sábado, 31 de outubro de 2015

BIOLOGIA [UFGD]


BIOLOGIA Analise a figura a seguir:
QUESTÃO 01
As populações tendem a crescer e a atingir uma dimensão estável. O aumento exagerado de uma população pode criar condição para um desequilíbrio ecológico, com sérios riscos para a sua preservação. Nessa circunstância, os indivíduos da população passam a enfrentar uma competição mais intensa entre si por alimentos e por local de abrigo, expondo-se mais convidativamente ao ataque de seus inimigos naturais. Quando ocorre espontaneamente uma redução considerável da população é de se supor que algo não vai bem com ela. E isso, sem dúvida, a expõe de igual forma à ameaça de extinção.
É correto afirmar que: 
I. O estado conveniente é aquele em que a população se mantém, depois de ter atingido sua dimensão ideal, com uma densidade estável ou constante. 
II. Os mecanismos intrínsecos dependem dos próprios integrantes da população. 
III. Se todos os indivíduos de uma população consomem a mesma variedade de alimentos, logicamente o crescimento populacional exagerado pode levar à exaustão do sistema. 
IV. Muitas espécies, quando sofrem aumento demográfico exagerado, com risco de desiquilíbrio ecológico, aumentam sensivelmente a sua taxa de reprodução, visando à manutenção da espécie. 
V. O intemperismo abrange todas as formas de atuação antrópica no ambiente contra determinada espécie. 
(A) Apenas I está correta. 
(B) Apenas I e II estão corretas. 
(C) II, IV, V estão corretas. 
(D) I, II e III estão corretas. 
(E) Apenas IV está correta.

QUESTÃO 02
Um lago recém-formado, com águas claras, pouquíssimos nutrientes e raros organismos, está em fase distrófica. Com o tempo, caem nas suas margens (zona litorânea) detritos minerais e matéria orgânica, que se disseminam pela zona límnica, parte superficial na qual a luz penetra. Aos poucos, esses materiais vão-se acumulando na zona profunda. Os lagos e lagoas respondem às variações de temperatura e de quantidade de nutrientes que ocorrem durante o ano, alterando ciclicamente seu trofismo e biomassa. Além disso,
a longo prazo, os lagos seguem a história da sucessão, com seu aterramento gradual por depósito de sedimentos, que se consolidam nas margens e avançam lago adentro. Pode-se afirmar que: 
I. O ecossistema vai-se enriquecendo aos poucos, desenvolve-se o fitoplâncton, seguido pelo zooplâncton e pela eventual introdução de girinos e de peixes. 
II. De eutrófico, o lago passa, sucessivamente, a mesotrófico e a oligotrófico, então, podendo chegar a distrófico, com grande quantidade de matéria orgânica e plena reprodução de seres vivos. 
III. Os rios passam por um longo processo de aprofundamento do leito e de formação de meandros. A poluição terrível a que têm sido submetidos fez com que muitos lagos ultrapassassem o distrofismo, ingressando no oligotrofismo mais estéril. 
IV. Os seres bentônicos, pelo seu conjunto, formam os bentos. Compreendem aqueles que vivem exclusivamente no fundo das águas, presos às rochas ou se arrastando sobre o lodo e a areia. 
V. O limnociclo ou biociclo das águas doces abrange todos os ecossistemas dulcícolas, desde os grandes rios e lagos até uma simples poça d’água. 
(A) Apenas I está correta. 
(B) Apenas II está correta. 
(C) II e III estão corretas. 
(D) Apenas V está correta. 
(E) I, IV e V estão corretas. 

QUESTÃO 03
A anemia falciforme, uma das primeiras doenças hereditárias descritas afeta o alelo HbS que codifica uma das cadeias de hemoglobina. É comum o homozigoto HbS morrer ainda na infância em certas regiões. Homens e mulheres homozigotos HbS possuem uma anemia severa enquanto heterozigotos possuem uma anemia branda. Tanto homozigotos (HbS) como heterozigotos compartilham da alta resistência à malária. Isso ocorre, pois o heterozigoto produz as duas formas de hemoglobina: a normal e a falcêmica. Essa última desfavorece a infecção dos eritrócitos por Plasmodium sp. Sabendo disso, e de acordo com seus conhecimentos biológicos, julgue os itens a seguir: 
I. Indivíduos homozigotos HbA HbA são altamente propensos à infecção pela fase sexuada de Plasmodium sp em regiões endêmicas da malária. 
II. Em um cruzamento entre dois heterozigotos: 25% dos filhos têm menores chances de sobreviver em relação aos demais em uma região sem qualquer histórico de malária. 
III. Esse é um exemplo clássico de herança ligada ao sexo. 
IV. Trata-se de uma herança codominante. 
(A) Apenas I está correta 
(B) I, II, III, IV estão corretas 
(C) II, III, IV estão corretas 
(D) II e IV estão corretas 
(E) Apenas II está correta

