quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

BIOLOGIA [UPE]


1. Leia o texto a seguir:
Um ser humano pode ficar semanas sem ingerir alimentos, mas passar de três a cinco dias sem ingerir líquidos pode ser fatal. Os especialistas recomendam que se deve beber no mínimo 2,5 litros de água por dia. “Quando a pessoa está com sede, é porque já passou do ponto de beber água, diz a pneumologista Juliana Ferreira, do Hospital das Clínicas, em São Paulo”. Em dias muito quentes ou quando a pessoa faz exercícios intensos, essa ingestão pode até superar 6 litros, principalmente porque o suor ‘desperdiça’ muito líquido, na tentativa de manter a temperatura do corpo num nível adequado. “É preciso se hidratar corretamente, caso contrário o organismo gasta mais água do que absorve, afirma a nutricionista Isabela Guerra, que desenvolve doutorado na área de hidratação e esporte”. Disponível em: Mundo Estranho / Saúde http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-sao-as-funcoes-da-agua-no-corpo-humano. Adaptado.
Sabe-se que a recomendação de hidratação diária para o corpo humano é de 2.550 ml de água, que podem ser abastecidos por meio da ingestão de alimentos (1.000 ml) e líquidos (1.200 ml) e de reações químicas internas (350 ml). A desidratação diária, em condições normais, é do mesmo montante.
Assinale a alternativa que apresenta, em ordem decrescente, a perda de água no nosso organismo.
a) Fezes, urina, suor e respiração.
b) Suor, urina, fezes e respiração.
c) Respiração, urina, fezes e suor.
d) Suor, urina, fezes e respiração.
e) Urina, suor, respiração e fezes.

2. O texto a seguir consiste em uma reportagem, e dele foram retiradas palavras que dizem respeito aos glicídios.
A FRUTA DA MODA
Uma banana contém entre 80 e 120 calorias, dependendo da variedade e do tamanho. É considerada um excelente alimento devido ao seu valor nutricional. Verde, é constituída de água e __I _ e por essa razão seu sabor é adstringente. À medida que vai amadurecendo, o (a) __II _ transforma‐se em açúcares mais simples, como __III_ e __IV__, que lhe dão sabor doce. Energética, fácil de consumir e de rápida digestão ‐ menos de duas horas, a fruta é recomendada para todas as idades.
Disponível em: http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1698666-1641-2,00.html. Adaptado.
Assinale a alternativa cujos termos preencham, CORRETA e respectivamente, as lacunas acima.
a) I‐ sacarose II‐ sacarose III‐ frutose IV‐ amido
b) I‐ glicose II‐ sacarose III‐ amido IV‐ frutose
c) I‐ amido II‐ amido III‐ glicose IV‐ sacarose
d) I‐ glicose II‐ glicose III‐ amido IV‐ sacarose
e) I‐ frutose II‐ amido III‐ sacarose IV‐ glicose

3. A compreensão do surgimento da vida passa pela reconstituição das condições ambientais há mais de 4,5 bilhões de anos. É notório saber que os elementos biogênicos são fundamentais à vida e estão entre os mais abundantes do universo. Entretanto, alguns deles não estavam disponíveis no surgimento das primeiras moléculas orgânicas. Sobre a sequência da origem e evolução das células, assinale a alternativa CORRETA.
a) Moléculas inorgânicas → moléculas orgânicas complexas → coacervatos → células
b) Moléculas orgânicas → moléculas inorgânicas complexas → células e coacervatos 
c) Moléculas orgânicas simples → moléculas orgânicas complexas → moléculas inorgânicas → coacervatos
d) Moléculas inorgânicas → moléculas orgânicas simples → moléculas orgânicas complexas → coacervatos e células
e) Moléculas inorgânicas simples → moléculas inorgânicas complexas → moléculas orgânicas complexas → células

