domingo, 25 de janeiro de 2015

BIOLOGIA [UFPA]


37. O Brasil apresenta diversos tipos de bioma, cada um com suas características marcantes relacionadas ao tipo de vegetação, ou seja, à sua composição florística. Considerando os dados abaixo, estabeleça a associação correta entre cada bioma e sua composição florística.  
I- Pampas 
II-Cerrado 
III-Caatinga 
IV- Floresta Amazônica 
( ) Grandes árvores de folhas largas e perenes; diversos estratos ou patamares formados pelas copas das árvores. 
( ) Vegetação arbórea esparsa, com pequenas árvores, com casca grossa e troncos retorcidos, e muitos arbustos. 
( ) Árvores baixas e arbustos com folhas, no geral, caducifólias, além de muitas cactáceas. 
( ) Campos bastante homogêneos quanto à vegetação, que é sobretudo herbácea. 
A associação correta está apresentada na alternativa 
(A) IV, III, I e II 
(B) IV, II, III e I 
(C) II, III, IV e I 
(D) II, III, I e IV 
(E) III, II, I e IV

38. Em um determinado ecossistema marinho, podem ser observados organismos representados por fitoplâncton, zooplâncton, caranguejos, camarões e peixes tais como o bagre (detritívoro) e o mero (carnívoro). Com relação ao ecossistema descrito, a alternativa correta é: 
(A) A comunidade biótica é representada por: peixes, camarões, caranguejos, fitoplâncton e zooplâcnton. 
(B) Em relação a cadeia alimentar, os produtores são representados pelos fitoplâncton e zooplâncton, e os consumidores secundários pelo bagre e mero. 
(C) A quantidade de energia química consumida pelo mero é a mesma que foi gerada pelo produtor, sendo, portanto, constante ao longo da cadeia alimentar. 
(D) A produtividade primária bruta é o total de energia armazenada pelos camarões. 
(E) A degradação dos restos orgânicos de animais e vegetais é realizada pelo fitoplâncton. 

39. Em 1953, Watson e Crick decifraram que a estrutura da molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) é uma dupla hélice, responsável pelas características dos organismos. Com os conhecimentos atuais, julgue as afirmativas sobre a molécula de DNA:  
I Na autoduplicação da molécula de DNA, cada filamento original serve de molde para a síntese de um novo filamento (duplicação semiconservativa). 
II A base nitrogenada adenina emparelha-se com a citosina, enquanto a timina emparelha-se com a guanina. 
III As bases nitrogenadas dos dois filamentos estão unidas por ligações denominadas pontes de hidrogênio. Está (ao) correta (s) a (s) afirmativa (s): 
(A) I somente 
(B) II somente 
(C) I e II. 
(D) I e III. 
(E) II e III. 

40. De um casal normal nasceu o primeiro filho com cariótipo 2n= 47, XYY (Síndrome do duplo Y). Podemos inferir que o cromossomo Y extra foi decorrente de erro na 
(A) meiose I da mãe. 
(B) meiose II da mãe. 
(C) meiose II do pai. 
(D) meiose I do pai. 
(E) não dá para inferir onde o erro ocorreu. 

41. O homem é certamente a espécie que mais modifica o meio em que vive. Sua atuação sobre o ambiente, no entanto, tem levado a sérios problemas, tais como: 
I erosão e empobrecimento do solo. 
II destruição da camada de ozônio. 
III chuvas ácidas que prejudicam tanto os ecossistemas terrestres quanto os aquáticos. Pode-se afirmar que as principais ações humanas associadas às alterações I, II e III são, respectivamente, 
(A) liberação de gases denominados de clorofluorcarbonos, destruição das florestas naturais e queima industrial de combustíveis como o carvão mineral e óleo diesel. 
(B) queima industrial de combustíveis como o carvão mineral e óleo diesel, destruição das florestas naturais e liberação de gases denominados de clorofluorcarbonos. 
(C) queima industrial de combustíveis como o carvão mineral e óleo diesel, liberação de gases denominados de clorofluorcarbonos e destruição das florestas naturais. 
(D) destruição das florestas naturais, queima industrial de combustíveis como o carvão mineral e óleo diesel e liberação de gases denominados de clorofluorcarbonos. 
(E) destruição das florestas naturais, liberação de gases denominados de clorofluorcarbonos e queima industrial de combustíveis como o carvão mineral e óleo diesel. 

42. Na figura ao lado é mostrada parte da variabilidade existente na população humana.
A respeito dessa variabilidade, considere os mecanismos genéticos referidos a seguir: 
I mutação gênica (alterações de bases nitrogenadas do DNA) responsável pelo surgimento de novos alelos. 
II seleção natural responsável pelo surgimento de genes dominantes. 
III recombinação gênica decorrente da segregação independente de cromossomos homólogos e de permuta (crossing over) na meiose I.
A alternativa que identifica o(s) principal (ais) mecanismo (s) responsável (eis) pelo surgimento dessa variabilidade da população humana é 
(A) I somente 
(B) II somente 
(C) I e II 
(D) I e III 
(E) II e III

GABARITO
37. B
38. A
39. D
40. C
41. E
42. D

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...