terça-feira, 30 de agosto de 2016

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]


Questão 62

Nas células ocorrem reações químicas para a síntese de moléculas orgânicas necessárias à própria célula e ao organismo. A figura mostra a reação química de formação de uma estrutura molecular maior a partir da união de três outras moléculas menores.
Esta reação química ocorre no interior da célula durante a
(A)formação dos nucleotídeos.
(B)tradução do RNA mensageiro.
(C)formação dos triglicerídeos.
(D)transcrição do DNA.
(E)síntese dos polissacarídeos.

Questão 63
Quatro espécies de micro-organismos unicelulares foram isoladas em laboratório. Para determinar como esses seres vivos obtinham energia, cada espécie foi inserida em um tubo de ensaio transparente contendo água e açúcares como fonte de alimento. Os tubos foram rotulados em 1, 2, 3 e 4, e submetidos ao fornecimento ou não de recursos como gás oxigênio (O2) e luz. Após certo tempo, verificou-se a sobrevivência ou a morte desses organismos nessas condições.

Os resultados permitem concluir corretamente que os micro--organismos presentes nos tubos 1, 2, 3 e 4, são, respectivamente,
(A)anaeróbios obrigatórios, aeróbios, anaeróbios facultativos e fotossintetizantes.
(B)aeróbios, fotossintetizantes, anaeróbios obrigatórios e anaeróbios facultativos.
(C)anaeróbios facultativos, fotossintetizantes, aeróbios e anaeróbios obrigatórios.
(D)anaeróbios facultativos, aeróbios, fotossintetizantes e anaeróbios obrigatórios.
(E)anaeróbios obrigatórios, anaeróbios facultativos, aeróbios e fotossintetizantes.

Questão 64
Na cobra do milharal, os alelos A/a e B/b regulam a coloração da pele. O pigmento preto é determinado pelo alelo dominante A, enquanto o alelo recessivo a não produz esse pigmento. O pigmento laranja é determinado pelo alelo dominante B, enquanto o alelo b não produz esse pigmento. A cobra selvagem produz os pigmentos preto e laranja. Cobras pretas produzem apenas pigmento preto. Cobras laranja produzem apenas pigmento laranja. Existem ainda cobras albinas, que não produzem os dois pigmentos. As figuras apresentam os quatro fenótipos possíveis de coloração da pele.
Assinale a alternativa na qual os genótipos representam, respectivamente, uma cobra selvagem e uma cobra albina.
(A)AaBb e aabb.
(B)aaBb e aabb.
(C)AaBb e AAbb.
(D)aaBB e Aabb.
(E)Aabb e aaBb.

Questão 65
Um hormônio foi injetado na circulação sanguínea de uma pessoa. O gráfico mostra como a concentração de cálcio no sangue variou ao longo do tempo após a injeção.
É correto afirmar que o hormônio injetado na circulação sanguínea dessa pessoa foi
(A)o glucagon.
(B)a tiroxina.
(C)o paratormônio.
(D)a calcitonina.
(E)a aldosterona.

Questão 66
O fluxo de seiva bruta nas plantas está diretamente associado à abertura e ao fechamento dos estômatos. O aumento do fluxo de seiva bruta ao longo do caule é favorecido por
(A)estômatos abertos e baixa intensidade luminosa.
(B)estômatos abertos e baixa quantidade de água no solo.
(C)estômatos fechados e alta concentração de glicose na folha.
(D)estômatos abertos e baixa concentração de CO2 na folha.
(E)estômatos fechados e alta concentração de O2 na folha.

Questão 67
Atendendo à demanda da ONU, que propõe o combate ao vetor da zika, dengue e chikungunya, mosquitos machos serão criados em laboratório e expostos a raios X e raios gama. Os procedimentos de irradiação serão realizados em equipamentos de raios X e em irradiadores que têm como fonte de raios gama o isótopo cobalto-60, também sob diferentes condições quanto à taxa e dose de radiação absorvida. Depois de irradiados, esses mosquitos serão soltos no ambiente.(www.ipen.br. Adaptado.)
A técnica proposta pela ONU é mais uma forma de combater as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti porque
(A)a radiação nuclear causa mutações no genoma dos insetos machos que são transmitidas aos descendentes, tornando-os incapazes de transmitirem os vírus aos humanos.
(B)os mosquitos irradiados contaminam as fêmeas durante a cópula com a mesma radiação a que foram submetidos, desta forma as fêmeas morrem, impedindo a transmissão dos vírus aos humanos.
(C)os mosquitos machos tornam-se radioativos e, durante o cruzamento, esta radiação inativa os vírus presentes na fêmea que, mesmo transmitidos aos humanos, não causam doenças.
(D)os mosquitos irradiados sofrem uma mutação genética que causa má formação do aparelho bucal usado para picar e sugar o sangue humano, impedindo a transmissão dos vírus aos humanos.
(E)os mosquitos irradiados tornam-se estéreis e, após a cópula com fêmeas no ambiente, os ovos não se desenvolvem, reduzindo assim a população destes insetos e a transmissão das doenças.


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...