BIOLOGIA [UPE]
1. Blu e Jade, um casal de araras azuis, levou seus filhotes a uma expedição. Blu gosta muito de estudar e está tentando ensinar os filhotes a identificarem os seres vivos.
Ajude-os a fazer a identificação CORRETA.
a) As plantas e os animais pertencem a Filos diferentes por serem autótrofos.
b) A rã e a aranha fazem parte do Subfilo Vertebrata.
c) O jacaré, a cobra, a rã e as araras pertencem à Classe Carnívora.
d) O jacaré e a cobra são répteis de Ordens diferentes.
e) Os répteis e as aves pertencem à mesma Família.
2. Leia o texto a seguir:
Passaram-se 38 anos desde o surto inicial do vírus, e o mundo está vivendo a pior epidemia de ebola que já ocorreu. Os sintomas incluem febre, diarreia, vômito seguido de sangramento e, por fim, morte. Serão necessários seis meses para controlar a atual epidemia, que atinge a África Ocidental, disse a chefe da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), em 15 de agosto de 2014. “Em teoria, deveria ser muito fácil para conter o ebola", avalia Piot. Na prática, porém, outros fatores dificultam a luta contra um surto. Pessoas que ficam doentes e suas famílias podem ser estigmatizadas pela comunidade, resultando em uma relutância para ajudar. As crenças levam alguns a confundir a doença com bruxaria. Pode haver ainda hostilidade para com os trabalhadores de saúde. "Não devemos esquecer que esta é uma doença da pobreza, dos sistemas de saúde deficientes e de desconfiança", diz Piot. Por isso, informação, comunicação e envolvimento de líderes comunitários são tão importantes quanto a abordagem médica clássica, argumenta.
Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/08/controle-de-epidemia-de-ebola-levara-6-meses-diz-medicos-sem-fronteiras.html ; http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/07/ebola-virus-que-mata-90-dos-doentes-chegou-a-europa-em-garrafa-termica-em-1976.html. Adaptado.
Para esse caso do Vírus Ebola, qual alternativa apresenta medidas aplicáveis ao controle do surto?
a) Evitar ingestão de alimento ou água contaminada pelo vírus, presente nas fezes de uma pessoa doente, e desinfetar os sanitários.
b) Implementar medidas de higiene, mecanizar as granjas, reduzindo o contato dos trabalhadores com
os animais vetores do vírus, e enterrar as carcaças em fossas profundas.
c) Não deixar água parada em vasos, pneus, latas ou qualquer recipiente, pois as fêmeas do vetor colocam seus ovos na água, e deles eclodem larvas, que passam a mosquito.
d) Tratar com antibióticos, antitérmicos, anti-inflamatórios e soro caseiro, pois esses vírus são transmitidos por via oral e pelo consumo de carne mal cozida.
e) Usar sabão, luvas, isolar pacientes; não reutilizar agulhas e deixar em quarentena os que tiveram contato com as pessoas que estão doentes.
3. Prevenir é melhor que remediar, já diz o ditado popular. No Brasil, constata-se que ações educacionais, com foco na consciência da importância da higiene, têm surtido efeitos positivos, e, em algumas regiões do Brasil, houve significativa diminuição de doenças parasitárias. Algumas medidas podem ser tomadas, entre outras,
I. Lavagem das mãos com água e sabão.
II. Lavagem dos alimentos.
III. Uso de calçado.
IV. Implementação de infraestrutura sanitária.
V. Uso de telas protetoras e combate ao mosquito.
Analise a alternativa que apresenta a correspondência CORRETA entre as medidas de prevenção e a doença.
a) I – Tétano; II – Febre Tifoide; III – Dermatite do bicho geográfico; IV – Botulismo; V – Malária
b) I – Gastroenterite; II – Febre Tifoide; III – Tétano; IV – Gonorreia; V – Tricomoníase
c) I – Oxiurose; II – Gastroenterite; III – Amarelão ; IV – Ascaridíase; V – Filaríase
d) I – Hepatite infecciosa; II – Varíola; III – Tricomoníase; IV – Amebíase; V – Doença de Chagas
e) I – Gripe; II – Giardíase; III – Dermatite do bicho geográfico; IV – Doença de Chagas; V –Filaríase
4. Subir a Ilha de Trindade é voltar ao tempo. Distante aproximadamente 1.200 km do Estado do Espírito Santo, possui uma flora bastante peculiar, que, em formação, se assemelha às primeiras florestas do planeta. Dominada por uma espécie endêmica, conhecida como Cyathea copelandii, tem porte baixo, cujo tecido lenhoso, denominado caudex, é formado externamente por pecíolos endurecidos das frondes antigas, revestindo o rizoma. A base do caudex está geralmente na horizontal, mas, a partir da metade em diante, a planta é ereta. As folhas divididas em folíolos surgem enroladas, e sua reprodução é sexuada. Por causa da introdução de cabritos na ilha, a espécie quase desapareceu. Depois da retirada dos animais, hoje é possível perceber uma leve recuperação (foto), com algumas árvores adultas e prótalos colonizando o solo desnudo e aumentando, na ilha, a área dessa floresta típica.
