BIOLOGIA [UPE]
PROVA DE BIOLOGIA II
01. A Drosophila melanogaster tem sido um modelo biológico muito utilizado pela genética clássica e pela molecular para compreensão dos modos de herança. Dentre os genes mapeados desse organismo, suponhamos que os genes para cor do corpo e tipo de asa estejam localizados no cromossomo 2, distantes um do outro a 18 unidades de recombinação. A cor cinza do corpo é condicionada pelo alelo dominante P, e a cor preta, pelo alelo recessivo p. A asa longa é condicionada pelo alelo dominante V, e a asa vestigial, pelo alelo recessivo v. Considerando esses dados, verifique seus conhecimentos sobre genes ligados, analisando as proposições.
I. Uma fêmea de corpo cinza e asas longas, em que um dos parentais tinha corpo cinza e asas longas, e o outro tinha corpo preto e asas vestigiais, sendo fecundada por um macho duplamente recessivo para essas
características, terá 9% de probabilidade de ter moscas de corpo cinza e asas vestigiais.
II. Uma fêmea duplamente heterozigota e que porta os genes em posição trans, poderá originar dois tipos de
gametas recombinantes nas seguintes proporções: 9% PV e 9% pv.
III. Uma fêmea de genótipo Pv/pV, durante a gametogênese, não havendo crossing-over, poderá dar origem a quatro tipos de gameta nas seguintes proporções: 25% PV; 25% pv; 25% Pv; 25% pV.
IV. Estimando-se que um terceiro gene (A) esteja localizado a 3 unidades de recombinação do gene P e a 21 unidades de recombinação do gene V, deduz-se que a freqüência de permutação entre os genes A e V será de 24%.
Assinale a alternativa que apresenta as proposições corretas.
A) apenas I e II.
B) apenas I e IV.
C) apenas III e IV.
D) apenas II e III.
E) I, II, III e IV.
02. Leia o texto.
Uma variedade de pássaros tropicais constrói ninhos próximos a colônias de certas formigas, abelhas ou vespas. Estes insetos atacam qualquer intruso que se aproxime, protegendo, desta forma, também, os ovos dos pássaros dos ninhos próximos. A predação dos ovos por macacos de cara branca fica muito reduzida, quando comparada àquela que ocorre com os pássaros da mesma espécie que nidificam sem suas “guardiãs” por perto. Traduzido de: Alcock, J. Animal Behavior an Evolutionary Approach. Massachusetts, Sinauer Associates, 1989. p. 310-312.
Assinale o tipo de relação estabelecida entre os pássaros e os insetos mencionados.
A) Sociedade.
B) Mutualismo.
C) Protocooperação.
D) Comensalismo.
E) Amensalismo.
03. Identifique a alternativa que se adequa à natureza e à função dos compostos orgânicos.
A) O amido é a principal fonte de energia em nossa alimentação e sua digestão é realizada pela enzima amilase, produzida pelo fígado e pelas glândulas salivares, resultando em moléculas de maltose que são quebradas em glicose.
B) A foca, a baleia e o esquimó são exemplos de mamíferos que se ajustam bem às regiões frias, devido à grossa camada de células adiposas que armazenam lipídios, constituindo o panículo adiposo depositado em volta de órgãos e na parte profunda da pele, sendo também usado como reserva de energia.
C) A sacarose, o mais doce dos monossacarídeos, é formada pela união de uma molécula de glicose com uma de frutose. É encontrada em vegetais, como a beterraba e o tomate.
D) Os polissacarídeos, sacarose e maltose, são digeridos, respectivamente, pelas enzimas sacarase e maltase, produzidas no pâncreas.
E) Dentre os esteróides mais importantes para a espécie humana, destaca-se o colesterol, um lipídio composto, constituído por ácidos graxos e monoálcoois de cadeia longa, que participa da composição química das membranas celulares, além de atuar como precursor dos hormônios sexuais testosterona e estrógeno.
04. Observe a seqüência da metamorfose de um inseto.
Identifique a alternativa que apresenta a descrição mais adequada sobre cada uma das fases.
A) No quadro 1, a lagarta fixa em um galho está iniciando o processo de metamorfose incompleta, por apresentar desenvolvimento indireto.
