BIOLOGIA [UERN]

21) O fenômeno, representado nos esquemas abaixo, não é exclusivo dos insetos, mas é tão característico deles a ponto de lhes render uma classificação especial para o seu desenvolvimento. Então, aponte a alternativa que informa, corretamente, a classificação e um exemplo de algum inseto, ambos relacionados, respectivamente, aos esquemas A, B e C:
A) ametábolo, carrapato; hemimetábolo, gafanhoto; holometábolo, borboleta.
B) hemimetábolo, traça; holometábolo, percevejo; ametábolo, borboleta.
C) holometábolo, cupim; hemimetábolo, grilo; ametábolo, besouro.
D) ametábolo, traça; hemimetábolo, grilo; holometábolo, mariposa.

22) “Esgotou-se o estoque do silo... As vias de transporte tornaram-se intransitáveis... Pifou a central produtora de energia... Esta esvaiu-se, desativando a fábrica de matéria estrutural, que garantiria, pelo menos, a permanência do esboço do que ora se arruinava... Mas a cidade já não mais respirava... Faltavam-lhe pulmões e ela sucumbia... ou reuniria peças que a fariam explodir num ato suicida, mas já vislumbrando uma restauração futura! (MEDEIROS, L.C.,Gente Boa – Segundo Caderno – O Globo – 22/04/2006)
Se fizermos analogia do trecho acima com a estrutura e funcionamento celular, identificaremos, nos termos sublinhados, uma das funções de algumas organelas citoplasmáticas. Tais organelas seriam respectivamente: (Obs.: Obedeça a seqüência dos termos sublinhados) 
A) Ribossomo, retículo endoplasmático, ergastoplasma, mitocôndria, mitocôndria e lisossomo.
B) Retículo endoplasmático, ergastoplasma, mitocôndria, lisossomo, mitocôndria e ribossomo.
C) Complexo golgiense, retículo endoplasmático, mitocôndria, ergastoplasma, mitocôndria e lisossomo.
D) Complexo golgiense, ergastoplasma, mitocôndria, retículo endoplasmático, mitocôndria e ribossomo.

23) “ AÇÃO SOCIAL ... Mais do que uma obrigação, é a nossa vocação!”
Em projetos sociais, “a educação é o foco, com ações baseadas nos princípios da transformação, da inclusão social, da solidariedade e da participação! Campanhas que estimulam a doação de sangue merecem destaque entre as ações sociais mais significativas. Porém, se as campanhas desenvolvidas encontrassem eco, não teríamos, hoje, bancos de sangue com tão poucos litros disponíveis, como é o caso de grandes hospitais em algumas metrópoles brasileiras, que têm à disposição apenas uma média de 65 litros de sangue, aproximadamente nas seguintes quantidades: sangue com o aglutinogênio A = 18 litros; sangue com aglutinina anti-A = 12 litros; sangue desprovido de aglutininas = 10 litros; sangue desprovido de aglutinogênios = 25 litros. Essa pequena disponibilidade de sangue faz com que, numa ocasião de emergência, não se possa seguir à risca a regra de se aplicar transfusão apenas de sangue idêntico ao do receptor. Baseado nos dados anteriores, tendo em vista as informações sobre o sistema ABO e não considerando o fator Rh, indique quantos litros de sangue estariam disponíveis para receptores dos grupos sangüíneos A, B, AB e O respectivamente:
A) 28, 32, 10 e 65 
B) 37, 43, 25 e 65 
C) 32, 28, 65 e 10 
D) 43, 37, 65 e 25

