BIOLOGIA [INÉDITA]



O vaga-lume Luciola cruciata realiza o fenômeno da bioluminescência, isto é, a produção de luz a partir do seu organismo, mediante uma hidrólise do ATP com a interconversão de diferentes formas de energia.

Considere o enunciado, a reação química, a classificação taxonômica e marque a alternativa CORRETA:

A) É possível afirmar que os organismos do gênero Robopus, em relação aos do gênero Pteroptyx, apresentam um grau de parentesco mais próximo à espécie Luciola cruciata.
B) A reação representa um processo endergônico de cópula, que transforma energia química em luminosa pela ação da enzima luciferase.
C) Empresas de refrigerante utilizam as proteínas luciferina e luciferase para detectar a contaminação das bebidas. Quando a solução torna-se contaminada, não há formação do brilho, uma vez que as bactérias presentes no meio consomem o ATP necessário à luminescência.
D) As diferentes morfologias dos órgãos fóticos constituem mecanismos adaptativos de reprodução, que as fêmeas, únicas sinalizadoras primárias, utilizam durante a escolha do macho ideal ao acasalamento.
E) A luz produzida pelo vaga-lume é um meio apenas de evitar que a espécie Luciola cruciata seja reduzida pelos processos de predação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOLOGIA [CMMG]

BIOLOGIA [UEPG]

BIOLOGIA [FMC]