sábado, 14 de novembro de 2015

BIOLOGIA [UESB]


Questões de 41 a 60
Para responder a essas questões, identifique APENAS UMA ÚNICA alternativa correta e marque o número correspondente na Folha de Respostas.

Questão 41
O que é vida? Dois traços cruciais são que a vida se produz (mantém-se autopoeticamente) e se reproduz. Além disso, existe a mudança hereditária: a mutação do DNA e dos cromossomos, a simbiose e a fusão sexual da vida em crescimento, quando combinadas com a seleção natural, significam transformações evolutivas.[...] A vida é a matéria desenfreada, capaz de escolher sua própria direção para adiar indefinidamente o momento inevitável do equilíbrio termodinâmico — a morte. A vida é também uma pergunta que o universo faz a si mesmo, sob a forma de ser humano. (MARGULIS; SAGAN, 2002, p. 225).
A partir da análise do texto e das informações científicas associadas ao conceito da vida, é correto afirmar que
01) as mutações presentes nas moléculas de DNA, desde os tempos primordiais, favoreceram a formação de organismos com o aparato necessário para uma continuidade da vida com base na reprodução.
02) a fusão sexual da vida em crescimento favoreceu uma homogeneidade entre os organismos, preparando-os para a ação indelével da seleção natural.
03) através do equilíbrio termodinâmico, os sistemas vivos alcançaram os níveis mais complexos de organização com o incremento das atividades metabólicas essenciais a vida.
04) a autopoiese reafirma o conceito da vida ao desenvolver um fluxo desenfreado de matéria que é específica e exclusiva dos corpos dos seres vivos.
05) as diversas simbioses presentes ao longo das transformações evolutivas dos seres vivos estabeleceram a capacidade fotoautótrofa inerente aos organismos de padrão eucarionte.

Questão 42
[...] As montagens multicelulares converteram-se em indivíduos animais, vegetais e fúngicos. Portanto, a vida não é toda feita de divergência e discórdia, mas é também a junção de entidades díspares em novos seres. E ela não se deteve nas células complexas e nos seres multicelulares. Seguiu adiante, forjando sociedade, comunidades e a própria biosfera viva (MARGULIS; SAGAN, 2002, p. 225).
A respeito das condições necessárias para a formação dos primeiros seres multicelulares, pode-se afirmar:
01) As bactérias simbiontes, geradas a partir do lodo abiótico e com a contribuição de uma força vital etérea, estabeleceram as bases da formação dos primeiros organismos multicelulares.
02) Agregados unicelulares de padrão procarionte evoluíram para a multicelularidade a partir da diversificação das funções citoplasmáticas no interior das suas endomembranas.
03) A evolução provável da multicelularidade se deu a partir da presença de um estágio colonial nos seres unicelulares de padrão eucarionte intensificando a comunicação bioquímica metabólica existente entre eles.
04) A divisão de trabalho estabelecida pela presença de tecidos orgânicos foi o pré-requisito necessário para a formação dos primeiros organismos multicelulares ao longo da evolução da vida.
05) A geração de níveis cada vez mais simples de organização como a sequência: sociedade → biosfera → comunidade, revela a importância do trabalho em grupo que os seres multicelulares passaram a desempenhar no mundo vivo.

Questão 43
A figura representa uma analogia entre uma etapa do processo fotossintético e um sistema mecânico hipotético. 

Considerando-se que o fóton precisa excitar a clorofila para que o mecanismo possa ser ativado, pode-se afirmar que a reação fotoquímica representada é a
01) fotofosforilação cíclica.
02) ciclo das pentoses (calvin).
03) fotólise da água.
04) ciclo de Krebs.
05) fotofosforilação acíclica.