Essas características permitem classificar Cyathea copelandii em
a) Criptógama vascular e Pteridófita.
b) Criptógama avascular e Briófita.
c) Fanerógama angiosperma e Dicotiledônea.
d) Fanerógama gimnosperma e Conífera.
e) Fanerógama angiosperma e Monocotiledônea.
5. A evolução das angiospermas passa pelo sucesso na conquista do ambiente terrestre, sem depender da água para diversas funções, ainda que esta seja vital para a sobrevivência de qualquer espécie. Mas, para tal sucesso, houve a evolução reprodutiva e, sem dúvida alguma, a redução progressiva da fase haploide foi uma tendência importante. Quanto ao gametófito, é CORRETO afirmar que
a) armazena substâncias nutritivas e se transforma no endosperma primário cuja função é nutrir o embrião durante o desenvolvimento.
b) diminui sensivelmente o tempo entre a polinização e a maturação da semente e evita o desperdício na produção de tecidos de reserva, na incerteza de uma fertilização do óvulo.
c) aumenta o tempo de contato entre as células espermáticas e a oosfera, conservando o processo de fertilização e viabilizando a formação do zigoto.
d) facilita o transporte de anterozoides para perto dos arquegônios, em que os gametas masculinos nadam ativamente nas superfícies umedecidas e penetram nos arquegônios.
e) mantém preservados os grãos de pólen por tempo suficiente para que o óvulo amadureça, sincronizando a fase masculina com a fase feminina, garantindo a fertilização.
6. A imagem a seguir corresponde ao Fuleco, mascote da copa da FIFA de 2014, que foi sediada no Brasil. A mascote, cujo nome é a junção das palavras “futebol” e “ecologia”, representa a espécie Tolypeuteus trincinctus, conhecida vulgarmente como tatu-bola. Considerada uma espécie que corre alto risco de extinção em médio prazo pelo livro da Biodiversitas (2008), este animal pertence ao Filo
Chordata, Classe Mammalia.
Com relação às características dos mamíferos, analise as afirmativas a seguir:
I. Apesar da viviparidade, o embrião se desenvolve por completo, dentro do corpo da mãe e já nasce com formato bem similar ao que será quando adulto. Além de aumentar as chances de sobrevivência dos filhotes, garantindo o sucesso reprodutivo, a viviparidade limita o número de filhotes por gestação e, por isso, é considerada evolutivamente um fator desvantajoso.
II. A presença das glândulas mamárias, sebáceas e sudoríparas, estruturas de origem endodérmicas, juntamente com os pelos de origem ectodérmica, placenta, músculo diafragma e o desenvolvimento intrauterino do filhote são as principais características dos mamíferos.
III. Podem ser encontrados desde as regiões tropicais até as polares e desde os mares até os desertos mais secos e as florestas mais densas. O sucesso de conseguir viver em ambientes bem diferentes deve-se a uma série de outras características, entre as quais se pode citar: mecanismos de retenção e dissipação de calor, desenvolvimento do encéfalo, heterodontia.
IV. São classificados nas subclasses Eutheria, Metatheria e Prototheria. Os eutérios, conhecidos como placentários, constituem o maior grupo de mamíferos; o tatu-bola se encontra nesse grupo. Os metatérios apresentam marsúpios, a exemplo do gambá, e os prototérios são os mais primitivos, formados, apenas, pela ordem dos monotremados.
V. Todos os mamíferos têm sistema digestório completo, respiração pulmonar, coração com quatro cavidades, circulação fechada, dupla e completa. As hemácias são pequenas, discoidais e nucleadas; os rins são do tipo mesonefrons, e o produto final da excreção é a ureia. Os marsupiais e alguns eutérios podem ter placenta cório-vitelínica, e os demais eutérios, placenta cório-alantoica.
Estão CORRETAS apenas
a) I, II e V.
b) I, III e IV.
c) II e V.
d) II, III e V.
e) III e IV.
7. A figura abaixo corresponde ao ciclo da Hidatidose ou Equinococose.
Assinale a alternativa que está de acordo com esse ciclo.
a) O ciclo representa uma infecção ciclozoonótica parasitária grave, causada pelos nematelmintos do gênero Echinococcus sp. Sua maior incidência em áreas rurais se deve, principalmente, à alimentação dos cães pastores com vísceras cruas, contendo o cisto hidático, à carência de educação sanitária, entre outros.
b) No ciclo, os hospedeiros definitivo e intermediário são, respectivamente, o cachorro, representado pela letra “D”, e o carneiro, pela letra “E”. No cachorro, o helminto reproduz-se sexuadamente, enquanto, no carneiro, se reproduz assexuadamente.
c) No homem representado pela letra “C”, a transmissão da doença acontece pela ingestão de alimentos e ou água contaminados com a larva das fezes do nematelminto, representada pelo número “2”.
d) No ciclo, a letra “A” indica ingestão de cistos pelo cachorro; a letra “B”, a ingestão de ovos, e a letra “C”, o hospedeiro acidental da hidatidose, cuja infecção se dá pelo contato e convívio direto com cães não vermifugados .
e) O número “1” indica o nematelminto na fase adulta, causador da hidatidose que consiste na formação de vesículas em diversos órgãos dos mamíferos domésticos e do homem.
