Considere o texto e a ilustração a seguir e marque a alternativa CORRETA.
"Antigamente, a gente comia o arroz socado no pilão. Era um fazer diário onde o curumim ajudava os mais velhos na lida do campo. Hoje, o cabra vai ao supermercado e compra arroz de todo tipo (I, II e III)... É tão branco quanto a nuvem! Só que o arroz gostoso era aquele feito no 'sock-sock', que matuto nenhum podia colocar defeito. Nesses tempos, moleque não pegava pelagra, beribéri e, quando 'provocava' ou estava de 'caganeira', tinha a famosa receita da vovó com água de arroz. Pra atrapalhar tudo, olha só! Ontem, fui numa festa de uma madame e tinha um tal de risoto. Oh, trem ruim, soh! Cheguei em casa e pensei: se a gente jogar aquela 'gororoba' na parede dá de fazer um reboco!"
Fonte: projetoohomemdocampo.blogspot.com
Nota: 'provocava' = vomitava; 'gororoba' = comida malfeita.
a) Ao contrário do que o camponês acredita, o arroz de pilão tem menos micronutrientes do que o produzido durante o processo de moagem industrial.
b) O fragmento de texto critica as condições sanitárias em que era produzido o arroz no ambiente rural, quando se deixava de remover a casca do alimento, consumindo-o com as sujidades externas.
c) Comparando-se o valor nutritivo do arroz branco com o socado ao pilão, nota-se que este apresenta maior teor de vitaminas B1 e B3, contribuindo para evitar a pelagra e o beribéri, respectivamente.
d) Ao produzir a água de arroz para o tratamento da diarreia, as avós, ainda que sem conhecimento científico sobre o assunto, tratavam empiricamente seus netos com fonte de vitaminas e minerais.
e) O processo de socar o arroz no pilão destrói a celulose e, consequentemente, produz mais constipação intestinal do que o arroz branco, quando consumido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário