BIOLOGIA [UFAM]


29. O sexo, para muitos animais, mas não para todos, tem se revelado uma estratégia cativante, talvez pelo fato de a reprodução sexual promover diversidade, capacitando uma longa sobrevivência dos descendentes em um mundo de perpétua mudança. A série de transformações que resulta na formação dos gametas maduros é chamada de gametogênese. A figura a seguir captura esse processo: 

Assinale a alternativa CORRETA para as indicações A, B, C, D e E da figura com sua respectiva carga genética: 
a) A-espermatogônia (diploide); B-espermatócito (diploide); C-espermatócito secundário (haploide); D-espermátide (haploide); E-espermatozoide (haploide).
b) A-espermátide (diploide); B-espermatócito (diploide); C-espermatócito secundário (haploide); D-espermatogônia (haploide);  E-espermatozoide (haploide).
c) A-espermátide (diploide); B-espermatócito (diploide); C-espermatócito secundário (haploide); D-espermatogônia (haploide); E-espermatozoide (diploide).
d) A-espermatogônia (diploide); B-espermatócito (diploide); C-espermatócito secundário (diploide); D-espermátide (haploide); E-espermatozoide (haploide).
e) A-espermatozoide (diploide); B-espermatócito (diploide); C-espermatócito secundário (haploide); D-espermátide (haploide); E-espermatogônica (haploide).

30. Um homem está processando sua esposa e exigindo o divórcio alegando infidelidade. Suas crianças são do tipo sanguíneo O e AB, 1º e 2º nascimento, respectivamente. Não há discussão a respeito dessas. É sob a terceira criança, tipo B, que recai a acusação. Um outro teste foi realizado com o sistema sanguíneo MN. A criança em questão foi do tipo M. O homem foi do tipo N. Em relação ao 1º e 2º teste, respectivamente, a alegação do homem tem fundamento?  
a) Não há como usar tais dados de forma alguma. 
b) Não para o sistema ABO; Não para o sistema MN. 
c) Não para o sistema ABO; Sim para o sistema MN. 
d) Sim para o sistema ABO; Sim para o sistema MN. 
e) Sim para o sistema ABO; Não para o sistema MN. 

31. Os humanos e muitos outros mamíferos desenvolvem duas dentições ao longo de toda sua vida. A dentição decídua domina os primeiros anos, sendo seguida pela dentição permanente no decorrer da vida. Ambas as dentições estão sujeitas a danos causados por maus hábitos de higiene e a outros fatores que podem levar a perda definitiva do dente. Visto que, mais que apenas estético, o conhecimento da anatomia do dente é valioso para a saúde humana e animal, identifique os componentes da figura a seguir: 

A sequência que relaciona corretamente os termos é: 
a) A-dentina; B-coroa; C-polpa; D-gengiva; E-canal; F-raiz; G-esmalte; H-cemento. 
b) A-polpa; B-coroa; C-esmalte; D-canal; E-cemento; F-raiz; G-gengiva; H-dentina. 
c) A-polpa; B-raiz; C-esmalte; D-canal; E-cemento; F-coroa; G-gengiva; H-dentina. 
d) A-esmalte; B-coroa; C-polpa; D-cemento; E-canal; F-raiz; G-gengiva; H-dentina. 
e) A-esmalte; B-coroa; C-polpa; D-canal; E-cemento; F-raiz; G-gengiva; H-dentina. 
 
32. A figura a seguir captura um encontro dramático entre pescadores e uma lula gigante como descrito pelo naturalista Louis Figuier em 1872. O filo a que pertence essa espécie compartilha várias características entre seus membros, EXCETO: 

a) São celomados verdadeiros. 
b) A metameria. 
c) As paredes dorsais do corpo formam pares de dobras chamadas manto. 
d) Parede ventral do corpo especializada com um pé muscular. 
e) São protostomados. 

33. Carlos Lineu, um excepcional estudante de biologia, mas também um desastrado assistente de laboratório derrubou no chão um lote de fichas contendo a classificação sistemática de alguns grupos de mamíferos. Em seu desespero em corrigir tal deslize Lineu fez várias tentativas de encaixar determinada espécie com sua respectiva posição taxonômica. Para entender o problema de Lineu observe as duas colunas a seguir: 

A sequência que relaciona corretamente as colunas é: 
a) 1-A; 2-B; 3-C; 4-D; 5-E; 6-F. 
b) 1-A; 2-C; 3-E; 4-F; 5-B; 6-D. 
c) 1-A; 2-F; 3-E; 4-D; 5-C; 6-B. 
d) 1-D; 2-F; 3-E; 4-A; 5-C; 6-B. 
e) 1-F; 2-A; 3-E; 4-B; 5-C; 6-D. 

34. Na abertura da Copa do mundo de futebol em 2014 no Brasil, um cientista brasileiro e sua equipe tem esperança de proporcionar ao mundo uma cena que, mais que inusitada, poderá representar um marco na história da neurofisiologia e um avanço científico digno de um premio Nobel: uma criança paraplégica deverá entrar no estádio andando e será convidada a dar o ponta pé inicial na competição. Surreal? Não para a equipe do Dr. Miguel Nicolelis, professor de neurociências na Escola de Medicina da Universidade de Duke, USA. A realização desse sonho envolve robótica e a manipulação das ondas cerebrais. O conhecimento da anatomia do sistema nervoso central é fundamental nesse aspecto. Sendo assim, analise a figura a seguir: 

A sequência que relaciona corretamente os termos é:  
a) 1-bulbo; 2-hipotálamo; 3-medula espinhal; 4-tálamo; 5-cerebelo; 6-ponte; 7-mesencéfalo; 8-hipocampo; 9-amígdala; 10-cérebro. 
b) 1-tálamo; 2-hipotálamo; 3-medula espinhal; 4-bulbo; 5-cérebro; 6-ponte; 7-mesencéfalo; 8-hipocampo; 9-amígdala; 10-cerebelo. 
c) 1-tálamo; 2-hipotálamo; 3-medula espinhal; 4-bulbo; 5-cerebelo; 6-ponte; 7-mesencéfalo; 8-hipocampo; 9-amígdala; 10-cérebro. 
d) 1-hipotálamo; 2-tálamo; 3-bulbo; 4-medula espinhal; 5-cérebro; 6-mesencéfalo; 7-ponte; 8-amígdala; 9-hipocampo; 10-cerebelo. 
e) 1-bulbo; 2-tálamo; 3-hipotálamo; 4-medula espinhal; 5-cérebro; 6-cerebelo; 7-ponte; 8-amígdala; 9-hipocampo; 10-mesencéfalo. 

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