BIOLOGIA [UNIMONTES]
PROVA DE BIOLOGIA
Questões numeradas de 27 a 37
QUESTÃO 27
Os rins desempenham importantes funções no nosso organismo; entre elas, podemos destacar o controle do volume e concentração dos líquidos corporais. A imagem abaixo apresenta partes da sua unidade funcional básica, o néfron. Analise-a.
Com base na análise da imagem e nos conhecimentos associados, é CORRETO afirmar:
A) O fluido no interior do túbulo representado por II é hiperosmótico.
B) Medicamentos classificados como diuréticos de alça irão agir em II.
C) À medida que o fluido passar de II para III, a concentração dos solutos aumentará.
D) I e IV apresentam a mesma permeabilidade à agua.
QUESTÃO 28
Analise as características abaixo acerca de uma disfunção no metabolismo dos nutrientes.
I - Pode ser desencadeada por processos infecciosos.
II - O fígado não consegue utilizar a acetil-CoA em taxas semelhantes à sua produção.
III - A captação hepática de aminoácidos e glicerol encontra-se aumentada.
IV - A deficiência relativa ou absoluta de insulina predispõe a essa disfunção.
V - Os níveis plasmáticos de beta-hidroxibutirato encontram-se elevados.
VI - Hiperglicemia e desidratação são frequentes nos indivíduos que apresentam essa disfunção.
Consideradas no seu conjunto, é CORRETO afirmar que a disfunção em questão é a/o:
A) diabetes mellitus.
B) fenilcetonúria.
C) hipotireoidismo.
D) cetose diabética.
QUESTÃO 29
A malária humana é uma doença parasitária que pode ter evolução rápida e ser grave. O ciclo evolutivo apresentado abaixo está relacionado com essa doença. Analise-o.
De acordo com a figura apresentada e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a CORRETA.
A) O ciclo representado por IV ocorre dentro dos leucócitos.
B) Os acontecimentos que ocorrem em I também podem ocorrer em II.
C) V pode ser representado por machos de várias espécies do gênero Anopheles.
D) Todas as formas evolutivas do protozoário podem ser encontradas em V e em I.
QUESTÃO 30
Leia as características relativas a alguns fito-hormônios e suas ações.
I - Estimulam o alongamento de caules, mas inibem o crescimento das raízes.
II - Intervêm em alguns elementos do xilema, reprimindo as gemas laterais e garantindo a dominância apical.
III - São importantes reguladores da dormência das sementes e gemas.
IV - Em condições de seca, a concentração foliar aumenta consideravelmente, exercendo importante papel
no fechamento estomático.
V - Aceleram a degradação da clorofila e ativam a síntese de carotenoides.
Com base no assunto abordado e nos conhecimentos associados, é CORRETO afirmar:
A) II e V referem-se a processos regulados somente pela auxina.
B) II e III apresentam ações desencadeadas pelo etileno.
C) IV refere-se ao ácido abscísico, e V, ao etileno.
D) I e V são processos desencadeados pelo ácido abscísico.
QUESTÃO 31
As anomalias da diferenciação do sexo são condições heterogêneas, associadas a fenótipos variados e diversos mecanismos etiopatogênicos. A síndrome de Mayer-Rokitansky-Kuster-Hauser (MRKH) caracteriza-se por ausência congênita do útero e ausência da porção proximal da vagina devido à malformação embriológica dos ductos de Müller, responsáveis pela origem do terço proximal da vagina, útero e trompas e pela migração dos rins e região sacral (ossos da bacia). Pacientes apresentam ausência das trompas, 2/3 superiores da vagina e do útero, clitóris íntegro e condições hormonais sem alterações. As afirmativas a seguir estão relacionadas com essas informações. Analise-as e assinale a CORRETA.
A) Utilização de barriga solidária constitui uma forma de proporcionar a maternidade dessas pacientes.
B) Cirurgia reparativa para aumentar a profundidade da vagina pode ser realizada, garantindo a
possibilidade de gestação à portadora dessa síndrome.
C) Libido e desejo sexual estarão ausentes em pacientes com essa síndrome.
D) Avaliações hormonais podem auxiliar na detecção dessa síndrome.
QUESTÃO 32
Hemofilia, distrofia muscular, distrofia muscular de Becker e síndrome de Lesch-Nyhan podem exemplificar doenças genéticas ligadas ao cromossoma X e são relativamente raras na maioria das populações. O heredograma abaixo está relacionado com esse tipo de herança. Analise-o.