24) Os avanços da Engenharia Genética nos últimos anos têm permitido um maior conhecimento dos cromossomos e de seus genes, e também contribuído para auxiliar famílias, passando informações através de um serviço de aconselhamento genético. Esse aconselhamento é indicado, por exemplo, para casais consangüíneos, pois têm risco maior de vir a ter filhos com anomalias – risco da ordem de 10% para primos em primeiro grau; casais normais que já tiveram um filho com anomalias genéticas ou cromossômicas; casais normais, mas com casos de doenças genéticas na família da mulher e/ou do homem. Um casal consangüíneo tem na família casos de uma anomalia dominante ligada ao cromossomo X. O homem é portador de tal anomalia e a mulher é normal. Certamente, esse casal terá ouvido as seguintes advertências, EXCETO:
A) As crianças do sexo masculino que vierem a nascer contam com 50% de chance de serem portadoras da anomalia.
B) Todas as meninas que vierem a nascer serão portadoras da anomalia.
C) A cada nascimento, existem 50% de probabilidade de aparecer a anomalia.
D) Apesar de o pai ser portador da anomalia, nenhum filho (sexo masculino) terá tal anomalia.

25) Os desenhos abaixo ilustram representantes de diferentes filos animais. Sobre eles, podemos afirmar corretamente que:
A) 1, 3, 5 pertencem a filos exclusivamente marinhos.
B) 5 é, filogeneticamente, mais próximo do ser humanos do que 3.
C) Massa visceral, manto e pés ambulacrários são características próprias de animais do filo de 3.
D) Dentre estes representados, 2 é, filogeneticamente, o mais próximo de 4.

26) O esquema abaixo é encontrado em livros didáticos ilustrando a reprodução celular de uma determinada célula. Sobre tal esquema, são feitas as seguintes afirmativas:

I. Pode representar uma metáfase mitótica de uma célula haplóide.
II.Nele aparecem dois cromossomos duplicados.
III.Nele está bem representado o fuso acromático.
IV. Pode representar uma metáfase II de uma célula diplóide.
V.A célula-mãe (desta representada) pode ter número cromossomial n=2 ou 2n= 4.
VI.As células filhas (desta representada) terão dois cromossomos simples e não homólogos.
Estão corretas apenas as afirmativas:
A) I, II, III, IV, V e VI
B) I, II, III e IV 
C) II, III, IV e VI
D) I, II, IV e V

27) “As idéias evolucionistas são bem antigas, estando presentes em escritos de filósofos da Grécia antiga. No entanto, foi somente no final do século XVIII e início do século XIX que alguns naturalistas passaram a adotar as idéias evolucionistas como explicação para a diversidade de seres vivos.” Os itens a seguir apontam idéias evolucionistas lamarckistas e darwinistas. Analise-as:
I. Certos órgãos corporais hipertrofiam-se, quando são muito utilizados, e atrofiam-se, quando são pouco solicitados.
II. A adaptação resulta da interação dos organismos com o ambiente.
III. O comprimento do bico dos beija-flores variava entre os indivíduos ancestrais e que os nascidos com
bicos mais longos tiveram mais facilidade de obter alimento e maior chance de sobreviver e deixar descendentes.
IV. O desenvolvimento de um órgão pelo uso intensivo seria transmitido aos descendentes, acentuando-se ao longo das gerações.
V. O bico longo dos beija-flores surgiu pela necessidade que eles têm de alcançar as glândulas produtoras de néctar no interior de flores tubulares.
VI. Os fósseis são vestígios de seres que viveram no passado e muitos são ancestrais de espécies atuais.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas com idéias comuns ao darwinismo e ao lamarckismo:
A) I, IV e VI 
B) II e V 
C) II e VI 
D) IV, V e VI

28) “Os cientistas acreditam que, na história evolutiva da vida, a maioria das espécies surgiu por cladogênese ou por diversificação. Isso explica a enorme diversidade biológica, representada por quase dois milhões de espécies atuais e por um número dezenas de vezes maior de espécies extintas.” Considerando os fatos e acontecimentos referentes ao referido processo de especiação, aponte a alternativa que os ordena seqüencialmente:
I. O isolamento geográfico (surgimento de uma barreira geográfica) bloqueia o fluxo gênico entre as populações isoladas.
II. Desenvolve-se o isolamento reprodutivo – uma barreira biológica à troca de genes.
III. Ocorre a diferenciação genética e pressões seletivas diversas, acentuam tais diferenças.
IV. Os indivíduos se cruzam livremente.
Está correta a seqüência:
A) IV, II, III, I 
B) IV, III, I, II 
C) IV, II, I, III 
D) IV, I, III, II

