BIOLOGIA [UPE]
[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]
1. Observe
o texto e a figura a seguir:
Para a
formação dos músculos esqueléticos, é necessária a ativação, proliferação e
diferenciação de linhagens de células miogênicas. Esses três processos dependem
da expressão e atividade de genes, conhecidos como fatores de regulação
miogênica (MRFs), responsáveis por transformar células não musculares em
musculares. Os MRFs (MyoD, Miogenina, Myf5 e o MRF4) são produzidos por genes
reguladores, que funcionam como fatores de transcrição e que inibem ou ativam
os demais genes da via de diferenciação. A miostatina, proteína codificada pelo
gene MSTN, é a principal responsável pela inibição da hiperplasia muscular nos
animais adultos. Quando a miostatina não é expressa (ver figura), Pax3 e MyoD
continuam atuando e promovem a miogênese, cujo resultado, principalmente em
bovinos, é um fenótipo denominado “dupla musculatura”. A ausência de expressão
dessa proteína ocorre, especialmente, quando há uma mutação em seu gene.
Sobre
esse contexto, é CORRETO afirmar que
a) a
combinação de dois alelos com mutação confere ao indivíduo o fenótipo
característico de dupla musculatura, oferecendo maiores vantagens econômicas
para os criadores de gado de corte.
b) a
miogênese é a via responsável pelo crescimento hipertrófico do tecido muscular
do gado, sendo necessária a atuação de proteínas que trabalham de forma
isolada, mas codificadas pelo mesmo RNAm.
c) o
genótipo heterozigoto deve receber uma atenção maior por parte de produtores de
carne, pelo fato de apresentar maiores vantagens econômicas que o genótipo
homozigoto.
d) os organismos,
nos quais o gene MSTN é superexpresso, apresentam aumento da massa muscular;
assim a miostatina atua potencializando a fase de ativação e, consequentemente,
de proliferação e diferenciação dos miócitos e mioblastos, respectivamente.
e) um
aumento discreto na musculatura também está presente em indivíduos com apenas
uma cópia do alelo mutado. Dessa forma, esse tipo de herança é caracterizado
como dominância completa ou ligada ao Y.
2. Um pesquisador
está buscando descobrir
se pares de genes
alelos, que atuam
em duas características para cor
(colorido – B e incolor - b) e aspecto
(liso – R e rugoso - r) do grão do milho, se
situam em pares
de cromossomos homólogos ou no mesmo cromossomo (Linkage).
Ele efetuou o cruzamento de
um duplo - heterozigoto com um
duplo - recessivo, ou seja,

Assinale
a alternativa que resulta na CORRETA F1.
a) Distribuição
independente, de acordo com a 1ª Lei de Mendel, apresentando 4 genótipos e 2 fenótipos:
coloridos/rugosos e incolores/lisos.
b) Distribuição
independente, de acordo com a 2ª Lei de Mendel, apresentando as proporções 280 coloridos/lisos,
290 incolores/rugosos, 17 coloridos/rugosos e 13 incolores/lisos.
c) Linkage
com crossing-over apresentando 4 genótipos e 2 fenótipos coloridos/lisos e incolores/rugosos.
d) Linkage
sem crossing-over apresentando as proporções 75% AaBb : 25% aabb.
e) Linkage
com 4 genótipos e 4 fenótipos com dois tipos parentais em alta frequência, sem crossing
e dois tipos recombinantes em baixa frequência com crossing-over
3. Leia o
texto a seguir:
Atualmente,
o gene considerado como o mais confiável para discriminar se um atleta tem mais
força ou resistência é o ACTN3, apelidado gene da velocidade. Localizado no
cromossomo 11, o ACTN3 é responsável pela produção da proteína alfa actinina 3,
ativada exclusivamente em fibras musculares de contração rápida. Uma alteração
em uma única base nitrogenada faz que esse gene possa apresentar duas formas na
população humana: a versão “normal”, funcional, denominada R, que produz alfa
actinina 3; e a variante alterada, chamada X, em que a tal proteína não é
sintetizada. O gene ACTN3 assim como a eritropoietina (EPO), hormônio do
crescimento humano (hGH), inibidor de genes da miostatina, endorfina,
encefalina, leptina, dentre outros, são possíveis alvos primários do doping genético
em humanos, por meio de terapia gênica in vivo, na qual o processo de transgenia
ocorre dentro do indivíduo, ou ex vivo, no qual parte do engenheiramento
genético ocorre fora do corpo, e parte, dentro.