De acordo com o heredograma apresentado e o assunto abordado, analise as afirmativas a seguir e assinale a CORRETA.
A) Das mulheres da terceira geração, a III-5 é a que possui menor probabilidade de ser heterozigota para o
gene recessivo da herança apresentada.
B) III-3 apresenta uma chance de 75% de ser um portador.
C) II-3 não pode ser um portador porque ele não herdou cromossomo X do pai.
D) II-2 e II-5 são ambos portadores, mas não apresentam chances de terem filhos afetados.
QUESTÃO 33
A evolução pode ser entendida como sendo o processo de variação e adaptação de populações ao longo do tempo, podendo, inclusive, provocar o surgimento de novas espécies a partir de uma pré-existente. O quadro a seguir apresenta características de algumas teorias evolutivas. Analise-o.
De acordo com o quadro e o assunto abordado, analise as alternativas abaixo e assinale a CORRESPONDENTE ao VI.
A) Lei do uso e desuso.
B) Mutações e recombinações genéticas.
C) Seleção natural.
D) Transmissão de características.
QUESTÃO 34
Analise as tirinhas abaixo e relacione-as com o método científico de produção de conhecimento.
Baseando-se na relação das tirinhas com o método científico, é CORRETO afirmar:
A) Na tirinha I, a última fala aponta para a conclusão de uma pesquisa.
B) As últimas falas, nas tirinhas I e II, referem-se, respectivamente, à hipótese e ao problema de pesquisa.
C) A tirinha II descreve os passos metodológicos de uma pesquisa.
D) As últimas falas, nas tirinhas I e II, caracterizam, respectivamente, a justificativa e a conclusão de uma
pesquisa.
QUESTÃO 35
Os peixes representam a maior classe em número de espécies conhecidas entre os vertebrados. Ocupam as
águas salgadas dos mares e oceanos e as águas doces dos rios, lagos e açudes.
As figuras abaixo apresentam peixes de classes diferentes. Observe-as.
Considerando as figuras apresentadas e o assunto abordado, analise as alternativas abaixo e assinale a que
REPRESENTA uma característica relacionada diretamente com II.
A) Brânquias são protegidas por opérculo.
B) Escamas são circulares e achatadas.
C) A maioria das espécies possui bexiga natatória.
D) Apresenta fecundação interna.
QUESTÃO 36
A constante utilização de substâncias não biodegradáveis nas mais variadas atividades humanas tem gerado
graves problemas aos ecossistemas. Leia o alerta abaixo.
“Em 1962, Rachel Carson sugeriu em seu livro "Primavera Silenciosa", que o amplo uso do DDT (Dicloro
Difenil Tricloroetano) poderia ser a principal causa da redução populacional de diversas aves; muitas delas
seriam as do topo da cadeia alimentar, como o falcão peregrino e a águia calva ("baldeagle" – Haliaeetusleucocephalus), animal símbolo dos EUA. Esse livro é considerado a primeira manifestação ecológica contra o uso indiscriminado do DDT”.
Com base no assunto abordado e nos conhecimentos a ele associados, é CORRETO afirmar:
A) Ao longo da cadeia alimentar, geralmente, consumidores terciários tendem a ser mais afetados pelo DDT que os consumidores primários.
B) Os seres considerados produtores têm maior quantidade de energia disponível, entretanto apresentam também maior concentração tecidual de DDT que os seres de outros níveis tróficos.
C) Não há diferença entre as concentrações de DDT nos seres que compõem cada nível tróficos.
D) O nível de energia disponível garante aos produtores proteção total contra os efeitos do DDT.
QUESTÃO 37
Leia as informações apresentadas nos textos I e II.
A partir da análise conjunta das informações, é CORRETO afirmar:
A) Trata-se de estratégias para potencializar a assimilação de oxigênio pelas plantas.
B) O objetivo comum às estratégias é a redução da atividade dos decompositores, estando diretamente ligada ao ciclo do carbono.
C) As informações estão diretamente relacionadas ao ciclo do nitrogênio e são consideradas um tipo de adubação verde.
D) As duas atividades contribuem para equilibrar as taxas de evaporação, transpiração, respiração e condensação, estando, portanto, diretamente ligadas ao ciclo da água.
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