[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]
QUESTÃO 1
A clonagem é um mecanismo comum de propagação da espécie em plantas ou bactérias. De acordo com Webber (1903), um clone é definido como uma população de moléculas, células ou organismos que se originaram de uma única célula e que são idênticas à célula original e entre elas. Em humanos, os clones naturais são os gêmeos idênticos, que se originam da divisão de um óvulo fertilizado. A grande revolução da Dolly, que abriu caminho para possibilidade de clonagem humana, foi a demonstração, pela primeira vez, de que era possível clonar um mamífero, isto é, produzir uma cópia geneticamente idêntica a partir de uma célula somática diferenciada. ZATZ, M. Clonagem e células-tronco. Estudos Avançados. v. 18 n.51, p. 247-256, 2004.
Sobre os princípios básicos de clonagem e embriologia humana, é correto afirmar que
(A) todas as células do nosso corpo possuem 46 cromossomos.
(A) todas as células do nosso corpo possuem 46 cromossomos.
(B) a grande novidade sobre a clonagem da ovelha Dolly foi a descoberta de que uma célula do corpo, não diferenciada, poderia ser reprogramada ao estágio inicial e voltar a ser totipotente.
(C) o corpo humano possui 23 pares de cromossomos: 22 pares de cromossomos autossômicos e 1 par de cromossomos sexuais.
(D) a molécula de DNA é encontrada somente no núcleo das células.
(E) gêmeos univitelinos se originam da fecundação de dois óvulos.
QUESTÃO 2
O desenvolvimento sustentável é um dos temas mais discutidos no mundo. Pode ser entendido como o desenvolvimento que satisfaz as necessidades das gerações presentes sem comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras. Disponível em: . Acesso em: 14 set. 2018.
No que concerne ao desenvolvimento sustentável, assinale a alternativa correta.
(A) Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende do planejamento e do reconhecimento de que os recursos são infinitos.
(A) Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende do planejamento e do reconhecimento de que os recursos são infinitos.
(B) Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, no qual não se leva em consideração o meio ambiente.
(C) O desenvolvimento sustentável visa a proteger a diversidade biológica, sem levar em consideração o crescimento econômico.
(D) O desenvolvimento sustentável sugere que haja um aumento do uso de matérias-primas e a diminuição da reutilização e da reciclagem.
(E) O desenvolvimento sustentável depende de atitudes e planejamento de atividades que visem à diminuição do uso de recursos naturais, ao reconhecimento de que tais recursos são finitos e à promoção de medidas de reutilização e reciclagem de materiais.
QUESTÃO 3
O Brasil é o quinto maior país do mundo, apresentando em sua grande extensão territorial uma gama de diferentes ecossistemas que formam seis biomas característicos. Biomas são comunidades biológicas em uma condição de equilíbrio, adaptadas às condições ambientais de uma determinada região, exibindo representantes típicos da fauna e da flora e sendo definidos principalmente pelas fisionomias vegetais predominantes. Disponível em: . Acesso em: 14 set. 2018.
Considerando a diversidade dos biomas brasileiros e suas características, assinale a alternativa correta.
(A) A Caatinga ocupa cerca de 10% do território nacional. A fauna e a flora são pouco adaptadas à região, ficando clara a baixa taxa de endemismo.
(A) A Caatinga ocupa cerca de 10% do território nacional. A fauna e a flora são pouco adaptadas à região, ficando clara a baixa taxa de endemismo.
(B) O Cerrado é o quarto maior bioma brasileiro e abrange cerca de 21% do território do país. A vegetação é composta por árvores esparsas com troncos retorcidos.
(C) A Mata Atlântica ocupa hoje apenas 15% de sua cobertura original. É caracterizada pelas estações secas e chuvosas bem definidas, alta pluviosidade e umidade. Pela ação antrópica, mais da metade das espécies se encontram na lista de considerável risco de extinção.
(D) Pampa é caracterizado por baixa pluviosidade e altas temperaturas.
(E) A pesca e a pecuária são as atividades de menores impactos sobre o bioma Pantanal.