Fontes: disponível em:
e BAIRROS, A. V.; PREVEDELLO, A. A.; MORAES, L. L. S. Doping genético e
possíveis metodologias de detecção. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis,
v.33, n.4, p.1055-1069, out./dez. 2011. Disponível em< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000400017>
Sobre
ele, é CORRETO afirmar que
a) corredores
de longa distância tendem a possuir, ao menos, uma cópia da variante R, a forma
funcional, do gene ACTN3. A menor quantidade da proteína melhoraria o
desempenho dos atletas em tarefas que dependem da ação das fibras rápidas.
b) corredores
velocistas precisam ser resistentes ao cansaço e tendem a ser XX quanto ao gene
ACTN3. A ausência parcial da proteína levaria o organismo a se adaptar melhor a
exercícios de longa duração que retiram energia do consumo de oxigênio.
c) o doping
genético é considerado o uso terapêutico de células, genes e elementos gênicos
que venham a aumentar o desempenho físico do atleta por meio de substâncias
químicas e fármacos.
d) o doping
genético ex vivo envolve a transferência de genes para células em meio de
cultura e reintrodução para o tecido-alvo do atleta, o que aumentaria a
expressão de hormônios e outras substâncias bioquímicas, trazendo melhoria ao
seu desempenho físico.
e) o
princípio da terapia gênica in vivo consiste na transferência de proteínas e
lipídeos para células-alvo por meio de pílulas, com o objetivo de suprir os
produtos de um gene estruturalmente anormal no genoma do atleta.
4. Observe
a charge a seguir:
O objetivo
principal do Projeto Genoma Humano (PGH) é compreender como os
genes funcionam
nos estados de normalidade e doença. Sobre isso, leia com atenção as
afirmativas a seguir:
Fonte: disponível em
http://www1.folha.uol.com.br/folha/galeria/charge/i_charge200006.shtml
I. A
constituição genética humana é a expressão de um programa genético escrito na
química do DNA, pois o genótipo é dinâmico e surge da interação do fenótipo com
o infinitamente complexo ambiente.
II. Muitas
mutações deletérias podem não ser determinantes por si sós de uma patologia.
Outros fatores, como interação gênica, epigenética e ambiental, podem modular a
expressão dos genes.
III. O
mapeamento que mostra as predisposições genéticas de um indivíduo adquirir
doenças não deve se tornar de domínio público, para evitar que a discriminação
feita com base no genoma chegue ao mercado de trabalho.
IV. O
mapeamento genético para a detecção de doenças é suficiente para prever as
consequências sociais, pois diagnóstico e técnicas terapêuticas estão sempre
ajustados.
V. Os
seres humanos de qualquer região do planeta são idênticos geneticamente, no
entanto a adaptação de longo prazo aos mais diversos ambientes criou perfis
variados de resistência ou suscetibilidade a doenças.
Estão CORRETAS
apenas
a) I, II
e III.
b) II e
III.
c) II,
III, IV e V.
d) III,
IV e V.
e) IV e
V.
5.
Observe o texto e a figura ao lado:
Imagine
que você precisou entreter algumas crianças com a visualização de um vídeo
sobre dinossauros. O trecho a seguir despertou perguntas.
...Dinossauro
Veio
muito antes do meu ta ta taravô...
...Não é
fácil de achar um fóssil
Ainda
mais haver um ovo
intacto
Imagina
ver um desses vivo
Eu corria
logo pro meu quarto...
http://www.mundobita.com.br/
As
crianças querem saber:
- Por que não é fácil achar um
fóssil?
- Por que dinossauros deixaram de
existir?
- Por que é importante conhecê-los?