8. Observe a figura a seguir:
Ela representa o esquema de um sistema circulatório. Com base nessa figura, leia atentamente as afirmativas a seguir:
I. O esquema corresponde a uma circulação dupla e fechada, respectivamente. Dupla, porque o sangue arterial e o venoso circulam pelo pulmão e coração, e fechada, porque o sangue circula no interior de vasos.
II. O esquema representa o sistema circulatório de um anfíbio, no qual a circulação é incompleta, porque o ventrículo é único e nele o sangue arterial e o venoso se misturam.
III. O sangue venoso, pobre em oxigênio e rico em gás carbônico, vem dos tecidos do corpo através das veias cava superior e cava inferior e penetra no átrio direito; o sangue arterial, vindo dos pulmões através da veia pulmonar, penetra no átrio esquerdo.
IV. O sistema circulatório consta de um coração, que apresenta dois ventrículos (direito e esquerdo) e
uma aurícula. Encontramos um seio venoso que recebe sangue venoso e passa para o ventrículo direito, e o bulbo arterial que constitui uma continuação do ventrículo.
V. O sistema circulatório é de um réptil crocodiliano, no qual o coração é constituído por dois átrios e
um ventrículo. O sangue venoso vindo dos tecidos do corpo chega ao átrio direito do coração através da veia cava.
Estão CORRETAS apenas
a) I, III e IV.
b) I, IV e V.
c) II e III.
d) II, III e V.
e) II e IV.
9. O texto a seguir refere-se ao sistema urinário humano, e dele foram retiradas palavras que dizem respeito ao processo de excreção.
“A produção da urina é regulada pela região cerebral (hipotálamo) capaz de perceber alterações no equilíbrio osmótico e iônico. Nessa região, há produção do hormônio __1__ responsável pelo aumento da reabsorção de água no túbulo distal e ducto coletor, diminuindo o volume de urina e, assim, a perda de água. O hormônio __2__ também participa dessa regulação, sendo produzido na glândula suprarrenal. Esse hormônio exerce seu efeito nesses túbulos, aumentando a reabsorção de __3__ e a secreção de __4__. Assinale a alternativa cujos termos preenchem, CORRETA e respectivamente, as lacunas acima.
a) 1- paratormônio 2- hidrocortisona 3- potássio 4- ferro
b) 1- antidiurético 2- aldosterona 3- sódio 4- potássio
c) 1- aldosterona 2- epinefrina 3- potássio 4- cálcio
d) 1- renina 2- epinefrina 3- cálcio 4- sódio
e) 1- hidrocortisona 2- antidiurético 3- ferro 4- cálcio
10. Leia o texto a seguir:
Durante um ano, médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e fisioterapeutas de São Paulo acompanharam 77 adolescentes de 14 a 19 anos e peso entre 101 e 120 kg, motivando-os a perderem peso gradativamente, por meio de exercícios físicos e da incorporação de uma dieta mais rica em verduras e frutas e de hábitos de vida mais saudáveis, como dormir mais cedo e pelo menos oito horas, em vez de passar a noite na internet comendo batatinhas fritas. Em adolescentes, perder apenas 8% do excesso de peso, o equivalente a uma redução de 6 a 11 quilogramas (kg) da massa corporal, pode ser o bastante para os níveis de gordura abdominal e de gordura no fígado voltarem ao normal e desfazerem parte das alterações metabólicas causadas pela obesidade. A redução na taxa de leptina favorece o emagrecimento e contribui para a redução do chamado processo inflamatório subclínico, que aumenta o risco para o diabetes, a hipertensão e doenças cardiovasculares, que normalmente acompanham a obesidade. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/07/12/grandes-ganhos-com-pequena-perda-de-peso. Adaptado.
Sobre isso, é CORRETO afirmar que
a) a obesidade deve ser vista como doença crônica multicausal e, portanto, precisa ser tratada de modo integrado, com a adoção dos mesmos objetivos pela equipe, os quais propõem mudanças no estilo de vida para adolescentes e adultos.
b) a leptina reduz o risco de problemas no coração e nos vasos sanguíneos, ajudando a regular a ação da adrenalina e a absorção de glicose.
c) dois dos indicadores de risco para doenças cardiovasculares, o nível de triglicérides e o colesterol de alta densidade, ambos avaliados por meio de exame de sangue, precisam estar em níveis alto e baixo, respectivamente.
d) é importante perder peso rapidamente, para dar tempo ao organismo de restabelecer o equilíbrio perdido, evitando o acúmulo de gordura no coração e no fígado, associado à hipertensão e diabetes.
e) além de mudar hábitos alimentares e de sono, a prática de exercícios físicos sob exposição solar favorece a captação de glicose pelas células dos músculos e do fígado.
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