BIOLOGIA [UFMG]
QUESTÃO 01
Uma indústria localizada na região assinalada com o algarismo I, no mapa abaixo, foi responsável pelo derramamento de grande quantidade de poluentes – soda cáustica e cloro – na bacia do Rio Paraíba do Sul.
1. Após o referido desastre ecológico, algumas espécies de plantas desapareceram da comunidade vegetal
na região afetada.
CITE um motivo que justifica esse desaparecimento.
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2. Diferentes estratégias podem ser adotadas para a recuperação de áreas degradadas.
JUSTIFIQUE a utilização das estratégias que se seguem.
A) Plantio de espécies de gramíneas.
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B) Cobertura do solo com compostos orgânicos.
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3. Analise este gráfico, em que está representado o potencial hídrico do solo em duas áreas – I e II –
situadas numa das margens do rio afetado, nas quais se fez plantio de gramíneas para sua recuperação:
Com base nas informações desse gráfico, observa-se que as gramíneas utilizadas na recuperação da
área representada pela curva I apresentaram melhor desenvolvimento quando comparadas àquelas
representadas pela curva II.
CITE o provável tipo de solo da área II.
JUSTIFIQUE sua resposta.
Tipo de solo: ____________________________________________________________
Justificativa: ____________________________________________________________
4. O movimento ascendente da água em vegetais dá-se em função das características das plantas e da
interação delas com fatores abióticos. CITE os mecanismos responsáveis pelo deslocamento de água que ocorre nos locais A, B e C, indicados nesta figura:
QUESTÃO 02
O ecoturismo e as viagens, especialmente as internacionais, levam as pessoas a diferentes partes do Planeta. Contudo o corpo humano sofre alterações em decorrência de viagens, que podem dar origem a vários problemas de saúde. Por isso, já existem serviços médicos especializados em Medicina do Viajante.
1. Alguns viajantes queixam-se de leves dores ou de sensação de “ouvido entupido”, que podem ocorrer na decolagem ou na aterrissagem de avião. Outros também sentem o mesmo quando, por exemplo, sobem rapidamente uma montanha.
CITE o fator que provoca esses sintomas e EXPLIQUE a atuação dele no ouvido.
Fator: __________________________________________________________________
Explicação: _____________________________________________________________
2. A) INDIQUE a causa do inchaço das pernas e dos pés em casos de viagens longas de ônibus, carro ou avião.
B) Entre outras medidas preventivas desse incômodo, aconselha-se o viajante a movimentar-se e, quando possível, levantar e abaixar as pontas dos pés para exercitar as pernas.
EXPLIQUE como essas duas medidas podem prevenir ou reduzir o inchaço das pernas.
3. A doença mais comum entre os viajantes é a diarréia infecciosa.
A) CITE um microrganismo causador desse tipo de diarréia.
B) INDIQUE um comportamento que o viajante pode adotar para prevenir esse tipo de diarréia.
4. Observe, nesta figura, as áreas assinaladas com os algarismos I e II:
Considerando as informações dessa figura, CITE as doenças relacionadas às medidas preventivas que se
seguem e EXPLIQUE o modo de ação de cada uma dessas medidas.
A) Medida: Tomar vacina específica antes de ir para as regiões indicadas por I.
Doença: _________________________________________________________________________
Ação da medida: __________________________________________________________________
B) Medida: Evitar viagens não-essenciais para alguns países localizados nas regiões indicadas por II.
Doença: _________________________________________________________________________
Ação da medida: __________________________________________________________________
QUESTÃO 03
A anorexia nervosa é uma desordem que afeta cerca de 2-5% das mulheres jovens. Essas mulheres têm grande medo de engordar e, por isso, impõem a si próprias uma dieta rigorosa. Atualmente, a anorexia nervosa é uma das causas mais comuns de desnutrição e, nesse caso, o risco de mortalidade atinge 15-20% das pacientes anoréxicas com idade entre 15 e 25 anos.
Os órgãos I e II, assinalados nesta figura, podem ser afetados pela anorexia nervosa:
Considerando essas informações e outros conhecimentos sobre a função dos sistemas orgânicos no ser
humano,
1. CITE o tecido que pode estar afetado quando a paciente anoréxica apresenta:
A) diminuição da espessura da parede no órgão I:
B) diminuição do peristaltismo no órgão II:
2. CITE um prejuízo para o organismo decorrente de cada uma das alterações descritas no item 1 desta
questão.
