quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

BIOLOGIA [INÉDITA]

Júlia, estudante do pré-vestibular, almeja o ingresso na universidade pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU). Na última semana, estava em casa estudando Botânica e, subitamente, perdeu a concentração ao observar a quantidade de formigas que circulavam pelos galhos e folhas de uma árvore. Nesse ínterim, Júlia com seus "botões" pensou; Por que as formigas ficam sempre próximas a umas 'bolinhas' da planta?

Ainda sem resposta, Júlia vai para internet e encontra um grupo de 3 imagens. Na primeira, observou as 'bolinhas'; na segunda, uma formiga saindo do oco de um espinho e, na terceira, formigas e afídios,

Agora que você conhece um pouco sobre o problema de Júlia, sua tarefa será a de considerar o contexto criado e a ilustração a seguir. Para responder a questão à luz dos seus conhecimentos sobre Ciências da Natureza, lembre-se de que as 'bolinhas', referidas pela estudante, representam a letra A na imagem.


Marque a alternativa CORRETA.
A) As "bolinhas", mencionadas por Júlia, são fonte de xilema para as formigas, que retribuem ao vegetal oferecendo proteção contra predadores.
B) Em 2, o espinho serve de abrigo para as formigas, enquanto o inseto hemimetábolo protege a planta contra epífitas e trepadeiras, mediante o ferrão com ácido fórmico.
C) As formigas utilizam as antenas para ordenhar o tórax dos afídios, local por onde é liberada a seiva elaborada. Em troca, os pulgões ficam protegidos de uma eventual ameaça.
D) As relações ecológicas representadas em 1, 2 e 3 são mutualismo, protocooperação e predatismo.
E) As estruturas identificadas em A são chamadas de extraflorais, porque não contribuem para a polinização das espécies vegetais.



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...