quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

BIOLOGIA [UFPR]

[ACESSO ÀS RESPOSTAS NO FINAL DA PÁGINA]

BIOLOGIA


Q1 - "As células-tronco conhecidas há mais tempo são as embrionárias, que aos poucos, com o desenvolvimento do embrião, produzem todas as demais células de um organismo. As células-tronco embrionárias são estudadas desde o século 19, mas só há 20 anos dois grupos independentes de pesquisadores conseguiram imortalizá-las, ou seja, cultivá-las indefinidamente em laboratório. Para isso, utilizaram células retiradas da massa celular interna de blastocisto (um dos estágios iniciais dos embriões de mamíferos) de camundongos."
(CARVALHO, Antônio Carlos Campos de. Células-tronco. A medicina do futuro. Ciência Hoje, 2001, vol. 29, n. 172, p. 28.)
O estágio inicial de desenvolvimento a que o texto se refere é o final da clivagem. Sobre o assunto, é correto afirmar:

A) A clivagem caracteriza-se por uma seqüência de divisões celulares, que na maioria dos animais acontecem muito rapidamente.
B) Ao final da clivagem, o embrião apresenta-se como uma blástula.
C) Na natureza, conservou-se um padrão único de clivagem para todos os tipos de ovos.
D) O blastocisto é a blástula de mamíferos.
E) Ovos com uma quantidade muito grande de vitelo sofrem divisões parciais, ou meroblásticas, durante a clivagem.

Q2 - Bromélias, orquídeas e ervas-de-passarinho são plantas que habitam as árvores. As primeiras (bromélias e orquídeas) são plantas que de fato apenas habitam as árvores, não retirando do hospedeiro recurso algum, tais como água e nutrientes minerais ou orgânicos. As últimas (ervas-de-passarinho), no entanto, são plantas que fazem fotossíntese, mas retiram, através de suas raízes, água e nutrientes minerais do seu hospedeiro. Sobre esses dois exemplos de relações entre organismos, é correto afirmar:

A) Ambos os casos tratam de relações ecológicas inter-específicas, já que as partes envolvidas pertencem a espécies diferentes.
B) Duas espécies de plantas não são capazes de estabelecer uma relação ecológica, tendo em vista que plantas não se deslocam e, portanto, não interagem. Relações ecológicas ocorrem sempre entre animais ou entre animais e plantas.
C) As bromélias e as orquídeas são plantas epífitas e utilizam o hospedeiro apenas como suporte. Dessa forma, elas não causam dano ao hospedeiro, à exceção de possíveis quebras devido ao seu peso, quando presentes em grande quantidade.
D) As ervas-de-passarinho são plantas parasitas, explorando recursos retirados do hospedeiro. Dessa forma, elas causam dano ao hospedeiro, já que este perderá recursos importantes que poderiam ser utilizados para o seu crescimento ou reprodução.
E) A relação das bromélias e orquídeas com seu hospedeiro é do tipo “mutualismo”, visto que ambas as partes (epífitas e hospedeiro) beneficiam-se dessa relação.
F) As relações ecológicas têm uma importância muito grande na manutenção da biodiversidade. Ambientes com representantes que interagem através de relações ecológicas complexas têm mais nichos a serem explorados e, portanto, maior riqueza de espécies.

Q3 - Papiros egípcios, datados do século VI a.C., relatam uma associação entre febre, calafrios e aumento do tamanho do baço. Na Europa medieval, essa condição era conhecida como malária, embora o agente causal fosse desconhecido. A malária é uma doença que tem como quadro clínico a febre cíclica, com períodos de 48-48 horas ou 72-72 horas, e que resulta do rompimento das células infestadas e da liberação de mediadores solúveis. Essa doença tem como complicação mais grave a malária cerebral, caracterizada por rigidez da nuca, convulsões e coma. Sobre a malária, é correto afirmar:

A) É causada por protozoários do gênero Plasmodium
B) É causada por protozoários do gênero Trypanosoma.
C) É causada por flavivírus, transmitidos pela picada do mosquito Aedes sp.
D) É causada por riquétsias, transmitidas pela picada de carrapatos.
E) É transmitida pela picada do mosquito anofelídeo.
F) É transmitida por caramujos de água doce.
G) É transmitida exclusivamente pela fêmea de seu agente transmissor.

