domingo, 4 de setembro de 2016

BIOLOGIA [UFAM]

[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]
BIOLOGIA 16. 
Para testar o movimento de moléculas através da membrana, cinco sacos de diálises foram cheios com concentrações diferentes de sacarose (linhas de A a E). Os sacos foram feitos de uma membrana semipermeável, porém impermeável à sacarose. Os sacos foram mergulhados em recipientes individuais contendo uma concentração inicial de 0,6 Molar de solução de sacarose. A cada intervalo de 15 minutos os sacos foram pesados e os resultados expressos no gráfico a seguir: 
Em relação ao gráfico, assinale a alternativa CORRETA que (i) representa a linha que corresponde ao saco que continha uma solução isotônica equivalente ao inicio do experimento; (ii) representa a linha que corresponde ao saco com a mais alta concentração inicial de sacarose; (iii) representa a(s) linha(s) que corresponde(m) ao(s) saco(s) que contem uma solução hipertônica após 1 hora, respectivamente: 
a) Linha A; Linha D; Linha E e C 
b) Linha B; Linha D; Linha E e A 
c) Linha C; Linha A; Linha B 
d) Linha C; Linha A; Linha E 
e) Linha E; Linha C; Linha A 

17. De acordo com a teoria endosimbionte, bactérias e mitocôndrias compartilham características em comum. No interior de uma mitocôndria ativa, muitos elétrons seguem a rota: 
a) ciclo do ácido cítrico → NADH → cadeia transportadora de elétrons → O2 
b) glicólise → NADH → fosforilação oxidativa → ATP → CO2 
c) ciclo do ácido cítrico → FADH2 → cadeia transportadora de elétrons → CO2 
d) cadeia transportadora de elétrons → ciclo do ácido cítrico → ATP → oxigênio 
e) piruvato → ciclo do ácido cíclico → ATP → NADH → oxigênio 

18. Identifique os cinco tipos de leucócitos nas imagens a seguir (RBC = Eritrócito):
 
a) I – neutrófilo; II – eosinófilo; III – basófilo; IV – monócito; V - linfócito 
b) I – basófilo; II – monócito; III – linfócito; IV – neutrófilo; V - eosinófilo 
c) I – basófilo; II – neutrófilo; III – monócito; IV – eosinófilo; V - linfócito 
d) I – eosinófilo; II – linfócito; III – neutrófilo; IV – eritrócito; V - linfócito 
e) I – neutrófilo; II – eosinófilo; III – basófilo; IV – linfócito; V - monócito 

19. Nas mitocôndrias, a quimiosmose transloca prótons da matriz para o interior do espaço intermembranoso, ao passo que nos cloroplastos a quimiosmose transloca os prótons do(a): 
a) Matriz para o estroma 
b) Estroma para o fotossistema I 
c) Estroma para o espaço tilacoide 
d) Retículo para o envoltório nuclear 
e) ATP sintase para a cadeia respiratória 

20. Analise as seguintes afirmativas: 
I. A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, crônica, incurável, causada pelo bacilo de Hansen, Mycobacterium leprae
II. A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada pelo parasita multicelular do gênero Plasmodium, caracterizada por febre alta acompanhada de calafrios, suores e cefaleia. 
III. O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, transmissível e extremamente contagiosa. 
IV. A sífilis é uma doença infectocontagiosa, sistêmica, de evolução crônica, com manifestações cutâneas temporárias, transmitida pelo Treponema pallidum, um espiroqueta de alta patogenicidade. V. A Aids é uma doença caracterizada por uma disfunção grave do sistema imunológico do indivíduo infectado pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). 
VI. A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode ser de curso benigno ou grave, dependendo da forma como se apresente; o agente responsável é o Corynebacterium diphtheriae. Assinale a alternativa correta: 
a) Somente as afirmativas I, II e VI estão corretas. 
b) Somente as afirmativas III e VI estão corretas. 
c) Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas 
d) Somente a afirmativa V está correta. 
e) Todas as afirmativas estão corretas. 