QUESTÃO 04
Os ecossistemas brasileiros são formações florestais, formações arbustivas e herbáceas, vegetação litorânea e pantanal. A Floresta Amazônica tem solo arenoso, pobre em nutrientes e dotada de uma fina camada de húmus. A Mata Atlântica é a típica floresta tropical úmida de encosta. O Cerrado caracteriza-se por apresentar vegetação composta por plantas herbáceas rasteiras, bem como por arbustos e árvores de pequeno porte. O Pantanal tem vegetação rica e diversa, que vai de campos, semelhantes aos do Cerrado, até matas densas e escuras, passando por campos forrados de gramíneas. 
A Floresta Amazônica é a maior mata tropical úmida do mundo. Se ela e as outras matas que ainda restam continuarem a ser destruídas com a velocidade atual, nada restará delas em 50 anos. Como esse desastre é inadmissível, as nações estão procurando caminhos para evitá-lo. 
Baseando-se no texto dado, pode-se afirmar que a manutenção das florestas é essencial porque
I. elas repõem grande parte do oxigênio utilizado pela respiração animal e retiram da atmosfera imensa quantidade de dióxido de carbono. 
II. as matas absorvem a água do solo e a devolvem à atmosfera por evaporação. Com a destruição das florestas, a água das chuvas é, em grande parte, escoada para os rios, que a levam ao mar, isso altera o clima da região, tornando-o mais seco. 
III. a lavagem produzida pelas chuvas contribui para acelerar o processo de enriquecimento do solo. IV. o escoamento das águas não favorece a formação de torrentes, que produzem voçorocas e levam muita terra para os rios e lagoas, causando escleromorfismo oligotrófico aluminotóxico. 
V. o capim germina mais facilmente entre arbustos, graças às sementes trazidas de regiões vizinhas pelo vento ou pelos animais. 
(A) Apenas I está correta. 
(B) I, II, estão corretas. 
(C) II, III, IV estão corretas. 
(D) II e IV estão corretas. 
(E) Apenas V está correta.

QUESTÃO 05
“Número de mortos pelo ebola chega a 1.427, segundo a OMS”. Total de casos já é de 2.615 em quatro países afetados. Organização disse que tamanho da epidemia foi subestimado. 
Disponível em . Acesso em: 20 out. 2014. 
A real situação do Ebola no mundo pode estar sendo subestimada, conforme a notícia acima. Sobre essa doença, pode-se afirmar que: 
(A) é causada por uma bactéria altamente patogênica. 
(B) é uma doença classificada como zoonose. 
(C) o período de incubação dura de 21 a 41 dias. 
(D) o surto de 2014 atingiu Guiné, Serra Leoa e Libéria e já há casos confirmados na Nigéria e na Oceania. A OMS determinou estado de “emergência sanitária mundial” com o objetivo de conter o vírus e barrar o surto de ebola, o maior de que se tem conhecimento até agora. 
(E) por ser uma doença pandêmica, é necessário que os pacientes suspeitos sejam isolados, e os funcionários do hospital serem informados da doença e de sua transmissão, para que tenham o máximo de cuidado com aparelhos que entram em contato com fluidos corporais dos doentes e com o lixo hospitalar. 

QUESTÃO 06
Em novembro de 2002, o petroleiro grego Prestige naufragou na costa da Espanha, despejando 11 milhões de litros de óleo no litoral da Galícia. A sujeira afetou 700 praias e matou mais de 20 mil aves. O tamanho de algumas populações da biodiversidade local pode ter diminuído drasticamente após esse desastre ecológico.
Disponível em:. Acesso em: 25 set. 2014.
Sobre a adaptação das espécies após um desastre ecológico e sobre os processos evolutivos associados, pode-se afirmar que: 
I. Indivíduos com características que os tornam mais adaptados a um determinado ambiente são preservados pela seleção natural. 
II. Quando o ambiente se modifica, a pressão seletiva é alterada. 
III. Algumas populações, reduzidas após um desastre, voltam a crescer, mas passam a apresentar frequências gênicas bem diferentes das populações originais devido às oscilações genéticas. 
(A) I, II e III estão corretas. 
(B) I, II estão corretas. 
(C) Apenas II está correta. 
(D) Apenas I está correta. 
(E) I e III estão corretas.

