de cromossomos de uma célula e sim a estrutura do cromossomo. 
III. As euploidias são casos de mutações cromossômicas, ocorrendo redução ou aumento em toda a coleção de cromossomos com a formação de células n, 3n, 4n e sucessivamente. 
IV. A síndrome de Down é um tipo de mutação cromossômica estrutural em que ocorre a trissomia do cromossomo 21; a síndrome do Cri du Chat é um exemplo de mutação cromossômica numérica que ocorre na ausência de um fragmento do braço curto do cromossomo 5. 
Assinale a alternativa correta. 
a. ( ) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras. 
b. ( ) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. 
c. ( ) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
d. ( ) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. 
e. ( ) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. 

Questão 22 
Analise as proposições abaixo, em relação à fisiologia vegetal: 
I. O estômato é formado por duas células clorofiladas que são chamadas de células-guarda. Elas possuem o formato de rins. 
II. As células do parênquima clorofiliano, quando perdem água, começam a secretar o ácido abscísico, que é um hormônio inibidor do transporte ativo de íons potássio, promovendo o fechamento dos estômatos. 
III. Os estômatos das folhas devem estar fechados para que a planta realize uma boa fotossíntese. 
Assim, as folhas ficam menos concentradas e, por osmose, absorvem água por transpiração. 
IV. A absorção de energia luminosa é um dos fatores que estimula o transporte ativo de íons de potássio que se acumulam na célula, permitindo a abertura dos estômatos. 
Assinale a alternativa correta. 
a. ( ) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
b. ( ) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras. 
c. ( ) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras. 
d. ( ) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. 
e. ( ) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. 

Questão 23 
As primeiras plantas surgiram no mar e ao longo dos anos foram conquistando o ambiente terrestre. Assinale a alternativa correta quanto à evolução das plantas. 
a. ( ) As angiospermas são plantas mais evoluídas que as gimnospermas; possuem flores típicas e carpelos que se fecham formando um vaso onde se desenvolvem as sementes. Após a fecundação, o fruto se desenvolve a partir de uma porção do carpelo. 
b. ( ) As pteridófitas são plantas terrestres menos evoluídas que as briófitas; possuem várias características, como sementes e vasos condutores de seiva. 
c. ( ) As gimnospermas são plantas mais evoluídas que as angiospermas; não possuem vasos condutores de seiva e suas sementes se desenvolvem em ambiente úmido. 
d. ( ) As briófitas são plantas terrestres mais evoluídas que as pteridófitas; possuem vasos condutores de seiva, caule e raízes. 
e. ( ) As gimnospermas são plantas mais evoluídas que as angiospermas; possuem duas classes: as monocotiledôneas, com um cotilédone na semente e as dicotiledôneas, com dois cotilédones na semente.

Questão 24 
As aves que voam têm o corpo muito leve, inclusive porque seus ossos são ocos. Em algumas partes internas os ossos possuem nervuras, como as de uma asa de avião, para torná-los mais fortes. O esqueleto de uma águia calva, por exemplo, não pesa mais do que 300 gramas. Alguns ossos são soldados, isto é, ligados uns aos outros, de maneira a dar uma estrutura mais compacta à ave. Assinale a alternativa correta em relação ao excerto e ao voo das aves. 
a. ( ) O osso do peito é adaptado em forma de quilha, como a de um barco, e é chamado de carena, servindo como suporte para a musculatura peitoral. 
b. ( ) Os ossos do peito são adaptados em forma de concha, o que facilita a aerodinâmica. 
c. ( ) Somente as asas são as responsáveis pelo voo. As asas são mais longas, ou seja, permitem que a ave plane no ar sem cair, e o peso e a estrutura do corpo não influenciam no voo. 
d. ( ) As asas são impermeabilizadas com óleo que reage com o pH do ar, elevando todo o corpo da ave. 
e. ( ) Os ossos são flexíveis, pobres em cálcio, ricos em potássio e não possuem adaptações que favoreçam ao voo. 

Questão 25 
 Analise as proposições abaixo, em relação às plantas: 
I. São seres autótrofos e produzem seus alimentos. 
II. As plantas fazem fotossíntese através dos leucoplastos, como os amiloplastos que armazenam amido. 
III. A clorofila é responsável pela absorção de energia luminosa indispensável à fotossíntese. 
IV. Na fotossíntese ocorre a transformação do gás carbônico e da água em açúcar. 
V. A fotossíntese consome oxigênio e produz gás carbônico. 
Assinale a alternativa correta. 
a. ( ) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras. 
b. ( ) Somente as afirmativas II e V são verdadeiras. 
c. ( ) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
d. ( ) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
e. ( ) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras. 

Questão 26 
As florestas cobrem 31% de toda a área terrestre do planeta e têm responsabilidade direta na garantia da sobrevivência de 1,6 bilhões de pessoas e de 80% da biodiversidade terrestre. Pela importância que têm para o planeta, elas merecem ser mais preservadas e valorizadas, por isso a ONU declarou 2011 o Ano Internacional das Florestas. 
Analise as proposições abaixo, em relação às florestas: 
I. A Floresta Atlântica é uma floresta tropical de clima quente e úmido distribuída ao longo do litoral brasileiro. 
II. A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo e está situada no norte da América do Sul. 
III. A Mata de Araucárias é um tipo de floresta subtropical onde predomina o pinheiro-do-paraná. 
IV. Na Floresta Atlântica há o predomínio de cactáceas e gramíneas de pequeno porte, e poucas árvores e arbustos. 
Assinale a alternativa correta. 
a. ( ) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
b. ( ) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. 
c. ( ) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
d. ( ) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. 
e. ( ) Todas as afirmativas são verdadeiras. 

Questão 27 
Assinale a alternativa correta quanto à característica da meiose. 
a. ( ) Quando sofre mutações, estas são do tipo somáticas e induzem a célula à apoptose. 
b. ( ) Garante a manutenção das características genéticas ao longo dos anos. 
c. ( ) Garante a variabilidade genética da espécie, através do crossing over.
d. ( ) Reduz as características genéticas do indivíduo pela metade, ou seja, incompletas. 
e. ( ) Reduz as características da célula, por isso requer uma nova duplicação do material genético. 

Questão 28 
Sobre a classificação biológica, analise as proposições abaixo: 
I. Pirâmides de teias alimentares são representações gráficas em forma de árvore nas quais são mostradas as relações de parentesco entre seres vivos. 
II. A Fenética agrupa os organismos com o maior número de características fenotípicas possíveis, mesmo que não reflitam a história evolutiva do grupo. 
III. Para a Filogenética, a classificação biológica deve refletir o máximo possível as relações de parentesco entre os grupos de seres vivos. 
IV. A Cladística procura estabelecer relações de parentesco evolutivo pela escolha criteriosa de características que indiquem realmente a ancestralidade comum entre os grupos, tentando descartar as características decorrentes de convergência evolutiva. 
Assinale a alternativa correta. 
a. ( ) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras. 
b. ( ) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. 
c. ( ) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. 
d. ( ) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
e. ( ) Todas as afirmativas são verdadeiras. 

Questão 29 
Assinale a alternativa que contempla corretamente as normas de Nomenclatura Científica Binominal Biológica. 
a. ( ) ascaris lumbricóides 
b. ( ) TAENIA SOLLIUM 
c. ( ) Anastrepha fraterculus
d. ( ) zea Mays 
e. ( ) Clostridium botulinum

Questão 30 
Analise o quadro abaixo:
Assinale a alternativa correta em relação à correspondência entre o número indicado no quadro acima e a característica correspondente do ácido nucleico DNA ou RNA, respectivamente: 
a. ( ) (1) duas, (2) uma, (3) Adenina, Citosina, Guanina, Timina e Uracila, (4) Adenina, Citosina, Guanina, Timina e Uracila, (5) desoxirribose, (6) ribose 
b. ( ) (1) duas, (2) uma, (3) Uracila, (4) Timina, (5) desoxirribose, (6) ribose c. ( ) (1) duas, (2) uma, (3) Adenina, Citosina, Guanina e Timina, (4) Adenina, Citosina, Guanina e Uracila, (5) desoxirribose, (6) ribose 
d. ( ) (1) duas, (2) uma, (3) Adenina, Citosina, Guanina e Timina, (4) Adenina, Citosina, Guanina e Uracila, (5) ribose, (6) desoxirribose 
e. ( ) (1) uma, (2) duas, (3) Adenina, Citosina, Guanina e Uracila, (4) Adenina, Citosina, Guanina e Timina, (5) desoxirribose, (6) ribose 

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