terça-feira, 21 de dezembro de 2021

BIOLOGIA PAES [UEMA]

 [GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]

Questão 37

Em uma célula, na região entre a membrana plasmática e o núcleo, chamada de citoplasma, há um material gelatinoso, o citosol, também conhecido como hialoplasma ou matriz do citoplasma. Nesse material, ocorrem diversas reações químicas do metabolismo. Há, também, mergulhadas no citoplasma, várias organelas responsáveis pelas atividades da célula. Analise o esquema de uma célula animal, tendo indicadas diferentes organelas citoplasmáticas, sendo “A” responsáveis pela liberação de energia e pela respiração celular; “B”, as que realizam o empacotamento e a secreção das substâncias produzidas pela célula e “C”, organelas que atuam na organização do fuso mitótico, da produção de cílios e de flagelos.  

As organelas citoplasmáticas referentes aos esquemas A, B e C correspondem, respectivamente, a 

a) mitocôndrias, complexo golgiense, lisossomos. 

b) ribossomos, retículo endoplasmático, mitocôndrias. 

c) ribossomos, complexo golgiense, centríolos. 

d) lisossomos, ribossomos e retículo endoplasmático. 

e) mitocôndrias, complexo golgiense, centríolos.

Questão 38

A folha tem a função de produzir o alimento das plantas (fotossíntese), bem como de liberar oxigênio, o que acontece por meio dos processos de transpiração e de respiração. Além disso, serve como alimento ou de habitação para muitos animais. São utilizadas, também, na farmacologia e na indústria cosmética. As folhas apresentam adaptações morfológicas especiais que lhes permitem desempenhar novas funções. LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. BIO: volume único. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2013. Correlacione as principais modificações foliares e suas respectivas características.

Estão corretas as seguintes correlações: 

a) I e II, apenas. 

b) II e III, apenas. 

c) III, apenas. 

d) I e III, apenas. 

e) I, II e III.

Questão 39

Herpes simples é uma infecção comum, para a qual 99% da população adulta já adquiriu imunidade na infância e na adolescência. A infecção ocorre em mulheres no período perimenstrual e após exposição solar inadequada e sem proteção, provocando a formação de vesículas. Enquanto essas estiverem presentes com seu conteúdo líquido são infectantes e, quando rompem, surgem pequenas ulcerações (feridas rasas) cobertas de crostas. As infecções herpéticas em indivíduos com imunidade normal duram entre sete a 14 dias, porém sempre um médico deve ser consultado para se certificar do diagnóstico, bem como indicar o melhor tratamento para aquela forma de apresentação da doença, sendo que o tipo 1 determina infecção nos lábios e dentro da boca e o tipo 2 determina lesões nos genitais e pode ser adquirido por via sexual. https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/herpes

Em relação ao herpes é correto afirmar que se trata de uma patologia de infecção 

a) viral, afetando o fígado que dá aspecto amarelado à pele do doente e tem como medida profilática a erradicação dos insetos e a vacinação. 

b) viral, sendo transmitida por gotículas eliminadas pela tosse, provocando febre alta e manchas avermelhadas na pele, sendo a vacina a forma mais eficaz de prevenir. 

c) viral, podendo ser uma infecção recorrente, surgindo episódios febris por doenças de causas variadas, muito contagiosa e transmitida pelo contato direto. 

d) bacteriana, ocasionando diarreia acentuada, vômitos e câimbras e consumir água potável, higienizar os alimentos são consideradas medidas profiláticas eficazes. 

e) bacteriana, contendo esporos encontrados no solo que penetram o corpo humano quando ocorre lesão por objeto contaminado, liberando neurotoxinas.

Questão 40

Uma nuvem de gafanhotos esteve na Argentina durante os meses de maio a junho de 2020, ocasionando sérios problemas às lavouras. Segundo o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar do país (Senasa), 87% dos insetos foram eliminados com pulverizações aéreas e terrestres de inseticidas (agrotóxicos que controlam a proliferação de insetos). Mesmo após a ação, restaram aproximadamente 50 milhões de insetos que permaneceram na divisa entre o Uruguai e a cidade gaúcha de Barra do Quaraí, divisa com o Brasil. O Ministério da Agricultura, no Brasil, autorizou a importação de agrotóxicos não aprovados para certas culturas, com o intuito de banir os insetos. Em 08 de dezembro de 2020, foi publicado, no Rio Grande do Sul, um relatório de monitoramento de surto de gafanhotos, mostrando o raio de ação de 30 km em municípios atingidos, pontos de levantamento da infestação com a densidade de incidência, visando ao controle da praga, conforme indicado na figura.

Pode-se afirmar em relação aos agrotóxicos que 

a) suas potentes substâncias transgênicas tóxicas são utilizadas em plantações diversas na agricultura, em escala mundial. 

b) seu uso indevido pode causar desequilíbrio nas populações de abelhas, por serem expostas a diferentes substâncias químicas. 

c) o uso eficiente do hipoclorito de sódio (água sanitária) é considerado produto químico capaz de removê-los. 

d) o hábito de lavagem ou de remoção de cascas de frutas e de legumes é bastante eficaz na sua remoção para a proteção humana. 

e) a policultura de diversas espécies vegetais propicia condições favoráveis para a existência de pragas a serem debeladas pelos produtos químicos.


GABARITO

37. E

38. D

39. C

40. B


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...