O que é a polinização?
É a transferência de grãos de pólen de uma flor para a parte do aparelho reprodutor feminino da mesma flor ou de uma outra da mesma espécie. Esse processo pode ocorrer através de fatores bióticos (aves, insetos, mamíferos) ou abióticos (vento, água).
Considerando o texto e as fotografias apresentadas, marque a alternativa CORRETA.
A) A forma, cor, estrutura e odor das flores frequentemente determinam o tipo de polinizadores que as visitam. Nesse ambiente de troca mútua, o androceu fornece o néctar aos insetos e, em troca, a espécie vegetal é fecundada pelos grãos de pólen produzidos no gineceu.
B) O colibri ou beija-flor é atraído por flores ricas em néctar, de cores brilhantes (vermelho, laranja, rosa e amarelo) e com corola longa e tubular, por causa de sua língua e bico longos. Quando a ave se alimenta nessas flores, o pólen adere ao seu corpo e cabeça contribuindo para o processo de dispersão.
C) A transferência de pólen para o estilete pode ocorrer das anteras para o estigma da mesma flor (polinização cruzada) ou de flor diferente e, para que haja a formação de sementes e frutos, é necessário que os núcleos polares fecundem os óvulos existentes no aparelho reprodutor feminino.
D) Anos de co-evolução entre planta e agente polinizador, favoreceram adaptações morfológicas, fisiológicas e comportamentais, que algumas vezes tiveram como consequência uma dependência tão estreita que a extinção de uma leva a extinção do outro.
E) Os tipos de polinização podem ser chamados de anemofilia (vento), quiropterofilia (aves), entomofilia (insetos) e hidrofilia (água), segundo os agentes polinizadores. Contudo, é importante lembrar que nem todos os animais atuam como polinizadores efetivos, porque muitos visitantes são apenas pilhadores oportunistas, que roubam a recompensa sem exibir um comportamento adequado para realizar uma polinização eficiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário