[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]
Questão 31
No solo existe uma quantidade limitada de nitratos, sais de amônia e de outros minerais necessários às plantas. Nos ecossistemas naturais, por exemplo, em uma floresta, a morte e a decomposição dos organismos promovem a rápida reciclagem desses elementos. Todavia, nas culturas agrícolas, de muita ocorrência no estado de Goiás, uma parte dos “vegetais colhidos” é consumida pela população humana, evidenciando que parte sai do ecossistema e impede a reciclagem desses sais. Como estratégia para compensar esta perda na retirada desses vegetais, alguns procedimentos são adotados, dentre eles, a aplicação e inoculação nos solos de
a) micro-organismos, como bactérias e fungos, que sintetizam naturalmente metano e gás oxigênio, aumentando a quantidade de sais.
b) herbicidas, favorecendo o acúmulo de resíduos que são absorvidos pela planta, aumentando a reciclagem dos sais.
c) amônia e molibdênio, que favorecem a fixação de outros sais minerais como o magnésio e a nitrogenase.
d) adubos ou fertilizantes sintéticos ricos em nitrogênio, fósforo, potássio e outros elementos.
Questão 32
Estampada em diversos jornais no mundo, a notícia a seguir se torna acessível desde a comunidade acadêmica à população humana, visto que se trata de uma nova alternativa viável para combater a malária e algumas verminoses:
Essas descobertas fornecerão à população humana novos e poderosos meios de combater doenças como a malária, conforme estudos de uma das pesquisadoras premiadas pelo Nobel. Sobre essa doença tropical, tem-se o seguinte:
a) o ser humano doente, mesmo com a ingestão de artemisina, será considerado o hospedeiro definitivo.
b) a artemisina, princípio ativo da planta e com efeito antimalárico, irá combater os plasmódios, parasitas causadores da doença.
c) a artemisina agirá no controle biológico do mosquito-prego, considerado hospedeiro definitivo e intermediário.
d) com a descoberta da artemisina, o procedimento de combate ao mosquito-prego não precisa ser realizado junto à população humana.
Questão 33
O Trypanosoma cruzi é o protozoário causador da doença de Chagas. A relação entre a doença e o protozoário foi descoberta por Carlos Chagas ao investigar a presença do protozoário no sangue de indivíduos que moravam em casas infestadas por barbeiros. A principal forma de transmissão da doença é
a) pela transfusão de sangue, seguida pela transmissão congênita e, menos frequentemente, pelo coito.
b) pelo vetor, seguida pela transmissão oral e, menos frequentemente, por transfusão de sangue.
c) pelo vetor, seguida pela transfusão de sangue e, menos frequentemente, por transplantes de órgãos.
d) pela transfusão de sangue, seguida pela transmissão sexual e contaminação acidental.
Questão 34
A figura a seguir apresenta a árvore filogenética indicando que o hipopótamo é o parente evolutivo mais próximo da baleia. Entretanto, outros animais como crocodilos e rãs, que possuem ancestrais diferentes dos hipopótamos e demais apresentados na árvore, possuem a característica comum de que, quando estão com seus corpos submersos na água, mantêm os olhos e as narinas alinhados, rentes à superfície da água.
A semelhança indicada no texto resulta de
a) convergência adaptativa
b) irradiação adaptativa
c) deriva genética adaptativa
d) mimetismo adaptativo
Questão 35
A parte endócrina do pâncreas é formada pelas ilhotas pancreáticas, que contêm dois tipos de células: beta e alfa. As células betas produzem a insulina, hormônio peptídico que age na regulação da glicemia. Esse hormônio é administrado no tratamento de alguns tipos de diabetes. Atualmente, através do desenvolvimento da engenharia genética, a insulina administrada em pacientes diabéticos é, em grande parte, produzida por bactérias que recebem o segmento de
a) peptídeo e transcrevem para o DNA humano a codificação para produção de insulina humana.
b) RNA mensageiro e codifica o genoma para produção da insulina da própria bactéria no organismo humano.
c) plasmídeo da insulina humana e codifica o genoma agregando peptídeos cíclicos no organismo humano.
d) DNA humano responsável pela produção de insulina e passam a produzir esse hormônio idêntico ao da espécie humana.
GABARITO
31. D
32. B
33. C
34. A
35. D
Nenhum comentário:
Postar um comentário