QUESTÃO 4
As populações possuem diversas características próprias, mensuráveis. Cada membro de uma população pode nascer, crescer e morrer, mas somente uma população como um todo possui taxas de natalidade e de crescimento específicas, além de possuir um padrão de dispersão no tempo e no espaço. A densidade populacional pode sofrer alterações. Mantendo-se fixa a área de distribuição, a população pode aumentar devido a nascimentos e a imigrações. A diminuição da densidade pode ocorrer como consequência de mortes ou de emigrações. Observe, no gráfico a seguir, a Curva S de Crescimento Populacional Padrão em função do tempo, esperada para a maioria das populações existentes na natureza, identificada pelas letras A, B, C, D, E. Essa curva é caracterizada por uma fase inicial de crescimento lento, em que ocorre o ajuste dos organismos ao meio de vida. Depois, ocorre um rápido crescimento, do tipo exponencial, que culmina com uma fase de estabilização, na qual a população não mais apresenta crescimento. Pequenas oscilações em torno de um valor numérico máximo acontecem, e a população, então, permanece em estado de equilíbrio.
Considerando as informações prestadas pelo texto e pelo gráfico, assinale a alternativa correta.
(A) Fase A: crescimento lento, de adaptação da população ao ambiente, também chamada de fase LAG.
(A) Fase A: crescimento lento, de adaptação da população ao ambiente, também chamada de fase LAG.
(B) Fase A: crescimento acelerado ou exponencial, também chamada de fase LOG.
(C) Fase B: crescimento acelerado ou exponencial, também chamada de fase LAG.
(D) Fases D e E: curva de crescimento esperado de uma população, em que não há a interferência dos fatores de resistência ambiental.
(E) Fase C: estabilização do tamanho populacional, em que ocorrem oscilações da população em torno de uma média.
QUESTÃO 5
Observe a população a seguir.
Assinale a alternativa que corresponde à correta frequência de indivíduos com o genótipo “aa” na população apresentada.
(A) f(aa) = 2/8 = 0,25
(A) f(aa) = 2/8 = 0,25
(B) f(aa) = 6/8 = 0,25
(C) f(aa) = 2/8 = 0,75
(D) f(aa) = 7/8 = 0,90
(E) f(aa) = 7/8 = 0,75
QUESTÃO 6
A carência de serviços de água potável, coleta e de tratamento de esgoto cria um ambiente propício ao desenvolvimento de doenças graves. A maior parte das doenças relacionada à falta de saneamento básico se desenvolve devido à água contaminada. Disponível em: . Acesso em: 16 set. 2018.
Sobre as doenças frequentemente associadas à falta de saneamento básico, é correto afirmar que
(A) no Brasil dentre as doenças de transmissão fecooral não se inclui a diarreia.
(A) no Brasil dentre as doenças de transmissão fecooral não se inclui a diarreia.
(B) a mais citada costuma ser a diarreia, sendo esta um dos sintomas mais comuns de uma infecção gastrointestinal causada por uma ampla gama de agentes patogênicos, incluindo bactérias, vírus e protozoários.
(C) a esquistossomose é uma doença transmitida pelo parasita Schistosoma mansoni e não necessita de um hospedeiro intermediário.
(D) não há relação entre saneamento básico e a transmissão de leptospirose.
(E) o lançamento de esgoto em rios, lagoas e valas em áreas de perímetro urbano não altera as condições ambientais e torna esses ambientes impróprios à transmissão de doenças parasitárias.
QUESTÃO 7
A seguir estão listados tanto os nomes comuns quanto os científicos de quatro espécies distintas entre si.
1. Sequoia (Sequoiadendron giganteum)
1. Sequoia (Sequoiadendron giganteum)
2. Cavalinha (Equisetum spp)
3. Palmeira-real (Archontophoenix cunninghamiana)
4. Abacateiro (Persea americana)
Considerando as espécies listadas, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, a classificação destas.
(A) Gimnosperma, Pteridófita, Monocotiledônea, Dicotiledônea.
Considerando as espécies listadas, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, a classificação destas.
(A) Gimnosperma, Pteridófita, Monocotiledônea, Dicotiledônea.
(B) Gimnosperma, Monocotiledônea, Pteridófita, Angiosperma.
(C) Angiosperma, Gimnosperma, Angiosperma, Dicotiledônea.
(D) Gimnosperma, Briófita, Monocotiledônea, Dicotiledônea.
(E) Angiosperma, Briófita, Monocotiledônea, Dicotiledônea.
GABARITO
1. C
2. E
3. C
4. A
5. A
6. B
7. A
Nenhum comentário:
Postar um comentário