quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNCISAL]


QUESTÃO 31 ________________________________
A remoção da cor dos efluentes é um dos grandes problemas ambientais enfrentados pelo setor têxtil. A contaminação das águas de rios e lagos com corantes provoca danos à fauna e a flora, uma vez que os corantes restringem a passagem de radiação solar e diminui a atividade fotossintética natural. Processos como a adsorção encontram maior aplicação industrial, pois associam baixo custo e elevadas taxas de remoção. A tabela apresenta comparação da capacidade de adsorção para diferentes corantes têxteis como o carvão ativo e o couro natural como adsorventes: 

Quais os corantes têxteis que apresentam maior afinidade com os adsorventes carvão ativo e couro natural, respectivamente?
A) Índigo e Amarelo Cibacrome. 
B) Azul Procion e Amarelo Cibacrone. 
C) Amarelo Cibacrone e Azul Procion. 
D) Índigo e Vermelho Drimarem. 
E) Vermelho Drimarem e Índigo. 

QUESTÃO 32 ________________________________
A energia nuclear tornou-se conhecida durante a segunda guerra mundial devido as explosões das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki no Japão. Apesar de sua utilização para fins não pacíficos, a energia nuclear vem sendo utilizada em beneficio do homem, sendo aplicada na medicina, agricultura, geologia, paleontologia etc. As principais emissões radioativas são a alfa (), a beta () e a gama (). Quanto à radioatividade, infere-se que 
A) quanto maior a meia-vida de um radioisótopo, mais lento será seu decaimento. 
B) fusão nuclear é a união de pequenos núcleos atômicos para formar um núcleo maior e mais instável. 
C) quando um átomo emite uma partícula beta, ele se transforma em um novo elemento com o mesmo número de massa, mas o seu número atômico diminui de uma unidade.
D) a bomba de hidrogênio é um exemplo de fissão nuclear.
E) a emissão de uma partícula alfa por parte do núcleo de um átomo diminui seu numero atômico de quatro unidades e seu numero de massa de duas unidades. 

QUESTÃO 33 ________________________________

O dióxido de nitrogênio é um dos gases responsáveis pela chuva ácida. A figura mostra o equilíbrio químico entre duas espécies químicas no estado gasoso, no caso, o dióxido de nitrogênio e o tetróxido de nitrogênio à temperatura constante. No eixo da abscissa temos as concentrações e no eixo da ordenada o tempo. O tetróxido de nitrogênio é um dímero do dióxido de nitrogênio, assim, podemos dizer que essa conversão envolve a dimerização do dióxido de nitrogênio. De acordo com a figura e as informações do texto, infere-se que:
A) Observando a figura, no tempo t = 0, a velocidade da reação direta é menor do que na reação inversa.
B) O somatório dos coeficientes da reação balanceada para conversão de dióxido de nitrogênio em tetróxido é igual a 4.
C) A relação entre Kp e Kc é escrita  como Kp = Kc.RT, onde R é a constante dos gases ideais e T temperatura absoluta.
D) De acordo com os gráficos apresentados na figura, à medida que a concentração de tetróxido aumenta, maior quantidade dióxido é formado. 
E) O equilíbrio químico é alcançado após todo o dióxido de nitrogênio ser convertido no dímero tetróxido de nitrogênio.

QUESTÃO 34 ________________________________
O fósforo existe sob três formas alotrópicas: fósforo branco, amarelo e preto. O fósforo amarelo é uma variedade altamente tóxica e instável, que se oxida espontaneamente a temperaturas próximas de 40º C, liberando grande quantidade de calor. O diagrama apresenta a reação espontânea do fósforo (P4) com o ar. 
A quantidade de matéria e o calor liberado (em kJ) produzido pela combustão de 15,5 g de fósforo são, respectivamente,
A) 0,125 e 372,5. 
B) 0,250 e 745,0. 
C) 0,500 e 1 490,0. 
D) 0,800 e 2 384,0. 
E) 1,000 e 2 980,0. 