B) No quadro 2, a larva começa a se transformar em pupa, fase do desenvolvimento na qual o aparelho bucal passa de sugador para mastigador.
C) No quadro 3, a larva é envolvida por um casulo, passa por grandes mudanças, como a formação de novos tecidos característicos do indivíduo adulto. Nesta fase, a larva nutre-se de reserva alimentar proveniente do casulo.
D) No quadro 4, a crisálida rompe o casulo, liberando um indivíduo alado, característico de insetos hemimetábolos.
E) No quadro 5, está representado o inseto adulto, cuja metamorfose foi influenciada pela ecdisona e pelo hormônio juvenil. A diminuição na concentração deste último implica a transformação da pupa em imago.
05. Antônio e Mara pretendem ter filhos. Entretanto, como em suas famílias há indivíduos hemofílicos e/ou albinos, embora ambos sejam normais para essas características, resolveram procurar aconselhamento de um especialista e relataram o seguinte:
- os pais de Antônio e a mãe de Mara são normais para essas características, entretanto, o pai de Mara é albino e hemofílico.
- o avô materno de Antônio era hemofílico.
- do seu primeiro casamento, Antônio tem uma filha albina.
Com base nos dados acima e considerando que o tipo de hemofilia apresentado é de herança recessiva ligada ao cromossomo X e o albinismo, de herança autossômica recessiva, analise as informações.
I. A probabilidade de o casal ter uma criança albina e hemofílica será de 1/16, independente do sexo.
II. Dentre as crianças do sexo masculino, o casal terá ½ de probabilidade de ter um filho albino e hemofílico.
III. Dentre as crianças do sexo feminino, o casal terá 0% de probabilidade de ter uma filha albina e hemofílica.
IV. Como Antônio e Mara são portadores do alelo para a hemofilia, transmitido para Antônio através de seu avô e para Mara, através de seu pai, o casal tem ¼ de probabilidade de gerar uma criança com essa característica, independente do sexo.
V. Como Antônio tem uma filha albina, independente do genótipo de Mara, o casal terá ½ de probabilidade de ter uma criança albina.
Assinale a alternativa que contempla a(s) informação(ões) declarada(s) corretamente pelo geneticista.
A) I e III.
B) II e IV.
C) IV e V.
D) Apenas a II.
E) Apenas a III.
06. Identifique a Classe de Vertebrado [?] cujas características estão apresentadas no diagrama.
Assinale a alternativa correta.
A) Osteichthyes.
B) Amphibia.
C) Reptilia.
D) Aves.
E) Mammalia.
07. A figura abaixo ilustra um exemplo de prova anatômica da Evolução.
Assinale a alternativa que estabelece a relação correta entre um conceito e a sua representação.
A) Lei da recapitulação que caracteriza a ontogênese.
B) Lei do uso e do desuso que se refere aos órgãos vestigiais que perderam a função primitiva.
C) Analogia de órgãos que apresentam a mesma função.
D) Homologia de órgãos que apresentam a mesma origem embrionária.
E) Convergência adaptativa que relaciona ancestrais, ocupando o mesmo habitat.
08. A íris possui cerca de 500 mil terminações nervosas. Esta característica permitiu ao engenheiro Armando Albertazzi desenvolver um teste, para medir o nível de glicose no sangue. O GLUCOÍRIS, um aparelho acoplado a uma câmera digital, capta a imagem do olho e a envia a um programa de computador que analisa as mudanças na cor da íris, de acordo com o nível de glicemia do paciente. Quando a glicemia está elevada, a cor da íris fica mais viva. Adaptado de Seleções: Atualidades Médicas: Controle pelos Olhos. Agosto/2003. p.25.
Sobre o funcionamento do GLUCOÍRIS, em relação à função do olho e ao controle da glicemia, é correto afirmar que
A) numa pessoa saudável, após uma refeição, a variação da cor da íris seria esperada como resultado da absorção de glicose nas vilosidades do intestino delgado. Isto estimularia a secreção da insulina que, por sua vez, promoveria a absorção da glicose pelo fígado e pelo músculo esquelético e o armazenamento desta sob a forma de glicogênio, tornando a cor da íris mais viva.