4. A membrana celular é considerada uma importante estrutura da célula, pois, além de delimitá-la do meio exterior, é responsável pela manutenção do funcionamento adequado do meio intracelular, desempenhando, assim, papel seletivo na entrada e saída de partículas e no transporte de substâncias. Nesse sentido, observe a figura abaixo a qual mostra três estados em que as células animal e vegetal se encontram.
Diante dessas imagens, leia as afirmativas a seguir com relação ao deslocamento da água.
I. O esquema “I” indica que as células animal e vegetal foram respectivamente mergulhadas em solução hipertônica; em “II”, em solução isotônica e, em “III”, em solução hipotônica.
II. O esquema “I” indica que, no meio hipertônico, a água sai das células, ficando plasmolisadas; em “II”, as células estão em seu formato normal, indicando que estão mergulhadas em meio isotônico e, em “III”, as imagens indicam que as células foram mergulhadas em solução hipotônica.
III. A figura mostra o processo de difusão facilitada que acontece nas células animal e vegetal. Nesse processo de transporte celular, a água passa de um meio menos
concentrado para o mais concentrado, gerando diferentes gradientes de concentração.
IV. A figura mostra o processo de entrada e saída de água das células. O esquema “I” indica que as células encontram‐se plasmolisadas; o “II”, que as células mantêm seu volume celular e o “III”, que a célula animal está sofrendo lise, enquanto a célula vegetal está túrgida.
Estão CORRETAS
a) I e II. 
b) I e IV. 
c) III e IV. 
d) II e IV. 
e) II e III.

5. Cloroplasto é uma organela presente nas células das plantas. Tem pigmento de cor verde, denominado clorofila, capaz de absorver a energia eletromagnética da luz solar e de convertê-la em energia química pelo processo da fotossíntese. É uma organela bastante peculiar e distinta das demais presentes na célula tanto pela cor quanto pela sua estrutura, geralmente laminar, possuindo RNA, DNA e ribossomos, podendo, assim, sintetizar proteínas e multiplicar-se.
Na figura acima, estão as estruturas que compõem os cloroplastos. Identifique suas partes, assinalando a alternativa que contém a sequência CORRETA.
a) A ‐ Cloromembrana; B ‐ Membrana Interna; C ‐ Cristas; D ‐ Espaço Intramembranar; E ‐ Tilacoide; F ‐ Estroma.
b) A ‐ Membrana Externa; B ‐ Membrana Interna; C ‐ Lamela; D ‐ Estroma; E ‐ Granum; F ‐ Tilacoides.
c) A ‐ Exomembrana; B ‐ Folículo; C ‐ Canuloide; D ‐ Espaço interno; E ‐ Espaço Celular; F ‐ Lúmen.
d) A ‐ Tecido; B ‐ Folículo; C ‐ Canal Intracelular; D ‐ Lúmen; E ‐ Granum; F ‐ Cristas.
e) A ‐ Tecido Externo; B ‐ Tecido Interno; C ‐ Cristas; D ‐ Plasto; E ‐ Lamela; F ‐ Grânulos.

6. Leia o texto a seguir:
Várias são as formas de observação cromossômica óptica em gafanhotos, organismos modelo para o estudo de divisão celular, as quais incluem técnicas clássicas e diferenciais. A técnica clássica de esmagamento de folículos associada à coloração convencional permite visualizar a cromatina do núcleo interfásico, bem como o número e a morfologia cromossômica em fases da mitose e/ou meiose. As técnicas diferenciais podem ou não usar ferramentas moleculares e mostram detalhes da organização cromossômica. Uma técnica muito simples, conhecida como impregnação por nitrato de prata, permite visualizar os produtos remanescentes dos nucléolos ativos da interfase anterior.
Sobre a organela mencionada no texto, é CORRETO afirmar que
a) a aglomeração dinâmica de partículas ribossômicas em formação origina os nucléolos, que são massas densas delimitadas por membranas, ocorrendo sempre aos pares, e visualizadas por microscopia óptica ou eletrônica.
b) ao ocorrer a espiralação cromossômica, os nucléolos desaparecem rapidamente e voltam a reaparecer no fim da divisão nuclear, portanto a melhor fase da meiose para se observarem nucléolos através da coloração convencional é a anáfase I.
c) nucléolos são gerados nas regiões teloméricas de alguns cromossomos e podem ser evidenciados de forma direta por meio de coloração convencional, pois as ribonucleoproteínas produzidas não saem do núcleo.
d) genes para ácido ribonucleico ribossômico (RNAr) são intensamente transcritos nas regiões organizadoras de nucléolos dos cromossomos, e seus produtos podem ser visualizados pelo nitrato de prata.
e) nucléolos são regiões de intensa produção de ácido ribonucleico transportador (RNAt), principal componente dos ribossomos. Ao término da síntese, esse RNA associa‐se a proteínas originando as ribonucleoproteínas, visualizadas pelo nitrato de prata.

7. A fecundação na espécie humana é um processo, que consiste na penetração de um espermatozoide no ovócito II. Marcada por diferentes etapas e, consequentemente, por modificações no corpo da mulher, esse processo contempla a gravidez, período no qual há crescimento e desenvolvimento de um ou mais embriões no interior uterino. Na adolescência, algumas vezes ocorrem casos de gravidez que não foram planejados e desejados, e isso, ao longo de décadas, vem se caracterizando em emergente problema social. Para evitar uma gravidez, existem vários meios contraceptivos que um casal pode utilizar. No início do seu casamento, um casal de jovens, conhecedores da importância de um planejamento familiar, resolveu utilizar-se do método comportamental “tabelinha” para evitar uma gravidez, visto que a cônjuge apresentava ciclos menstruais regulares.
A tabela a seguir corresponde a um mês.
Com base na tabela acima, qual o período em que o casal evitaria tal risco, sabendo-se que o ciclo menstrual da cônjuge é de 30 em 30 dias e que o primeiro dia da última menstruação foi no 9º dia?
a) Do 19º ao 27º dia
b) Do 9º ao 19º dia
c) Do 9º ao 23º dia
d) Do 19º ao 23º dia
e) Do 9º ao 18º dia

8. Na maioria das espécies, no estágio de gástrula, os blastômeros se diferenciam nos folhetos germinativos, que irão formar todos os tecidos corporais, dando início à organogênese, cuja fase inicial é a neurulação. Observe os quadros da figura a seguir:
Sobre a origem embrionária de alguns dos tecidos do corpo humano, assinale a alternativa CORRETA.
a) O quadro 1 apresenta tecidos derivados do ectoderma. Todos os tecidos mostrados foram formados a partir do tubo neural que percorre todo o ventre do embrião.
b) O quadro 1 apresenta tecidos derivados do ectoderma, mesoderma e endoderma, originando, respectivamente, a epiderme e as estruturas associadas a ela, o sistema nervoso e os ossos.
c) O quadro 2 apresenta tecidos derivados do mesoderma diferenciado em epímero, mesômero e hipômero. O epímero forma os somitos responsáveis pela formação da musculatura esquelética.
d) O quadro 2 apresenta tecidos derivados do mesoderma, do qual o mesômero faz parte e dá origem a vasos sanguíneos, coração e sangue e do endoderma, representado pelos vasos linfáticos.
e) O quadro 3 apresenta tecidos derivados do ectoderma, mesoderma e endoderma, representados, respectivamente, por tubo digestório, pulmão e rins.

9 . Observe a charge e os cortes histológicos a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a correlação entre a imagem dos cortes histológicos e a descrição do tecido tratado na charge, responsável pelo acúmulo de nutrientes orgânicos sob a forma de gordura.
a) Tecido 1 ‐ tecido conjuntivo frouxo, do tipo adiposo, em que se encontram os adipócitos, especializados no armazenamento de substâncias lipídicas, tais como triglicerídios.
b) Tecido 2 ‐ tecido conjuntivo denso, do tipo não modelado, em que se encontram os mastócitos, especializados no armazenamento de substâncias lipídicas, tais como colesterol.
c) Tecido 3 ‐ tecido conjuntivo do tipo hematopoiético, em que se encontram os linfócitos, especializados no armazenamento de substâncias lipídicas, tais como fosfolipídios.
d) Tecido 1 ‐ tecido conjuntivo frouxo, do tipo ósseo, em que se encontram os osteoblastos, especializados no armazenamento de substâncias lipídicas, tais como vitaminas lipossolúveis.
e) Tecido 2 ‐ tecido conjuntivo denso, do tipo modelado, em que se encontram os condrócitos, especializados no armazenamento de substâncias lipídicas, tais como carotenoides.

1 0. Leia o texto a seguir:
Conhecida como a doença de Lou Gehrig ou de Charcot, é uma enfermidade de grande impacto social e econômico. Embora seja rara e irreversível, ocorre mais em homens que em mulheres. Ela afeta a função neuromuscular, o tecido nervoso do cérebro e da medula espinhal, provocando a degeneração. Os neurônios motores, células nervosas específicas, perdem a capacidade de transmitir os impulsos nervosos, caracterizando os sintomas da doença. Apesar de pouco conhecida no Brasil, provoca limitação física uma vez que afeta toda a musculatura estriada, incluindo os músculos da deglutição e respiração. Assim, a musculatura afetada atrofia-se.
Identifique o nome científico da doença a que o texto acima se refere, assinalando a alternativa CORRETA.
a) Esclerose Múltipla
b) Mal de Parkinson
c) Esclerose Lateral Amiotrófica
d) Epilepsia
e) Acidente Vascular Cerebral

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...