Questão 44
Assim como os ambientes variam, também o fazem os agentes da seleção natural. Desse modo, embora tendências possam ser percebidas na evolução de certos grupos de organismos, não existe razão necessária para se esperar uma direção consistente na evolução de qualquer linhagem, muito menos uma direção que todos os seres vivos devam seguir. Sendo a seleção natural tão mecânica quanto a gravidade, ela não é moral nem imoral. (FUTUYMA, 1992. p. 8).
A afirmativa que melhor ratifica as informações contidas no texto é a
01) A seleção natural preserva os indivíduos mais aptos de uma comunidade trilhando os caminhos evolutivos do grupo para formas cada vez mais fortes e perfeitas.
02) A pressão seletiva age em uma população para que novos tipos sejam gerados com características favoráveis que os tornam mais aptos para a sobrevivência em seu ambiente.
03) Da mesma forma que a gravidade age de forma única em todo o Universo, deve-se considerar o mesmo efeito imutável da seleção natural sobre as populações de seres vivos.
04) O ambiente é o principal fator determinante da ação da seleção natural e, assim sendo, mudanças nesse ambiente devem interferir na forma de ação da seleção nas populações de organismos.
05) A variabilidade genética gerada e mantida pela seleção natural que age sob uma população, é responsável em aumentar o potencial adaptativo que esses organismos apresentam em relação ao ambiente.

Questão 45
Lamarck é injusta e infelizmente mais lembrado como alguém que estava errado. A herança das características adquiridas, da qual sua teoria defendia, não era, entretanto, original. Era uma crença geral que o próprio Darwin incorporou em a Origem das Espécies. Lamarck merece respeito, como o primeiro cientista que destemidamente advogou a evolução e tentou apresentar um mecanismo para explica-la. (FUTUYMA, 1992. p. 4).
A respeito desse tema abordado, pode-se afirmar:
01) As ideias de Lamarck foram rejeitadas quase universalmente não porque ele abraçava a herança dos caracteres adquiridos, mas porque os principais naturalistas da época defendiam o conceito de seleção natural já proposto pelo darwinismo.
02) Darwin se baseou nas ideias de uso e desuso de Lamarck para propor o conceito de ancestralidade comum entre todos os seres vivos.
03) O trabalho de Lamarck preparou o ambiente científico para o início de um debate mais sério sobre o conceito de evolução biológica ao desenvolver argumentos que tentassem justificar os caminhos evolutivos.
04) A herança das características adquiridas proposto por Lamarck revolucionou o meio científico da época ao criar o conceito de epigenética para justificar a ativação de determinados genes em função do estilo de vida dos indivíduos.
05) A partir do século XX, com a elaboração de uma síntese evolutiva, as ideias de Lamarck foram associadas aos conceitos de genética de Mendel, criando a teoria denominada de Neodarwinismo.

Questão 46
A figura ilustra as relações de interação entre proteínas receptoras da membrana plasmática com moléculas mensageiras ou ligantes. 

A respeito da dinâmica estrutural e funcional dessas interações moleculares, é correto afirmar:
01) O hormônio TSH, ao agir como um ligante que estimula a atividade da glândula tireoide, não interfere em células do ovário, uma vez que estas não apresentam receptores específicos para esse tipo de molécula mensageira.
02) As moléculas mensageiras atuam como estímulo que irá inativar os mensageiros intracelulares presentes.
03) A resposta celular é resultado da ativação das moléculas ligantes pelas proteínas receptoras ao se acoplarem nos mensageiros encontrados no interior do ambiente citoplasmático.
04) A relação chave-fechadura permite que uma mesma molécula receptora possa interagir com várias células independentemente dos tipos de proteínas receptoras presentes na sua membrana limitante.
05) A permeabilidade seletiva presente na membrana plasmática impede a passagem de moléculas ao longo de sua estrutura exceto se o transporte ocorrer através das proteínas receptoras.