Assinale
a alternativa que responde, de forma CORRETA, a uma das curiosidades das
crianças.
a) Preservar
restos de animais é difícil por causa da decomposição por bactérias e fungos;
em geral, partes moles são mais fáceis de conservar. Os dinossauros foram
extintos, há milhões de anos, pela erupção de um vulcão.
b) Partes
duras e moles dos seres apresentam igual probabilidade de se fossilizarem, como
é possível ver nos museus. Os dinossauros foram extensivamente caçados pelos Neandertais,
o que os levou à extinção.
c) Fósseis
de dinossauros são provas concretas da existência de vida na Terra, sendo uma importante
ferramenta de estudo da evolução, que ocorreu nos seres vivos e no próprio
planeta.
d) Se os
fósseis dos dinossauros não fossem estudados, nunca saberíamos que essas aves gigantescas
viveram no planeta, na mesma época da espécie humana.
e) A
Terra passou por vários períodos de extinção dos seres vivos. No Cretáceo, 90%
das espécies vivas do planeta desapareceram, e, durante o Permiano, os
dinossauros foram extintos juntamente com os mamutes.
6. Hoje a
biodiversidade é fruto de um processo evolutivo, que se iniciou há 3,7 bilhões
de anos, com seres primordiais unicelulares, passando por alguns eventos de
extinção em massa. A maioria dos cientistas consideram cinco eventos, que
culminaram no afunilamento e surgimento de novas espécies. Durante esse
período, o planeta experimentou períodos de aquecimento e glaciação, com
variação do nível dos oceanos.
Extraído de:
http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/VIIB1dMassExtinctions.shtml
Com base
nas teorias de extinção em massa, analise as afirmativas a seguir:
I. O
primeiro evento ocorreu há 450 milhões de anos, com o desaparecimento de 60%
dos gêneros marinhos.
II. O
segundo evento ocorreu há 360 milhões de anos, eliminando 97% dos vertebrados marinhos.
A ictiofauna foi reduzida drasticamente.
III. A
mais devastadora extinção em massa ocorreu há 225 milhões de anos. Cerca de 90%
das espécies viventes naquele tempo foram extintas, incluindo a maioria dos
répteis terrestres e marinhos dominantes da época.
IV. Há
230 milhões de anos, mais uma vez, as espécies marinhas são afetadas. Acredita-se
que cerca de 96% tenham sido extintas.
V. A
extinção que ocorreu há 65 milhões de anos pôs fim aos dinossauros, juntamente
com dois terços de todas as espécies na Terra. Pequenos mamíferos, tartarugas,
crocodilos e aves sobreviveram.
Estão CORRETAS
apenas
a) II e
III.
b) III,
IV e V.
c) I, IV
e V.
d) II, IV
e V.
e) I e
III.
7.
Inúmeros pesticidas foram desenvolvidos no século passado (incluindo
herbicidas, fungicidas, inseticidas e raticidas), com o intuito de controlar
organismos indesejados. Esses pesticidas contêm venenos, produtos químicos
tóxicos, que se concentram no solo, até que são lavados pela chuva ou pela
irrigação. Não raramente, por meio de enxurradas, tais substâncias chegam aos
rios costeiros ou oceanos. Organismos que vivem nos manguezais, como os
anfípodes, se alimentam de matéria orgânica e facilmente absorvem os poluentes
concentrados na água. Uma vez ingeridos por organismos maiores, como peixes, as
toxinas passam à etapa seguinte da cadeia trófica, representada na figura por
uma águia pescadora. Essa contaminação também afeta os humanos, que se
alimentam de peixes e de outros seres marinhos.
Adaptado de “Guia Didático Maravilhosos Manguezais do Brasil, Instituto
BiomaBrasil, 245 p”
Considerando
que um anfípoda ingere um pedaço de detrito contendo 10 unidades de uma
determinada toxina, que dez anfípodas servem de alimento para um peixe e, ainda,
que dez peixes são comidos por uma águia, é CORRETO
afirmar
que
a) o anfípoda
reterá 10 unidades de toxina, os peixes reterão 100 unidades, e a águia
pescadora reterá 1000 unidades.
b) todos
os representantes dessa cadeia reterão a mesma quantidade de toxina.
c) o
anfípoda reterá 1 unidade de toxina, os peixes reterão 10 unidades, e a águia
pescadora reterá 10 unidades.
d) o
anfípoda reterá 10 unidades de toxina, os peixes reterão 20 unidades de toxina,
e a águia pescadora reterá 30 unidades de toxina.
e) apenas
os anfípodas e peixes reterão 10 unidades de toxinas, sendo residual a
quantidade de toxina retida na águia pescadora.
