BIOLOGIA [UPE]
01. O modelo da estrutura da membrana plasmática, aceito atualmente, foi proposto, em 1972, pelos pesquisadores Singer e Nicholson, e é denominado Modelo do Mosaico Fluido.
Dentre as afirmativas abaixo, identifique aquela que explica o arranjo das moléculas segundo esse modelo.
A) Os fosfolipídios formam um revestimento fluido, delimitando a célula e, por terem afinidade diferencial com a água, formam uma película que isola completamente a passagem de moléculas grandes, insolúveis em água, como glicose, proteínas e polissacarídeos e de moléculas solúveis em água, como açúcares e aminoácidos.
B) As proteínas periféricas ficam imersas na camada fluida de lipídios, ocupando total ou parcialmente sua espessura e funcionam como poros, para a passagem de substâncias de natureza diversa, como água, oxigênio, gás carbônico, uréia e glicerol.
C) As proteínas periféricas e integrais, que ocupam parcial ou totalmente a dupla camada lipídica, funcionam como enzimas que, por alteração na sua forma, podem abrir ou fechar a passagem, regulando o fluxo de certas substâncias.
D) Os glicídios, presentes na face interna da membrana, associados aos lipídios e proteínas, constituindo respectivamente, glicolipídios e glicoproteínas, estão em constantes deslocamentos laterais, conferindo à estrutura da membrana plasmática um caráter dinâmico.
E) A elasticidade da membrana decorre do fato de as moléculas de lipídios poderem se mover livremente no plano da membrana, reorganizando-se, sem perder o contato íntimo umas com as outras.
02. Um citogeneticista analisou os cariótipos de quatro indivíduos. Com base nessas análises e nas características clínicas, foi concluído que os pacientes eram portadores das seguintes síndromes:
Indivíduo I - Síndrome de Down
Indivíduo II - Síndrome de Turner
Indivíduo III – Síndrome de Klinefelter
Indivíduo IV – Síndrome de Edwards
A análise citogenética pode ter revelado que
A) o indivíduo I apresenta uma alteração cromossômica numérica, do tipo aneuploidia, onde há ausência de um cromossomo
autossômico.
B) o indivíduo II é do sexo feminino e portador de uma nulissomia, envolvendo o par cromossômico sexual.
C) o indivíduo III é do sexo masculino, tem 47 cromossomos e é portador de uma aneuploidia sexual.
D) as fórmulas cariotípicas dos indivíduos II e III correspondem a 45,XO e 47,XYY, respectivamente.
E) o indivíduo IV apresenta uma alteração cromossômica estrutural, do tipo translocação, envolvendo os cromossomos 9 e 22.
03. Sabendo-se que o daltonismo tem herança recessiva ligada ao sexo, e o sistema sangüíneo ABO tem herança autossômica condicionada por uma série de alelos múltiplos, analise a genealogia e, em seguida, assinale a alternativa correta. Para interpretação, os símbolos dos indivíduos têm representados, na metade esquerda, o fenótipo para a visão e, na metade direita, o fenótipo para o grupo sanguíneo.
A) Considerando que o pai do indivíduo II5
é daltônico e de sangue tipo O, a probabilidade de que o casal II5 x
II6 venha a ter uma criança do sexo masculino, daltônica e de sangue
tipo O é 1/16.
B) Os genótipos dos gêmeos monozigóticos e
dizigóticos correspondem a XdY ii e XDXd IAi,
respectivamente.
C) Em casos de extrema necessidade, o
indivíduo III6 poderá receber sangue dos indivíduos I2,
II1, II5, II6 e III5.
D) O indivíduo II1, casando-se com uma
mulher daltônica e de sangue tipo AB, terá 1/4 de probabilidade de ter uma
criança, do sexo feminino, daltônica e de sangue tipo AB.
E) Os genótipos dos indivíduos III1
e II7 são, respectivamente, XDY IAi e XDXd
IBIB.
04. "O Ecoturismo traz a ameaça da febre amarela de volta às grandes cidades brasileiras.”
Esta manchete, em vários veículos de comunicação, despertava a atenção para o fato de alguns turistas, vindos da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, terem falecido de febre amarela, no retorno aos seus lugares de origem – Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Esta condição é restrita às áreas da Mata do Norte e Centro do país, uma vez que o reservatório natural do agente etiológico é o macaco. A preocupação se justifica devido à falta de tratamento para a infecção e à alta taxa de mortalidade – 10% dos afetados. Identifique, entre as alternativas abaixo, a que trata do tema corretamente.
A) O agente etiológico da febre amarela é um vírus que é transmitido nas matas por mosquitos silvestres, mas que, nos grandes c entros urbanos, pode ser transmitido pelo Aedes aegipty, o mesmo vetor da dengue.
B) A transmissão da febre amarela nas zonas endêmicas se dá pela contaminação das águas com as fezes dos macacos infectados por um retrovírus disseminado pelo hemíptero vulgarmente conhecido por barbeiro.
C) Os principais sintomas são febre e dor de cabeça, com episódios de hemorragias; os tecidos mais atingidos são os músculos esqueléticos, onde se desenvolve o protozoário causador da doença, levando a óbito por asfixia.
D) Nos centros urbanos, as medidas preventivas, singularmente importantes, são o combate ao rato, vetor da doença transmitida por sua urina.
