BIOLOGIA [UERN]
[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] CADERNO 1
01 Acerca das sucessões ecológicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os conjuntos populacionais passam constantemente por alterações abruptas e descontínuas com o passar do tempo.
( ) O fim da sucessão secundária sempre resulta em uma comunidade clímax composta pelas mesmas populações que existiam antes da derrubada.
( ) A relação entre a produção e o consumo em um ecossistema em sucessão é maior que um.
( ) A presença das espécies pioneiras facilita a retenção da umidade, diminui a temperatura da superfície e a
protege contra a ação do vento.
( ) A sucessão primária tem início em ambientes cujas comunidades sofreram grandes perturbações, comprometendo a estabilidade do estágio clímax da sucessão.
A sequência está correta em
A) F, F, F, V, V.
B) F, F, V, V, F.
C) V, F, F, V, F.
D) V, V, V, V, V.
02 A imagem representa um setor do corte transversal de um caule com crescimento secundário, ressaltando as diversas camadas de tecidos.
De acordo com as camadas de tecidos representadas, é correto afirmar que
A) felogênio e o câmbio vascular são meristemas secundários que promovem o crescimento em diâmetro do caule e da raiz.
B) xilema é responsável pela condução da seiva e é formado pelo câmbio vascular, alburno e cerne, representados anteriormente.
C) súber é um tecido vegetal que faz parte da epiderme, atuando como protetor mecânico e desempenhando função impermeabilizante.
D) cerne é formado por xilema funcional e representado pela região interna do caule que se torna escura à medida que este cresce e se torna maduro.
03 Os óvulos podem ser classificados de acordo com a quantidade e a localização do vitelo em seu interior.
Eles podem possuir muito ou pouco vitelo e se concentrar de modo uniforme ou região específica. De acordo com a ocorrência dos tipos de ovos nos principais grupos animais, assinale a relação INCORRETA.
A) centrolécito – aves.
B) telolécito – répteis.
C) oligolécito – mamífero.
D) heterolécito – anelídeos.
04 Os gráficos representam a disponibilidade de água no planeta. O primeiro gráfico representa a água salgada e a água doce, sendo que da água doce surge o segundo gráfico, demonstrando a divisão de sua disponibilidade em gelo e neve, água subterrânea e água superficial.
A partir da análise dos gráficos e da limitação da água disponível para consumo humano, destaca-se a necessidade de discussão do impacto humano sobre as águas. Em relação às principais causas de degradação das águas discutidas, atualmente, marque o INCORRETO.
A) O processo de eutrofização é a diminuição de certos nutrientes em ambientes aquáticos, comum nos rios que atravessam as grandes cidades, onde o esgoto doméstico e industrial é despejado sem tratamento.
B) As substâncias não biodegradáveis permanecem no ambiente por longos períodos de tempo e o dano que causam é, muitas vezes, irreversível ou reparável apenas após décadas ou séculos, provocando a bioacumulação.
C) Os organoclorados são substâncias utilizadas na agricultura como inseticidas e herbicidas que, assim como o mercúrio, acumulam-se ao longo da cadeia alimentar e estão mais concentrados nos níveis tróficos superiores.
D) A extração e o transporte do petróleo acarretam problemas ambientais quando ocorrem derramamentos
acidentais, provocando extensas manchas de óleo que bloqueiam a passagem da luz, impedem a realização da fotossíntese e dificultam a troca gasosa.
05 O corpo dos animais é constituído por tecidos associados em órgãos, onde cada um, devido às suas características, desempenha determinada função. O tecido epitelial possui especializações importantes, como revestimento do exterior dos organismos, assim como cavidades internas e órgãos ocos, fabricar secreções, absorver nutrientes, detectar estímulos etc. A figura exemplifica um tipo de epitélio de revestimento. Observe.
É INCORRETO afirmar que
A) é encontrado revestindo a traqueia.
B) é estratificado, apresentando núcleos em alturas diferentes.
C) as células se encontram justapostas e apoiadas na lâmina basal.
D) o tecido é avascular, sendo nutrido pelo tecido conjuntivo adjacente.
06 Gregor Mendel, em um de seus primeiros experimentos, utilizou plantas de linhagens puras de ervilhas para seu cruzamento. Dentre as características analisadas, Mendel denominou variedade dominante àquela que se manifestava em sua primeira geração (F1) e variedade recessiva àquela que se mantinha escondida em F1, somente reaparecendo em sua segunda geração (F2). As alternativas mostram quatro dos sete caracteres analisados por Mendel e suas variedades dominantes apresentadas. Marque a opção INCORRETA em relação aos resultados de F1.
A) Forma das vagens: lisas.
B) Textura da semente: lisas.
C) Posição das flores: axilares.
D) Cor do albúmen da semente: verdes.
07 A desertificação é um processo que torna estéreis as terras agrícolas e férteis de regiões secas, como as
terras semiáridas do Nordeste brasileiro. É o resultado de um mau uso da terra. A destruição do solo pelo processo erosivo é equilibrado pela degradação natural das rochas, mas quando o ser humano interfere, essa compensação deixa de existir e o processo é acelerado. São ações que aceleram o processo erosivo, EXCETO:
A) Irrigação do solo.
B) Destruição da mata ciliar.
C) Substituição da mata original.
D) Desmatamento por queimadas.
08 A organogênese é uma fase embrionária responsável pela formação dos órgãos e sistemas, na qual os movimentos de células e as dobras dos folhetos embrionários originam os diversos órgãos do embrião. Em relação à organização dos folhetos embrionários, relacione o folheto embrionário ao respectivo órgão formado no animal adulto.
1. Endoderme.
2. Mesoderme.
3. Ectoderme.
( ) Musculatura esquelética.
( ) Fígado e pâncreas.
( ) Medula e nervos.
( ) Derme.
( ) Bexiga urinária.
A sequência está correta em
A) 2, 1, 1, 3, 2.
B) 2, 1, 3, 2, 1.
C) 1, 3, 3, 1, 2.
D) 3, 2, 2, 3, 1.
09 Os répteis, assim denominados pelo hábito locomotor rastejante, chamam a atenção dos zoólogos pelo fato de apresentarem uma característica que não lhes é exclusiva, mas crucial para sua sobrevivência e que os permitiram desenvolver independência do meio aquático. Assinale essa característica.
A) Pele resistente e impermeável.
B) Presença de diafragma muscular.
C) Embrião envolvido por uma estrutura chamada âmnio.
D) Desvio sanguíneo entre os circuitos pulmonar e sistêmico.
10 Nem sempre os genes situados no mesmo cromossomo caminham juntos para o mesmo gameta, pois pode ocorrer permutação ou crossing-over, ou seja, uma troca de partes entre as cromátides homólogas. Considere o esquema das células e seus genes:
A partir da análise das células, é correto afirmar que
A) na célula I haverá maior taxa de recombinação, pois os genes estão mais distantes.
B) a taxa de recombinação e a distância entre os genes não possuem qualquer ligação.
C) na célula II haverá maior taxa de recombinação, pois os genes estão mais próximos.
D) as células I e II terão a mesma taxa de recombinação, pois possuem o mesmo número de gametas.
11 A Lipodistrofia Generalizada Congênita (Síndrome de Berardinelli-Seip) é uma síndrome hereditária rara de causa indeterminada, com transmissão autossômica recessiva. O diagnóstico pode ser feito ao nascer ou durante a infância, e o seu portador pode apresentar alterações metabólicas, clínicas e laboratoriais que incluem: diminuição ou ausência de tecido adiposo subcutâneo, crescimento acelerado com padrão acromegaloide (mãos e pés longos, desenvolvimento somático e esquelético acentuado), hipertricose, hiperglicemia, entre outras. É correto afirmar que essa síndrome é um exemplo de
A) epistasia.
B) poligenia.
C) pleiotropia.
D) herança quantitativa.
12 Observe a figura.
Após a retirada de um anel completo da casca de um tronco (anel de Malpighi), analise.
I. A ascensão da seiva elaborada não será prejudicada, ao contrário do que ocorre com a seiva bruta.
II. Ocorre acúmulo da seiva elaborada e formação de um tecido local.
III. Ocorre acúmulo de seiva bruta e formação de um tecido local.
IV. As raízes e as demais partes abaixo do corte deixarão de receber a seiva elaborada.
V. A planta deixa de receber a seiva bruta e perde a fonte de obtenção de água e sais, morrendo.
Estão corretas apenas as afirmativas
A) II e IV.
B) III e V.
C) I, II e V.
D) I, III e IV
13 A célula é a unidade fundamental do corpo e, quando semelhantes, se unem e formam vários tecidos e órgãos. Os tecidos formados apresentam várias características e podem realizar diversas funções. De acordo com a função de cada célula dos tecidos do corpo humano, relacione as colunas.
1. Mastócito.
2. Plasmócito.
3. Macrófago.
4. Osteoblasto.
5. Osteoclasto.
( ) Célula que fabrica anticorpos – proteínas que defendem o organismo contra agentes infecciosos.
( ) Célula que fagocita micro-organismos, restos de células e partículas inertes que invadem o organismo.
( ) Célula que “roe” a parte interna do osso, aumentando a cavidade onde está a medula e colabora com o equilíbrio de cálcio no corpo.
( ) Célula responsável pela produção de histamina e heparina no tecido.
( ) Célula que produz a matriz do tecido conjuntivo ósseo.
A sequência está correta em
A) 3, 1, 5, 2, 4.
B) 2, 1, 4, 3, 5.
C) 2, 3, 5, 1, 4.
D) 1, 3, 5, 2, 4.
14 As plantas perdem água em forma de vapor principalmente através das folhas – fenômeno conhecido como transpiração. Nesse processo, a planta pode perder água através da cutícula que reveste a epiderme, ou pode ocorrer perda pelos estômatos. O gráfico hipotético representa a variação do peso da folha recém-destacada no decorrer do tempo, de acordo com o processo de transpiração. Observe.