B) durante um período de jejum, a diminuição da glicemia estimularia a secreção de glucagon pelas células alfa do pâncreas. Este hormônio age sobre o fígado, promovendo a conversão do glicogênio em glicose. Em uma pessoa saudável nesta condição, o GLUCOÍRIS registraria uma redução e um posterior aumento nos níveis de glicose circulante.
C) para os portadores de diabetes tipo II, o GLUCOÍRIS seria de grande utilidade, pois indicaria o melhor momento de receber insulina injetável, evitando a excreção de glicose pela urina.
D) tal como o diafragma de uma máquina fotográfica, a pupila, no centro da íris, regula a quantidade de luz que penetra no olho e, caso a câmera digital do aparelho deixe atravessar muita luz sobre a retina, o sistema simpático libera acetilcolina sobre a musculatura da íris, contraindo a pupila e protegendo a retina.
E) as variações na cor do olho são detectadas pelo GLUCOÍRIS devido à atividade elétrica de cones e bastonetes, células presentes na íris, ricas em pigmentos sintetizados a partir da vitamina A. Considerando as alterações nos olhos de portadores de cegueira noturna e em daltônicos, estes devem apresentar um registro diferente para uma mesma concentração de glicose, quando comparados com as pessoas saudáveis.
09. Dentre as alternativas abaixo, qual delas contempla corretamente a estrutura e/ou a função de um dos organóides citoplasmáticos.
A) O ergastoplasma é bem desenvolvido em células com pequena atividade metabólica, como os osteoblastos, e pouco desenvolvido em células com alta atividade metabólica, como as adiposas.
B) Nas células de vegetais e de invertebrados, o retículo endoplasmático liso, em geral, encontra-se fragmentado e disperso pelo hialoplasma, sendo denominado de dictiossomo.
C) O retículo endoplasmático rugoso, pela sua comunicação com a membrana plasmática, aumenta consideravelmente o contato entre a superfície da célula e o exterior, facilitando a entrada e a saída de substâncias.
D) Nos músculos, o retículo endoplasmático rugoso, denominado de retículo sarcoplasmático, apresenta-se bem desenvolvido, servindo de reservatório de íons cálcio e ATP, necessários ao mecanismo de contração.
E) Em células vegetais e animais, são encontrados os peroxissomos, organelas envolvidas na digestão intracelular. A membrana interna dessas organelas é revestida por glicoproteínas, que são produzidas no retículo endoplasmático rugoso e acumuladas no complexo de Golgi.
10. Analise a figura abaixo e responda.
A) As setas 1, 2 e 3 representam, respectivamente, o limbo, o pecíolo e a bainha, e as setas 4 e 5 apontam estruturas constituídas por vasos crivados e feixes líbero-lenhosos que conduzem a seiva elaborada através de um processo de coesão-tensão.
B) As estruturas 4 e 5 conduzem a água que vem do solo através das raízes e do caule, até às estruturas, representadas pela seta 6, que se fecham, caso haja baixa disponibilidade de água na planta, mesmo com luz disponível para a fotossíntese, evitando, desta forma, a perda de água por transpiração.
C) Os estômatos (seta 6), presentes na face inferior da folha, têm função de difundir os gases respiratórios durante a fotossíntese e a respiração celular, além de eliminar a água da planta nos processos de transpiração e sudação.
D) O estômato apresenta estrutura epidérmica, formada por duas células ricas em cloroplastos (seta 9), denominadas de células companheiras (seta 8).
E) Os estômatos se fecham quando há excesso de água na planta, visto que as células ficam túrgidas, diminuindo a curvatura entre estas e fechando o ostíolo, representado pela seta 10.
11. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um tipo celular, sua respectiva função e o tecido a que pertence.
A) Adiposa: acúmulo de gordura – tecido epitelial.
B) Plasmócito: defesa por fagocitose – tecido muscular.
C) Mastócito: síntese de anticorpos – tecido nervoso.
D) Fibroblasto: síntese da substância intercelular – tecido conjuntivo.
E) Macrófago: síntese de anticorpos – tecido cartilaginoso.
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