BIOLOGIA [UFU]


BIOLOGIA 
QUESTÃO 01 
Em ervilhas, a cor da semente amarela é dominante sobre a verde e a textura lisa é dominante sobre a rugosa. A partir do cruzamento de duas plantas duplamente heterozigotas, foram obtidas 3200 plantas. Sobre o número de plantas amarelas e lisas é correto afirmar que totalizam 
A) 600. 
B) 1800. 
C) 1200. 
D) 200. 

QUESTÃO 02 
Sobre os hormônios e suas funções nos vertebrados, relacione a coluna da esquerda com a da direita. 
(1) Ocitocina         (a) Vasoconstrição e taquicardia 
(2) Tiroxina           (b) Mantém o endométrio desenvolvido 
(3) Adrenalina       (c) Estimula e regula o nível de atividade do organismo 
(4) Insulina            (d) Estimula a contração da musculatura uterina no momento do parto 
(5) Progesterona    (e) Reduz a concentração de glicose no sangue 
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta. 
A) 1d; 2c; 3a; 4e; 5b. 
B) 1c; 2b; 3e; 4a; 5d. 
C) 1b; 2d; 3a; 4e; 5c. 
D) 1a; 2e; 3d; 4b; 5c. 

QUESTÃO 03 
Considere as afirmativas a seguir. 
I. Um fruto podre perto de outros frutos sadios provoca o apodrecimento de todos. 
II Pode-se induzir artificialmente a produção de frutos sem que ocorra a fecundação. 
III. Aplica-se para retardar o envelhecimento das verduras. 
As alternativas I, II e III são atribuídas, respectivamente, à ação de quais hormônios vegetais? 
A) Etileno, auxina e citocinina. 
B) Ácido abscísico, etileno e giberelina. 
C) Citocinina, ácido abscísico e auxina. 
D) Giberelina, citocinina e etileno. 

QUESTÃO 04 
A vespa, conhecida como cauda de rubi, escolhe vespas solitárias para criarem seus filhotes. Enquanto a ocupante do ninho está fora buscando comida, ela entra e encontra os ovos adequados e, dentro deles, deposita um de seus próprios ovos com o "ovopositor", deixando uma camada de sua essência como aviso para outras vespas de que aqueles ovos já estão ocupados. Se a vespa escolhida colocar ovos também, a larva da invasora atrasa seu desenvolvimento até as larvas da hospedeira terem comido todos os alimentos armazenados, e então come seus irmãos adotivos. Disponível em: . Acesso em 18 de jan.2014. 
Qual é o tipo de interação ecológica entre as vespas da espécie cauda de rubi e as solitárias? 
A) Comensalismo. 
B) Inquilinismo. 
C) Protocooperação. 
D) Parasitismo. 

QUESTÃO 05 
Determinado organismo, conforme Tabela 1, produz uma proteína com a sequência de aminoácidos cisteína-valina-arginina-serina-tirosina, conforme Tabela 2 do código genético. Foi observado que o RNA mensageiro desse gene contém: 40% de uracila; 6,66% de citosina; 20% de adenina e 33,3% de guanina. 

Qual organismo produziu a proteína com a sequência de aminoácidos referida acima? 
A) Serpente. 
B) Sapo. 
C) Fungo. 
D) Lagarto. 

QUESTÃO 06 
Bactérias resistentes abrem a possibilidade de uma era pós-antibióticos Os antibióticos têm como alvo as bactérias, mas essas sempre acham uma forma de sobreviver, o que pede o uso de novos medicamentos. Por isso, antibióticos têm um tempo determinado de validade. O mau uso dos antibióticos (seja sem necessidade ou por tempo e dose incorretos) e o maior tráfego global de bactérias resistentes pioram o cenário. No ano passado, um relatório dos Centros de Controle de Doenças dos EUA chamou a atenção para o problema da gonorreia resistente às cefalosporinas, classe de antibióticos usada no tratamento dessa doença sexualmente transmissível. As bactérias causadoras da tuberculose também geram preocupação, pois são resistentes à maioria dos medicamentos e normalmente atingem pessoas hospitalizadas. 
Disponível em: . Acesso em 19 de jan.2014. (Adaptado). 
Qual das explicações para tal fato se aproxima da Teoria de Darwin? 
A) Os antibióticos provocam mutações genéticas, conferindo resistência às bactérias. 
B) As bactérias são selecionadas pela resistência que apresentam aos antibióticos. 
C) As bactérias adquirem resistência com doses crescentes de antibióticos. 
D) A pequena variabilidade genética em bactérias facilita a adaptação aos antibióticos. 

QUESTÃO 07 
Em uma aula de Biologia, a professora apresentou o hemograma de quatro mulheres adultas, com as seguintes informações: 

Qual mulher apresenta um quadro característico de reação alérgica? 
A) Ana. 
B) Vilma. 
C) Laura. 
D) Clara. 

QUESTÃO 08

A partir da análise da tirinha, considere as afirmativas a seguir. 
I. A introdução de espécies exóticas em ecossistemas causa extinção de algumas espécies de animais, pois elas sobrepõem nichos ecológicos, estabelecendo uma interação interespecífica do tipo canibalismo. 
II. Espécies exóticas não possuem parasitas ou predadores naturais no novo habitat, o que favorece o crescimento de sua população e prejudica as espécies nativas. 
III. Uma das maneiras de espécies exóticas impactarem negativamente a biodiversidade de um ecossistema é por meio de interações ecológicas desarmônicas com espécies nativas. 
Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas. 
A) I, III. 
B) I, II e III. 
C) II e III. 
D) I e II. 

QUESTÃO 09 
As algas atualmente são classificadas como Protoctistas e apresentam grande importância econômico-industrial, como: 
A) Produção de queratina a partir do esqueleto silicoso das diatomáceas. 
B) Produção da maré vermelha por algas planctônicas que estimulam a proliferação de seres fotossintetizantes. 
C) Produção de toxinas por dinófitas, que se concentram nos tecidos de peixes e auxiliam na pesca industrial desses animais. 
D) Produção de alginatos por feofíceas, utilizados como espessantes na fabricação de sorvetes, sabonetes e cremes dentais. 

QUESTÃO 10 
Considere a tabela a seguir. 

São exemplos de animais dos grupos 1, 2 e 3, respectivamente, 
A) cachorro; tubarão; cobra. 
B) tubarão; avestruz; macaco. 
C) avestruz; cobra; piramboia. 
D) piramboia; macaco; avestruz. 

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