QUESTÃO 07
Brasília é uma bezerra saudável que pesa 47 quilos. Ela é uma cópia idêntica de uma fêmea da raça guzerá, da cor cinza. 

Por enquanto, a pelagem é diferente por causa da idade. Quando crescer, Brasília terá a mesma cor da mãe biológica. Foram quatro anos de pesquisa até chegar à bezerra Brasília. E todo o processo de clonagem foi feito no laboratório da Embrapa. A diferença dessa clonagem para as outras técnicas está no tipo de célula utilizada pelos pesquisadores. Apesar de ter funções determinadas, as células adiposas, ou de gordura, são capazes de formar qualquer tecido e originar um novo ser vivo. O período de gestação normalmente é de nove meses e 20 dias, mas, segundo a Embrapa, a clonagem com célula de gordura se mostrou mais eficiente do que as técnicas usadas até então.
Disponível em:. Acesso em: 25 set. 2014.

Para o surgimento do clone de uma vaca guzerá, apelidado de Brasília pelos pesquisadores, houve alguns procedimentos básicos. Alguns deles estão elencados a seguir:
Organize-os em uma ordem temporal e assinale a alternativa que a representa: 
(A) W, Y, Z, K 
(B) K, Z, Y, W 
(C) Y, Z, K, W 
(D) K, W, Y, Z 
(E) K, Y, W, Z

QUESTÃO 08
Algumas células são apenas teoricamente macroscópicas. É o caso das fibras musculares estriadas, por exemplo, que seriam macroscópicas pelo seu comprimento, mas na prática continuam sendo microscópicas em virtude da sua mínima espessura. As fibras do músculo costureiro podem atingir mais de 12 cm de comprimento. Assim também são os neurônios cujos axônios podem, por vezes, medir mais de 1 metro de comprimento, sem que com isso se tornem macroscópicos, uma vez que sua espessura é medida em micrômetros. É correto afirmar que:
 I. Em alguns organismos pode-se observar que a célula não apresenta um núcleo individualizado, bem visível, em cujo interior se concentra o material genético. 
II. As células vegetais costumam ter contornos prismáticos, não raro com aspecto hexagonal ou poliédrico, com grandes vacúolos centrais, deixando o citoplasma um tanto comprimido na periferia. III. A maior parte dos orgânulos intracelulares tem sua estrutura delimitada por membranas lipoproteicas. Eles constituem a parede celular. 
IV. Os desmossomos são especializações da superfície celular, destinados à reprodução celular. Cada desmossomo compreende duas metades, isto é, dois hemidesmossomos, cada um deles pertencente a uma célula. 
V. Os plasmodesmos compreendem pontes de continuidade do citoplasma entre células vizinhas, o que só se torna possível devido à ocorrência de diminutas interrupções encontradas nas membranas de separação entre tais células. 
(A) Apenas I está correta. 
(B) Apenas I e II, estão corretas. 
(C) III e IV estão corretas. 
(D) I, II e V estão corretas. 
(E) Apenas V está correta.

QUESTÃO 10
Butterfly Landscape. Salvador Dalí, 1957.
O pintor espanhol Salvador Dalí foi um grande aficcionado pela molécula de DNA. Ele foi um dos primeiros artistas a reconhecer a sua importância e a participar da disseminação desse conhecimento por meio de suas pinturas e discussões. Como um entusiasta da molécula, Dalí foi o primeiro pintor a representá-la em seus trabalhos. Ele mesmo disse: "A única estrutura legítima hoje em dia é a estrutura molecular do ácido desoxirribonucleico". Salvador Dalí morreu em 1989 e de lá para cá a Biologia Molecular conseguiu grandes adventos possibilitados, depois, dos estudos de Watson e Crick sobre a molécula em 1957. 

Das alternativas a seguir, assinale aquela que corresponde a uma descoberta importante no campo da Biologia Molecular ocorrida após a descoberta da estrutura do DNA e uma possível consequência desta: 
(A) Tecnologia do DNA recombinante (transgênicos). 
(B) Modelo da dupla hélice do DNA (descoberta de carboidratos). 
(C) Mutação (mecanismos de replicação). 
(D) Genética clássica mendeliana (princípios da herança dominante). 
(E) Lei do Uso e Desuso (princípio dos caracteres adquiridos). 

GABARITO
1. D
2. E
3. D
4. B
5. B
6. A
7. E
8. D
9. A
10. A

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...