Q4 - Analisando a figura abaixo, que representa um cariótipo humano, é correto afirmar que se trata do cariótipo de um indivíduo: 

A) do sexo masculino.
B) do sexo feminino.
C) com Síndrome de Down.
D) com Síndrome de Patau.
E) com Síndrome de Edwards.
F) com cariótipo normal.
G) com uma anomalia numérica de autossomos.

Q5 - Na tabela abaixo, observam-se alguns exemplos de animais que constam da última revisão da lista de animais ameaçados de extinção, divulgada em 2003 (a lista completa pode ser encontrada no site do Ministério do Meio Ambiente, na internet). Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) referente(s) às informações da tabela.
A) Pode-se perceber, pelos exemplos acima, que tanto invertebrados como vertebrados estão correndo risco de extinção no Brasil.
B) A primeira linha de cada célula na tabela refere-se ao nome científico do animal, no qual a primeira palavra diz respeito à família a que o animal pertence, e a segunda palavra, à espécie.
C) A perereca-verde, o caracol-gigante e o minhocuçu são, respectivamente, um anfíbio, um molusco e um anelídeo, todos eles animais terrestres que necessitam de ambientes úmidos para sua sobrevivência.
D) Morcegos são classificados como mamíferos da ordem Chiroptera e apresentam os membros anteriores transformados em asas.
E) A formiga Simopelta minima pertence ao grupo dos crustáceos porque apresenta exoesqueleto de quitina e apêndices articulados.
F) O pica-pau-anão-da-caatinga é uma ave. Para a maioria das aves, as penas são importantes no vôo, contribuem como isolante térmico e suas cores são utilizadas para atrair o sexo oposto durante a corte.

Q6 - Com base nos conhecimentos de fisiologia e histologia vegetal, é correto afirmar:

A) Os elementos condutores do xilema são células alongadas, com paredes reforçadas. Elas se encaixam umas sobre as outras, formando longos vasos, que transportam a seiva bruta.
B) Os pêlos absorventes da epiderme da raiz absorvem a maior parte da água e dos sais minerais de que a planta necessita.
C) O mesofilo das folhas é composto principalmente de parênquima clorofiliano, que é responsável pela fotossíntese por ser rico em cloroplastos.
D) As plantas só não morrem por dessecação graças à cutícula, substância gordurosa que é completamente impermeável à água, e também porque os estômatos abrem o ostíolo apenas à noite, período de maior umidade atmosférica.
E) Na superfície foliar, os estômatos são compostos por duas células-guarda que delimitam um poro. É através dos poros que a planta perde a maior parte da água absorvida, no processo conhecido por transpiração estomatar.


Q7 - “(...) Zé-do-Burro... pousa sua cruz, equilibrando-a na base e num dos braços... Está exausto. Enxuga o suor da testa...
– Andei sessenta léguas – meu pé tem calo d’água... (Num ricto de dor, despe uma das mangas do paletó.) – Acho que meus ombros estão em carne viva... Eu prometi trazer a cruz nas costas, como Jesus...” 
(GOMES, Dias. O pagador de promessas. 38. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.)

Esse texto faz referência a diferentes tecidos que constituem nosso organismo, os quais desempenham funções específicas. Sob o ponto de vista histológico, é correto afirmar:

A) Para Zé-do-Burro poder andar sessenta léguas e carregar a cruz, foi necessária a integração de pelo menos três tipos de tecido: muscular, ósseo e nervoso. 
B) As glândulas sudoríparas e sebáceas são responsáveis pela produção do suor.
C) A expressão “em carne viva” significa que ocorreu uma lesão nas camadas da pele (epiderme e derme). 
D) Para que Zé-do-Burro pudesse andar as sessenta léguas e carregar a cruz, o tecido muscular liso foi muito exigido.
E) O tecido conjuntivo, responsável pela nutrição do tecido epitelial, é quem faz a reposição das células da epiderme.

