Questão 09
Desde a Antiguidade, os empreendedores já fabricavam vinho, cerveja, pão, queijo e outros produtos por meio da fermentação. De lá para cá, muitas técnicas foram desenvolvidas e aplicadas aos processos biológicos de produção de substâncias para os mais variados fins. É a biotecnologia. A partir da década de 1970, a biotecnologia concentrou suas atenções nas pesquisas com o DNA (material genético), e com isso foi possível criar os organismos geneticamente modificados, conhecidos como transgênicos. Depois do sucesso obtido na transferência de genes de uma espécie para outra, foi possível evoluir e aplicar técnicas para a criação de medicamentos, hormônios, plantas modificadas e outros produtos.
Analise as afirmações a seguir e assinale a correta.
(A) Os organismos transgênicos recebem e expressam genes de outras espécies.
(B) Os organismos geneticamente modificados são obtidos a partir da fermentação.
(C) A fabricação de pão e de queijo ocorre principalmente pela utilização de organismos transgênicos.
(D) Os organismos transgênicos não transferem as novas características adquiridas para as próximas gerações.
(E) A técnica de produção dos transgênicos é realizada apenas entre as espécies que pertencem ao mesmo reino.
Questão 45
O fígado humano está localizado no abdome, em sua maior parte no lado direito do corpo, abaixo do músculo diafragma. Desempenha muitas funções vitais diferentes, entre as quais a produção e excreção da bile, que é armazenada na vesícula biliar.
Entre as várias funções da bile, destaca-se sua importância na digestão, por meio da ação específica de
(A) emulsificar as gorduras, a fim de facilitar a ação das enzimas lípases.
(B) formar a protrombina, a fim de auxiliar o processo de coagulação do sangue.
(C) produzir o glicogênio, a fim de obter a energia necessária à contração muscular.
(D) absorver as proteínas e os lipídios, a fim de garantir a construção das membranas celulares.
(E) digerir a celulose, a fim de garantir o fornecimento de energia para as atividades celulares.
Questão 46
No Brasil, há muitas cidades onde não há saneamento básico. Nesses locais, a população é obrigada a se servir de fossas sépticas ou de alternativas mais rudimentares, como fossas a céu aberto ou lançamento de dejetos em cursos d' água, o que aumenta a incidência de inúmeras doenças parasitárias. Para evitar essas doenças, a população deve pôr em prática medidas profiláticas simples, que envolvem desde hábitos básicos de higiene pessoal até medidas preventivas, que variam de acordo com a doença a se prevenir. Assinale a alternativa que associa corretamente a doença parasitária com sua específica medida profilática.
Questão 47
Os alimentos mal preparados ou conservados de forma inadequada podem estar contaminados pela bactéria anaeróbia obrigatória denominada Clostridium botulinum. Essa bactéria é produtora da neurotoxina botulínica, que pode acumular-se nos alimentos mal conservados e causar a doença botulismo. Essa doença é grave, não muito frequente e provoca paralisia flácida (fraqueza dos músculos), dificuldade de engolir, vômito, fala ininteligível, retenção de urina, podendo evoluir para paralisia respiratória, se não for tratada rapidamente.
Com relação a essa doença, assinale a alternativa correta.
(A) O botulismo é uma doença contagiosa.
(B) As bactérias causadoras do botulismo são autótrofas.
(C) As bactérias Clostridium botulinum somente se desenvolvem na ausência de oxigênio.
(D) As latas que possuem alimentos contaminados pela bactéria Clostridium botulinum podem ficar estufadas devido ao acúmulo de nitrogênio.
(E) As bactérias causadoras do botulismo obtêm a energia necessária ao seu metabolismo, a partir da quebra de compostos orgânicos na presença de oxigênio.
Questão 48
O crustáceo do gênero Pagurus, conhecido como caranguejo-eremita, ao contrário de outros caranguejos, não têm a carapaça rígida, conhecida como exoesqueleto. Assim, para proteger seu delicado abdome, ocupa uma concha vazia de molusco, a qual arrasta consigo ao se deslocar pelo fundo do mar, abandonando-a apenas para trocá-la por outra maior. Sobre a concha ocupada pelo caranguejo-eremita é frequente se encontrarem uma ou mais anêmonas-do-mar, que se beneficiam da associação com o caranguejo por ganharem mobilidade e aproveitarem as sobras de alimentos. O caranguejo-eremita, por sua vez, beneficia-se dos mecanismos de defesa das anêmonas-do-mar, cujos tentáculos têm substâncias urticantes e capazes de provocar queimaduras em eventuais predadores.
A relação ecológica que o caranguejo estabelece com as anêmonas-do-mar é denominada
(A) protocooperação.
(B) comensalismo.
(C) amensalismo.
(D) parasitismo.
(E) inquilinismo.
Questão 49
A figura a seguir representa uma árvore filogenética, referente à classificação dos seres vivos em cinco reinos, bem como alguns seres vivos pertencentes a cada um desses reinos.
Pensando nas características de alguns seres representados na árvore filogenética, é correto afirmar que o reino
(A) Animalia agrupa os seres vivos unicelulares e pluricelulares, organizados em vertebrados e invertebrados.
(B) Fungi é formado por seres vivos autótrofos, como os cogumelos e os bolores.
(C) Protoctista reúne as algas e as algas exclusivamente pluricelulares.
(D) Monera inclui as bactérias que não têm núcleo e nem material genético.
(E) Plantae agrupa seres vivos pluricelulares, clorofilados e eucariontes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário