domingo, 25 de janeiro de 2015

BIOLOGIA [UFPA]


Questão 31 A observação de um tecido ao microscópio eletrônico revelou estruturas com duas membranas lipoproteicas, uma externa e uma interna. A interna mostrou-se bastante desenvolvida, formando pilhas de discos achatados. A estrutura descrita refere-se à (ao) 
(A) mitocôndria. 
(B) cloroplasto. 
(C) complexo de golgi. 
(D) retículo endoplasmático. 
(E) peroxissomo. 

Questão 32 Observe o esquema abaixo.  

O esquema demonstra um processo de transporte de substâncias através de uma biomembrana. É correto afirmar que esse processo demonstra o/a 
(A) transporte ativo de sódio e potássio realizado com freqüência por uma ATPase de membrana plasmática, com finalidade de criar diferenças elétricas entre as superfícies externa e interna da membrana. 
(B) processo de difusão facilitada de íons sódio e potássio com função de igualar as cargas elétricas tanto no ambiente interno da célula quanto no meio extracelular. 
(C) transporte iônico comum da membrana mitocondrial externa, necessário para induzir déficit de pressão de difusão (DPD) de cargas, a qual é importante para o processo de fosforilação oxidativa do ADP em ATP. 
(D) ação de um canal iônico ativado pela presença de ATP, com finalidade de igualar a concentração de prótons entre citoplasma e meio extracelular para diminuir a pressão osmótica da água. 
(E) co-transporte ativo de sódio e potássio dependente de níveis de ATP, que tem a finalidade de diminuir a concentração de solutos no citoplasma e evitar a entrada excessiva de água e glicose.  

Questão 33 A fotossíntese realizada pelas plantas transforma água e CO2 em açúcares. Os açúcares produzidos são utilizados na síntese de todas as substâncias orgânicas necessárias ao seu metabolismo, e, entre essas substâncias, destacam-se os ácidos nucléicos (RNA e DNA), que são constituídos de 
(A) pentoses e trioses. 
(B) hexoses e bases nitrogenadas. 
(C) bases nitrogenadas e trioses. 
(D) pentoses e bases nitrogenadas. 
(E) hexoses e fosfato. 

Questão 34 A sífilis é uma doença sexualmente transmissível que inicialmente se apresenta como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (nódulos) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual, desprotegida, com pessoa infectada. Não havendo tratamento, a doença continua evoluindo no organismo. Seu agente etiológico denomina-se (A) Papiloma vírus. 
(B) Treponema pallidum
(C) Clostridium botulinum
(D) Neisseria gonorrhoeae
(E) Chlamydia trachomatis

Questão 35 Células somáticas adultas, embrionárias e gaméticas apresentam ciclo celular dividido em duas fases: na primeira, as células realizam diversas atividades que podem levá-las a um nível de especialização fisiológico ou simplesmente prepará-las para a fase seguinte; na segunda fase, as células realizam atividades específicas que culminam em sua divisão em duas outras células. Em relação a essas duas fases, é correto afirmar que 
(A) a primeira, denominada intérfase, subdivide-se didaticamente nos estágios G0, S, G2 e cariocinese. 
(B) a segunda, denominada citocinese, apresenta etapas sucessivas: prófase, metáfase, anáfase e telófase. 
(C) a primeira fase é mais longa em células embrionárias e mais curta em células somáticas adultas. (D) células gaméticas se encontram em telófase até o momento da fecundação. 
(E) microtúbulos e centríolos são componentes do citoesqueleto, importantes para os eventos que ocorrem na segunda fase. 

GABARITO
31. B
32. A
33. D
34. B
35. E

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...