Q8 - O cultivo de plantas transgênicas, assunto polêmico em vários países, inclusive no Brasil, traz uma nova dimensão para os cruzamentos na agricultura, por possibilitar modificações genéticas direcionadas, envolvendo espécies totalmente diferentes. Entre os inúmeros transgênicos até agora produzidos, a RR é um tipo de soja tolerante a um herbicida ou "mata-mato" de espectro amplo. Um experimento genético inseriu no genoma da soja um gene que induz essa tolerância específica, facilitando o manejo dessa cultura. Uma preocupação de alguns ambientalistas, no caso da soja RR, é que esse gene possa "escapar" ou ser transmitido para outras plantas, ervas daninhas por exemplo, as quais poderiam apresentar propriedades inesperadas, prejudicando o meio ambiente e os ecossistemas. Outra preocupação é ainda não serem previsíveis os impactos ambientais causados pela quebra de barreiras naturais, ao se introduzir plantas transgênicas nas lavouras. Nesse contexto, examine as seguintes afirmativas e assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

A) Duas populações de uma mesma espécie, isoladas geograficamente e sofrendo isoladamente os efeitos dos fatores evolutivos, poderão acumular tantas diferenças genéticas a ponto de não ser mais possível o cruzamento entre elas, determinando o surgimento de uma nova espécie.
B) Em populações naturais, a transmissão de genes entre indivíduos de uma mesma espécie só acontece através da reprodução sexuada.
C) No processo de especiação, o isolamento reprodutivo precede o isolamento geográfico.
D) O sucesso da reprodução sexuada, principalmente no que se refere a descendentes férteis, depende, entre outros fatores, da espécie a que pertencem os indivíduos envolvidos.
E) O processo de formação de novas espécies denomina-se espermatogênese.

Q9 - A ocorrência de razoável quantidade de guerras e guerrilhas no mundo atual é bastante preocupante, especialmente quando se considera a possibilidade de serem usadas armas nucleares. A radioatividade produzida por essas armas pode resultar em mutações no material genético dos indivíduos, o que, se ocorresse durante uma gestação, por exemplo, poderia levar a prejuízos futuros na função de diversos órgãos da criança em desenvolvimento. A respeito das funções que poderiam ser prejudicadas em conseqüência da má-formação de alguns órgãos, é correto afirmar:

A) Digestão química de carboidratos – por lesão no fígado.
B) Digestão química de proteínas – por lesão no estômago.
C) Absorção de nutrientes orgânicos – por lesão no intestino grosso.
D) Controle da glicemia – por lesão no pâncreas endócrino.
E) Crescimento e metabolismo – por lesão na tireóide.

Q10 - Três linhagens celulares distintas, estabelecidas em cultura (linhagens 1, 2 e 3), tiveram o conteúdo de suas membranas biológicas analisadas em laboratório. Foram registrados apenas os dados referentes às membranas existentes em maior quantidade nas respectivas linhagens. Os resultados experimentais obtidos foram os seguintes:

Com base nesses dados, é correto afirmar:

A) As células da linhagem 1 caracterizam-se por elevada taxa de respiração celular.
B) As características das células da linhagem 2 são compatíveis com a produção de lipídios.
C) A linhagem 3 representa células especializadas em secreção.
D) As linhagens celulares 1, 2 e 3 representam células com alta atividade fagocitária.
E) As linhagens celulares 1, 2 e 3 são destituídas de citoesqueleto.

GABARITO
1-VVFVV
2-VFVVFV
3-VFFFVF(V/F)
4-VFVFFFV
5-VFVVFV
6-VVVFV
7-VFVFF
8-VFFVF
9-FVFVV
10-FVFFF

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...