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BIOLOGIA [UFMG]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] QUESTÃO 01 Uma indústria localizada na região assinalada com o algarismo I, no mapa abaixo, foi responsável pelo derramamento de grande quantidade de poluentes – soda cáustica e cloro – na bacia do Rio Paraíba do Sul. 1. Após o referido desastre ecológico, algumas espécies de plantas desapareceram da comunidade vegetal na região afetada. CITE um motivo que justifica esse desaparecimento. _________________________________________________________________________________ 2. Diferentes estratégias podem ser adotadas para a recuperação de áreas degradadas. JUSTIFIQUE a utilização das estratégias que se seguem. A) Plantio de espécies de gramíneas. _________________________________________________________________________________ B) Cobertura do solo com compostos orgânicos. _________________________________________________________________________________ 3. Analise este gráfico, em que está representado o potencial hídrico do solo e...

BIOLOGIA [UFMG]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] Biologia – Questão 01 Observe estas figuras, em que estão representadas a produtividade anual de 1 m 2 de pasto e a  quantidade de alimento que um boi consome por m 2 nesse período: Considerando as informações dessas figuras e outros conhecimentos sobre o assunto, faça o que se pede. 1. NOMEIE, na sequência em que acontecem, as transformações de energia que se verificam na cadeia alimentar representada nessas figuras. 2. O pisoteio no pasto faz com que 69,8% da energia produzida pelo capim não seja utilizada pelo gado. A) CITE uma estratégia que pode ser usada para reduzir o impacto resultante do pisoteio no pasto. B) EXPLIQUE como os materiais pisoteados pelo gado retornam ao ciclo biogeoquímico. 3. IDENTIFIQUE a relação ecológica que se estabelece, de modo geral, entre o gado e outros herbívoros. JUSTIFIQUE sua resposta. Relação ecológica: Justificativa: 4. FORMULE uma hipótese para explicar por que cerca de 63% d...

BIOLOGIA [FATEC]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] QUESTÃO 37 Os hormônios vegetais são substâncias orgânicas produzidas em determinadas partes da planta e transportadas para outros locais, onde atuam, em pequenas quantidades, no crescimento e no desenvolvimento daquelas. Assim, uma planta colocada em um ambiente pouco iluminado, submetida a uma luz unilateral, por exemplo, uma janela entreaberta, apresenta seu desenvolvimento conforme o esquema a seguir. Acerca desse desenvolvimento e da ação dos hormônios vegetais foram feitas as seguintes afirmações: I Esse crescimento é resultado da ação direta de hormônios vegetais conhecidos como citocininas, que estimulam as divisões celulares e o desenvolvimento das gemas laterais, fazendo com que o caule cresça em direção à fonte de luz. II Nessa planta, o hormônio conhecido como auxina fica mais concentrado do lado menos iluminado, o que faz com que as células desse lado alonguem-se mais do que as do lado exposto à luz, provocando a curvatura da plan...

BIOLOGIA [FATEC]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] Questão 37 A alta ingestão de lipídios sempre foi associada ao desenvolvimento de doenças do sistema cardiovascular. Devido a esse fato, muitas pessoas reduzem drasticamente a ingestão desse importante macronutriente sem saber, muitas vezes, que eles são parte fundamental dos tecidos vivos e de diferentes etapas do nosso metabolismo. No nosso organismo, podemos encontrar lipídios com papel estrutural e também regulatório, respectivamente A) nas membranas plasmáticas e nos hormônios. B) na matriz óssea e nos adipócitos. C) na bainha de mielina (neurônios) e no sangue (colesterol). D) no citoplasma e no núcleo das células. E) nos dentes e no músculo cardíaco.  Questão 38  Três diferentes estruturas (I, II e III) de uma variedade de ervilha serviram como material para a construção de um cariótipo. O número de cromossomos encontrados em cada estrutura está apresentado a seguir: Parte I: 7 cromossomos Parte II: 21 cromossomos...

BIOLOGIA [FATEC]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] B I O L O G I A QUESTÃO 37 Analise a informação: Os ovos eclodem com liberação de miracídios, os quais penetram em gastrópodes, dos quais saem as cercárias, que, por sua vez, penetram ativamente através da pele na corrente sangüínea para provocar uma doença abdominal. Essa informação diz respeito à a) necatoriose. b) maleita. c) tripanossomose americana. d) leishmaniose visceral. e) esquistossomose. QUESTÃO 38 As planárias são vermes acelomados, pequenos e achatados dorso-ventralmente; apresentam um tubo digestório com inúmeras ramificações. O tamanho e a forma das planárias estão diretamente relacionados a) à capacidade regenerativa de seu mesênquima. b) ao sistema nervoso ganglionar ventral. c) à presença de células flama. d) aos ocelos acima dos gânglios cerebróides. e) à ausência de um sistema circulatório. QUESTÃO 39 Analise a informação abaixo. O hormônio do crescimento ou GH é produzido e secretado pela a...

BIOLOGIA [FATEC]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] Questão 45 Ao longo das últimas décadas, muito esforço tem sido feito para conter a propagação do mosquito Aedes aegypti no Brasil e em diversas regiões no mundo. Essa espécie de mosquito está relacionada a duas doenças graves que ocorrem no território nacional, a dengue e a febre amarela. Com relação ao agente causador e ao modo de transmissão dessas doenças, está correto afirmar que (A) a dengue é causada por toxinas liberadas pelo mosquito, enquanto que a febre amarela é causada por vírus transmitidos pela picada. (B) a febre amarela é causada por toxinas liberadas pelo mosquito, enquanto que a dengue é causada por vírus transmitidos pela picada. (C) as duas doenças são causadas por toxinas liberadas no momento da picada, sendo a fêmea do mosquito a causadora de ambas as doenças. (D) as duas doenças são causadas por vírus transmitidos no momento da picada, sendo a fêmea do mosquito a transmissora de ambas as doenças. (E) as duas doenças ...

BIOLOGIA [UEA]

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[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA] Questão 29 A gametogênese humana é responsável pela produção de óvulos (ovulogênese) e espermatozoides (espermatogênese). Existem diferenças e semelhanças entre os dois processos de gametogênese: (A) a ovulogênese se inicia posteriormente ao nascimento, enquanto a espermatogênese se inicia anteriormente ao nascimento; ambas ocorrem nas gônadas. (B) a ovulogênese é um processo de diferenciação celular, enquanto a espermatogênese é um processo de divisão celular; ambas ocorrem a partir da puberdade. (C) a espermatogênese consiste em apenas uma divisão meiótica, enquanto a ovulogênese consiste em duas divisões meióticas seguidas; ambas são divisões reducionais. (D) a espermatogênese dura entre 30 e 70 dias, enquanto a ovulogênese só se finaliza após a fecundação; ambas são divisões meióticas. (E) a espermatogênese ocorre sob uma temperatura em torno de 38 ºC, enquanto a ovulogênese ocorre sob uma temperatura corporal em torno de 35 ºC; ambas...