Questão 01 (Valor: 15 pontos)
Cobrindo dois terços da superfície do planeta, os oceanos são imprescindíveis à vida; sustentam redes tróficas que extrapolam os ambientes marinhos e, fundamentalmente, regulam os teores de oxigênio e de gás carbônico na atmosfera. Organismos como os exemplificados nas ilustrações integram essas redes tróficas.
Explique de que modo os oceanos exercem essa função reguladora, destacando os organismos e os processos biológicos a ela associados.
QUESTÕES 02 e 03
Até pouco tempo atrás, acreditava-se que os mamíferos só haviam começado a se diversificar de modo significativo há 65 milhões de anos. Mas, pesquisas recentes que usaram a datação molecular na comparação de genes e proteínas mostram que o pico de diversificação desse grupo aconteceu, na verdade, há 80 milhões de anos, no período conhecido como Cretáceo (como ilustra a figura). Uma das hipóteses para este fato está ligada à diversificação ecológica, com o surgimento de novas espécies de plantas, que aconteceu justamente neste período. A outra aponta para o isolamento geográfico, estímulo mais comum para o surgimento de novas espécies. (DRAGO, 2012, p. 56-57).
Questão 02 (Valor: 20 pontos)
A partir da análise das informações,
a) identifique a evidência, na molécula de DNA ou na proteína, que pode dar pistas sobre a origem da diversificação genética dos mamíferos;
b) justifique a afirmação de que o isolamento geográfico é o fenômeno mais comum, associado ao surgimento de novas espécies.
Questão 03 (Valor: 15 pontos)
Apresente duas aquisições evolutivas próprias do emergente grupo de plantas no Cretáceo e justifique a associação entre a diversificação dos mamíferos e a diversificação ecológica referida no texto.
Questão 04 (Valor: 15 pontos)
Perto de 110km3 de água caem do céu na porção sólida do planeta, a cada ano. Essa imensa quantidade seria suficiente para atender facilmente as necessidades humanas, se a água chegasse onde e quando as pessoas necessitassem. Mas grande parte dela não pode ser capturada, e o restante é distribuído de forma desigual. (ROGERS, s/d, p. 56). A figura ilustra os caminhos da água da chuva no contexto de uma concepção moderna que a classifica como água verde e água azul, em função de sua disponibilidade.
Com base em conhecimentos sobre aspectos anatomofisiológicos das plantas, associados ao ciclo da água, explique a indisponibilidade da água verde para recolhimento e utilização pelos humanos.
Questão 05 (Valor: 15 pontos)
O gráfico compara o custo energético — compreendido como energia consumida para mover uma unidade de peso corpóreo em uma unidade de distância — em pássaros (voo), peixes (nado) e mamíferos (corrida).
Com base na análise do gráfico e nos conhecimentos sobre fisiologia animal para uma determinada massa corpórea na faixa de 10−3 a 1 kg,
a) identifique o tipo de locomoção menos dispendioso;
b) justifique o baixo consumo energético evidenciado, considerando a relação entre o animal e o seu meio.
Questão 06 (Valor: 20 pontos)
“A célula nervosa não é apenas uma peça fascinante da Biologia. Ela é a chave para a compreensão do modo como o cérebro funciona.” (KANDEL, 2009, p. 75).
“A capacidade de desenvolver novas conexões sinápticas como resultado da experiência parece ter sido conservada pela evolução.” (KANDEL, 2009, p. 303).
“Os mecanismos subjacentes à aprendizagem e à memória foram conservados pela evolução e, portanto, podem ser encontrados em animais simples.” (KANDEL, 2009, p. 164).
“A consciência que temos de nós mesmos e dos outros, a consciência do passado e do futuro evoluíram de nossos ancestrais animais.” (KANDEL, 2009, p. 23).
As afirmações apresentadas integram passagens do livro Em busca da memória – o nascimento de uma nova ciência da mente, de Eric Kandel, que constitui uma narrativa do processo de construção do conhecimento sobre a mente em diferentes dimensões, envolvendo experimentos e interpretações à luz da Teoria da Evolução. Para o autor, mente e cérebro são indissociáveis.
Com base nessas informações,
a) apresente a base biológica que sustenta a uniformidade funcional na evolução do sistema nervoso;
b) caracterize, quanto à organização do sistema nervoso, cnidários (como águas-vivas e hidras) e moluscos (como lulas e polvos), destacando a aquisição evolutiva em nível orgânico que, no curso da evolução, permitiu a crescente exploração do meio ambiente pelos animais.
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