21. Assinale a alternativa correta que representa um exemplo de herança poligênica: 
a) Grupos sanguíneos ABO em humanos 
b) Cor rosa das flores das briófitas 
c) Doença de Huntington em humanos 
d) Pigmentação da pele em humanos 
e) Síndrome de Klinefelter 

22. Corresponda os termos da esquerda com seus respectivos significados a direita:
 
Assinale a alternativa que apresenta a correlação CORRETA: 
a) 1-d; 2-g; 3-f; 4-e; 5-a; 6-b; 7-c 
b) 1-e; 2-g; 3-f; 4-b; 5-d; 6-a; 7-c 
c) 1-f; 2-g; 3-e; 4-b; 5-d; 6-c; 7-a 
d) 1-f; 2-g; 3-e; 4-b; 5-d; 6-a; 7-c 
e) 1-c; 2-f; 3-b; 4-e; 5-a; 6-d; 7-g 

23. Os solos dos ecossistemas terrestres são frequentemente pobres em nitrogênio, um nutriente essencial ao crescimento das plantas. Em um estudo científico, os pesquisadores testaram a perda de nitrogênio do solo por lixiviação e emissões gasosas onde o musgo Polytrichum crescia e compararam com o solo de uma área onde o musgo Polytrichum havia sido removido. As perdas por emissões gasosas foram mínimas. O gráfico a seguir apresenta as perdas anuais por lixiviação: 
Baseados nos resultados, podemos concluir que: 
a) O tapete de musgos no solo ajuda a reduzir a perda de N2 por lixiviação 
b) A dispersão pelo vento foi responsável pela distribuição mundial dos esporos de musgos 
c) Os musgos não afetam a retenção de N2 no solo 
d) Os musgos evoluíram antes que os níveis de N2 se elevassem na Terra primitiva 
e) Os gametófitos dos musgos não apresentam estômatos 

24. Os íons hidrogênios, produzidos nos eritrócitos humanos durante o transporte do CO2, são, em sua grande maioria, impedidos de reduzir o pH do plasma ao combinar-se com: 
a) Proteínas do plasma 
b) Ácido carbônico 
c) Hemoglobina 
d) Imunoglobulinas 
e) Fibrinogênio 

25. Os seguintes eventos ocorrem quando o sistema imune de mamífero encontra pela primeira vez um patógeno. 
I. Patógeno é destruído 
II. Linfócitos secretam os anticorpos 
III. Determinantes antigênicos dos patógenos ligam-se aos receptores dos antígenos nos linfócitos 
IV. Linfócitos específicos aos determinantes antigênicos dos patógenos tornam-se numerosos 
V. Somente as células de memória permanecem Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta desses eventos: 
a) I → III → II → IV → V 
b) II → I → IV → III → V 
c) III → II → I → V → IV 
d) III → IV → II → I → V 
e) IV → II → III → I → V 

26. Se uma pessoa bebe água em grande quantidade em um curto período de tempo ela pode morrer por toxidade da água. O ADH pode ajudar a impedir a retenção de água através de sua interação com células-alvo no(na): 
a) Pituitária anterior 
b) Pituitária posterior 
c) Bexiga urinária 
d) Uretra 
e) Rim 

27. Qual dos seguintes hormônios estimula e mantém os processos metabólicos: 
a) Glucagon 
b) Oxitocina 
c) Tiroxina 
d) Ecdisona 
e) LH 

28. Um oócito liberado de um ovário humano entra e percorre a tuba uterina como resultado: 
a) do batimento do flagelo do oócito 
b) da força de ejeção folicular direcionando o oócito ao interior da tuba uterina 
c) do batimento dos flagelos da tuba uterina 
d) da força de atração do útero 
e) do batimento dos cílios em combinação com os movimentos peristálticos 

29. Assinale a alternativa que contém importantes fatores bióticos que podem afetar a estrutura e a organização das comunidades biológicas: 
a) Nutrientes e pH do solo 
b) Predação e competição 
c) Precipitação e ventos 
d) Luminosidade e sazonalidade 
e) Temperatura e água 

30. No momento da implantação, o embrião humano é chamado de: 
a) Gástrula 
b) Blastocisto 
c) Feto 
d) Zigoto 
e) Clivagem 






















GABARITO

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