domingo, 24 de janeiro de 2021

BIOLOGIA [UNICAMP]

 [GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]

QUESTÃO 21 

Plantas são organismos que interferem na composição da atmosfera e regulam o ciclo de carbono em nosso planeta, permitindo a vida como a conhecemos. Enquanto a parte aérea das plantas está exposta a variações de intensidade luminosa, as raízes têm íntimo contato com o solo, fonte de nutrientes essenciais ao seu desenvolvimento. Considerando a figura a seguir e a biologia de uma planta terrestre mesófita na ausência de luz, assinale a alternativa que identifica corretamente as moléculas nas posições numeradas (as setas indicam o sentido do movimento das moléculas).  

a) (1) O2; (2) CO2; (3) amido; (4) sacarose. 

b) (1) CO2; (2) O2; (3) sacarose; (4) nitrogênio. 

c) (1) O2; (2) CO2; (3) sacarose; (4) nitrogênio. 

d) (1) CO2; (2) O2; (3) amido; (4) sacarose.

QUESTÃO 22 

Considere uma comunidade marinha que compreende muitos ancestrais dos filos de animais modernos. Considere ainda que uma adaptação proficiente foi introduzida em uma única espécie. O resultado da adaptação seria um rápido aumento tanto na abundância relativa da espécie quanto no espaço explorado por ela. As interações bióticas podem ser consideradas agentes de seleção, e a interação das comunidades de espécies em seus próprios ambientes seletivos é uma fonte de diversificação. O rápido aumento da espécie seria seguido por uma desaceleração da proliferação de novos tipos ecológicos. A tragédia dos comuns, quando os interesses ou ações de uma espécie são prejudiciais à comunidade como um todo, deve ser evitada para o sucesso da comunidade marinha. 

(Adaptado de P. D. Roopnarine e K. D. Angielczyl. Biology Letters, Londres, v. 8, p. 147-150, fev. 2012.) 

Baseado em seus conhecimentos em ecologia e evolução, assinale a alternativa correta. 

a) A população da espécie com a adaptação aumentaria infinitamente, pois os recursos são ilimitados e haveria aumento das interações bióticas interespecíficas. 

b) A espécie com a adaptação seria um agente de seleção de outras espécies pelo uso de um recurso comum, impulsionando a evolução dos concorrentes.

c) A proliferação da espécie com a adaptação seria motivada pela saturação ecológica e pela exaustão de recursos pelas outras espécies. 

d) A comunidade marinha permanecerá inalterada se a espécie com a nova adaptação apresentar abundantes interações bióticas interespecíficas.

QUESTÃO 23 

A osteoporose é uma doença caracterizada pela baixa densidade de massa óssea total e pela deterioração da microarquitetura do tecido, levando a um aumento da fragilidade óssea. Algumas células presentes no tecido ósseo são representadas na figura a seguir. 

(Adaptado de G.M. Pagnotti e outros. Nature Reviews, Londres, v. 15, p. 339- 355, jun. 2019.)

Considerando as informações apresentadas e os conhecimentos sobre o tecido ósseo, é correto afirmar que na osteoporose pode ocorrer

a) aumento da degradação da matriz óssea pelos osteoclastos. 

b) aumento da reabsorção da matriz orgânica pelos osteoblastos. 

c) redução da degradação da matriz óssea pelos osteoblastos. 

d) redução da reabsorção da matriz orgânica pelos osteoclastos. 

QUESTÃO 24 

Uma equipe de paleontólogos descreveu recentemente um papagaio gigante a partir de fósseis encontrados na Nova Zelândia. O Heracles inexpectatus viveu no Mioceno, pesava aproximadamente 7 kg e não voava. Sabemos que as aves atuais são descendentes dos dinossauros e herdaram características importantes desses seres que viveram há milhões de anos. (T. H. Worthy e outros. Biology Letters, Londres, v. 15, 2019047, ago. 2019.) 

Assinale a alternativa que indica corretamente características das aves atuais possivelmente herdadas dos dinossauros.

a) Viviparidade e bico. 

b) Ectotermia e ossos pneumáticos. 

c) Oviparidade e dentes. 

d) Endotermia e penas.

QUESTÃO 25 

O primeiro relatório do desmatamento no Brasil, publicado pelo MapBiomas, apresentou dados preocupantes sobre a situação no ano de 2019. Foram cortados cerca de 12.000 km2 de vegetação nativa no país. Após sobreposição com bases de dados oficiais, constatou-se que 99,5% da área de desmatamento detectada pelos alertas apresentaram irregularidades que incluem desde a localização em áreas protegidas ou com restrição legal até a ausência de autorização para supressão da vegetação. (Adaptado de Relatório anual do desmatamento no Brasil 2019. São Paulo, SP, MapBiomas, 2020.) 