29) “Andou como renegado no mato, furando as caatingas, farejando grotas.” (REGO, José Lins do. Usina, p.21)
Na fitogeografia brasileira, a caatinga destaca-se como uma das principais formações vegetais resultantes de alterações climáticas e edáficas, exigindo das plantas ali instaladas, inúmeras características que determinam sua adaptação às chuvas irregulares, às secas prolongadas e às temperaturas elevadas. Dentre tais características, está o funcionamento dos estômatos que se abrem e se fecham de modo mais rápido do que nas vegetações de locais úmidos. Indique a alternativa que descreve um ERRO no funcionamento dos estômatos:
A) Quando uma planta dispõe de pouca água, suas folhas murcham e os ostíolos se abrem, limitando a perda de vapor de água, apenas à transpiração cuticular.
B) Quanto maior for a concentração de íons potássio no suco vacuolar das células-guarda, maior o grau de abertura dos estômatos.
C) A difusão dos íons potássio para as células vizinhas determina redução da pressão osmótica e saída de
água das células-guarda, seguida de fechamento dos estômatos.
D) Plantas de regiões áridas, que mantêm seus estômatos fechados por muito tempo, têm o mecanismo da fixação noturna de dióxido de carbono.

30) “A meiose é um processo de divisão celular, habitualmente usada pelos organismos de reprodução sexuada para a formação de seus gametas, mantendo o número cromossomial da espécie e garantindo sua variabilidade.” Sobre uma célula humana em processo de meiose, podemos afirmar:
A) Na metáfase II, os 23 cromossomos se dispõem no “equador” da célula e cada um possui apenas uma cromátide.
B) Na anáfase II, a célula apresenta 46 cromossomos cada um com apenas uma cromátide.
C) No diplóteno ainda não ocorreram os quiasmas.
D) Na anáfase I, a célula já está com os 23 cromossomos e eles ainda possuem cromátides irmãs.

31) O mapa abaixo apresenta, indicada por um triângulo, uma área que, segundo alguns grupos filosóficos, místicos e esotéricos, será o centro de civilização do futuro. Analise as características listadas a seguir e selecione apenas as que correspondem a tal região que se constitui num dos principais biomas brasileiros, pela área que ocupa e pela composição florística própria:

1. Apresenta vegetação arbórea esparsa, com pequenas árvores e muitos arbustos.
2. Seu solo é ácido, arenítico, de grande permeabilidade e pobre em nutrientes.
3. Mostra-se como um misto de características entre campo e deserto.
4. Tem um aspecto de meio-termo entre savana e caatinga.
5. Seu solo é pedregoso, árido, com clima quente e seco e vegetação reduzida principalmente a xerófitas.
6. Tem índices pluviométricos muito baixos (500 a 700 mm/anuais).
7. Tem índices pluviométricos entre 1.100 e 2.000 mm/anuais.
8. Está submetida a ventos fortes e secos que contribuem para a aridez da paisagem.
Estão corretas apenas as características:
A) 1, 3, 4 e 8 
B) 2, 5, 7 e 8 
C) 3, 5, 6 e 8 
D) 1, 2, 4 e 7

32) “Pouco oxigênio não é problema... apenas para alguns animais, como as tartarugas de água doce, que são capazes de diminuir o ritmo das batidas do coração de forma drástica a fim de sobreviver; a carpa Carassius carassius é capaz de viver praticamente sem oxigênio por, no mínimo cinco dias, mantendo as batidas do coração em perfeita ordem. Isto é possível porque o peixe converte o ácido láctico em etanol. Cientistas da Universidade Simon Fraser e da Universidade de Oslo, na Noruega, acreditam que o coração da carpa estimule a circulação do etanol através das guelras e delas para a água (dando um novo sentido à expressão inglesa: “bêbado até as guelras”). Essa capacidade, descrita na revista “Nature” de 1º de outubro/2005, ajuda a carpa a sobreviver durante o inverno na Escandinávia, e poderia dar pistas de como ajudar quem sente falta de oxigênio durante um derrame ou ataque do coração.” (Charles Choi)
Analise as afirmações feitas de acordo com o texto anterior:
I. A necessidade de manter a temperatura interna constante possibilitou à carpa a capacidade para realizar a quebra parcial da glicose, pois a liberação de calor é muito superior ao processo aeróbico, ou seja, na presença de oxigênio.
II. A redução do ritmo cardíaco pelas tartarugas determinou uma redução de taxa metabólica e, portanto, uma diminuição no consumo de oxigênio.
III. A carpa irá compensar a falta de oxigênio, quebrando parcialmente a molécula de glicose.
Estão corretas apenas as afirmativas:
A) I e II 
B) II e III 
C) I e III 
D) I, II e III

33) Oparin e Haldane, na década de 1920, propuseram a Hipótese heterotrófica para explicar a origem e a evolução da vida na Terra:“O primeiro ser vivo se desenvolveu a partir da evolução química lenta e gradual, durante milhões de anos, de substâncias inorgânicas até formar um ser extremamente simples, incapaz de fabricar o seu próprio alimento.” Admitindo a hipótese caracterizada anteriormente, observe o gráfico que representa a provável variação da composição atmosférica terrestre ao longo do tempo. Os gases A, B e C poderiam ser, respectivamente:

A) CO2, O2 e CH
B) CO2, NH3 e O2 
C) NH3, CH4 e H2 
D) CH4, CO2 e O2

34) “O fluxo de energia e a sua eficiência de transferência resumem certos aspectos da estrutura de um ecossistema; o número de níveis tróficos, a importância relativa dos detritívoros e herbívoros, os valores de regime estacionário para a biomassa e detritos acumulados e as taxas de troca de matéria orgânica na comunidade. O orçamento global de energia do ecossistema representa o equilíbrio entre “despesa” e “receita”, o mesmo que representa para uma conta bancária. O ecossistema ganha energia através da assimilação fotossintética da luz pelas plantas verdes e o transporte da matéria orgânica para dentro e fora do sistema.” O esquema seguinte representa o ciclo da matéria e o fluxo da energia na biosfera atual:
 

Em relação ao esquema anterior, aponte a única alternativa ERRADA:
A) Os produtores e os consumidores liberam a energia representada por II.
B) Na respiração de autótrofos e heterótrofos, 1 origina 2.
C) A transformação de 1 em 2 pode ser realizada através da quimiossíntese.
D) Na transformação de 2 em 1, pode ocorrer absorção de energia representada por I.

35) “Tinha dia de eu perder cinco horas procurando água. Trazia uma lata na cabeça e uma em cada mão. Chegava a ficar com a cabeça ferida.” (Severina Ernestina da Silva – 55 anos, em depoimento ao Especial do jornal O Globo do dia 30 de março de 2003).
“O porquê de tanta seca num lugar e, no outro, tanta enchente de matar?”. (Trecho da música “Matança”, de Jatobá.)
A manutenção de uma biosfera sustentável exige que conservemos os processos ecológicos responsáveis pela sua produtividade. No entanto, fazemos exatamente o contrário! Sem dúvida, as mais preocupantes ameaças globais são: a destruição da camada de ozônio na alta atmosfera e o aumento do dióxido de carbono e outros gases de “estufa”.
Sobre tais “ameaças”, as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
A) O ozônio é uma forma molecular do oxigênio, muito tóxica para a vida animal ou vegetal mesmo em pequenas concentrações.
B) O dióxido de carbono ocorre naturalmente na atmosfera e, sem ele, a Terra seria um lugar muito frio.
C) Os clorofluorcarbonos (CFCs) usados, por exemplo, como propelentes em latas de aerossóis vêm aumentando o nível de dióxido de carbono na atmosfera e, conseqüentemente, diminuindo o ozônio estratosférico, formando os conhecidos buracos de ozônio.
D) Um tremendo aumento na queima de madeira, carvão, óleo e gás para produção de energia, tem provocado uma mudança na química da atmosfera que criou receios de um grande aquecimento do clima da Terra, com conseqüências desastrosas resultantes do derretimento das calotas polares.

36) O neurônio é a unidade funcional do tecido nervoso, especializada na recepção e transmissão do impulso nervoso, através dos mediadores químico-neurotransmissores, que atuam provocando mudanças locais de permeabilidade da membrana do neurônio. Sobre a transmissão de impulso (ilustrada abaixo) podemos informar que os mediadores químicos são liberados:
A) Pelos corpos celulares e atingem os dendritos do neurônio seguinte.
B) Pelas sinapses e atingem o axônio do neurônio seguinte.
C) Pelos corpos celulares e atingem os axônios do neurônio seguinte.
D) Nas sinapses e atingem os dendritos do neurônio seguinte.

37) Em certa espécie de cobaias, um conjunto de alelos múltiplos controla a cor da pelagem. O alelo
Gm produz pêlo marrom-escuro; o alelo gc produz pêlo castanho-claro e o alelo gb produz pêlo branco. Estes alelos foram citados em ordem decrescente de dominância. Analise o heredograma abaixo:
 Pode-se concluir que os genótipos dos indivíduos 5 e 9 são, respectivamente:

38) Há grande diversidade entre as plantas terrestres e entre suas estratégias de sobrevivência. Apesar da diversidade, as plantas são essencialmente seres autótrofos fotossintetizantes. A fotossíntese, atividade fisiológica mais significativa dos vegetais, ocorre, principalmente no interior das folhas. Analise a estrutura interna de uma folha esquematizada abaixo:
 Assinale a alternativa que indica células capazes de realizar fotossíntese:
A) 1, 2 e 4 
B) 1, 3 e 5 
C) 1, 2, 3, 4 e 5 
D) 1 e 3

39) A Engenharia Genética, mais apropriadamente chamada de tecnologia do DNA recombinante, é um conjunto de técnicas que permite aos cientistas identificar, isolar e multiplicar genes dos mais diversos organismos. A partir de tais técnicas, está surgindo uma indústria de biotecnologia, que permite ao homem interferir na natureza: Os transgênicos. Sobre este tema, assinale a afirmação correta:
A) Modificar um organismo geneticamente significa cruzar espécies diferentes, para se obter uma espécie nova que não ocorre naturalmente.
B) O objetivo dos cientistas é criar novas espécies, aumentando a produtividade e minimizando, por conseqüência, o uso de herbicidas.
C) A modificação genética dos alimentos consiste na transferência de material hereditário de um organismo para outro receptor, gerando novas combinações genéticas.
D) A aplicação da engenharia genética nos alimentos teve origem em países do Terceiro Mundo, que apresentam uma grande incidência de pragas na agricultura.

40) Feijão com arroz: bom e barato!
Para que possamos fabricar alguns aminoácidos, nossa dieta deve ser variada, rica em alimentos de origem vegetal e animal. Uma refeição que inclua feijão e arroz fornece oito dos nove aminoácidos essenciais de que precisamos, mas precisa ser complementada por alimentos de origem animal, que são importantes fontes de tais aminoácidos. (Fonte: Biologia – Sídio Machado)
As fórmulas estruturais esquematizadas abaixo são referentes a aminoácidos, EXCETO:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOLOGIA [CMMG]

BIOLOGIA [UEPG]

BIOLOGIA [FMC]