sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

BIOLOGIA [UNICENTRO]


QUESTÃO 01 
A ideia de que os seres vivos podiam surgir por outros mecanismos além da reprodução foi muito difundida na antiguidade e ficou conhecida como teoria da geração espontânea ou teoria da abiogênese. A queda desta teoria teve início na década de 1860 com os experimentos de Louis Pasteur, o que levou a uma nova questão: se os seres vivos não provêm da matéria inanimada, como surgiram na Terra pela primeira vez? Sobre este tema, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que aponta as corretas.  
I. Nos experimentos de Pasteur o caldo nutritivo do frasco com “pescoço de cisne” manteve-se livre de microrganismos, mas se o gargalo fosse quebrado surgiam novos microrganismos no caldo, comprovando que os microrganismos eram trazidos pelo ar.  
II. Atualmente uma das teorias para explicação da origem da vida é a panspermia que considera que a vida na Terra se originou de seres vivos ou substâncias precursoras de vida provenientes de outros locais do cosmo.  
III. A teoria da evolução química admite que a vida surgiu como resultado de um processo de evolução química, em que compostos inorgânicos se combinaram originando moléculas orgânicas relativamente simples, que por sua vez se combinaram e formaram moléculas complexas com capacidade de se autoduplicar e realizar metabolismo, sendo os primeiros seres vivos.  
IV. A teoria moderna da abiogênese admite que, ainda hoje, nos ambientes extremos do globo terrestre existem condições capazes de originar a vida a partir de compostos inorgânicos, sendo estes os locais mais propícios para o surgimento de novas espécies.  
(A) Apenas I e II. 
(B) Apenas I, II e III. 
(C) Apenas II e III. 
(D) Apenas III e IV. 
(E) I, II, III e IV. 

QUESTÃO 02 
A figura a seguir representa um espermatozoide humano, célula haploide produzida pela meiose que ocorre nos testículos do homem. Sobre o processo de formação e as características celulares peculiares dos espermatozoides, assinale a alternativa correta. 
(A) Os espermatozoides são originados da meiose de células diploides denominadas espermatogônias que passam pela primeira divisão meiótica e originam os espermatócitos I que passam pela segunda divisão meiótica e originam o espermatozoide. 
(B) A organização celular do espermatozoide pode ser feita considerando o ápice cuja denominação é dendrito, a parte mais larga da célula onde ocorre o núcleo é denominada corpo celular e a região do flagelo é denominada axônio. 
(C) A formação do longo flagelo que irá constituir a cauda do espermatozoide e que será responsável pela intensa movimentação do mesmo ocorre pelo desenvolvimento de um cílio que sofre um rearranjo espacial para formar o flagelo. 
(D) Na região apical do espermatozoide, ocorre uma vesícula denominada acrossomo repleta de enzimas digestivas produzidas pelas mitocôndrias cuja função principal é perfurar as membranas do óvulo durante o processo de fecundação. 
(E) Na região posterior do corpo do espermatozoide, próximo ao ponto de inserção da cauda, há uma grande concentração de mitocôndrias, organelas responsáveis pela produção de energia para suprir a demanda da rápida movimentação da célula por meio de seu flagelo. 

QUESTÃO 03 
A principal diferença entre os organismos autótrofos e heterótrofos é a capacidade dos primeiros produzirem seu próprio alimento por meio da fotossíntese. A forma básica de obtenção de energia a nível celular para ambos é a respiração celular. A respeito destes dois importantes processos metabólicos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.  
I. A fotossíntese consiste de dezenas de reações químicas, que podem ser reunidas em duas etapas básicas: a etapa fotoquímica que é constituída pelo ciclo das pentoses (ciclo de Calvin) e a etapa química que é composta da fotólise da água e da fotofosforilação.  
II. A organela responsável pela fotossíntese é o cloroplasto dentro do qual podem ser verificadas as reações fotoquímicas ocorrendo nos tilacoides e as reações químicas ocorrendo no estroma.  
III. A respiração celular da glicose também ocorre em várias reações que são normalmente agrupadas em três etapas metabólicas: glicólise, ciclo do ácido cítrico (ciclo de Krebs) e fosforilação oxidativa.  
IV. Nas células eucarióticas a glicólise ocorre na matriz mitocondrial, o ciclo do ácido cítrico na crista mitocondrial e a fosforilação oxidativa ocorre no citoplasma.  
(A) Apenas I e II. 
(B) Apenas I, II e III. 
(C) Apenas II e III. 
(D) Apenas II, III e IV. 
(E) Apenas III e IV.

QUESTÃO 04 
Em sua estrutura corporal, plantas e animais apresentam diversos tecidos que constituem os órgãos e sistemas responsáveis pelo funcionamento dos organismos. Os tecidos vegetais e animais podem desempenhar funções semelhantes nos organismos. Correlacione o tecido animal e o tecido vegetal, com função semelhante, à função desempenhada pelos mesmos. 
(A) I-2-D; II-4-E; III-5-B; IV-3-A; V-1-C. 
(B) I-2-C; II-4-E; III-1-B; IV-3-A; V-5-D. 
(C) I-1-C; II-4-D; III-2-E; IV-3-A; V-5-B. 
(D) I-4-E; II-2-D; III-5-B; IV-1-A; V-3-C. 
(E) I-4-D; II-2-C; III-5-E; IV-1-A; V-3-B. 

QUESTÃO 05 
A reprodução é o processo pelo qual os seres vivos originam novos indivíduos semelhantes a si mesmos. É pela reprodução que os organismos garantem a sobrevivência de sua espécie. Normalmente distinguem-se dois tipos básicos de reprodução: assexuada e sexuada, que se subdividem em vários outros tipos. Considere os tipos de reprodução a seguir e assinale a alternativa correta.  
1. Divisão Binária 
2. Esporulação 
3. Brotamento 
4. Fragmentação 
5. Partenogênese 
6. Ciclo de vida haplobionte 
7. Ciclo de vida diplobionte  
(A) 1, 2, 4 e 6 são exemplos de reprodução assexuada. 
(B) 4, 5, 6 e 7 são exemplos de reprodução sexuada. 
(C) 1, 3, 4 e 6 podem ocorrer em plantas. 
(D) 3, 4, 5 e 6 podem ocorrer em animais. 
(E) 1, 2, 3 e 4 são exclusivos de seres unicelulares. 
 
QUESTÃO 06 
A cor da pelagem de cães labradores é determinada por dois genes, um alelo dominante B determina a produção do pigmento preto, e seu alelo recessivo b determina a produção de pigmento marrom. O outro gene controla a deposição de pigmentos nos pelos, o alelo dominante E condiciona pelos pigmentados de acordo com o gene B/b, enquanto seu alelo recessivo atua como epistático recessivo sobre B/b originando cães dourados. De uma ninhada de oito filhotes de pais com o genótipo: BbEe e bbee, qual a probabilidade de nascerem cães dourados? 
(A) 25% 
(B) 50% 
(C) 12,5% 
(D) 20% 
(E) 75% 
 
QUESTÃO 07 
Um conceito-chave da teoria evolucionista de Darwin, apresentado e discutido em profundidade em seu livro A origem das espécies, é o de seleção natural. Segundo este conceito 
(A) nas espécies selvagens, os indivíduos mais bem adaptados ao ambiente são selecionados, pois têm mais chances de sobreviver e deixar descendentes, os quais herdam suas características adaptativas. 
(B) cada espécie de ser vivo atual surgiu por transformações sucessivas de uma forma primitiva, originada a partir de matéria não viva. 
(C) nas espécies selvagens, duas espécies diferentes sempre compartilham alguma semelhança reconhecida 
por outras espécies, o que confere vantagens para uma ou para ambas as espécies. 
(D) nas espécies selvagens, as populações naturais de todas as espécies tendem a crescer rapidamente, pois o potencial reprodutivo dos seres vivos é muito grande. 
(E) determinados órgãos que desempenham funções semelhantes em certas espécies têm origens embrionárias diferentes. 

QUESTÃO 08 
Uma visita ao supermercado pode ser uma aula de botânica, já que em várias gôndolas podem ser encontrados diversos órgãos vegetais à venda. A este respeito, assinale a alternativa correta. 
(A) A parte comestível da cenoura e da batata-inglesa são exemplos de raízes tuberosas. 
(B) Os tubérculos são caules subterrâneos que armazenam substâncias, como a batata-inglesa e o rabanete. 
(C) Órgãos fotossintetizantes também são comercializados no supermercado como as folhas de alface e couve. 
(D) É considerado fruto simples, além da maçã e banana, também o abacaxi. 
(E) As sementes são comercializadas apenas após secagem, como no caso de arroz, feijão e ervilha. 
 
QUESTÃO 09 
Uma excursão pela região central do Estado do Paraná revelará alguns remanescentes intactos de vegetação do Bioma Mata Atlântica, mais especificamente da Floresta Ombrófila Mista. Com olhar atento podem-se observar vários exemplares da flora local, constituindo florestas exuberantes. Três espécies da região são listadas a seguir com suas características:  
1. Dicksonia sellowiana (xaxim): trata-se de uma espécie dificilmente encontrada nos dias atuais devido ao seu histórico de exploração para utilização em jardinagem. Suas características botânicas são: caule estreito com um emaranhado de raízes formando um pseudocaule, folhas longas e compostas, em cuja face inferior se observa a presença de pequenos e numerosos soros. 
2. Araucaria angustifolia (pinheiro-do-paraná): árvore emergente ao dossel das florestas, atingindo sempre mais de 30 metros de altura, quando adulta. Suas características botânicas são: caule tipo tronco, retilíneo, com ramificação monopodial, folhas aciculares, sementes agrupadas em um estróbilo, ausência de frutos. 
3. Nectandra megapotamica (canela-imbuia): árvore comum no dossel da floresta, explorada pela sua madeira de qualidade. Suas características botânicas são: caule tipo tronco com ramificação simpodial, folhas largas e coriáceas, flores pequenas e frutos carnosos.
As espécies Dicksonia sellowiana, Araucaria angustifolia e Nectandra megapotamica pertencem respectivamente ao grupo das 
(A) Pteridófitas, Monocotiledôneas e Dicotiledôneas. 
(B) Briófitas, Pteridófitas e Angiospermas. 
(C) Angiospermas, Briófitas e Dicotiledôneas. 
(D) Pteridófitas, Angiospermas e Gimnospermas. 
(E) Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas. 

