quinta-feira, 28 de novembro de 2019

BIOLOGIA [FATEC SP]

[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]

Questão 45
BIOLOGIA
No heredograma, os símbolos preenchidos representam pessoas afetadas por uma doença hereditária. Os homens são representados pelos quadrados e as mulheres, pelos círculos. 
O padrão de herança observado por essa doença é  
(A)  recessivo autossômico, porque pais (II–4 e II–5) tiveram filhas normais. 
(B)  recessivo ligado ao cromossomo X, porque a filha (II–2) do homem afetado (I–1) não é afetada. (C)  recessivo ligado ao cromossomo Y, pois a doença se manifesta apenas nos indivíduos do sexo masculino. 
(D)  dominante autossômica, porque os pais afetados (I–1 e I–2) tiveram uma filha normal (II–2). 
(E)  dominante ligado ao cromossomo X, pois todas as filhas de homens afetados também apresentam a doença.
Questão 46
A leishmaniose é uma doença não contagiosa, causada por parasitas, que são transmitidos por vetores hematófagos, conhecidos por mosquito-palha ou birigui. O vetor se contamina com o sangue de pessoas e de animais doentes, principalmente cães, e transmite o parasita às pessoas e animais sadios. Existem dois tipos de leishmaniose, a tegumentar (conhecida como úlcera de bauru) e a visceral (conhecida como calazar), capazes de causar sérios danos às pessoas afetadas. A leishmaniose tegumentar caracteriza-se por feridas na pele e nas mucosas das vias aéreas superiores.  A leishmaniose visceral é uma doença sistêmica, pois acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea. Atualmente, existem cerca de 12 milhões de pessoas infectadas por leishmaniose em 88 países. Um deles é o Brasil, o mais afetado ao lado da Índia, Etiópia e Sudão. A doença está entre as mais negligenciadas no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), atingindo em sua maioria, as populações mais pobres. Acesso em: 17.06.2019. Adaptado.

Em relação a essa doença, é correto que 
(A)  pode apresentar, em alguns casos, picos de febre alta, entre 39ºC e 40ºC, que coincidem com a ruptura de órgãos afetados e a consequente liberação de novos vírus no sangue. 
(B)  pode ser prevenida evitando a proliferação dos transmissores, usando mosquiteiros ao redor das camas e telas nas portas e janelas. 
(C)  é causada por bactérias que atacam células do sangue (hemácias) e órgãos, como o fígado, o baço e a medula vermelha dos ossos. 
(D)  é transmitida pela ingestão de água e alimentos contaminados com cistos dos agentes etiológicos. 
(E)  caracteriza-se por ser uma doença infecciosa causada por protozoários do gênero Trypanosoma.

Questão 47
O “leite” do mamão verde contém uma enzima, a papaína, que catalisa a hidrólise de proteínas. Por essa razão, esse “leite” pode ser utilizado para 
(A)  acentuar a cor de vegetais. 
(B)  cozinhar macarrão. 
(C)  temperar saladas. 
(D)  preparar bolos. 
(E)  amaciar carne. 

Questão 48
Quando analisamos as paredes abertas de um coração humano, observamos que a cavidade cardíaca apresenta septos.  São esses septos que dividem o coração em quatro câmaras. Um desses septos, o interventricular, representa um septo sagital que divide a porção inferior do coração em duas câmaras, ou seja, dois ventrículos (direito e esquerdo). No entanto, em alguns casos, crianças podem nascer com um defeito no coração denominado comunicação interventricular, ou seja, uma abertura no septo interventricular, que permite a comunicação entre os dois ventrículos. A consequência imediata que esse defeito trará para a circulação sanguínea da criança será 
(A)  o bloqueio das vias respiratórias superiores, impedindo a passagem do ar para a traqueia. 
(B)  a mistura dos sangues arterial e venoso, prejudicando a oxigenação dos tecidos. 
(C)  a ausência total da oxigenação do sangue nos alvéolos pulmonares. 
(D)  o coração não receber mais sangue arterial dos pulmões. 
(E)  a produção excessiva de muco nas vias respiratórias.
Questão 49
Em uma região de mata, foi observada uma cadeia alimentar formada por gafanhotos que se alimentam de plantas e servem de alimento para passarinhos, que, por sua vez, são predados por gaviões. Sobre essa cadeia alimentar, assinale a alternativa correta. 
(A)  Os passarinhos pertencem ao nível trófico dos consumidores primários, pois se alimentam dos gafanhotos. 
(B)  O aumento da população de gaviões, nessa região, acarretará a consequente redução populacional das plantas. 
(C)  Os gafanhotos atuam na fixação do gás nitrogênio da atmosfera, transformando-o em nitratos aproveitados pelos vegetais. 
(D) A diminuição da população de passarinhos, nessa região, acarretará a consequente redução populacional dos gafanhotos. 
(E)  As bactérias atuam como decompositores dos gafanhotos, transformando a matéria orgânica morta em carboidratos.

GABARITO
45. D
46. B
47. E
48. B
49. B

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...