O mapa a seguir representa os biomas brasileiros. As barras indicam as respectivas áreas desmatadas no ano de 2019, conforme o relatório.  


Considerando os conhecimentos sobre os biomas brasileiros e as informações fornecidas, é correto afirmar: 

a) O bioma com menor área de desmatamento apresenta planície aluvial e é influenciado por rios que alagam a região, processo fundamental para a abundância de nutrientes no solo.

b) Um terço do total da área desmatada corresponde ao bioma característico de savana, com floresta estacional e campo, e elevado potencial aquífero que favorece a biodiversidade. 

c) O bioma com maior área de desmatamento é exclusivamente brasileiro, sendo o mais fragilizado em razão de sua grande biodiversidade, que inclui vegetação típica de floresta tropical. 

d) Dois terços da área desmatada representam o bioma com grande reserva de madeira tropical, vegetação rica em espécies de plantas suculentas e com espinhos, e fonte de riqueza natural. 

QUESTÃO 26 

As doenças tropicais negligenciadas afetam principalmente as populações que vivem em condições de pobreza, sem acesso ao saneamento básico e em contato com diversos vetores. Nesse contexto, a esquistossomose é uma das mais emblemáticas doenças parasitárias causadas por platelmintos no Brasil. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas na frase a seguir. 

O ciclo de vida do Schistosoma mansoni envolve a fase adulta, com fecundação e produção de ovos principalmente nas veias do fígado e mesentéricas do intestino do ser humano, considerado o hospedeiro (i) __________. Os ovos são então excretados nas fezes e, em contato com a água, eclodem e liberam os (ii) __________, os quais penetram no corpo de um caramujo, considerado o hospedeiro (iii) __________. No caramujo, dão origem às (iv) __________, que se locomovem na água e penetram na pele humana, migrando para os vasos sanguíneos viscerais, onde se tornam um esquistossomo adulto. 

a) (i) definitivo; (ii) esporocistos; (iii) intermediário; (iv) planárias. 

b) (i) intermediário; (ii) esporocistos; (iii) definitivo (iv) cercárias. 

c) (i) definitivo; (ii) miracídios; (iii) intermediário; (iv) cercárias. 

d) (i) intermediário; (ii) miracídios; (iii) definitivo; (iv) planárias. 

QUESTÃO 27 

A anemia falciforme é uma doença hereditária que se caracteriza pelo formato de foice adquirido pelas hemácias depois que o oxigênio é liberado, resultando em anemia crônica. Apresenta-se a seguir parte do RNA mensageiro, com o códon de iniciação, da subunidade β da hemoglobina humana normal (Hbb) e da hemoglobina mutada na anemia falciforme (HbS). 

Considere a sequência de trincas apresentadas, em Hbb e HbS, e o código genético abaixo.


É correto afirmar que a mutação genética da doença 

a) altera a 11ª posição de aminoácidos, trocando leucina por histidina. 

b) altera a 7ª posição de aminoácidos, trocando ácido glutâmico por valina. 

c) altera a 11ª posição de aminoácidos, trocando ácido glutâmico por valina. 

d) altera a 7ª posição de aminoácidos, trocando leucina por histidina.

QUESTÃO 28 

A partícula viral do novo coronavírus (SARS-CoV-2), conhecida como vírion, é constituída por poucas proteínas, uma fita de RNA e um envelope derivado de estruturas celulares, como membrana plasmática e organelas. A Organização Mundial de Saúde recomenda hábitos de higiene para prevenção da contaminação ao SARS-CoV-2, incluindo lavar com frequência as mãos com água e sabão. (Adaptado de https://www.bbc.com/portuguese/geral-52096406. Acessado em 25/07/2020.) 

Considerando seus conhecimentos sobre vírus, assinale a alternativa que justifica a recomendação apresentada no texto. 

a) As poucas proteínas que compõem o nucleocapsídeo são diluídas em contato com sabão e água, na qual existe pouca tensão superficial, e, portanto, a partícula viral não é capaz de infectar a célula humana. 

b) O envelope viral é formado por lipídios, moléculas anfipáticas, que, em contato com sabão e água (moléculas apolar e polar respectivamente), têm sua estrutura rompida, inativando assim a partícula viral. 

c) A fita de RNA é formada por nucleotídeos que contêm ribose, açúcar e fosfato, e, em contato com sabão e água, têm sua capacidade de integração ao DNA da célula humana bloqueada. 

d) As organelas, constituídas por lipídios, carboidratos e proteínas, em contato com sabão e água, são clivadas e perdem a capacidade de produzir moléculas essenciais ao metabolismo viral.


GABARITO

21. C

22. B

23. A

24. D

25. B

26. C

27. B

28. B


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...