sábado, 1 de agosto de 2015

BIOLOGIA [INÉDITA]

A aldosterona é um dos mais potentes mineralocorticóides naturais e tem uma participação importantíssima na regulação da quantidade de sódio e potássio no organismo.
Considerando o gráfico apresentado a seguir e seus conhecimentos, marque a alternativa INCORRETA.

Fonte: GIEBISCH, G. 

IMPORTANTE:
Gráfico A: relação entre a concentração de potássio plasmático e potássio excretado de um cachorro em função do sódio ingerido (em mEq/dia).
Gráfico B: relação entre a concentração de potássio plasmático e potássio excretado em função da aldosterona.
Observação: os animais foram adrenelectomizados e receberam doses fixas de aldosterona e conteúdo variado de potássio da dieta.
Considere 5 x Aldo = aumento em cinco vezes na concentração do hormônio aldosterona.
Na intake =  quantidade de sódio ingerida em mEq/dia, por exemplo, 100 mEq/dia.

A) Em situações fisiológicas, a administração de potássio aumenta a secreção de aldosterona, ao passo que a depleção a diminui.
B) Outro fator de estímulo a síntese normal de aldosterona pelas adrenais são os níveis de angiotensina II.
C) No gráfico A, o aumento do sódio ingerido de 10 mEq/dia para 200 mEq/dia desviou a curva para a direita, representando elevação do efeito excretor do potássio.
D) Nos indivíduos saudáveis, a aldosterona atua no túbulo coletor cortical, aumentando a reabsorção de sódio e a secreção de potássio.
E) O hormônio, representado no gráfico B, é um produto das adrenais e integra o sistema renina-angiotensina-aldosterona, cuja função é o resgate volêmico e o controle dos níveis pressóricos.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...