Analise o gráfico e assinale a alternativa correspondente.
A) I – fechamento de todos os estômatos; II – transpiração cuticular; III – transpiração cuticular e estomática.
B) I – transpiração cuticular e estomática; II – fechamento de todos os estômatos; III – transpiração cuticular.
C) I – transpiração cuticular; II – fechamento de todos os estômatos; III – transpiração cuticular e estomática.
D) I – transpiração cuticular e estomática; II – transpiração cuticular; III – fechamento de todos os estômatos.
15 No ciclo de vida das pteridófitas, os esporos liberados atingem o solo e podem desenvolver os gametângios, também conhecidos como prótalos. No mesmo indivíduo, os prótalos diferenciam-se em masculinos e femininos sendo, portanto, hermafrodita. A figura representa o prótalo e suas estruturas. Observe.
Assinale a afirmativa correta.
A) Os arquegônios (II) produzem as oosferas – gametas femininos.
B) Os arquegônios (I) produzem os anterozoides – gametas masculinos.
C) Na posição II estão os anterídios, que produzem os anterozoides – gametas masculinos.
D) Os anterídios estão na posição I, o arquegônio na posição II e os rizoides na posição III.
16 Analise a tabela abaixo:
De acordo com as informações anteriores, assinale os agentes causadores das doenças descritas.
A) I – bactéria; II – vírus; III – bactéria; IV – vírus; V – protozoário; VI – vírus.
B) I – vírus; II – bactéria; III – bactéria; IV – vírus; V – bactéria; VI – protozoário.
C) I – vírus; II – bactéria; III – vírus; IV – vírus; V – protozoário; VI – protozoário.
D) I – bactéria; II – protozoário; III – vírus; IV – vírus; V – protozoário; VI – bactéria.
17. "Quando não há relação de dominância e recessividade entre alelos de um gene responsável por uma característica, surge, no heterozigoto, um fenótipo intermediário. Esses são os casos de ausência de dominância". (Sônia Lope-Biologia-Volume único.)
As flores brancas e vermelhas da espécie Mirabilis jalapa, durante o cruzamento entre a geração parental, resultam em flores róseas (F1). O resultado obtido do cruzamento dessas espécies descendentes (F1) com uma espécie da geração parental, branca ou vermelha, é
A) proporção fenotípica 2 : 2 e genotípica 2 : 2.
B) proporção fenotípica 3 : 1 e genotípica 2 : 2.
C) proporção fenotípica 3 : 1 e genotípica 1 : 2 : 1.
D) proporção fenotípica 1 . 2 . 1 e genotípica 1 . 2 . 1.
18 Pode-se observar na imagem, a interação entre o pássaro-palito e o crocodilo africano. Essa associação ocorre nas margens do rio Nilo, onde o pássaro penetra na boca do crocodilo, alimentando-se de restos alimentares e vermes existentes na boca do réptil. Após se alimentar, o pássaro livra o crocodilo dos parasitas. A associação ecológica verificada entre o pássaro-palito e o crocodilo africano é conhecida por interação
A) interespecífica por protocooperativismo.
B) intraespecífica harmoniosa por simbiose.
C) interespecífica harmoniosa por mutualismo.
D) intraespecífica harmoniosa por comensalismo.
19 O Brasil é formado por vários biomas – um conjunto de ecossistemas que funciona de forma estável. O bioma é caracterizado por um ou diversos tipos de vegetação. Os seres vivos dessas regiões vivem de forma adaptada às condições da natureza existentes. Sobre a caatinga, um exemplo de bioma brasileiro, analise.
I. Sua vegetação assemelha-se à savana e, na seca, pode queimar espontaneamente.
II. Seu território se estende em quase todos os estados do nordeste, pelo norte de Minas e uma parte do norte do Espírito Santo.
III. A baraúna, o pau-ferro, o sabiá e a aroeira são exemplos de madeira boa da região.
IV. O furão, o tamanduá, a suçuarana, a ema e a seriema, são animais encontrados na região.
V. Apresenta clima semiárido, com baixo índice de pluviosidade e sua vegetação inclui as plantas xerófilas.
Estão corretas apenas as afirmativas
A) I e II.
B) I e V.
C) III e V.
D) I, III e IV.
20 Muitos animais apresentam estruturas únicas, que facilitam sua locomoção, respiração, alimentação, defesa e proteção. Várias são as características que os distinguem e os classificam adequadamente. Pedicelárias, parapódios e cnidócitos são exemplos de características únicas encontradas nos filos no reino animal. Tais características estão presentes nos seguintes animais, respectivamente:
A) Ouriço-do-mar, lula e escorpião.
B) Esponja, poliqueta e água-viva.
C) Lula, ouriço-do-mar e poliqueta.
D) Ouriço-do-mar, poliqueta e água-viva.
Comentários