Observe a notícia e a definição científica a seguir.
"Na semana passada, o Ministério da Saúde disse investigar as mortes de 19 crianças com suspeitas de microcefalia desde o início do ano até o dia 5 de dezembro em oitos estados do país e se esses possíveis casos de malformação têm relação com o zika vírus. Em uma semana, o número de casos suspeitos de microcefalia passou de 1.248 para 1.761, um aumento de 41%". (Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/12/criancas-com-microcefalia-receberao-estimulo-ate-os-3-anos-diz-ministerio.html)
O que é microcefalia?
"É definida como uma circunferência cefálica occipitofrontal (OFC) abaixo do terceiro percentil ou mais do que dois desvios padrões (SD) abaixo da média para o sexo, idade e etnia. O termo microcefalia severa é aplicado a uma OFC maior do que 3SD abaixo da média.
A microcefalia está associada com a redução do volume cerebral e, frequentemente, a incapacidades intelectuais e/ou motoras. Sua etiologia é heterogênea, variando de causas genéticas a fatores ambientais que podem ter impacto nos processos do desenvolvimento que influenciam o tamanho cerebral".
(Fonte: HAGEN et al., 2014. Developmental Medicine and Child Neurology, v. 56, p. 732).
Sobre o assunto, marque a alternativa CORRETA.
A) Para que o zika vírus esteja associado à microcefalia congênita, é indispensável a passagem do patógeno via transplacentária durante a gestação.
B) O vetor do zika vírus apresenta hábitos diurnos, realiza o postura dos ovos em água necessariamente limpa e não possui dimorfismo sexual.
C) São causas de microcefalia: trissomia 21, doença materna durante a gestação, obstrução do sistema ventricular, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, herpes simples, vírus varicela zoster, sífilis e HIV.
D) Durante o atendimento ao recém-nascido, o médico deve realizar a medida do perímetro cefálico; testar as funções auditivas e visuais e, caso alguns desses exames estejam alterados, solicitar o exame do pezinho para confirmar a suspeita de zika.
E) A zika integra o grupo das arboviroses, doenças transmitidas por organismos triblásticos celomados, com exoesqueleto de quitina, sistema circulatório fechado e por onde o sangue circula em hemoceles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário