BIOLOGIA [UNICENTRO]

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Questões de 1 a 6
Para responder a essas questões, identifique APENAS UMA ÚNICA alternativa correta e marque a letra correspondente na Folha de Respostas.

Questão 1

Relacionando-se o componente biológico da figura destacada com as demais estruturas biológicas e os conhecimentos acerca do assunto, é correto afirmar: 
A) O primeiro ser vivo criou possibilidades bioquímicas para que a estrutura fosse originada. 
B) Nos organismos do reino Monera, a estrutura é lipoproteica. 
C) Em organismos unicelulares, a estrutura inviabiliza as suas atividades metabólicas. 
D) Polímeros de nucleotídeos fazem parte da composição estrutural da membrana plasmática da estrutura.

Questão 2
Sobre as substâncias orgânicas que compõem as estruturas celulares, pode-se afirmar: 
I. Lipídios fazem parte da constituição básica das paredes das células vegetais. 
II. Carboidratos fazem parte da constituição das membranas citoplasmáticas das células animais. 
III. Glicídios estruturais são encontrados na membrana de reforço do levedo. 
A alternativa cujas afirmativas estão corretas é 
A) I, II e III. 
B) Apenas I e II. 
C) Apenas II e III. 
D) Apenas I e III. 

Questão 3 
Entre os orgânulos, a seguir, aquele encontrado em grande quantidade nos hepatócitos e com função oxidante e desintoxicante é 
A) REL. 
B) Sistema Golgiense. 
C) Mitocôndria. 
D) Peroxissomo.

Questão 4

A figura destacada ilustra o processo de transmissão do impulso nervoso. Sobre esse processo, é correto afirmar que 
A) ele depende da fosforilação do ADP, que ocorre nas cristas mitocondriais, para tornar a fibra em repouso e, assim, viabilizar a transmissão do impulso nervoso. 
B) ele ocorre ao longo do axônio, sem a necessidade de hidrólise do ATP. 
C) ele se torna mais lento e contínuo pela presença da bainha de mielina. 
D) a d.d.p, gerada ao longo da fibra axônica, depende de uma difusão facilitada, que consiste no fluxo de íons Na+, para fora da fibra, e de K+, para o interior dessa mesma fibra. 

Questão 5 
Segundo Francis Crick, a dupla hélice é realmente uma molécula notável. O ser humano moderno tem, talvez, 50 mil anos de existência [...] mas o DNA e o RNA já existem há, pelo menos, vários bilhões de anos [...]. No entanto, somos as primeiras criaturas da Terra a perceber a sua existência. A respeito da afirmativa e com os conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar: 
A) As moléculas de DNA e RNA já tinham sido observadas antes mesmo da formação dos coacervados. 
B) O surgimento da molécula de DNA viabilizou o aparecimento do RNA. 
C) A descoberta dos ácidos nucleicos precedeu à elucidação da molécula de DNA por Francis Crick e James Watson. 
D) A estabilidade do DNA, por conta das histonas, é notada em toda a forma de vida. 

Questão 6 
A relação A + G / C + T = 0,2 em uma das fitas do DNA. Sabendo-se que, nessa molécula, há duas fitas, o valor dessa mesma relação, A + G / C + T, na fita complementar, é de 
A) 0,2 
B) 0,8 
C) 1,0 
D) 5,0

Questão 7
Uma célula vegetal foi colocada em um recipiente com água contendo uma determinada concentração de íons e sofreu o processo de plasmólise. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, as condições de concentração do meio no qual a célula vegetal foi mergulhada. 
a) Hipotônico, pois a célula perdeu água. 
b) Hipotônico, pois a célula absorveu água. 
c) Hipertônico, pois a célula perdeu água. 
d) Hipertônico, pois a célula absorveu água. 

Questão 8
Considerando que um determinado antibiótico atua nos ribossomos de uma bactéria, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, essa ação. 
a) Inibir a síntese de lipídios. 
b) Interferir na permeabilidade seletiva da membrana. 
c) Alterar a sequência de nucleotídeos do DNA. 
d) Impedir a síntese de proteínas. 

Questão 9
Considerando que a divisão meiótica ocorre na gametogênese para que seja possível a reprodução sexuada, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a razão pela qual é necessária a ocorrência da meiose. 
a) Garantir a transmissão das características idênticas às células filhas. 
b) Manter o mesmo número de cromossomos característicos da espécie. 
c) Permanecer com as mesmas cromátides nos cromossomos homólogos. 
d) Possibilitar que o número de cromossomos duplique em cada geração. 

Questão 10
Considerando que ocorra uma alteração no folheto germinativo da mesoderma durante o desenvolvimento embrionário de um mamífero, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, as estruturas do animal adulto que sofreriam com essa alteração. 
a) Encéfalo, epiderme e fígado. 
b) Aparelho respiratório, intestino e medula espinhal. 
c) Coluna vertebral, derme e aparelho reprodutor. 
d) Pâncreas, glândulas sudoríparas e gânglios. 

