quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

BIOLOGIA [UFS]


BIOLOGIA
21. As proposições abaixo referem-se à sistemática dos seres vivos.
0 0 - No sistema de classificação adotado atualmente, uma ordem sempre contém uma ou várias famílias e estas são formadas por um ou mais gêneros.
1 1 - No domínio dos eucariotos há quatro reinos: protistas, plantas, fungos e animais.
2 2 - Canis familiaris e Canis lupus são os nomes científicos, respectivamente, do cão doméstico e do lobo. Esses dois nomes indicam que o cão e o lobo pertencem à mesma espécie.
3 3 - Na classificação dos seres vivos em categorias taxonômicas, a classe é um grupo de filos.
4 4 - Quando se classifica Homo sapiens, o filo e a ordem correspondentes são, respectivamente, Chordata e Primates.

22. As afirmações abaixo abordam as características gerais e a classificação dos seres vivos.
0 0 - A relação vírus-hospedeiro pode ser comparada à relação senhor-escravo, uma vez que o DNA ou o RNA do vírus pode passar a controlar as atividades da célula parasitada.
1 1 - O esquema abaixo representa a estrutura de uma bactéria e mostra características que permitem classificar esse microrganismo como eucarionte.
2 2 - Os protistas abaixo esquematizados digerem alimentos em vacúolos digestivos e eliminam o excesso de água que absorvem pelos vacúolos contráteis.
3 3 - O grau de complexidade morfológica e o número de espécies aumenta na seguinte seqüência: briófitas - pteridófitas - angiospermas - gimnospermas.
4 4 - Centopéias, escorpiões, camarões e borboletas são representantes de quatro classes do filo Arthropoda.

23. As proposições abaixo referem-se à morfologia e fisiologia vegetal.
0 0 - Para que ocorra o crescimento de um vegetal, ele precisa ser submetido, pelo menos durante algumas horas do dia, a intensidades luminosas que permitem que ultrapasse seu ponto de compensação.
1 1 - No processo de poda das plantas, a eliminação da gema apical promove o desenvolvimento das gemas laterais.
2 2 - O esquema abaixo mostra o ciclo de vida da alga filamentosa Spirogyra, comum em água doce.
De acordo com ele, a meiose nesse gênero é gamética.
3 3 - Nas briófitas, a fase gametofítica é a mais desenvolvida, crescendo sobre a fase esporofítica.
4 4 - Certas lagartas alimentam-se vorazmente dos tecidos vegetais compreendidos entre as duas epidermes da folha, portanto, consomem principalmente parênquima clorofilado.

24. As proposições a seguir referem-se ao processo de reprodução.
0 0 - Se determinado ambiente fosse completamente estável, sem sofrer alterações ao longo do tempo, a reprodução assexuada seria vantajosa pois preservaria as características para aquelas condições ecológicas.
1 1 - Em condições favoráveis, a hidra só se reproduz por brotamento, aumentando, assim, sua população que pode ser chamada de clone.
2 2 - Na espécie humana, a fecundação ocorre normalmente no interior do útero da mulher.
3 3 - Os estrógenos, produzidos pelo ovário nos mamíferos, são responsáveis pelos caracteres sexuais secundários femininos.
4 4 - Somente a progesterona promove o espessamento da parede uterina na mulher.

25. As proposições que seguem abrangem tópicos de anatomia e fisiologia animal.
0 0 - Nos animais acelomados – Poríferos, Celenterados e Platielmintos – a digestão é exclusivamente extracelular.
1 1 - O tegumento das aves e mamíferos contribui para a homotermia desses animais e, sendo vascularizado, permite que eles realizem respiração cutânea.
2 2 - Durante a hibernação, a temperatura dos ursos torna-se muito mais baixa do que o normal; em compensação, os batimentos cardíacos e os movimentos respiratórios aceleram-se.
3 3 - A tabela abaixo mostra que os rins humanos, em condições normais, excretam diversas substâncias nitrogenadas – uréia, ácido úrico, creatinina e amônia – mas não excretam proteínas.
4 4 - O sistema nervoso simpático e o sistema nervoso parassimpático constituem o sistema nervoso autônomo porque não têm nenhuma ligação com o sistema nervoso central.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...