BIOLOGIA [INÉDITA]
QUESTÃO 01
A figura a seguir representa o exoesqueleto de um inseto (integumento), que é uma estrutura em multicamadas com quatro regiões funcionais: epicutícula, procutícula, epiderme e membrana basal. Observe-a.
Agora considere o esquema que retrata o endoparasita Strepsiptera (Insecta), um inseto parasítico que cresce até a maturidade dentro de outro inseto hospedeiro. Esses seres minúsculos que correspondem a quase 600 espécies parasitam abelhas, vespas, formigas, gafanhotos e baratas.
A partir dos seus conhecimentos, marque a alternativa INCORRETA:
A) No diagrama apresentado, os números (1), (2) e (3) correspondem às camadas de exocutícula, endocutícula e epiderme, respectivamente.
B) O exoesqueleto dos insetos serve não apenas como cobertura protetora, mas também como superfície para fixação muscular, uma barreira à prova de água contra dessecação e uma interface sensorial com o meio ambiente.
C) A epiderme é formada por uma camada simples de células com função secretora, capaz de produzir parte da membrana basal assim como todas as camadas sobrepostas de cutícula.
D) A procutícula encontra-se imediatamente acima da epiderme e contém microfibras de quitina e matriz proteica, cuja composição varia conforme inseto e habitat.
E) A diferenciação da exocutícula envolve um processo físico (esclerotização) que ocorre imediatamente após cada muda. As reações "solidificam" a matriz proteica, criando "placas" rígidas de exoesqueleto conhecidas como escleritos.
Comentários