QUESTÃO 10 
A figura a seguir mostra um esquema de duas minhocas em cópula. Considerando a figura, assinale a alternativa INCORRETA.
(A) A letra A mostra o processo em que se permite uma fecundação recíproca e cruzada, onde as duas minhocas podem depositar seus espermatozoides no receptáculo seminal da outra. 
(B) A letra A mostra o dimorfismo sexual do Filo Annelida comprovado pela presença de dois pênis no indivíduo macho que está sobre a fêmea que possui até quatro receptáculos seminais. 
(C) A letra B mostra a secreção do tubo mucoso que é produzido logo após a cópula e a formação do casulo sobre a região do clitelo. 
(D) A letra C mostra que o tubo mucoso produzido desliza para a região posterior do corpo do animal carregando consigo o casulo com seus ovos. 
(E) A letra D mostra o casulo depois de liberado no ambiente, dentro do qual os ovos irão passar por todo o seu desenvolvimento, vindo a eclodir após algumas semanas. 
 
QUESTÃO 11 
Na lista a seguir estão indicados todos os anexos embrionários que se formam durante a embriogênese da maioria dos mamíferos.  
I. Saco Vitelino.  
II. Âmnio.  
III. Córion. 
IV. Placenta. 
V. Alantoide. 
O(s) anexo(s) embrionário(s) exclusivo(s) dos mamíferos e que possibilita(m) um período mais longo de desenvolvimento do embrião no interior do corpo da mãe está(ão) indicado(s) por 
(A) apenas I. 
(B) apenas II e III. 
(C) apenas III. 
(D) apenas IV. 
(E) apenas IV e V. 
 
QUESTÃO 12 
Se traçarmos um padrão de comparação entre dois ecossistemas, um aquático e um terrestre, os organismos que podem desempenhar no ecossistema terrestre o mesmo papel que o fitoplâncton desempenha no ecossistema aquático são 
(A) as bactérias e os fungos do solo. 
(B) os animais carnívoros. 
(C) as plantas terrestres. 
(D) os animais herbívoros. 
(E) os musgos e fungos das árvores. 

QUESTÃO 13 
Em um experimento de laboratório foram preparados três tanques com água (I, II e III) onde foram colocadas duas espécies de lentilha d’água submetidas às mesmas condições físicas e químicas: Lemna polyrhiza (planta submersa) e Lemna gibba (planta flutuante). Os gráficos a seguir mostram os resultados do experimento: 
A partir da análise dos resultados pode-se concluir que no tanque III ocorreu qual dos tipos de interações ecológicas discriminadas a seguir? 
(A) Mutualismo. 
(B) Parasitismo. 
(C) Predação. 
(D) Comensalismo. 
(E) Competição. 
 
QUESTÃO 14 
Considere os seguintes componentes do sistema circulatório humano:  
1. Artéria pulmonar  
2. Ventrículo direito 
3. Ventrículo esquerdo  
4. Artéria aorta 
5. Átrio direito  
6. Átrio esquerdo  
7. Veia cava  
8. Veia pulmonar  
9. Pulmão  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de componentes por onde passa o sangue humano durante a circulação, partindo do coração em contração sistólica ventricular, passando primeiro pela circulação pulmonar e seguindo para a circulação sistêmica. 
(A) 2 – 1 – 9 – 8 – 6 – 3 – 4 – 7 – 5. 
(B) 2 – 8 – 9 – 1 – 6 – 3 – 7 – 4 – 5. 
(C) 6 – 3 – 4 – 7 – 5 – 2 – 1 – 9 – 8. 
(D) 3 – 7 – 4 – 5 – 2 – 8 – 9 – 1 – 6. 
(E) 3 – 4 – 7 – 5 – 2 – 1 – 9 – 8 – 6. 

QUESTÃO 15 
A figura a seguir ilustra o ciclo de vida de um verme causador de uma importante verminose no ser humano. Observe a figura e assinale a alternativa correta. 
(A) A figura mostra o ciclo de vida da Taenia saginata, um platelminto cujo ciclo de vida é monoxênico, no qual o ser humano está atuando como hospedeiro intermediário. 
(B) Trata-se do ciclo de vida do protozoário Schistosoma mansoni causador da verminose conhecida como esquistossomose ou barriga d’água. 
(C) A figura mostra o ciclo de vida da Taenia solium, no qual o homem está desenvolvendo a doença conhecida como cisticercose. 
(D) A figura mostra o ciclo de vida da Taenia solium, no qual o homem está desenvolvendo a doença conhecida como teníase. 
(E) Trata-se do ciclo de vida do Ascaris lumbricoides, um verme cuja principal forma de contaminação pelo homem é a ingestão da carne de porco mal cozida. 

Um comentário:

Unknown disse...

qual a resposta da numero 5?

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...