terça-feira, 21 de dezembro de 2021

BIOLOGIA PAES [UEMA]

[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]

Questão 37 

A meiose é o processo de divisão celular responsável pela formação dos gametas, ou seja, sem ela não existiriam ovócitos, espermatozoides nem fecundação. Animais, fungos, protozoários, algas e plantas realizam esse tipo de divisão celular. Na meiose, uma célula sofre duas divisões contínuas, gerando, ao final do processo, quatro células-filhas geneticamente diferentes e com metade do número de cromossomos da célula que as originou. Analise os esquemas que representam diferentes fases da divisão celular por meiose.

Os esquemas A, B e C correspondem, respectivamente, às fases de 

a) Prófase I; Metáfase II; Anáfase II 

b) Prófase I; Anáfase I; Telófase II 

c) Prófase II; Metáfase II; Anáfase II 

d) Prófase II; Metáfase I; Telófase II 

e) Prófase II; Anáfase I; Metáfase II 

Questão 38 

Especialistas temem que doença erradicada volte a circular por conta de cobertura vacinal. A proteção vacinal da poliomielite, no Brasil, está sofrendo queda brusca. De janeiro a julho de 2020, a cobertura atingiu 60% do público-alvo, muito abaixo dos 95% preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O distanciamento social e o medo causado pela pandemia da Covid-19 são listados como as causas do declínio. Os números preocupam médicos que temem um novo surto da doença já erradicada no país. A integrante do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria afirma que, atualmente, há mais de 1 milhão de crianças inadequadamente vacinadas. A poliomielite é uma doença grave que pode causar paralisia e atrofia dos membros e sua evolução pode levar à morte. Apesar de ser predominante entre as crianças com até 5 anos de idade, ela também pode afetar adultos. https://www.metropoles.com/saude/poliomielite-volta-a-preocupar-em-cenario-de-queda-na-vacinacao.

Em relação à poliomielite, é correto afirmar que se trata de uma patologia 

a) infectada, unicamente, pelo vírus Epstein-Barr. 

b) transmitida, principalmente, por via fecal-oral. 

c) inflamatória, predominantemente, das parótidas e glândulas salivares. 

d) disseminada, prevalentemente, ao filho durante a gravidez e a amamentação. 

e) parasitária que agride, preponderantemente, veias do intestino e do fígado do paciente. 

Questão 39 

Os insetos reúnem o maior número de espécies animais conhecidas. Assim, é o grupo mais diversificado de artrópodes, e consequentemente, entre todos os animais. O grande sucesso desse grupo no meio terrestre é atribuído especialmente a seu exoesqueleto quitinoso e à evolução do voo, características que permitiram deslocamento eficiente e rápido, fuga de predadores e busca de novas formas de alimento. Além disso, os insetos têm sexos separados, sua fecundação é interna e são ovíparos. LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. BIO: volume único. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2013. Pode-se afirmar que os insetos têm desenvolvimento 

I. ametábolo, direto, sem metamorfose. Do ovo eclode um indivíduo jovem semelhante ao adulto. Exemplo: traça-dos-livros. 

II. hemimetábulo, indireto, com metamorfose incompleta. Do ovo eclode uma ninfa semelhante ao adulto, mas não tem asas desenvolvidas. A ninfa origina o adulto. Exemplo: percevejo. 

III. holometábulo, indireto, com metamorfose completa. Do ovo eclode uma larva distinta do adulto, passa por uma fase de pupa, podendo formar casulo. Daí ocorre a metamorfose onde a larva se transforma no jovem que emerge completamente formado e origina o adulto. Exemplo: moscas.

Estão corretas as seguintes afirmativas: 

a) I e II, apenas. 

b) I, II e III. 

c) I e III, apenas 

d) II e III, apenas. 

e) III, apenas.

Questão 40 

O nitrogênio é um elemento químico fundamental para o ser vivo, pois entra na constituição das proteínas e dos ácidos nucleicos. Apesar de 78% da atmosfera ser constituída por nitrogênio, a maioria dos seres vivos não pode utilizar diretamente essa imensa reserva porque o nitrogênio do ar encontra-se na forma de N2, com pouca tendência a reagir com outros elementos. 

Analise o ciclo a seguir.

Durante as etapas do ciclo do nitrogênio ocorre 

a) a fixação dos nitratos feita por fungos que utilizam o nitrogênio atmosférico, fazendo-o reagir com o hidrogênio, produzindo amônia. 

b) a decomposição das proteínas, ácidos nucleicos e resíduos nitrogenados presentes em cadáveres e excretas conhecida como nitrificação. 

c) a oxidação de grande parte da amônia não absorvida pelas plantas, sendo convertida em nitrato pelas cianobactérias quimiossintéticas. 

d) a nitratação sendo caracterizada pela transformação dos nitratos que são liberados no solo e oxidados, originando os nitritos. 

e) a transformação do gás nitrogênio em outras substâncias, como amônia e nitrato, conhecida como processo de fixação.


GABARITO

37. A

38. B

39. B

40. E

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...