Questão 11
Considerando que o DNA de uma célula de mamífero possua 20% da base nitrogenada de citosina, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, as porcentagens para as bases nitrogenadas de guanina, adenina e timina. 
a) 20, 20 e 30 
b) 20, 30 e 30 
c) 30, 20 e 30 
d) 30, 30 e 20 

Questão 12
A ocorrência de crossing-over ou permuta na prófase I da meiose é responsável pela recombinação gê- nica, porque nessa fase os cromossomos homólogos estão emparelhados. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a fase da meiose em que ocorre a segregação dos cromossomos homólogos. 
a) Anáfase I. 
b) Anáfase II. 
c) Metáfase I. 
d) Metáfase II.

Questão 13
O morcego é um animal mamífero da ordem Chiroptera, cujos membros superiores (braços e mãos) têm formato de asas membranosas, tornando-os os únicos mamíferos naturalmente capazes de voar. No Brasil, o morcego pode ser raramente chamado pelos seus nomes indígenas andirá ou guandira. Ele possui as seguintes classificações taxonômicas:

Essa classificação taxonômica do morcego evidencia 
A) que ele é muito próximo do ser humano, quando se observa a sua ordem. 
B) a presença da notocorda por toda sua vida. 
C) que ele é um animal que apresenta glândulas mamárias apenas durante o período da amamentação. D) que ele apresenta uma temperatura que não sofre variação de acordo com o meio.

Questão 14
De que reino sou eu? Vivo querendo me classificar, mesmo que de maneira bem genérica. Tenho muitas células. Em cada uma, há ribossomos, mitocôndrias e material genético organizado. Sou dependente do meio para aquisição dos meus nutrientes e consigo armazenar carboidratos sob a forma de glicogênio, não em órgãos, pois nem tecido eu tenho.
Eu sou 
A) Monera. 
B) Protoctista. 
C) Fungi. 
D) Plantae.

Questão 15
Os esquemas destacados representam dois organismos. 

A partir dos conhecimentos sobre os organismos representados, pode ser afirmado que ambos 
A) apresentam braços de dineína. 
B) são desprovidos de corpúsculos basais. 
C) não possuem mitocôndrias. 
D) apresentam o mesmo tipo de motilidade.

Questão 16
Não se sabe quantas espécies vegetais e animais existem no mundo. As estimativas variam entre 10 e 50 milhões, mas, até agora, os cientistas classificaram e deram nome a somente 2 milhões de espécies. Entre os especialistas, o Brasil é considerado o país da “megadiversidade”:
aproximadamente 20% das espécies conhecidas no mundo estão aqui. É bastante divulgado, por exemplo, o potencial terapêutico das plantas da Amazônia. Para entender o que é a biodiversidade, devemos considerar o termo em dois níveis diferentes: todas as formas de vida, assim como os genes contidos em cada indivíduo, e as inter-relações, ou ecossistemas, em que a existência de uma espécie afeta diretamente muitas outras. A diversidade biológica está presente em todo lugar: no meio dos desertos, nas tundras congeladas ou nas fontes de água sulfurosas. A diversidade genética possibilitou a adaptação da vida nos mais diversos pontos do planeta. (BIODIVERDIDADE, 2016).
Analisando-se, sob vários aspectos essa diversidade biológica, é importante perceber que 
A) os vegetais viabilizam a entrada da energia que é reciclada por ação dos decompositores. 
B) cada espécie apresenta seu modo de vida sem necessidade de interações. 
C) um reforço de membrana não resistente e de composição observa-se nas células dos animais. 
D) uma grande diversidade metabólica realizada por organismos desprovidos de divisão de trabalho se observa no reino Monera.

Questão 17
Luz do sol
 Que a folha traga e traduz
 Em verde novo
 Em folha, em graça, 
 em vida, em força, em luz [...] 
(Caetano Veloso)
Os versos de “Luz do Sol” fazem uma clara referência à fotossíntese, fenômeno comum a muitos organismos. Contudo a palavra “folha” restringe esse processo ao grupo das 
A) angiospermas. 
B) gimnospermas e angiospermas. 
C) plantas vasculares. 
D) briófitas e plantas vasculares.

Questão 18
Um animal que possui como característica a presença de coluna vertebral, fecundação interna com cópula, respiração pulmonar, embrião protegido por ovo de casca dura, mistura do sangue venoso com o arterial e temperatura variável com o ambiente pertence ao grupo 
A) das aves. 
B) dos peixes. 
C) dos répteis. 
D) dos anfíbios.

GABARITO
1. B
2. C
3. D
4. A
5. C
6. D
7. C
8. D
9. B
10. C
11. B
12. A
13. D
14. C
15. A
16. D
17. C
18. C


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