Questão 47
Ninguém conseguia entender como o DNA poderia estar transmitindo mensagens às proteínas. A resposta, sabemos agora, estava no RNA, que age como um intérprete entre ambos. O fato de o DNA e as proteínas não falarem a mesma linguagem constitui uma excentricidade notável da biologia. (BRYSON, 2005, p. 406-407). Com base nas informações do texto e nos conhecimentos atuais sobre biologia molecular, considere as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Trabalhando com uma espécie de auxiliar químico chamado ribossomo, o RNA traduz informações do DNA de uma forma que as proteínas possam entender e aos quais possam agir.
( ) O DNA é responsável em armazenar e expressar as informações genéticas a partir da sequência das suas bases que, junto com o RNA, produzem cadeias polipeptídicas no ambiente citoplasmático.
( ) Durante a tradução, o RNAt transporta os aminoácidos para que os ribossomos os encaixem através de ligações peptídicas com base em uma sequência determinada pelo RNAm.
A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é a
01) V V V
02) F V V 
03) V F V 
04) F F F
05) V V F

Questão 48
A imagem ilustra um importante processo biológico associado ao material genético. 

Com base nas informações presentes na figura e nos conhecimentos a respeito desse tema, é correto afirmar:
01) A replicação do DNA é dita semiconservativa por preservar as cadeias da molécula mãe na composição das moléculas filhas.
02) O RNAm, produzido a partir da transcrição de um segmento do DNA, contém a informação necessária para a síntese da cadeia polipeptídica através do processo que recebe o nome de tradução.
03) As cadeias complementares são ditas paralelas por estarem dispostas no mesmo sentido de formação de uma em relação à outra.
04) A nova cadeia de RNA que esta sendo montada pelo DNA polimerase tem os seus nucleotídeos unidos por ligações diester fosfato obrigatoriamente no sentido 3’ → 5’.
05) Apenas uma das cadeias do DNA é utilizada no processo de transcrição, já que a cadeia não transcrita nunca apresenta a informação genética necessária para a produção de qualquer tipo de RNA.

Questão 49
A figura representa a comparação a partir de uma etapa de interfase de dois tipos de divisão celular presente nos seres vivos. 

Com base nas informações presentes na figura e no conhecimento atual sobre divisão celular, é correto afirmar:
01) Em determinados organismos multicelulares, o ciclo celular intercala uma divisão por mitose com uma divisão por meiose.
02) A quantidade de material genético presente no conjunto de células filhas no final da mitose é o dobro do material genético encontrado nas mesmas condições no final da meiose.
03) A duplicação do material genético ocorre na interfase para as células que se dividem por mitose e ocorre no início da divisão para as células que se dividem por meiose.
04) Nos animais, a mitose geralmente desenvolve funções de crescimento e regeneração, enquanto a meiose sempre está associada à reprodução sexuada do organismo.
05) A mitose é uma divisão binária reducional, enquanto a meiose é considerada uma divisão equacional tetravalente.

Questão 50
Não conseguiríamos viver sequer dois minutos sem elas, no entanto, mesmo após 1 bilhão de anos, as mitocôndrias se comportam como se achassem que nossa união fosse instável. Elas mantêm seu próprio DNA, RNA e ribossomos. Reproduzem-se em um período diferente do das células hospedeiras. Parecem bactérias, dividem-se como bactérias e, às vezes, reagem aos antibióticos como as bactérias. (BRYSON, 2005, p. 306).
Considerando o importante processo metabólico realizado pela estrutura citada no texto, é correto afirmar:
01) As relações de parasitismo presentes entre as mitocôndrias e as células hospedeiras impulsionam os processos bioenergéticos de fornecimento de energia para as funções metabólicas.
02) A origem bacteriana das mitocôndrias justifica as suas funções fotoautótrofas mantidas a partir da exposição à luz solar.
03) Na respiração celular, a mitocôndria decompõe a matéria orgânica na produção de DNA e RNA utilizados como fonte de energia nas reações citoplasmáticas.
04) Enquanto a célula hospedeira se reproduz sempre entre duas interfases do ciclo celular, as mitocôndrias
restringem a sua reprodução apenas durante o momento Go do mesmo ciclo.
05) O estabelecimento da mitocôndria durante a formatação do padrão eucarionte determinou uma maior eficiência desses seres na obtenção da energia necessária para a manutenção e de suas atividades metabólicas.

Questão 51
O gráfico representa, de forma simplificada, a evolução do tamanho do corpo em relação ao tempo de desenvolvimento de um determinado grupo animal. 

Considerando-se as características desse grupo animal representado, é correto afirmar:
01) Os anelídeos possuem um corpo segmentado com a presença de anéis espalhados pelo corpo.
02) Os moluscos produzem uma concha protetora que é substituída diversas vezes ao longo do seu desenvolvimento.
03) O período de crescimento pós-muda é o período que os anfíbios sofrem uma metamorfose que os capacitam de viver em ambiente terrestre.
04) O crescimento dos artrópodos é dependente dos momentos de troca do exoesqueleto rígido quitinoso ao longo das fases iniciais de vida nesse grupo.
05) As mudas nos insetos representam o momento de flexibilidade do esqueleto antigo para favorecer a formação do novo esqueleto que se desenvolve já impregnado de quitina e carbonato de cálcio.

Questão 52
Embora as briófitas já vivessem na terra não podiam se desenvolver e alcançar grandes dimensões. Os seus vasos são rudimentares ou ausentes, e elas perdem água muito facilmente, por isso as briófitas necessitam viver em locais úmidos, o que mostra que esses organismos ainda são muito dependentes da água. Além disso, na terra os nutrientes devem ser absorvidos do solo e não estão mais disponíveis em todas as dimensões como acontece no oceano. (EMBORA AS..., 2014).
Existem outras características não citadas no texto que reiteram a dependência da água presente no ambiente por esse grupo vegetal, como por exemplo:
01) A presença de uma metagênese bem nítida onde a etapa gametofítica ainda é a fase duradoura, e a etapa esporofítica é a fase transitória.
02) A presença de raízes curtas que não conseguem coletar a água nos lençóis freáticos mais profundos.
03) A presença de folhas grandes que apresentam uma grande superfície favorecendo a evapotranspiração pela planta.
04) A ausência de uma interação maior entre as células da planta que impede a formação de tecidos verdadeiros.
05) A ausência da reprodução sexuada entre as espécies desse grupo que limita o seu potencial adaptativo aos ambientes secos.

Questão 53
A imagem representa o processo de hematose presente nos alvéolos pulmonares, onde os gráficos de barras informam a variação das porcentagens de O2 e CO2 no ar inspirado e no ar expirado em situação de repouso.

Considerando-se as informações contidas na ilustração e no conhecimento científico a respeito da fisiologia humana, é correto afirmar:
01) A hematose representa as trocas gasosas que ocorrem nos alvéolos pulmonares transformando o sangue arterial em sangue venoso.
02) Quanto maior a diferença na concentração dos gases respiratórios entre os alvéolos e o sangue, mais rápida é a difusão por transporte passivo desses gases pela superfície respiratória.
03) A hemoglobina, ao se ligar ao oxigênio durante a hematose produz uma molécula estável denominada de
oxiemoglobina responsável pela fixação de energia química no ambiente intracelular.
04) O percentual de saturação de hemoglobina ao oxigênio é 3% maior no sangue que chega aos alvéolos do que se comparado ao sangue após a hematose.
05) O sangue rico em oxigênio apresenta, ao sair dos alvéolos, uma pressão parcial do CO2 em torno de 4,5%.

Questão 54 

O gráfico apresenta o processo de recuperação (em horas) das reservas de glicogênio muscular (em gramas/kg-músculo) após duas horas de exercícios contínuos para duas situações:
(A) para um indivíduo que possui uma dieta rica em carboidratos e (B) para um indivíduo que possui uma dieta rica em gordura e proteína.
A afirmativa que melhor justifica a diferença encontrada ao longo da evolução das duas curvas representadas (A e B), durante 5 dias, é a
01) As moléculas de proteínas e lipídios são os compostos preferenciais para serem utilizados pelo metabolismo energético celular.
02) As moléculas de gorduras e proteínas precisam primeiro ser convertidas em carboidratos pela gliconeogênese para depois serem armazenadas na forma de carboidrato complexo nos músculos e fígado.
03) A quantidade de energia liberada por grama de carboidrato é sempre o dobro da quantidade de energia
liberada por grama de lipídio e proteína. 
04) A atividade física de duas horas pouco utilizou a reserva energética presente na curva A que permaneceu quase intocada nos músculos esqueléticos.
05) Sendo o glicogênio um lipídio, ele é rapidamente convertido e armazenado a partir de uma alimentação rica em carboidratos.

Questão 55
As descobertas de Mendel não foram tão amplamente ignoradas como às vezes se afirma. Seu estudo mereceu um verbete apaixonado na Encyclopaedia Britannica e foi citado repetidas vezes em um artigo importante do alemão Wilhelm Olbers Focke. De fato, por nunca terem submergido inteiramente abaixo da linha-d’água do pensamento científico é que as ideias de Mendel foram recuperadas com tanta facilidade quando o mundo estava pronto para elas. (BRYSON, 2005, p.399).
A respeito dos experimentos com ervilha-de-cheiro (Pisum sativum) realizados por Mendel e as suas geniais conclusões que permitiram a sua publicação em 1865, apesar da pouca repercussão à época, é correto afirmar:
01) Mendel cruzou linhagens puras na geração parental produzindo uma 1º geração filial com 50% de indivíduos puros e 50% de indivíduos híbridos.
02) Indivíduos puros produzem gametas com apenas um par de genes alelos.
03) A presença de três ou mais tipos de alelos em uma população caracteriza a herança como polialelia ou herança por alelos múltiplos.
04) Um dos motivos do sucesso dos experimentos de Mendel foi pela escolha do tipo de espécime teste que produzia gerações em um curto espaço de tempo e em grande número de indivíduos.
05) O cruzamento entre indivíduos duplo heterozigotos deve produzir uma descendência com 16 tipos diferentes de fenótipos em uma proporção de 9:3:3:1.

Questão 56
A fenilcetonúria é uma doença hereditária determinada por um alelo recessivo. A pessoa afetada não consegue metabolizar o aminoácido fenilalanina em tirosina, já que não sintetiza a enzima responsável por essa conversão. Como consequência, o indivíduo acometido poderá apresentar albinismo, cretinismo, diminuição do nível de adrenalina no organismo, lesões no sistema nervoso central, dentre outros sintomas.
Com base nas informações do texto, pode-se afirmar que a herança genética pela qual o gene da fenilcetonúria se expressa é a herança
01) ligada ao sexo.
02) poligênica.
03) dos grupos sanguíneos.
04) por pleiotropia.
05) por epistasia.

Questão 57
A imagem representa uma teia alimentar com diversas cadeias associadas em um ambiente hipotético. 

A partir das informações fornecidas pela ilustração e dos conhecimentos atualizados sobre fluxo de alimento nos ecossistemas, é correto afirmar:
01) O gavião ocupa nessa teia os 3º, 4º, e 5º níveis tróficos, simultaneamente.
02) Os decompositores representam todos os níveis tróficos presentes nessa teia alimentar.
03) A matéria que circula por essa teia a partir do fluxo de alimentos é capaz de ser reutilizada pelos organismos devido à ação de reciclagem promovida pelos decompositores.
04) O fluxo de energia e matéria se propaga de forma crescente dos produtores para os consumidores estabelecidos no final das cadeias.
05) As relações ecológicas de predatismo, competição e amensalismo sustentam o fluxo de matéria e energia presente ao longo dos diversos níveis tróficos dessa teia alimentar. 

Questão 58
O gráfico ilustra as relações existentes entre o potencial biótico de uma população com a resistência que o ambiente é capaz de exercer sobre esses mesmos indivíduos.

Com base nessas informações, é correto afirmar:
01) O crescimento real de uma população é o resultado da expressão plena do potencial biótico da espécie.
02) Fatores como a competição intraespecífica e o predatismo compõem a base do potencial biótico presente em uma população.
03) Alterações de acréscimo na resistência ambiental presente em um ambiente deslocam a curva do potencial biótico para próximo da curva do crescimento real.
04) A capacidade de suporte determina até que ponto a curva de potencial biótico poderá se deslocar no gráfico.
05) Quanto maior a área ocupada no gráfico pela resistência ambiental, maior será aproximação da curva de
crescimento real em relação à capacidade de suporte do ambiente.

Questão 59
Sobe para 1.481 o número de casos suspeitos da febre chikungunya na Bahia, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Até esta quarta-feira (29/10), as notificações foram confirmadas em 49 municípios. No último boletim, divulgado no dia 23 de outubro, 1.267 notificações em 35 cidades foram registradas. A infecção pelo vírus chikungunya provoca sintomas parecidos com os da dengue, porém mais dolorosos. No idioma africano makonde, o nome chikungunya significa “aqueles que se dobram”, em referência à postura que os pacientes adotam diante das penosas dores articulares que a doença causa. (SOBRE para..., 2014).
A partir das características biológicas, tanto do agente etiológico como do agente transmissor da febre Chikungunya, é correto afirmar:
01) Apesar de ser uma infecção considerada semelhante à da dengue, existe uma diferença crucial entre estas doenças que é o fato do agente transmissor da chikungunya não ser o Aedes aegypti e sim o Aedes albopictus.
02) A preocupação maior das autoridades médicas reside no fato de que o grau de letalidade da febre Chikungunya é maior para todas as condições se comparado com a dengue comum.
03) A melhor forma de prevenção imediata é a vacinação em massa da população para impedir que os outros estados do país, até então livres da infecção, passem a apresentar casos suspeitos.
04) Tanto o chikungunya como a dengue clássica provocam alterações sanguíneas, como a queda de plaquetas, o que pode levar à forma hemorrágica, em ambos os casos.
05) Deve-se considerar como uma ação eficiente de prevenção dessa doença, a eliminação dos criadouros de mosquitos para evitar a proliferação das larvas do Aedes.

Questão 60
O dia de campo na Fazenda Sucupira é uma das atividades em comemoração ao aniversário da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que completa 40 anos de resultados em prol da agropecuária brasileira. Entre as atrações do dia de campo no Campo Experimental Fazenda Sucupira, destacam-se os clones bovinos desenvolvidos pela Embrapa: “Lenda da Embrapa” e “Porã”. Esses animais são resultados de pesquisa pioneiros no Brasil, que colocaram o País no topo do ranking das pesquisas de biotecnologia animal no mundo.

A raça Junqueira faz parte do Programa de Conservação e Uso de Recursos Genéticos Animais da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, o que torna “Porã” um elo entre a moderna biotecnologia animal e a conservação de recursos genéticos. (O DIA DE CAMPO..., 2014).
A preservação de animais domésticos, ameaçados de extinção como boi, porco, cabra e cavalo que se encontram no Brasil desde a época da colonização, se justifica porque
01) podem ser consideradas verdadeiros tesouros genéticos para programas de melhoramento, pois possuem características de rusticidade, adaptabilidade e resistência a doenças e parasitas adquiridas ao longo dos séculos.
02) apresentam apenas valor histórico sendo considerados como parte da história viva do país.
03) por apresentarem menor valor econômico e adaptativo, são animais preferenciais para serem comercializados entre os produtores de baixo poder aquisitivo.
04) são espécimes ideais para servirem de cobaias em terapias transgênicas quando recebem genes exógenos acoplados ao seu material genético como por exemplo, o gene produtor de luz do vagalume.
05) são espécimes de pouca importância econômica e por isso podem ser sacrificados em experimentos genéticos permitindo alavancar essa importante área de pesquisa no Brasil.

GABARITO

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...