QUESTÃO 35 ________________________________
A figura mostra um fenômeno que ocorre geralmente em pântanos e em cemitérios conhecido como fogo-fátuo, que é a emanação de compostos fosfínicos voláteis (PH3) originados a partir da decomposição de matéria orgânica e que exibem fosforescência. A condição mais favorável para que esse processo ocorra é em baixas temperaturas, por isso daí observar-se tal fenômeno normalmente nas madrugadas. Em regiões próximas de cemitérios é comum as pessoas menos informadas acharem que são aparições de mortos, fantasmas e em alguns casos, as pessoas chamam de fogo corredor, visto que os compostos se deslocam na presença de correntes de ar. Disponível em: http://pt.wikipedia.org. Acesso em: 08 nov. 2013 (adaptado).
De acordo com as informações do texto, afirma
A) Os Compostos fosforescentes derivados da fosfina possuem elevada massa molar, por isso apresentam  a volatilidade reduzida. 
B) A fosforescência é um processo de absorção de radiação por moléculas neutras, como no caso dos compostos fosfínicos. 
C) A temperatura é um fator que favorece os processos de fosforescência, sendo ela o único fator que determina o processo. 
D) A maioria dos compostos orgânicos exibe fosforescência sendo os compostos aplicados em alguns interruptores elétricos. 
E) O fogo-fátuo é originado a partir de compostos de fósforo presentes nos cadáveres, pois eles decompõem liberando gases.

QUESTÃO 36 ________________________________
Quando se utiliza sabões/detergentes biodegradáveis em processos de lavagem industrial ou doméstico, estes podem chegar aos lagos e rios através do sistema de esgoto. Neste caso, os resíduos são degradados pela ação de microrganismos que produzem enzimas capazes de deteriorar moléculas de cadeias carbônicas lineares. Porém, estas enzimas não reconhecem moléculas de cadeias ramificadas.
Spiro, T.G. e Stigliani, W.M. Química Ambiental. São Paulo: Pearson, 2009 (adaptado).
Considerando os benefícios ao ambiente, qual composto pode ser classificado como biodegradável?

QUESTÃO 37 ________________________________
O Kevlar® foi fabricado pela primeira vez em 1965 por Stephanie Kwolek, enquanto trabalhava nos laboratórios DuPont nos Estados Unidos. Trata-se de um e sete vezes mais resistente que o aço por unidade de peso. Atualmente é empregado em aplicações. O segredo de suas extraordinárias propriedades reside na estrutura cristalina altamente coordenada do Kevlar® conforme ilustrado no esquema.

Em relação ao tipo de forças intermoleculares presentes nas moléculas do Kevlar®, pode-se afirmar que são
A) dípolo-dípolo, a partir da formação de cargas permanentes na estrutura cristalina do material sólido.
B) forças de London, associadas à baixa polaridade dos grupos benzeno presente na estrutura molecular.
C) íon-dipolo, relacionado à ionização do grupo N - H interação com a carbonila da outra cadeia polimérica.
D) íon-dipolo, induzido em consequência da forte interação entre o grupo carbonila e o anel benzênico.
E) ligações de hidrogênio, em função da polaridade dos grupos amida presentes na cadeia do polímero.

QUESTÃO 38 ________________________________
As pilhas ou células eletroquímicas presentes no nosso cotidiano são utilizadas em brinquedos, equipamentos eletrônicos, relógios etc. São dispositivos que transformam energia química em energia elétrica por meio de reações de oxirredução espontâneas. O esquema representa uma célula eletroquímica. 
Sobre essa célula, constata-se que 
A) o eletrodo de ferro é o ânodo. 
B) ao fechar a chave do circuito, o fluxo de elétrons migrará do eletrodo de alumínio para o eletrodo de ferro.
C) a massa do eletrodo de ferro diminui. 
D) ao agitar uma solução de Fe(NO3)2 com uma colher de alumínio, nada acontecerá com a colher. 
E) o eletrodo de alumínio é o cátodo. 

QUESTÃO 39 ________________________________
A Cinética Química estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam. A velocidade de uma reação é determinada por meio de leis deduzidas a partir da concentração de reagentes e produtos formados.
Considere as seguintes afirmações sobre estudos cinéticos de uma reação química e assinale a correta. 
A) A energia de ativação de uma reação química sofre influência com o aumento da temperatura do sistema 
reacional. 
B) A variação de entalpia de uma reação se altera quando fazemos uso de catalisadores. 
C) A energia mínima necessária para uma colisão efetiva é chamada de entalpia da reação. 
D) A temperatura é um dos fatores que influenciam a velocidade de uma reação. Quando aumentamos a temperatura de uma reação, ocorre uma diminuição de colisões efetivas por unidade de tempo. 
E) Toda reação é produzida através de colisões entre moléculas, porém nem toda colisão entre moléculas pode gerar uma reação. 



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...