E) A falta de tratamento para a febre amarela torna a vacina tríplice BCG a medida mais eficaz para prevenir a doença, sobretudo nas crianças de 0 a 7 anos de idade, devido à imaturidade do sistema imunológico.
05. Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, a sociedade vem se preocupando em melhor conhecer, para melhor assistir, os cidadãos de faixa etária em que se enquadra o idoso. Biologicamente, muitas modificações ocorrem. Associe corretamente, nas colunas abaixo, as modificações estruturais e bioquímicas com os efeitos que podem desencadear com a idade.
Assinale a alternativa verdadeira.
A) E, A, B, G, C, D, F.
B) A, E, B, C, G, D, F.
C) E, C, D, C, A, G, F.
D) E, C, A, B, G, D, F.
E) F, E, A, D, C, B, G.
06. Analise o seguinte esquema como representativo das principais categorias sistemáticas, partindo de Reino e identifique a alternativa correta que descreve e caracteriza tais categorias. Para efeito de simplificação, cada categoria só está representada por um subconjunto.
A) As categorias representadas são: A- Filo, B- Ordem, C- Família, D- Classe, E- Gênero, F- Espécie.
B) Filo congrega organismos com características morfológicas, fisiológicas e comportamentais semelhantes e está representado pela figura B.
C) Organismos anatomicamente semelhantes, que convivem num mesmo habitat e apresentam o mesmo tipo de reprodução, são classificados numa mesma Família, que está representada pela figura C.
D) A figura B representa uma Classe, que é constituída por uma ou mais Ordens.
E) Espécie compreende organismos morfo-fisiologicamente semelhantes, capazes de cruzarem-se naturalmente entre si, gerando descendentes férteis; está representada pela figura E.
07. Analise o texto a seguir.
“Os dinossauros1 dominaram os ecossistemas2 do Planeta por cerca de 150 milhões de anos. Descobertas recentes estão reformulando idéias já bem estabelecidas sobre esses animais: no Ceará, foi descoberta uma nova espécie de dinossauro o Santanaraptor placidus, parente do Tyrannosaurus rex, numa região na qual se supunha que os dinos não existissem; nos Estados Unidos, surpreenderam os achados de esqueletos de carnívoros bípedes, com cérebro desenvolvido, ágeis e com corpo coberto de penas3, bem como o de herbívoro4 com coração de 4 cavidades5, bem distintas; na Austrália, que, à época, formava um só continente gelado com a Antártida, a descoberta de dinos faz supor homeotermia6 nestes animais.” Com base no texto, identifique a alternativa correta que conceitue, comente ou justifique, conforme o caso, as palavras ou expressões destacadas no texto.
A) 1 - répteis gigantescos que surgiram durante o período Carbonífero, dominando toda a Era Paleozóica, extinguiram-se no Permiano, por falta de alimento, em decorrência das condições climáticas desfavoráveis criadas pela queda de um grande meteorito.
B) 2 -conjunto de organismos de uma mesma espécie, convivendo numa mesma área geográfica.
C) 4 -animais que se alimentam de pequenos insetos e de ervas; 5 - órgão que permite separação do sangue venoso e arterial, possibilitando maior oxigenação dos tecidos, atendendo a maiores exigências de consumo energético, como se verifica nos animais pecilotérmicos.
D) 5 e 6 - características dos répteis atuais.
E) 3 - estruturas queratinosas que, além de poderem adaptar o organismo ao vôo, estão relacionadas com a regulação da temperatura corporal; 3 e 6 - características das aves.
08. No mapa abaixo, cada número corresponde a um determinado bioma brasileiro.
Assinale a alternativa que indica corretamente esse bioma, bem como um vegetal e animal característicos dessa região.
09. Um turista gaúcho, em visita ao Recife, solicitou ao garçom um prato típico da região, sendo-lhe sugerido a "Sinfonia marítima."
Indique o FILO e a CLASSE dos animais usados como ingredientes desse delicioso prato regional.
10. Os répteis foram os primeiros vertebrados a conquistar o ambiente terrestre, exigindo grandes adaptações relativas à reprodução – apresentam fecundação interna e ovo terrestre, com casca impermeável e resistente. A presença da casca no ovo trouxe uma série de “problemas” ao desenvolvimento embrionário tais como, o destino das excretas nitrogenadas produzidas durante o desenvolvimento e a efetuação de trocas gasosas respiratórias através da casca. Nas aves e répteis, quais os anexos embrionários que solucionaram esses problemas?
A) Cório.
B) Vesícula vitelina.
C) Alantóide.
D) Âmnio.
E) Calaza.
11. Analise as afirmativas sobre os frutos
I. Morango, caju e laranja são frutos verdadeiros, carnosos e ricos em reservas nutritivas.
II. O fruto corresponde à parede desenvolvida do ovário, que é chamada de pericarpo.
III. O pericarpo é formado por três partes: a mais externa ou epicarpo, a intermediária ou mesocarpo e a interna ou endocarpo.
IV. Os frutos verdadeiros, como a uva, o mamão, a maçã e o pêssego, são originados do desenvolvimento de um só ovário.
e conclua.
A) II e III estão corretas.
B) I e IV estão corretas.
C) II e IV estão incorretas.
D) I,II e IV estão corretas.
E) II, III e IV estão corretas.
12. O equilíbrio hídrico das plantas é alcançado através de diferentes fenômenos. Associe as colunas sobre Conceitos, Estruturas e Mecanismos à de fenômenos.
Identifique a alternativa correta.








Comentários