BIOLOGIA [UEPA]

[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]

Leia o Texto XI para responder à questão 37. 
Texto XI 
Quando começou a associar-se com o homem, o cão já se diferenciava em várias raças. As raças de cães que conhecemos hoje, apresentam uma diversidade muito acentuada de aspectos distintivos, cuja explicação não está somente na tendência natural do cão à variação, mas também dos efeitos de uma domesticação muito antiga. Entretanto, a origem das diferentes raças desses Chordata1, Canidae2, está baseada em algumas espécies tais como: Canis lupus3 (lobo), Canis familiaris4 (cão), Canis latrans5 (coiote), Canis lupus familiares6 (cão lobo checo), como apresentado em muitos documentários Texto modificado: Guia de Raças de cães: raças. Disponível em: http://www.guiaderacas.com.br/racas.shtml. Acesso: 30/08/2012 
37. Quanto às categorias taxonômicas enumeradas no Texto XI, analise as assertivas abaixo: 
I. A denominação em 6 corresponde a uma subespécie de Canis
II. Em 5, o epíteto específico corresponde a Canis
III. A palavra em 2 refere-se ao taxon de família a qual os cães pertencem. 
IV. Na classificação, a palavra em 1 corresponde à categoria Classe. 
V. 3, 4 e 5 são nomes científicos de diferentes espécies de canídeos. 
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: 
a) I, II e IV 
b) II, III e IV 
c) I,III e V 
d) II, III e V 
e) I, IV e V 

Leia o Texto XII para responder à questão 38. 
Texto XII 
Há uma grande quantidade de notícias na mídia, que divulgam a ação de substâncias denominadas fitormônios ou hormônios vegetais. Dentre estes, destaca-se a giberelina, hormônio descoberto em plantações de arroz no Japão. Os rizicultores observaram que certas plantas de arroz cresciam mais rapidamente que outras. O exame dessas plantas levou à conclusão de que estavam infectadas pelo fungo Gibberella fujikuroi, produtor de giberelinas, substâncias também produzidas de forma natural pelas plantas. (Adaptado de http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/hormonios-vegetais/hormonio. php) 
38. Com relação ao hormônio referido no Texto XII, analise as afirmativas abaixo: 
I. Promove o fechamento dos estômatos. 
II. Promove o alongamento de caules e de gomos. 
III. Estimula o desenvolvimento do fruto. 
IV. Promove a germinação das sementes. 
V. Induz a dormência das gemas e das sementes. 
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: 
a) I, II e III 
b) I, III e IV 
c) II, III e IV 
d) III, IV e V 
e) I, II, III, IV e V

Leia o Texto XIII para responder à questão 39. 
Texto XIII 
Mais de 30 milhões de espécies de organismos habitam a Terra. Para classificar os atuais seres vivos e os que, entretanto, se extinguiram, os biólogos têm estabelecido sistemas de classificação que refletem a história evolutiva da vida, utilizando até mesmo tecnologias modernas e complexas. Ao longo dos tempos, vários sistemas de classificação foram estabelecidos mas, atualmente, o mais utilizado é o que considera os seres vivos agrupados em cinco grandes categorias denominadas Reinos. Algumas características taxonômicas, incluindo a presença ou ausência de estruturas como parede celular, cloroplasto, carioteca, cnidoblasto entre outras, permitem classificar esses organismos em seus respectivos Reinos. Texto modificado: Reinos dos seres vivos .Disponível em: http://www.infopedia.pt/$reinos-dos-seres-vivos. Acesso: 30/08/2012 

39. Quanto ao conteúdo abordado no Texto XIII, analise as características apresentadas no quadro abaixo e marque a alternativa correta.

a) O organismo 1 pertence a Monera e o 3 a Fungi 
b) O organismo 2 pertence a Protista e o 5 a Plantae 
c) O organismo 2 pertence a Animallia e o 4 a Protista 
d) O organismo 1 pertence a Protista e o 5 a Plantae 
e) O organismo 2 pertence a Fungi e o 4 a Animallia 

Leia o Texto XIV para responder à questão 40. 
Texto XIV 
[...] “Tudo começou com a maçã(1). Depois foi a vez da manga(2), do abacate (3), do caju(4), do abacaxi (5) e outras frutas do paraíso”. Os frutos e pseudofrutos fazem parte de nossa vida, mas muitas vezes não temos a consciência do que eles são e qual sua importância na alimentação e no ambiente. No nosso organismo exercem papéis importantes, pois são fontes de água, fibras (celulose), vitaminas, sais minerais, frutose, gorduras e proteínas. 
(Adaptado de http://treinosacademia.com.br/qual-a-importancia-das-frutas-na-nossa-alimentacao/)
40. Das palavras destacadas e numeradas no Texto XIV, analise as afirmativas abaixo: 
I. A parte comestível de 1 origina-se do receptáculo floral. 
II. 2 e 3 são originados de um único ovário fecundado. 
III. 5 é originado do desenvolvimento de ovários das flores de uma inflorescência. 
IV. A polpa de 4 origina-se do pedúnculo floral. 
A alternativa que apresenta apenas frutos é: 
a) I 
b) II 
c) I e II 
d) II e III 
e) III e IV 

41. Os jogos eletrônicos situam as pessoas nos mais diversos ambientes virtuais. Acessórios como capacetes, óculos, dispositivos e vestimentas inserem os jogadores e observadores em múltiplos estímulos: sonoros, visuais e mecânicos. As sensações que surgem são basicamente respostas do sistema nervoso simpático, reproduzindo nos indivíduos mecanismos de adaptação presentes no mundo real em situação de fuga, ataque ou defesa. Uma das sensações obtidas pela estimulação do referido componente do sistema nervoso autônomo é: 
a) diminuição da frequência respiratória 
b) diminuição da pressão arterial 
c) aumento dos batimentos cardíacos 
d) aumento do peristaltismo intestinal 
e) promove a contração da pupila 
 
Leia o Texto XV para responder à questão 42. 
Texto XV 
A área de saneamento básico no Brasil apresenta atenção diferenciada. Em algumas regiões, como a região Norte, os serviços desta área são diminutos frente à necessidade populacional. Medidas como o fornecimento de água tratada, construção de redes de esgoto e coleta regular de lixo diminuiriam o número de casos de doenças de transmissão hídrico-alimentar.  
42. Neste contexto de transmissão abordado no texto XV, as medidas de saneamento básico reduziriam os casos de doenças como: 
a) enterobíase, giardíase, hanseníase e doença de chagas. 
b) ascaridíase, hepatite A , esquistossomose e filariose. 
c) teníase, amebíase, toxoplasmose e leishmaniose. 
d) leptospirose, amebíase, ascaridíase e malária. 
e) ascaridíase, amebíase, giardíase e cólera. 

GABARITO
37-C
38-C
39-E
40-B
41-C
42-E

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