A) Prejuízo relacionado ao órgão I:
B) Prejuízo relacionado ao órgão II:
3. Analise esta tabela em que são apresentados dados relativos a mulheres anoréxicas e a mulheres saudáveis:
Com base nos dados contidos nessa tabela,
A) EXPLIQUE o baixo índice de massa corporal em mulheres anoréxicas.
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B) EXPLIQUE uma característica própria do metabolismo energético do grupo de mulheres anoréxicas
em relação aos macronutrientes utilizados para obtenção de energia.
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4. Com o objetivo de compreender melhor doenças que afetam o homem, pesquisadores utilizam animais para desenvolver modelos experimentais que simulam situações humanas. Nesse caso, os experimentos são realizados em condições controladas, que permitem testar a validade dos resultados obtidos. Escolha um fator biológico e planeje um experimento com ratos, em que possa ser avaliado o efeito da desnutrição sobre esse fator.
A) FORMULE a hipótese a ser testada nesse experimento.
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B) CITE uma variável que deve ser controlada nesse experimento.
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QUESTÃO 04
Observe estas figuras, em que estão representados os aparelhos reprodutores feminino e masculino:
Considerando as informações contidas nessas figuras e outros conhecimentos sobre o assunto,
1. MARQUE com um X, na própria figura, o local onde ocorre a fecundação.
2. A) NOMEIE, nos quadros em branco em cada figura, os órgãos indicados por setas.
B) EXPLIQUE a importância de exames médicos periódicos desses órgãos, ressaltada, freqüentemente,
por meio de campanhas públicas de saúde.
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3. Observe estas figuras em que estão representados os cromossomos X e Y:
No cromossomo Y, descobriu-se o gene SRY, que algumas evidências permitem apontar como responsável pela síntese de uma substância que atua na diferenciação dos testículos e, conseqüentemente, na definição do sexo masculino. Entretanto existem casos, relatados na literatura, de homens 46, XX e de mulheres 46, XY.
EXPLIQUE por que ocorrem esses casos.
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4. Analise este heredograma de uma família que apresenta vários casos de um tipo de raquitismo:
A análise desse heredograma permite concluir que o tipo de raquitismo que caracteriza tal família é,
provavelmente, determinado por herança dominante ligada ao cromossomo X.
CITE a evidência que permite essa conclusão.
JUSTIFIQUE sua resposta.
Evidência: __________________________________________________________________________
Justificativa: ________________________________________________________________________
QUESTÃO 05
Analise este gráfico:
Programas de desenvolvimento sustentável podem inverter a tendência à extinção de espécies representada
nesse gráfico.
1. CITE duas estratégias que podem preservar parte substancial da diversidade biológica de uma região.
Estratégia 1: ___________________________________________________________________
Estratégia 2: ____________________________________________________________________
2. CITE um critério que permite evidenciar o fato de uma espécie qualquer estar em extinção.
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3. ESTABELEÇA uma relação entre a preservação da biodiversidade e
A) o tratamento de doenças: __________________________________________________________
B) a produtividade agrícola: __________________________________________________________
4. Entre os animais atualmente ameaçados de extinção, estão o anelídeo conhecido como minhocuçu e a onça-parda.
CITE um fator que justifica a necessidade de preservação de cada uma dessas espécies.
Minhocuçu: ______________________________________________________________________
Onça-parda: ______________________________________________________________________
QUESTÃO 06
Analise este quadro:
1. Com base nas informações desse quadro,
A) ESTABELEÇA uma relação entre o tamanho do animal e a rapidez de reprodução dele.
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B) CITE uma das evidências utilizadas para estabelecer essa relação.
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2. CITE o anexo embrionário exclusivo dos animais apresentados no quadro e a função dele.
Anexo: __________________________________________________________________________
Função: __________________________________________________________________________
3. Outros grupos de animais, com características próprias, reproduzem-se e relacionam-se com filhotes de forma diferente.
A) CITE a classe animal que se caracteriza por possuir regulação de temperatura e cujos filhotes não se desenvolvem no corpo da mãe.
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B) CITE o mecanismo de proteção dos embriões dessa classe.
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4. Analise este gráfico:
Considerando o tipo de reprodução de peixes e de mamíferos, CITE qual desses dois grupos tem maior
chance de apresentar a curva de sobrevivência descrita nesse gráfico.
JUSTIFIQUE sua resposta.
Grupo mais provável: _______________________________________________________________
Justificativa: ___________________________________________________________________________
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