8. O
número estimado de espécies no Brasil gira em torno de 170 a 210 mil espécies, no
entanto apenas 11% da biodiversidade brasileira foi catalogada. A cada dia,
novas espécies são descritas, aprofundando o conhecimento da biodiversidade do
país. Como lista de referência, o SIBBr (Sistema de Informação sobre a Biodiversidade
Brasileira) utiliza o Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil e a Lista de
Espécies da Flora do Brasil. Ambos os catálogos abrangem boa parte da
biodiversidade conhecida.
Modificado de http://www.sibbr.gov.br/areas/?area=biodiversidade
Em relação
à biodiversidade de vertebrados, assinale a alternativa CORRETA
Quanto à
ordem de grandeza, partindo da classe com maior número de espécies para a
classe com menor número de espécies.
a) Mamíferos,
répteis, peixes, aves e anfíbios.
b) Peixes,
aves, anfíbios, répteis e mamíferos.
c) Aves,
peixes, anfíbios, mamíferos e répteis.
d) Répteis,
mamíferos, aves, anfíbios e peixes.
e) Anfíbios,
répteis, mamíferos, peixes e aves.
9. O
conhecimento sobre fragmentação de florestas tropicais úmidas passa pela
compreensão da dinâmica populacional das espécies vegetal e animal, do
funcionamento dos ecossistemas, dos impactos presentes, da capacidade de
regeneração natural, dentre outros. Os cientistas levam em consideração o
tamanho (A) e o formato (B) dos fragmentos.
Com base
no conhecimento sobre fragmentação de florestas tropicais úmidas, analise os
itens abaixo em relação à zona de contato entre um habitat natural e outro
antropizado, conhecido como borda:
I. Fragmentos
mais próximos ao formato circular têm a razão borda-área maximizada, e o centro
da área está mais distante das bordas, consequentemente, mais protegido dos
fatores externos.
II. Vários
pequenos fragmentos de florestas próximos têm o mesmo papel ecológico e a mesma
capacidade de conservação das espécies que uma grande área, com o mesmo
tamanho.
III. O
aumento na proporção de borda em relação à área torna os fragmentos menos susceptíveis
às perturbações antrópicas, como fogo, caça, animais domésticos, exploração
madeireira, espécies invasoras, etc.
IV. Fragmentos
especialmente muito finos e compridos ou com formas muito irregulares, apresentando
muitas reentrâncias, podem permitir que as perturbações antrópicas penetrem em grande
parte da área ou mesmo em toda a área do fragmento, afetando negativamente a
floresta.
10. Leia
o texto a seguir:
Um estudo
realizado por pesquisadores do Projeto Conservação Recifal, de Pernambuco,
revelou que os habitats artificiais estuarinos, como ancoradouros e pontes,
abrigam diferentes populações de peixes em comparação com habitats naturais,
como raízes de mangues, localizadas no mesmo estuário. Além disso, a estrutura
trófica das comunidades de peixes nos habitats artificiais estuarinos
se
assemelha aos recifes de coral adjacentes, em mar aberto. Raízes de mangu
e eram
habitadas principalmente por carnívoros juvenis, enquanto o habitat artificial
era, em sua maioria, habitada por comedores de invertebrados sésseis e
herbívoros errantes. Sobre ele, assinale a alternativa CORRETA.
a) Habitats
artificiais e recifes de coral são abrigos para espécies juvenis de
consumidores primários e secundários.
b) Habitats
artificiais reproduzem condições para abrigar peixes de níveis tróficos
superiores.
c) Habitats
artificiais representam componentes estruturais heterotróficos.
d) Recifes
de coral possuem espécies de peixes predominantemente de níveis tróficos
primários e secundários.
e) Os
manguezais possuem espécies de peixes de todos os níveis tróficos, e os juvenis
carnívoros se abrigam nas raízes.
GABARITO
1. A
2. E
3. D
4. B
5 C
6. C
7. A
8. B
9. D
10. E
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