terça-feira, 22 de dezembro de 2015

BIOLOGIA [IFSULDEMINAS]

BIOLOGIA (Questões de 26 a 30) 

QUESTÃO 26 A charge abaixo foi publicada por contemporâneos a Charles Darwin, após o lançamento de seu livro: “A origem das espécies”, o qual explica a origem evolutiva dos seres humanos.
Fonte: Caricatura de Darwin publicada em 1874 por The London Sketchbook 

Após a publicação do livro, a sociedade não aceitou a teoria da seleção natural, a qual sugeria que: 
a) Os macacos atuais são descendentes dos homens. 
b) Os homens são mais evoluídos que os macacos. 
c) Os homens e os macacos convergiram ao longo da evolução, desenvolvendo características análogas. 
d) Os macacos e os homens possuem ancestrais em comum. 

QUESTÃO 27 O filme de ficção científica X-men, aborda a discriminação sofrida por mutantes. No final do filme é apresentado o texto que se segue: “Mutação: a chave para nossa evolução”. Desta maneira, mutações vantajosas devem ser incorporadas e mantidas na população, sendo um fator crucial para a evolução. Considerando os fatores genéticos e evolutivos, assinale a alternativa correta: a) A proposta de seleção natural de Darwin contempla a recombinação gênica e a mutação. 
b) O equilíbrio de Hardy-Weinberg é potencializado com os aspectos vantajosos oriundos da mutação. 
c) A mutação é um fator que favorece a evolução, essa teoria é a do neodarwinismo. 
d) Os fatores ambientais, como radiação e produtos químicos, são os únicos responsáveis pelas mudanças no DNA dos indivíduos.

QUESTÃO 28 “Poluição atmosférica mata mais que câncer de pulmão”, este foi o título da matéria da Revista Superinteressante em 17/09/2015. Segundo a reportagem, um estudo feito pelo Instituto de Química, na Alemanha, revelou que a poluição atmosférica mata 3,3 milhões de pessoas por ano, número maior que os 2,16 milhões óbitos causados pelo câncer de pulmão, tipo de câncer mais fatal. Os principais culpados por esses dados alarmantes estão na queima de madeira e carvão para cozinhar ou para aquecimento, estes são responsáveis por um terço das mortes causadas pela poluição. Em segundo lugar vem à agricultura, responsável por um quinto das mortes. Os adubos químicos utilizados pela indústria agrícola liberam amônia no ambiente, que, combinada com outros produtos, como sulfatos e nitratos, forma verdadeiras partículas assassinas. Indústrias e carros entram em terceiro lugar. Em relação à poluição atmosférica, assinale a alternativa incorreta. 
a) No inverno, em consequência do resfriamento do solo, a camada de ar próxima à superfície terrestre fica mais fria, fenômeno conhecido como inversão térmica. A retenção de poluentes na camada de ar quente, que fica entre as duas massas frias é uma das maiores causas de problemas respiratórios nesse período. 
b) a chuva ácida é proporcionada por poluentes na atmosfera como dióxidos de enxofre e de nitrogênio, formando os sulfatos e os nitratos, substâncias nocivas à saúde. 
c) o aumento do aquecimento global do planeta, acentuado pela emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) é fruto da intensa atividade antrópica, principalmente pela queima de produtos de origem vegetal e mineral. 
d) o texto sugere que a combustão de derivados de petróleo não aumenta a concentração de CO2 na atmosfera. 

QUESTÃO 29 “Antibióticos podem dificultar o combate à gripe”. Essa foi à notícia do site sciencenews em 2011, segundo o pesquisador Alexander Chervonsky da Universidade de Chicago, tomar antibiótico sem precisar pode tornar a gripe ou outras infecções virais pior. O estudo, realizado com ratos, mostrou que os antibióticos mataram as bactérias amigáveis que vivem nos intestinos, e que combatem infecções no sistema imunológico. Essas bactérias “comensais” ajudam o organismo a se defender contra vírus, mantendo o sistema imunológico em alerta para invasores virais. O uso de antibiótico no tratamento da gripe acontece normalmente, por que: 
a) os antibióticos matam os vírus em sete ou dez dias de uso, mas o problema é que as pessoas não utilizam da forma prescrita pelo médico. 
b) os antibióticos matam os bacteriófagos, estes vírus infectam as bactérias e as destroem. 
c) há um desconhecimento da população sobre a ação dos antibióticos, os quais inibem a síntese proteica dos vírus, não deixando que ocorra a síntese proteica, como também a replicação. 
d) há um desconhecimento da população sobre a ação dos antibióticos, os quais inibem a síntese proteica de bactérias, os vírus são seres acelulares, não possui ribossomos.

QUESTÃO 30 O quadro abaixo representa o resultado de um exame de sangue de um paciente hospitalizado:
A partir da análise do hemograma e seus conhecimentos sobre o tecido sanguíneo, é correto afirmar que o paciente, no caso, está sofrendo de deficiência: 
a) na produção de hormônios (no transporte de sais minerais) e um sangramento excessivo (problemas na coagulação). 
b) anemia (tendência de hemorragia e infecção). 
c) por alguma infecção (defesa imunológica) e um sangramento excessivo (problemas na coagulação). 
d) dificuldade respiratória (baixa taxa das plaquetas) e por um sangramento.

GABARITO
26. D
27. C
28. D
29. D
30. C

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...